Cartas de Amizade Despedidas
Há despedidas dolorosas , há despedidas necessárias, há despedidas que nem notamos e há aquelas que jamais esqueceremos..Pessoas entram e saem de nossas vidas, algumas deixam o melhor de si, outras levam o melhor de nós...as que se vão sempre deixam um capítulo, uma frase , uma poesia ou apenas uma leve presença....embora algumas delas nem sempre marcam, mas sim, sempre deixam algo que nos fará sentir saudades ou apenas suspirar e dizer "ufa , ainda bem que se foi" quando a partida é uma troca pela nossa liberdade de ser quem somos. Mas enfim o que realmente quero dizer que pessoas especiais tem o dom de nunca nos deixarem ainda que não estejam presente fisicamente...Que amizades lindas tem o dom de curar vazios dentro da gente e amor amigo é presente de Deus.....O que quero dizer que jamais tiro ninguém da minha vida, as deixo sempre livres pra irem ou pra ficarem, mas tenham certeza as que ficam são as que Deus escolheu pra fazer parte da minha histórias em capítulos especiais...
Ah! o que dizer das despedidas!?, tão tristes, rápidas e frias, nos leva a momentos de reflexão e tantos outros de solidão, seja ela qual for, despedida sempre será uma triste partida, tem aquela despedida do emprego, da escola, tem também aquela que despedimos dos amigos, aquela outra na qual nos despedimos de um amor, a que deixamos a família para trás, tem também a mais dolorosa de todas, aquela que temos que nos despedir da vida, ou que a vida se despede de nós e aquela despedida de um lugar, cidade ou que assim como agora... de um País
Milton Nascimento em sua obra prima a música Encontros e Despedidas, resumiu, de forma simples e didática, em uma estação de trem, a vida: “...todos os dias é um vai e vem; a vida se repete na estação; tem gente que chega pra ficar; tem gente que vai pra nunca mais; tem gente que vem e quer voltar; tem gente que vai e quer ficar; tem gente que veio só olhar; tem gente a sorrir e a chorar; ....o que chega é o mesmo trem da partida; ... a hora do encontro é também da despedia....”.
Ando adiando sonhos, revivendo passados, não aprendi a lidar com despedidas, ainda valorizo a sinceridade e a delicadeza de corações puros, sou estranhamente humana, mas enxergo os impossíveis de Deus, a sua luz em cada detalhe, o seu amor em cada fração de segundos do meu dia, o Seu cuidado comigo, e sinto como sou amada por Ele, essa constatação me faz ver que com Deus tudo vale a pena...
As despedidas são tão difíceis, não aprendi a lidar com elas. Às vezes, prefiro pensar que as pessoas não partiram, mas a verdade é que não partiram, as pessoas que eu amo sempre continuam aqui comigo no meu coração e, por isso, a ausência física dói tanto. É inevitável não sentir falta das pessoas que amamos, elas são parte de nós, são parte do nosso coração...
Nas páginas desbotadas do livro da minha vida, o capítulo do amor é uma narrativa de despedidas e silêncios não ditos. As estrelas que outrora iluminavam nosso destino agora são apenas pontos distantes, testemunhas silenciosas de um cosmos onde a constelação do nosso afeto desapareceu. Entre as linhas borradas, minha alma vagueia em busca de significado, perdida na penumbra de um amor que se desfez.
E as despedidas vão dando o tom para nossa vida. O verdadeiro, o leal, o comprometido permanece. O que é efêmero tende a se desfazer num piscar de olhos. Sentimentos muito rasos não conseguem criar raízes, se dissipam rapidamente. Por isso, quando alguém "leve" for embora da sua vida, deixe-o ir. São despedidas necessárias e altamente salutares para nossa caminhada.
Desapegar não é esquecer. É lembrar sem doer. Tem despedidas que libertam mais do que qualquer reencontro. Tem sentimentos que só machucam porque a gente insiste em segurar o que já não sustenta. E, quando finalmente deixamos ir, encontramos a paz que sempre buscamos, como uma brisa suave que acaricia a alma e a deixa livre para recomeçar.
Entre partidas e chegadas, abraços de saudades e despedidas. Das lágrimas de dores e alegrias, a vida que sufoca e alivia. Nuances de cores mórbidas e multicoloridas, em misto de medo e euforia, a realidade e a fantasia. Em embalos revolto de doce calmaria, tantos contrastes em teu ser, pequena flor, te guando em um codinome de amor, minha Margarida.
Nunca estamos preparados para despedidas. Elas são cheias de incertezas, contradições, e principalmente mudanças na nossa vida, as vezes boa, as vezes não. Nunca estamos livres de nos despedir, seja em uma perda ou em uma partida, sempre vamos passar por isso. Então, aproveite o tempo que você tem, com todas aquelas pessoas que você gosta ou que gostam de você, porque a despedida, ah... a despedida deixa saudade, deixa ausência, deixa sempre alguém ir embora. E a dor da despedida, nenhum de nós estamos livres de senti-la, seja ela qual for. Abrace, beije, não deixe pra dizer depois o que sente, pois depois, talvez você não tenha nem o tempo de se despedir.
Despedidas são geralmente frustantes. Há quem diga que são ruins, também há quem ame despedidas. Há despedida de solteiro(a), despedida em relação a morte de um ente querido, despedida de quem nós amamos ou despedida de boa noite. Existem infinitas formas de despedidas, mas todas sempre serão diferentes. Às vezes preferimos nem nos despedir, mas o porquê isso ocorre? Assim como a primeira imagem é a que fica na memória humana, a última também permanece. Por isso, despeça-se da melhor maneira possível, como se fosse a última vez. Temos o costume de não nos despedir como deveríamos, pois temos a certeza que veremos a tal coisa ou pessoa brevemente. É como se fosse um "até logo". Nunca esperamos que algo imprevisível aconteça e nos afete emocionalmente. Ao invés de ter dito o que era para ser dito, perdoado quem era pra ser perdoado, preferimos dizer um singelo "até logo", que infelizmente poderá se tornar um eterno "adeus".
“Nunca fui fã de despedidas e de uma forma injusta a vida me ajudou um pouco com isso, mas a verdade mesmo é que eu realmente queria ter me despedido, ter dado um último beijo, um último abraço, ter dito alguma coisa legal, mas a vida não me deu esse privilégio. A última vez que te vi você estava feliz, tinha um lindo sorriso no seu rosto, você parecia estar bem, saudável, e essa é a minha melhor lembrança, mesmo com o passar dos anos seu sorriso ainda está na minha memória e quando me lembro de tudo isso fico insatisfeita por não ter me despedido de você. Poderia ser tão diferente, eu realmente seria mais feliz se tivesse ouvido a sua voz uma última vez, eu iria gravar em mim, iria eternizar o momento, iria, mas não pude, nunca poderei. Eu queria ter tido a oportunidade de me despedir, eu realmente não gosto de despedidas, mas por você eu abriria uma exceção.”
Comungo com você da sensação horrível das despedidas, mas ao acordar e constatar que partiu sem uma palavra, um beijo e um até logo doeu mais. Estou com uma sensação estranha! Será que não foi bem recebida, não se sentiu acolhida, fiz ou alguém fez algo que não deveria ter feito? Acho que daqui por diante, por mais triste que seja dizer até logo, vou preferir passar por essa dor do que abraçar o vácuo.
Querendo ou não nossas vidas são um ciclo de chegadas e partidas, inícios e despedidas, e o único problema é que nosso coração quase nunca está preparado para o fim desses ciclos. A gente sabe que tudo tem um fim. A gente sabe que tudo tem um motivo, que tudo tem uma razão. A gente sabe que tudo tem o seu tempo, mas mesmo assim nunca estamos psicologicamente e emocionalmente preparados. Não adianta tentar se acostumar com a ideia antes, quando chega a hora nunca estamos prontos para despedir, nunca estamos prontos para dizer adeus. Não é que não estamos prontos, é que não queremos aceitar a ideia de não ter mais a pessoa em nossas vidas, para a ideia de não ter mais a presença, de ter somente a lembrança. Não queremos aceitar que nem tudo e nem todos vão permanecer para sempre em nossas vidas. Não queremos aceitar a ideia de ter que recomeçar de novo, do zero, iniciar todo um novo caminho, uma nova história sem aquele alguém. Nunca estamos prontos para dizer adeus, por mais que nosso coração sinta que já é hora de partir, a presença e o sentimento ainda falam mais alto. Querendo ou não, nossas vidas são um ciclo de chegas e partidas, e a vida não espera, a vida é agora, já chegou a hora de parar de brigar com o destino e aceitar seguir em frente, aceitar recomeçar, aceitar uma nova chance.
