Barbara Oakley
“É comprovado que as conexões entre neurônios são mais fortes enquanto dormimos. Por isso, é melhor descansar entre os períodos de estudo do que passar horas seguidas estudando – não é eficiente”.
"A memória de trabalho é como um polvo com seus tentáculos, que são usados para executar as memórias de longo prazo e criar novas memórias, novos links. Já a memória de longo prazo é um armário que guarda todos os links que já estão consolidados no aprendizado da pessoa. Quando você aprende algo de forma sólida e eficiente, cria esses links na mente e os coloca no armário da memória de longo prazo. E deixa lá para que a memória de trabalho pegue e execute quando necessário”.
“O ideal é estudar um pouco do tema novo uma hora por dia durante muitos dias. Enquanto está concentrado, o 'modo focado' está em ação, usando caminhos já conhecidos para entender o novo conceito. Quando dá a pausa e volta a ter contato com o assunto somente no outro dia, o aprendizado vai se consolidando através do 'modo difuso' – enquanto a pessoa não está dando total atenção ao tema novo. É um processo."
Concentre-se no processo (a maneira como você gasta seu tempo) em vez do produto (o que você deseja realizar).
A maior mentira de todas é que a prática leva à perfeição. Não é verdade: a prática torna você melhor.