Cartas de Criança
Ninguém nasce racista, nós é que plantamos essa erva daninha no solo fértil da criança. O dia em que ensinarmos as nossas crianças, e essas quando crescerem aos nossos netos, e os filhos dos nossos netos a seus filhos que cor da pele não determina caráter e nem inteligência e que por dentro as pessoas são todas iguais, talvez tenhamos criado uma geração finalmente livre desse fantasma chamado racismo. O primeiro passo para chegar a esse patamar é entender que criança aprende com exemplos e não com palavras.
Desde criança me fizeram acreditar que para Deus se manifestar em nossas vidas, além de ser adorado, ele necessita ser adorado em um templo, uma igreja. Hoje bem crescidinha e andando com minhas próprias pernas, acredito que Deus está em cada um de nós, logo não necessita de intermediários e muito menos casa (igreja) já que sua casa, seu templo está em cada um de nós.
Às vezes levamos ao pé da letra, tudo aquilo que não nos acrescenta. Seja igual uma criança atenta, se orienta pela intuição. Não seja desonesto com as próprias vontades, não vá atrás da sociedade que lhe impõe um padrão. Lute pela verdade, talvez tua ansiedade esteja na própria razão.
Quando criança me achava feio e burro por que pensava que todo mundo fosse feio era burro, e isso mudou muito a minha vida a perspectiva de uma maneira geral. Quando passei a perceber outra lógica tanto tempo tinha passado, tantas situações. A concepção de beleza é uma ilusão burra da nossa fútil inteligência.
Educar é acompanhar a criança e o adolescente todos os dias, é um trabalho diário, constante, incessante, exaustivo, educar é supervisionar o comportamento, as atitudes, decisões, sonhos, desejos, vontades, companhias, talentos e quaisquer outras atividades das crianças e adolescentes, não proibindo tudo, mas, direcionando para o caminho correto, cortando os erros e exageros.
O homem cujos sonhos dominam sua razão, é como uma criança à empinar uma pipa, no começo o sorriso descreve a alegria que domina o coração, mas isto só dura enquanto a pipa está no alto, se algo à derruba cai junto com ela a criança, do coração foge a alegria e o choro sobrescreve sorriso do começo.
Ontem vi aqui na TV uma psicóloga dizer que criança que mija na cama é porque está estressada. E as vezes até adultos, já ouvi dizer. Lembrei do Ronaldo um famoso larápio de minha infância, o único do Alto, que o Alto nunca foi de ter isso. Pois bem uma vez a mãe do Ronaldo pós ele pra secar de joelhos na calçada a rede na cabeça por tê-la mijado durante o sono pra todo mundo ver. E tinha umas até que obrigava os filhos a darem umas voltas no quarteirão com a rede ou o colchão na cabeça cantado bem alto pra todos ouvirem: "Eu mijei na cama!", "Eu mijei na cama!", "Eu mijei na cama!", coisa bem medieval que pra ele parar desse contumezinho feio. Pois é Ronaldo quando cresceu virou bandido. Uma vez até a polícia chegou de repente e pediu que pusessem um ônibus da Olindende atravessado, fechando a rua pra ele não fugir pois souberam que ele tava na rua 21. Mas ele escapou novamente mijando agora na sociedade. (16.08.2020, as 11:16)
Feche os olhos e volte no tempo: lembre-se dessa criança com tantos sonhos dentro de si onde a dança já fazia morada dentro do seu coração, o que seu coração sente por reviver esses momentos da infância? Desejo que aí dentro só prevaleça as recordações boas, circunstâncias pelas quais seu riso esteja pulsando forte. Nessa época você não fazia ideia do que o futuro te reservava; não sabia que aquele mundo ideal, cheio da sua percussão, guardaria um universo de possibilidades para sua vida, mas que também poderia ser tão perigoso e cruel às vezes, fazendo-o pensar que, “deixar pra lá” seria opção mais favorável. O que passa pela sua cabeça agora, lembra dos momentos nos quais precisou ser mais forte do que ousou ser, somente para manter aquele fio de esperança acesso? Sei que a gratidão é o sentimento que mais define você, mas quero saber mesmo da sensação na qual percorre seu corpo ao entender que sua dança, hoje, particulariza o mundo de alguém. Arrepia a alma ao dar-se conta que tudo não deixou de ser apenas um