As despedidas arrancam pedaços da nossa alma, deixando um vazio que ecoa com a ressonância do que foi e já não é mais. Não estávamos prontos para essa separação, para esse adeus que chegou sem avisar e sem permissão, levando consigo um pedaço de nós que talvez nunca mais será recuperado. Cada momento que passamos juntos agora se transforma em memória, um tesouro precioso e doloroso, enquanto tentamos aprender a caminhar nesse novo mundo, um mundo um pouco mais vazio sem a sua presença.
Despedidas não são tratadas como despedidas. Uma vez que dizer adeus é supor que nunca mais volte a ver, se torna árduo e pesado o pensar que isso pode realmente acontecer. Por isso despedidas não são despedidas. Entre mensagens de carinho, de lembranças e de promessas de volta, nos perdemos num novo mundo onde tudo é diferente.
Um dia partimos, sem despedidas. Um mistério é deixado pra trás e as pessoas com que nos relacionávamos talvez sinta saudades, talvez não. Sinceramente não vou ligar se não sentirem minha falta, só espero que meus conselhos sirvam de alguma coisa! Pois o tempo vai passar, o vento levará minhas cinzas, restarão somente minhas palavras, e estas permanecerão
Sem despedidas, sem rancor, sem melosidade, nem mesmo más lembranças. Tenho que admitir não foi fácil, mas você facilitou tanto. Não posso nem ao menos dizer que venci ao deixar você e tudo que você me lembra pra trás, por que eu não fiz isso. Você fez. Você não deixou escolha. E fez isso com tanta competência, que não consigo ao menos ter raiva. Não sei por quanto tempo sentirei saudades, deixa rolar.. Nada vai poder mudar algo agora, nem palavras bonitas nem palavrões. Algumas coisas acontecem sem explicação. Deixa essa na conta do destino, caberá a ele ser cruel o nosso futuro ou não.
Em meias despedidas nós vemos tudo o que se foi vivido. Vemos e sentimos nossas risadas, vemos e sentimos nossas tristezas como uma dor intensa, enxergamos o futuro, aquele em que não existirá mais o "nós", aquele que não existirá mais as lágrimas de felicidade ou de tristeza, só existirá a distância e a saudade. Ao vermos alguém se distânciando é isso o que se passa em nossa mente, o peso que vem de tudo o que foi vivido e o fato de que cada um segue suas vidas.
Você não gostava de despedidas, assim como eu não gostava antes de só saber gostar de você. Você era tímido, assim como eu era antes de ver você escapar por entre o espaço do meu abraço seco. Você gostava de livros com capa colorida, preta e branca, de couro, gostava de jantares românticos, músicas calmas, filmes de criança com uma linda lição de moral. Eu também gostava, mas hoje só sei gostar de você. Você amava gostar de mim, eu também amava me gostar, mas hoje só sei gostar de você. Você gostava de escrever, eu também gostava antes de só saber gostar de você. Seu sorriso era bonito, assim como o meu era quando eu só gostava de mim. Você era só meu e eu também era minha. Você gostava de me presentear com flores, eu gostava do cheiro delas antes de só saber gostar de você. Você chorava e sorria, eu só sorria, por te ter nas mãos. Você gosta de festas, mas preferia ficar vendo filme comigo, eu gostava de festas antes de só saber gostar de você. Você dizia que me amava, eu dizia “também” e pensava “o resto o tempo diz”. Você gostava de desenhar meus olhos, eu gostava de colocar os desenhos no mural do meu quarto antes de só saber gostar de você. Você fez uma música pra mim, eu gostava de músicas antes de só saber gostar de você. Você me mandava mensagens no celular, eu lia assim que não estivesse ocupada com meus amigos. Eu era tudo pra você, antes de passar a ser um nada por vacilo meu. Você gostava de mim e eu também me gostava antes de passar a gostar só de você.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade