Cartas de Amigo de Trabalho
Ao passar agora no caixa da padaria pra pagar o lanche, pra comer no trabalho, aproveitei e perguntei, por curiosidade, ao divisar na prateleira, quanto era um potinho do famoso chocolate, esse tal de Nutella, coisinha assim destamainho do tamanho de um frasco de sal de frutas Eno, outro riquinho, o meu é Sonrisal mesmo, ela disse, sete conto! Amanhã talvez eu leve um pra degustar com umas bolachas cream craker pra me amostrar, rs. E comentei com ela, enquanto providênciava o troco: "- Quando eu pequeno Nescau e Toddy era coisa de rico. Maçã e uva, outra coisa da elite a gente só comia quando tava doente no hospital. Nossos entes queridos, não sei se por remorço, pra enganar mesmo, pra ver se a gente, doentes queridos, ganhava um soprinho de vida, um estimulozinho, nos davam, como a dizer: - Olha se tu sobreviver, vai comer isso todo dia! Que nada, quando saía era só banana mesmo. Ate comi uma maçã depois numa rara oportunidade, uma raridade por essas bandas e se chamava mazanas e vinha embrulhada num cheguei, anil. Perguntei a minha mãe, depois que comi, se podia plantar, ela disse não, que era fruta de lugar frio, eu perguntei, seguindo esse raciocinio, se podia plantar na geladeira. RS. - (30.01.2020)
“Ao percorrer a imensa estrada de uma vida de trabalho dura, uma pessoa pode olhar para trás, analisar e refletir sobre toda a existência. Se ela não lhe trouxe bons resultados ou grandes conquistas, sempre haverá tempo de traçar novos percursos e buscar na dignidade e perseverança, as forças que necessita para olhar para frente e seguir novos caminhos.”
“Sempre haverá novos caminhos para aqueles que encontram na grandeza de seu trabalho, a força para superar as mais pesadas batalhas. Apesar de cansativas e difíceis, elas fazem parte da vida. Podem machucar, humilhar, oprimir ou desrespeitar a humanidade, mas nunca conseguirá apagar a honra, a decência e a energia que compõem a verdadeira essência daqueles que lutam com dignidade.”
“Aqueles que buscam a realização de seus projetos de vida por meio do trabalho e da dedicação, poderãoencontrar durante sua caminhada profissional grandes obstáculos e desafios. Mas se tem seus valores humanos bem construídos, saberãoencontrar as referências e as forças que necessitam parareinventar a sua própria existência, criando as estratégias mais adequadas para vencer as incertezas da vida e fazer de sua trajetória um cenário de autossuperação.”
Uma vez a caminho do trabalho perto de descer, avistei um caminhão de engradado, acho, parado, não lembro ao certo rente ao calçamento, atrapalhando um pouco a circulação dos veículos. Só sei que não sei porque tampei os olhos de uma mocinha que trabalhava comigo, que estava na porta esperando descer feito eu, de brincadeira eu disse, : - Não olhe, não! Depois tirei a mão e ela arregalou os olhos e abriu a boca fazendo uma fisionomia de pavor, a espanto, aí quando ônibus começou a andar vi de relance um pedaço de bola de futebol cortada com alguns cabelos. Pedaço de bola com cabelos... Aí caiu feito um raio a percepção. Ao descer reparei uma aglomeração de pessoas olhando, tirando fotos, , com suas curiosidades morbidas, soube que era um corpo de um homem que trafegava numa bicicleta rente ao caminhão, aí a bicicleta tombou de lado, de repente, como que empurrada pela mão do destino, acredito que devido a algum buraco, entulho da avenida em reforma, uma desculpa qualquer, o deformando-o. Teve uma morte boa, penso, apesar de trágica. O ideal era não morrer, mas, não há outra opção. Apagou feito uma lâmpada, como um fio cortado ao meio, interrompendo a corrente, impedindo a iluminação. Nem dor deve ter sentido, medo, foi pego se surpresa, não agonizando dias, até a exaustão no leito. Foi surpreendido pelas costas, covardemente, como se obedecessse a nossa lógica e razão. Incomodou quem ficou olhando só, ele não, isso é forma de morrer, pavorosa, preconceituosos. Em plena saúde, provavente, vigor do corpo fisico, pensando em nada, despreocupado, preocupado no máximo pra não atrasar no trabalho, agora nao vai mais nao. No máximo, lembrando de algo agradável, quem sabe, a cerveja do final de semana, o futebol do seu time, coisas simples, o aniversario naquele dia, talvez. Poxa! tinha outro dia pra isso acontecer nao? So sei que apagou como uma lâmpada, ou uma vela? Um passarinho abatido, um pintassilgo, uma criança que não sane e bota a mão. Morreu sem saber, "morreu na contra mão atrapalhando o trafego".
Você usava o tempo como desculpa para se esquivar do afeto. Colocava o trabalho, os afazeres de casa, a preguiça e tantas outras situações à frente de um abraço nos seus pais, uma volta com os amigos e um encontro com alguém que poderia significar algo para você. Estava sempre cansados demais para se relacionar, cultivar pessoas e trocas de carinho, já que o seu dia costumava ser tão cansativo. Mas agora você tem tempo até demais, te sobra tempo e te falta afeto. Será que agora você sente a falta de ter arranjado algumas horas do seu dia para um abraço que foi adiado? Uma conversa que poderia ter sido resolvida? Um beijo que queria tanto, mas deixou para outro dia? Será que agora sente a falta do aconchego da sua família? Dos rolês com os amigos? Agora que te sobra tanto tempo, será que consegue perceber quanto é importante o encontro com outras pessoas? E quando tudo isso passar? Você ainda colocará a falta de tempo como desculpa para a sua falta de vontade ou finalmente irá aprender a importância que é a conexão e troca com pessoas? Não tem problema tirar um tempo para si mesmo, não há nada de errado em querer estar consigo muitas vezes, mas quando isso se torna rotineiro por pensar que o amanhã sempre vai existir, aí há algo de errado. Antes era falta de tempo, agora com tempo de sobra te faz falta o afeto?
Trabalho! Não sei se é cabeçalho, dificuldades se repetem constantemente, e as vezes são entregues com novidades que sempre se aperfeiçoam. Organização e superação sempre são metas para a procura de inovação, pois somente se atualizando estaremos caminhando ao lado do nosso tempo, não ficando para trás.
"Todo livro que você lê foi um dia uma vaga idéia na cabeça do autor, depois um longo trabalho de construção, destruição e reconstrução até consolidar-se em obra pronta, depois uma carreira editorial seguida de longos debates entre leitores, críticos e escritores em geral, até formar uma certa imagem relativamente estável na constelação dos fenômenos culturais e multiplicar-se em reedições e traduções."
“Funções mentais não são apenas por a máquina do pensamento para funcionar, o Sentido do trabalho é dar significância a existência e consequentemente ter objetivos alavancados. Sonhos que outrora seriam impossíveis de se alcançar com ganho de desempenho se fazem consequência do esforço, ou seja, superação da mediocridade! ”
Na essência, um ambiente de trabalho deveria ser um lugar onde as pessoas aos poucos desenvolvem habilidades específicas e se tornam mais competentes. Mas isso exige um tipo de ambiente de trabalho que está desaparecendo. Hoje, as organizações já não empregam trabalhadores, elas compram trabalho.
Hoje. Minha grande meta para essas férias é resgatar o prazer pelo trabalho, quem sabe descansando, ressignifico minha atuação?! Porque com essa movimentação de coronavírus está tenso, seguindo a tendência dos números. Já não espero mais surpresas e reviravoltas no campo profissional e na relação com chefes e colegas. Todavia, não posso largar tudo a esta altura, estou velho demais para começar tudo de novo, o jeito é pegar o osso e não largá-lo! kkk ! Ou bem jogo a toalha, ou encaro o cabresto. Já tive minha oportunidade, as portas se abrem mais facilmente para quem tem boa aparência. Pode ser estranho, mas infelizmente, ou felizmente, é assim mesmo. Sei que o que me falta na aparência, ganho nas virtudes. Tenho valor e um enorme potencial, mas como posso me aliar a uma boa companhia, se nasci assim? Vivo em um mundo material de pessoa frias!!!! E viva nós, né, Batoré!
Agora no ônibus que estou viajando, a caminho do trabalho, um crente com máscara modelo colar, pregando, espalhando corona vírus, em vez de dar bom dia, falando em desgraceiras em plena manha de segunda-feira, condenando ricos, como se ele também não quisesse ficar, gregos, bebos e troianos, relatatou certa feita que tava num hospital onde se encontrava um doente terminal foram pregar pra ele pedindo pra se converter e ele nada, e eles então insistindo, antes que morresse. Numa última tentativa ele já dando o suspiro final, tentaram outra coisa, disseram que se ele piscasse os olhos séria um sinal afinal, um aceito, uma hora ele piscou, óbvio, todos! Essa historia que nao se converter pelo amor sera pela dor, ha controvérsias, no meu entender, pelo amor ou convicção, opção, decisão, concordo, mas, pela dor ta desesperado, com medo de morrer, aí ficam mansos, procuram até uma igreja pra se converter pra ficar livre das mazelas físicas e espirituais, mas, logo que melhoram voltam atrás, ou seja nao era autentico. Jesus disse: "Nenhuma ovelha que meu pai me confiou se perderá", irá todo mundo, dá a entender. Igual um amigo, também crente, pregando no trabalho pra um popular, enquanto o atendia, dizendo que o céu era uma maravilha... Aí o cidadão só olhando calado, ate que uma hora perguntou, quando ele calou: Se no céu tinha galo da madrugada, o homem da meia noite, a mulher do dia, e ele disse que não, claro, quem já viu?! Oxi! Tem coisa melhor. Então o pagão perguntou: O que? Coisa melhor, tem nem comparação! Diga pra eu comparar? Bem... Sei nao, mas, tem. Então quero morrer agora não, adoro carnaval, era o céu dele. Um pardre inclusive uma vez comentou, comparando, não lembro se Dom Helder, uma faca, disse, que corta o alimento no preparo do almoço, corta o pão no jantar, se um mesmo morador dessa casa num momento de fúria se valer da mesma e matar o vizinho a culpa é da faca?
Alguns acham que não haverá trabalho no céu, pois saibam que: se nós chegamos aqui com chuveiros elétricos, carros, smartphones, casas bem estruturadas e outros bens cujo o ser humano tem inventado atualmente, agradeça ao TRABALHO, pois foi ele que nos proporcionou chegarmos até onde chegamos, sem o trabalho, nós seriamos vagos animais abandonados no meio da África.
Conheci um velho ateu que todo final de tarde, ao sair do trabalho, era jornaleiro, costumava catar resto de comida, entranhas de galinha, etc. no lixo, juntava para dar a uns bichinhos de ruas, gatos e cães vira-latas. Os animaizinhos já sabiam, quando lhe viam, já saiam seguindo em fila indiana, parecendo um Francisco de Assis moderno. Num dia de festa junina, eu tava perto e vi, ele os alimentando, alguns rapazes, zombeteiramente, as gargalhadas, jogaram uma bomba e foi bicho pra tudo que é lado a correr. Ele olhou pra mim e comentou, desanimado: - Pra que fizeram isso. Disse que quando mais moço trabalhava numa fazenda e costumava entrar mato a dentro e pegar coisas comestíveis para os cavalos do dono da fazenda, que não tinha pedido a ele, nem nada, fazia por sua conta mesmo. O incrédulo senhor era autentico, fazia aquilo porque o satisfazia de certa forma, apenas lhe aprazia, achava bom.
"Cada ato que farei, com as minhas mãos, desejo que seja um trabalho continuo em volta do Coração docíssimo do meu Jesus para impedir com uma que os pecados dos homens o firam e formar com a outra uma coroa de flores como atestado de obséquio, de adoração e de amor, e em troca desta, de espinho, que eu quero e tenho intenção de tirar da cabeça."
Ainda que seja meu trabalho como neurologista diagnosticar a doença e pensar no tratamento da doença, eu sempre quis tratar a pessoa tanto quanto a doença e fico muito feliz que o meu médico pense da mesma forma. Eu não sou apenas um trabalho para ele. Eu sou uma pessoa reagindo a uma situação. Dessa forma, eu me coloco entre a visão biológica e humanista.
A escola dos meus sonhos é aquela que não só prepare para o mercado de trabalho, quero que vá além. Quero que essa mesma escola possa preparar o aluno para a vida social, onde haja respeito para com o modo do outro pensar o mundo . A família precisa preparar a educação em casa, e a escola dará o plus no todo.
“Trabalho em uma escola que despreza peremptoriamente a educação, visto que sequer tenho ou conto com qualquer mínimo apoio para seguir meus desígnios universitários. Faço tenra ideia, ainda que ínfima, sendo eu professor simplesmente não há nenhum suporte aos meus estudos; o que se dizer então quanto aos alunos tão indefesos intelectualmente, inermes cognitivamente e tão vulneráveis financeiramente? Definitivamente, estão alijados à sua própria sorte.”
"A memória de trabalho é como um polvo com seus tentáculos, que são usados para executar as memórias de longo prazo e criar novas memórias, novos links. Já a memória de longo prazo é um armário que guarda todos os links que já estão consolidados no aprendizado da pessoa. Quando você aprende algo de forma sólida e eficiente, cria esses links na mente e os coloca no armário da memória de longo prazo. E deixa lá para que a memória de trabalho pegue e execute quando necessário”.
Educar é acompanhar a criança e o adolescente todos os dias, é um trabalho diário, constante, incessante, exaustivo, educar é supervisionar o comportamento, as atitudes, decisões, sonhos, desejos, vontades, companhias, talentos e quaisquer outras atividades das crianças e adolescentes, não proibindo tudo, mas, direcionando para o caminho correto, cortando os erros e exageros.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Carta para uma amiga especial
- Frases para amigos de trabalho que revelam gratidão e reconhecimento
- 57 frases para amiga especial que traduzem essa ligação única
- 43 mensagens para colega de trabalho agradecendo a parceria
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo