Coleção pessoal de psicanalise

1 - 20 do total de 407 pensamentos na coleção de psicanalise

Sem eleições gerais, sem uma liberdade de imprensa e uma liberdade de reunião ilimitadas, sem uma luta de opiniões livres, a vida vegeta e murcha em todas as instituições públicas, e a burocracia torna-se o único elemento ativo.

liberdade de imprensa livres
2 compartilhamentos
Tags: rosa luxemburgo

A liberdade apenas para os partidários do governo, apenas para os membros do partido, por muitos que sejam, não é liberdade. A liberdade é sempre a liberdade para o que pensa diferente.

Rosa Luxemburgo (1871-1919) Filósofa polaco-germana
1 compartilhamento
Tags: liberdade partido

É melhor viver seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição. (citação de Bhagavad Gita)

Elizabeth Gilbert
56 compartilhamentos

Quanta gente já ouvi dizer que os filhos são a maior realização e o maior reconforto de suas vidas? São aqueles com quem eles sempre podem contar durante uma crise metafísica, ou em um momento de dúvida quanto a sua relevância - Se eu não tiver feito mais nada nesta vida, então pelo menos terei criado bem os meus filhos.

Elizabeth Gilbert In "Comer, rezar, amar".
1 compartilhamento

E se a gente simplesmente reconhecesse que nosso relacionamento é ruim, e mesmo assim ficasse junto? [...] Dai a gente poderia passar a vida inteira junto... infelizes, mas felizes por não estarmos separados.

Elizabeth Gilbert In "Comer, rezar, amar".
1 compartilhamento

O vício é a marca de toda história de amor baseada na obsessão. Tudo começa quando o objeto de sua adoração lhe dá uma dose generosa, alucinante da algo que você nunca ousou admitir que queria - um explosivo coquetel emocional, talvez, feito de amor estrondoso e louca excitação. Logo você começa a precisar dessa atenção intensa com a obsessão faminta de qualquer viciado. Quando a droga é retirada, você imediatamente adoece, louco e em crise de abstinência, sem falar no ressentimento [...]. Enquanto isso, o objeto da sua adoração agora sente repulsa por você. Ele olha para você como se você fosse alguém que ele nunca viu antes, muito menos alguém que um dia amou com grande paixão. [...] Você agora chegou ao ponto final da obsessão amorosa - a completa e implacável desvalorização de si mesma.

Comer, Rezar, Amar
1 compartilhamento

Se você tem coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável (pode ser qualquer coisa, desde a sua casa aos seus antigos ressentimentos) [...] e se você aceitar cada um que encontre no caminho como professor, e se estiver preparada, acima de tudo, para encarar (e perdoar) algumas realidades bem difíceis sobre você mesma... então a verdade não lhe será negada.

Elizabeth Gilbert In "Comer, rezar, amar"
1 compartilhamento

O amor exige um tipo de confiança absoluta no outro; uma vez que vamos aceitar que esse outro esteja totalmente presente em nossa própria vida.

Alain Badiou In "Não renuncio à ideia do comunismo"
1 compartilhamento

Ato é o inciso taciturno de uma verdade insabida.

Alain Badiou In "Não há relação sexual" 2013, p.82
1 compartilhamento

A verdadeira substância da angústia, é o aquilo que não engana, o que está fora de dúvida.

Jacques Lacan (1901-1981) In Seminário 10: a angústia, p.88
2 compartilhamentos

Pra que tornar as coisas tão sombrias na hora de partir? Por que não se abrir, se o que vale é o sentimento e não palavras quase sempre traiçoeiras? E é bobeira se enganar, melhor nem tentar...

Guilherme Arantes In "Pedacinhos"
1 compartilhamento

Foi você que me deu a luz, que eu não enxergava mais. Em você, o mundo sorriu, querendo viver, fazendo esquecer, de olhar pra trás...

Guilherme Arantes In "Você em mim"
1 compartilhamento

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão. Águas que banham aldeias e matam a sede da população. Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra. Terra, planeta água...

Guilherme Arantes In "Planeta Água"
1 compartilhamento

Pra que ficar juntando os pedacinhos do amor que se acabou? Nada vai colar, nada vai trazer de volta a beleza cristalina do começo e os remendos pegam mal, logo vão quebrar.
Afinal a gente sofre de teimoso...

Guilherme Arantes In "Pedacinhos"
1 compartilhamento

Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim, continua sempre que você responde 'sim' a sua imaginação.
A arte de sorrir, cada vez que o mundo diz 'não'...

Guilherme Arantes In "Brincar De Viver"
1 compartilhamento

Amanhã está toda a esperança, por menor que pareça, existe e é prá vicejar...

Guilherme Arantes In "Amanhã"
1 compartilhamento

O limite entre o veneno e o remédio é bastante tênue, os gregos chamavam a ambos de Pharmacon.

Umberto Eco (1932-2016) In "O nome da Rosa"
1 compartilhamento

Nada é mais nocivo para a criatividade do que o furor da inspiração.

Umberto Eco (1932-2016)
1 compartilhamento
Tags: nocivo criatividade

Nenhum romancista pode imaginar algo mais terrível que a verdade.

Umberto Eco (1932-2016)
1 compartilhamento
Tags: romancista pode

Quem não lê, aos 70 anos terá vivido só uma vida. Quem lê terá vivido 5 mil anos. A leitura é uma imortalidade de trás para frente.

Umberto Eco (1932-2016)
1 compartilhamento