sonho eloquente de criança? Espero que, toda vez na qual você visite o passado, ele lhe traga a certeza do bem que você causa; que sinta esse orgulho no peito em todo instante que a multidão gritar seu nome, e nunca deixe o medo assombrar um novo pedaço da bagagem linda na qual sua história se concretiza. Anseio que a vida lhe entregue um caminho real e tão feliz do que se pode imaginar, na qual, a sua gargalhada não se cesse; que a Taynah de 2 anos seja ainda mais realizada do que a Taynah de 24, que a dança continue guardando você em qualquer destino que vá. Que você seja sempre mais, em todos os sentidos, pois, o amor te escolheu, e, quando isso acontece, não há outra estrada além de levá-la em cada canto da sua trajetória. Você brilha brilhando
É uma ideia corruptiva ensinar uma criança a fazer algum bem por dinheiro ou premiação. Isso pode distorcer a percepção do indivíduo sobre o valor de suas ações, seus esforços e desenvolvimento e provavelmente formará um adulto interesseiro que dificilmente agirá sem que haja algo em troca, focando sempre na recompensa.
Menino bardo: que na doçura do olhar, despertou a criança interior entorpecida pela vida adulta; que nas palavras cativantes, reavivou o escritor desfalecido pela conturbada vida moderna; que na energia radiante, propagou frequências que incitaram a espiritualidade outrora liquidada. Ah, menino! Se mais pessoas tivessem a sensibilidade que você carrega dentro de si, aquela que faz questão de por para fora, sem receio a quem entrega, não esperando diretamente um retorno do bem que causa, fazendo dos seus atos uma missão altruísta, que mundo incrível teríamos. Mas acredito que, aos poucos, de letra em letra, de sílaba em sílaba, palavra em palavra, verso em verso, você será capaz de mudar o mundo, transformando substantivo em verbo, porque 'verbalizar' é democratizar palavras e, assim, construir o mundo especial que você sonha.
"A criança maltratada, sob qualquer aspecto que se considere, projeta contra a sociedade o espectrodo terror que a oprime, do abandono em que estertora e, naprimeira oportunidade, tentará cobrar pela crueldade o amor quelhe foi negado.Investiguem-se as origens sociais dos criminosos empedernidos, salvadas as exceções de natureza patológica -hereditariedade, comprometimento pelas obsessões — e sedetectarão os lares infelizes, as famílias desajustadas ou gruposperversos reunidos em simulacros familiares, vitimados peloabuso e descaso de pessoas inconscientes e chãs ou pelossistemas ainda mais insensíveis que culminam pela hediondezdas leis em que se apoiam."
Lembro bem quando ainda criança me escondia em baixo da cama... Pois não gostava de fazer aniversário,(geralmente as crianças curtem esse dia) ficava por dias com um sentimento de tristeza, não queria ver ninguém, sei bem que assim como eu muitas pessoas já passaram ou ainda passam por isso, hoje entendo que este processo de amadurecimento não é fácil, pois ao nascer já iniciamos o processo de envelhecimento e morte, como não sabemos lidar com essa perda, a crença de que tudo que é velho pra nada serve acaba servindo-se de nosso inconsciente e com isso relutamos em nos tornar "inúteis", ou velhos, e nesse momento de reflexão, as vezes nos deparamos com o que foi alcançado, quantos sonhos foram ou realizados, objetivos... nessa vibe que vem as tristezas pois quando olhamos pra nós, pra quanto tempo já vivemos, acabamos tendo dúvidas a respeito de nossas capacidades, existem muitas cobranças, existe uma pré determinação de idade para se fazer tudo, idade para andar, falar, casar... muitas são as expectativas que temos que lidar... a realidade é que ninguém quer envelhecer, queremos sim ficar experientes, maduros... as rugas e os cabelos brancos nos fazem lembrar de onde viemos e para onde vamos, então se o passado não foi bom, vamos garantir nosso futuro, usar todas as energias que ainda nos restam para conquistar o que nos é de mais precioso a Vida e ter plena consciência de que independente da idade, a Paz interior deve ser a nossa maior conquista, pois idoso ou jovem, na 1°, 2° ou 3° idade estaremos bem conosco e consequentemente com o próximo!
Uma criança quando não ganha o que espera (Atenção, presente, permissão para alguma coisa, etc.) chora, faz birra, faz pirraça e tenta mostrar para o adulto que ele que perdeu. Hoje alguns tiram fotos com outras crianças e postam nas redes sociais. Acham que é uma provocação ou a prova de que não faz falta.
É sempre bom “educar as crianças para não punir os adultos”; educar uma criança NÃO é somente enchê-la de mimos, carinho, presentes ou de tarefas… é sim fazê-la perceber o verdadeiro valor da vida e os seus diferentes momentos, fazê-la entender que não apenas tem direitos, mas também deveres. Por vezes ser duro com seu filho não é maltratá-lo, é sim prepará-lo para uma vida futura de muitos êxitos.
A Esperança, é uma criança que sempre estará esperando uma luz e uma direção na estrada da vida, quando se torna adulta ela será um Louva a Deus, agradecendo por ter caminhado durante a vida e conseguindo chegar onde jamais sonhou. Nós adultos só nos resta Louvar a Deus por tudo que conseguimos e iremos trilhar no caminho da vida.
Quando era criança não via as diversas faces do mundo dos adultos, mas sim, via esse mundo sob um único ângulo, o da inocência. Ao me deparar na fase adulta com a Matemática passei a ver esse mundo sob vários ângulos, dos quais grande parte desejaria não enxergar, pois são dificeis de acreditar, é tanta maldade que não se sabe onde isso vai parar.
Ser criança..., concordo que uma criança não tem que vim ao mundo com responsabilidade, tem que ir devagar descobrindo as lacunas e seus segredos, mas será que as maiorias da população ainda estão na fase de brincar, deixar pra lá ou de fazer de conta? Enquanto isso os (adultos) manipulam a situação, os problemas são universais não podemos brincar de viver ou de deixar pra lá o que está acontecendo não passa de faz de conta?
Quem nunca quis ser grande? Quem nunca quis ser criança? Quem nunca sonhou em ser qualquer coisa? Será que ninguém nunca quis alcançar o céu, e tocar as estrelas? Será que nunca quiseram ser inventor de algo fantástico? Eu queria entender por que insistimos em ser tudo, menos nós mesmos. Queremos ser famosos, e perfeitos. Queremos ser sempre mais e mais. Que menino nunca quis ser jogador de futebol e ganhar milhões de dólares? Que menina nunca sonhou em ser modelo e ficar famosa? Sabe, quando eu era criança, eu sonhava em ser rica e ter uma mansão. Eu queria ser a garota mais linda do mundo e desfilar nas passarelas. Sonhava em ser atriz de cinema e criar muitos filmes. O tempo passou e hoje o meu maior sonho é ser eu mesma.
→ו ela que tem cara de insuportável, pose de metida e coração de criança. Ela é real. ela que vive com a cabeça na lua, com música nos ouvidos e coração na boca. Ela é gorda, magra, feia e bonita, da mesma forma e quando quer. Ela que tem defeitos e consegue ser perfeita, sabe-se La como. Só ela sabe. Ela não gosta do que vê, mas sorri pra quem a odeia. Ela não sabe disfarçar. Ela é humana. Ela é divertida até sozinha. Ela vai te amar até quando te odiar. Ela não sabe brigar. Ela é menina e mulher....
Criança da selva,nascida no vazio aprenda a viver sozinha aprenda a achar seu caminho na escuridão,quem vai estar aí por você? Confortar e cuidar de você?Aprenda a ser sozinho,aprenda a ser seu único companheiro.Nunca sonhe que no mundo lá fora há braços para abraçar você você sempre soube que seu coração esteve sozinho então ria em sua solidão criança da selva aprenda a ser sozinho aprenda como amar a vida que você vive sozinho
- Relacionados
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Versos para Criança Recitar
- Inocência de Criança
- Frases sobre brincadeira de criança que valorizam o brincar
