Carta pra Acaba um Namoro
- Pense no relacionamento como se fosse uma conta bancária do tipo poupança, onde você define que vai fazer frequentes depósitos de afetos para fortalecer e reafirmar o quanto essa pessoa é importante para você.
- O método é todos os dias você vai planejar o que pode fazer para atingir a meta. Vai economizar e deixar de gastar com coisas que não tem tanta importância assim para atingir o objetivo.
- Cada desentendimento vai retirar afeto e cada ação de entendimento vai depositar afeto na conta.
- Então programe-se em todos os dias depositar 3, 5, 10 afetos, escolha a quantidade inicial. Persistência, criatividade e foco, são a chave para o sucesso, no início irá ocorrer vários depósitos e retiradas até se ajustar, mas com o tempo a tendência é ir estabilizando e acumulando depósitos.
- Mas o principal é focar no objetivo de procurar meios de conseguir atingir a meta todos os dias.
- Cada depósito significa que, a pessoa que a recebe vai se sentir amada, segura e feliz e para desistir desta conta basta não depositar e automaticamente o saldo começará a diminuir até zerar.
- Ao final de cada dia veja o extrato de como foi a movimentação do dia se o saldo manteve inalterado, positivo ou negativo, assim conseguir planejar melhor o próximo dia.
- Essa estratégia pode ser usada em qualquer tipo de relacionamento seja amoroso, de amizade, familiar ou profissional.
A TEORIA DO BEIJO é enfadonha.
De nada adianta ficar ouvindo e tentando teorizar sobre as hipóteses do beijo de alguém.
É preciso beijar para, então, aprender e adquirir o savoir faire.
Mas se quisermos ir além do aprendizado e tirar conclusões definitivas, temos de permanecer em estado de beijo.
Só assim vemos que a sabedoria não acontece no contato das línguas.
O beijo verdadeiro, aquele que se eterniza, acontece no encontro do olho com o olho, mesmo que as pálpebras, em nudez trêmula, permaneçam incontrolavelmente fechadas.
A partir daí, beijar se torna uma sabedoria, um instante perfeito, eternizado na memória, como se fosse uma tatuagem na alma.
Está perto de completar um mês desde que terminei com vc, mas por que motivo eu sinto que foi você quem terminou comigo? Talvez pelo fato de você ter me levado a isso, mesmo ainda estando apaixonado, eu decidi terminar pois achei que era o melhor pra mim e continuo achando que foi, tudo está sendo como achei que seria, pra ficar perfeito só falta eu te esquecer, tarefa difícil pra mim, eu não te coloquei aqui, você entrou dentro de mim como uma visita que eu poderia mandar embora com um estalar de dedos, não sei em que momento você passou a ser um morador que ensiste em não querer sair, percebo hoje que o amor nem sempre é bom, pois ele pode não ser correspondido ou deixar de ser, e aqui estou eu, preso a alguém que está muito bem sem mim, tento fugir das memórias de um menino que eu acho muito lindo quando está com cara de sono, que tem uma risadinha sapeca, com os olhos puxadinhos mais fofos que já ví, para mim é uma pena ter tanto sentimento por alguém que não dá a mínima, posso te ouvir dizendo que não tem culpa e que nunca me iludiu, tá certo, eu me sinto um idiota, tenho esperança de te esquecer, de um dia te ver e ter no máximo uma nostalgia, e não uma dor desgraçada que eu tenho que disfarçar, junto com essa esperança está um medo de nunca amar alguém denovo, mas quer saber? Contanto que eu te esqueça pouco me importa amar denovo, minha felicidade não depende de você ou de outra pessoa, eu nunca precisei de ninguém como suporte emocional, você pra mim é como um ente muito querido que morreu, de fato o "você" que me amava morreu, deixando pra mim apenas a saudade.
Por fim, espero que você não se arrependa de jogar fora o que sinto, uma vez fora, não vou cometer o erro de te deixar entrar denovo, minha mãe me diz que existe três tipos de pessoas: o burro, o inteligente e o sábio. O burro nunca aprende mesmo errando várias vezes, o inteligente aprende com os próprios erros, já o sábio aprende com o erro dos outros dois e não erra, dentre os três, costumo ser o inteligente.
O MELHOR LUGAR PARA SE ESTAR É NOS BRAÇOS DO AMOR
Enquanto muitos estão à procura de um lugar para se sentir bem, alguns já descobriram o melhor destino: Nos braços do amor. É onde se tem mais aconchego.
Para esses,o que mais se aprecia é a calma de um amor terno e carinhoso, que vai aquecer se fizer frio ou suspirar quando a aragem trouxer refresco.
É nos braços amados, dispostos em abraço, que se tem a oportunidade perfeita para sentir que não há nada melhor no mundo de fora; que dentro do coração está tudo em perfeito estado de sossego.
Basta um cantinho pra sentar, reclinar a cabeça e aproveitar este passeio interior que estar ao lado de quem se ama pode proporcionar.
Não importam os sons que vem de fora. O ritmo que embala os apaixonados é a forte batida do coração. A vida é mais prazerosa quando pulsa aos sons do amor.
Meia luz, sorrisos inteiros e a certeza de que isso poderia durar para sempre.
Lua no céu, enamorados num carrossel de emoções, juntas e misturadas ao sabor do tempo que passa bem devagar.
Enquanto muitos correm, na exigente tentativa de saciar seus desejos, o único desejo por aqui é não explodir de tanto amor. Desejos de que a felicidade caiba em si, e de que o coração suporte esta sobrecarga. Ou que se exploda tudo; que a alegria seja dinamite.
Sorrisos furtivos, cheios de motivos. Consciência plena de que a vida é um mar e que as rosas são um símbolo eterno desse sentimento que invade a costa de quem se deixa amar.
No vai-e-vem das ondas de romance, o melhor balanço é o das pálpebras apaixonadas, que piscam para os outros olhos, numa confissão de desejo e plenitude.
No amor é o melhor lugar para se estar, e viver intensamente todas as aventuras que ele tende a oferecer.
Num abraço apaixonado se quer ficar por uma noite, e pela vida inteira.
Estando no amor, que o mundo acabe nele; pra se morrer amando.
"A fila anda...
Tava na hora...
Deu o que tinha que dar..."
Além de clichê é tudo bobagem!
A verdade é que hoje tu vai ficar "fora do ar", meio sem entender tudo. Porque uma coisa é saber que "está por acabar" e outra é acabar mesmo.
Quando chega neste ponto o que nos abala não é o "fim" de um sentimento, mas o "novo". Foram meses dividindo a vida com alguém, meses dividindo sonhos, angústias...
E agora? Com quem tu vais fazer isto?
Calma! A primeira coisa que tu precisa saber agora é: a vida se apruma. E sim, voltamos a ser felizes e por mais superficial que pareça, sim, tu vais esquecer.
A segunda coisa importante é: vai doer. Esteja pronta. Nos próximos dias o universo parece conspirar contra ti. Tu vai ler coisas sobre as quais tu só discutia com ele e vai ouvir músicas ou saber de filmes que tu sabe que ele adora.
Tu vais aprender muito sobre paciência. Vais ter de lembrar várias vezes: "vai passar".
Não tenha vergonha de sofrer por amor. É humano. Se uma amiga em comum perguntar se tu estás bem e tu não estiver, diga sem medo: sinto falta. O feminismo te deu isto! Ele te permite ser mulher por inteiro, sem ter de bancar a "mulher maravilha".
E quando tu estiver bem, ainda que tu não tenha que provar nada pra ninguém, a tranquilidade no teu rosto vai ser coerente.
Isto é maturidade. Não atropela nada. Se quiser chegar em casa pegar um presente dele e passar três horas chorando, chora!
Quando esta fase de sentimentos "a flor da pele" passar, tu vai entrar num momento muito legal (eu acho): colocar o namoro nas "normas da ABNT". Refletir no porquê se aproximaram, o que os atraiu, quando o romance acabou e a "empurração com a barriga" começou... Isto é ótimo para se autoconhecer. Mas duas coisas estão PROIBIDAS:
Se autoflagelar: ficar se culpando por tudo.
E pegar a estrada do "homem nenhum presta". A verdade meu amor é que ainda somos atacadas pelo espírito de "princesa". Sim, no fundo, no fundo a gente quer o príncipe. E aí eu concordo: príncipe nenhum presta. E nós, não somos princesas.
Tá aí outro "macro" aprendizado que dói muito: quanto antes aceitarmos que o "felizes para sempre" não existe, melhor.
Temos que aprender a nos relacionar de forma profunda, intensa, verdadeira, mas sem criar esta expectativa desumana do "pra sempre".
Às vezes este processo de aprender com o namoro que se foi só se completa um ou dois anos depois do fim. Não importa. Tu vais aproveitar os aprendizados para várias áreas da tua vida.
Como eu disse: vai doer. Eu prefiro saber que a injeção vai doer... Mas o importante é que além de passar, essa dor vai se transformar. E só temos a ganhar.
Muitas experiências nos esperam.
Lembra delas e dos teus belos sonhos e objetivos. Ajuda, vai por mim...
Onde está você meu amor?
Você está no brilho das estrelas?
Você está no perfume das flores?
Ou você está na melodia, nas cores ou nos sabores?
Onde?
Eu vejo você quando escuto canções, quando vejo o por do sol, quando sinto o cheiro das flores.
Te encontrei meu amor, você está em todos os lugares, em todos os sabores, nas cores, nos versos, nos sons. você transforma tudo que é simples e algo maravilhoso.
Sublimação
Lágrima que agora chora
Sem conotação "amorosa".
Não imposta, absorvida...
Explode, emana, molha
É ode, celebração a vida.
A tua vida!
Importância bendita!
Em tuas faces,
Rios sombrios?
Decepção ?
Engano!
Diáfana integração
Amor próprio,
Na sublimação!
Não é por nada não
Nesse passo embalado pelo descompasso acelerado do meu coração
Em toques desritmados, acompanhados de acordes desafinados, tento te traduzir em canção
Uma missão quase impossível, decifrar o seu sorriso, decodificar teu coração
Não é por nada não,
Ontem eu te vi na rua, despreocupada, de coque e chinelo
Naquele detalhe em amarelo com cara de quem não tem hora
Não é por nada não, mas eu esperei tua vinda só pra dizer quanto cê é linda!
Tu passa, mas não para
Repara e pisca, e essa incerteza é que me belisca
Mas não é por nada não, vou esperar cê passar de novo, com aquele sorriso meio bobo
Só pra falar que cê continua linda e que eu gosto da sua incerteza, porque esse incerto é o combustível que me faz continuar.
E então como de costume jogue as flores no lixo.
Jogue nossos sonhos, nossas promessas, nossos planos.
Jogue tudo que remeta a mim.
Jogue até nosso fim.
Não guarde nada, nem aquele último presente que dei.
Muito menos o rancor que causei.
Jogue tudo que remeta a mim.
Se quis assim, assim chegou ao fim.
A DURAS PENAS
Lara barganhou o Mothorhome por meses, antes de adquiri-lo. Era um trailer pequeno, com a mesinha, armários envernizados, o frigobar e a cama. Mas não importava se fosse simples, sujo ou claustrofóbico. Bastava para ir embora. Encheu-o com tudo o que tinha e, em apenas três dias, partiu em busca de um sonho.
Ao pisar no acelerador, deixou para trás o marido. Se conheceram no ensino médio, casaram-se cedo e construíram uma cerca branca aos trinta. Aí começaram as bebedeiras, chegadas tardias, brigas, mágoas e o silêncio. Passaram a trocar poucas palavras entre si. Lara não podia dizer o que pensava, pois isso colocaria em risco o relacionamento e ela nada seria sem ele.
Foram anos de um vazio que ela viveu sabe-se lá porque. Viveu não, suportou. Servia a ele como uma empregada durante o dia e boneca inflável durante a noite. Lavava as roupas e o ouvia reclamar sobre tudo, como se ele tivesse uma vida terrível. Ela queria dizer o que sentia sobre o dia. Reclamar da queimadura no dedo, da roupa manchada ou dos cães que cagavam por tudo. Mas ao abrir a boca, temia. Que ele se cansasse, retrucasse ou ignorasse. O que era dela sem ele afinal?
O pior era quando ele partia, pois nada sobrava para fazer. Não tinha com quem conversar, a quem servir. A ambição de tornar-se fotógrafa ficara na faculdade. As amigas com quem conversava já tinham suas próprias vidas, bem longe dali. Lara fora proibida de falar com elas há muito. Depois foi, aos poucos, sufocando a si mesma. Transformando-se numa sombra, em cinza, até ser tragada quase que completamente.
Mas quase que completamente não é tudo. Escondida na fumaça, quem diria, havia uma luz. Lara a guardava dentro da caixa de sapatos, junto dos poemas que ele nunca lia. De moeda a moeda, como quem compra a liberdade da prisão, lá ela juntou as próprias economias. Só foi preciso um passo, um contato, um ato, não de covardia, para ela largar tudo de mão e correr de volta a si mesma.
Aí chega a parte que eu acho mais linda. Não foi preciso outro alguém para resgatá-la do abismo, da escuridão que ela vivia. Lara foi embora para uma terra distante, onde não havia muitas pessoas e conheceu uma das praias que ela sempre sonhou. Quando lá chegou, pelo que dizem, tirou as sandálias, segurou a saia florida e correu para o mar, agradecendo ao universo pela vida.
O marido ficou no coração, mas dele jamais precisou para ser feliz. Lara entendeu que, ao abrir as próprias asas, renasceu. Calçou as sandálias, voltou ao trailer e seguiu o próprio rumo, pelas estradas desertas, moinhos e campos floridos. Porque no final das contas é assim com todos, concluiu. É preciso saber que na vida nós viemos, ficamos e vamos sozinhos.
Existe um grito contido dentro de mim
Existe angústia.
Grito liberdade de ser quem somos,
Liberdade de falar a verdade
Sem criar inimigos,
Liberdade de dizer que o politicamente correto é errado...
É apenas uma forma hipócrita de esconder o caos da realidade.
Vivemos no paradoxo
Onde o errado é certo e o certo é errado.
Existe um grito contido dentro de mim...
Não, não precisamos mais de dedos acusadores
Pois o mundo se tornou uma esfera de sentimentos confusos.
A vida é um eterno querer de nada
Mas ainda desejamos as mesmas coisas
Dignidade, paz, amor puro e verdadeiro no coração das pessoas.
Andamos em terrenos minados
com medo de sairmos do lugar
Pois um passo em falso e tudo vai pelo espaço.
Desejamos tudo que ainda não sabemos conviver.
Precisamos aprender com as mensagens simples escritas nos muros das ruas pelo um poeta considerado louco, semeador da paz
Olha a contradição depois de sua morte o Profeta Gentileza ganhou prestígio e compreensão
Onde uma de sua frases já dizia:
"Gentileza gera gentileza"
Não existe outra opção!
Existe um grito contido dentro de mim.
No silêncio um anjo apareceu
Tranquei-me no silêncio com medo de me magoar,
Fingindo ser quem não sou
Para um dia, de lagarta e casulo,
Numa linda borboleta se transformar,
Voarei sem medo para a felicidade encontrar
De uma grande decepção
A uma nova amizade, encontrarei alguém que irá me amar
Com todos os meus defeitos, sem me questionar,
A felicidade irei encontrar,
Já que na minha maior tristeza
Um anjo apareceu pra mim amar
Uma pessoa que do nada surgiu para me mostrar
Que tenho em quem confiar...
Hoje pela amanhã eu passei e te avistei de longe, mas, vc não me viu...
Senti uma certa tristeza no seu olhar, uma cara fechada, um sorriso frio e tímido.
Gostaria de perguntar "você está bem" "está acontecendo alguma coisa?" Gostaria de saber meu bem, se o seu marido entendo a sua alma, e te dar o prazer da felicidade que quando jovem vc sempre sonhava e se aventurou neste matrimônio...
As vezes quando olho para o lado da cama eu tenho um surto!!! Já achei que era você naquela noite fria...
Eu tenho medo... sabe... Eu sinto que no fundo vc não é feliz... Mesmo que vc projete esta felicidade em frases românticas e fotos de perfis e daí?
Vc acredita em empatia, amor? Não! Não é apenas se colocar no lugar do outro, mas, é entrar na alma do outro, nos pensamentos, nos desejos e aparecer como espetáculos nos sonhos de alguém, é sentir o que o outro sente, mesmo que não haja palavra ou falas, mesmo que não haja algum escrito ou livro.
É difícil entendendo o que é esta ligação, que se conecta como se fosse pontos de wifis...
Olha, amor, não sei o que te prende assim, mas é insuportável manter uma falsa felicidade, pois as vezes vc acorda e tem vontade de sumir, não é verdade?
Então, me diga se és feliz?
Quem a sua alma procura no meio da noite?
Eu não sou egoísta amor, só quero que vc seja feliz....
Mesmo que ainda seja sem mim!
Liberdade é...
O maior tesouro que um ser humano possa ter.
É querer acordar a cada manhã, para correr atrás dos seus sonhos.
É ser você mesmo, sem se preocupar com a opinião dos outros.
Liberdade é Dom de Deus, Ele nos deu o livre-arbítrio.
E por que viver aprisionados pelas coisas nesse mundo?
Por que viver uma relação onde você é traído (a)?
Por que trair a pessoa amada?
Por que estudar algo que você não ama?
Por que vestir uma roupa que você não gosta?
Por que ser alguém que você não quer ser?
Por que ser alguém que sua família quer?
Por que se humilhar por um amor, que não te quer?
Por que acordar todos os dias e ir trabalhar e desejar que a hora passe rápido?
Por que casar ? Por que seus amigos se casaram?
Por que ser magra? Por que a mídia quer?
Liberdade é ser feliz, sendo quem você é.
É correr, sorrir, brincar, sem se preocupar com sua idade.
E dane-se o que vão falar ou pensar, o que importa é você ser feliz.
Se sentir realizado(a), se sentir leve.
Liberte-se da opressão desse mundo, onde pessoas tem que ser magras, tem que estar maquiadas ou tem que ser musculoso.
A vida nesse mundo é passageira, apenas viva e seja feliz.
A anos Deus conquistou a sua liberdade, viva e não seja mais frustrado (a).
A Deus seja toda honra e glória, por ser um Deus lindo, amigo e companheiro.
Por me aceitar magro(a), gordinho(a), negro, branco, amarelo, alto ou baixo.
Por me amar sem olhar para meus defeitos ou falhas.
De antemão peço desculpas
Ilustres pensadores que me inspiraram a escrever.
Mas... A saudade não é falta, nunca será
É presença imortalizada dentro da gente.
Já dizia Rubem Alves
A saudade é a alma da gente dizendo para onde ela quer voltar!
Não se contente apenas em ouvir
Você precisa escutar, atender, permitir
Perceber a saudade é ouvi-la
Sentir a saudade é escuta-la
Já atender o pedido da saudade
É a forma mais linda de se permitir
Significar a vida de acordo com o desejo de sua alma.
Perceba, sinta, atenda, permita, signifique
E, se puder, VOLTE.
Não se esqueça, o tempo urge!
Ex é uma doença grave
Cada letra do verso que escrevo assobia o teu nome e faz permuta com a gravide confusa do meu peito escasso, que entristece e chora de desonra com a ausência das curvas sérias do teu sorriso que acompanhava o meu nas gargalhadas noturnas e confusas de um amor não dito nas horas úmidas de um inverno sem nome. Cada escarro de vírgula que exponho representa o silêncio que deixou em névoa no espelho quebrado do meu abandono, não houveram reticências mofadas nem silêncios ébrios, apenas a lembrança fúnebre exaltada em versos de um amor que morreu sem arquitetura. Descubro em rimas o tumor que carrego em teu nome.
Você sabe que sinto saudade,
é verdade.
Depois de tudo não há como negar,
Que os sonhos falsos que você me deu,
tornaram-se tão reais quando você se foi
do que quando estava aqui.
E pensar que me amava,
que cuidava de mim.
— Amor eu não te amei em vão,
meu amor é passageiro, inconstante,
sem rotineiros horários.
Deixar-te me doeu,
amar-me lhe doeu,
e com essa dor você vai seguir,
esquecer de mim, rir no futuro
e trocar meu nome por paixão.
Se você ao menos me entendesse.
— Se você ao menos me entendesse.
— Eu sei que não entende.
— Eu sei que não entende.
— E como irei explicar?
— E como irei explicar?
— Que eu te amo, mas não quero.
— Que você não quer, mas eu te amo.
— Eu vejo que você me ama.
— Eu vejo que você não me quer.
— Mas não pode amar alguém que não te quer.
— Não pode amar alguém que você não quer.
— Talvez eu tenha vergonha de admitir e te machucar.
— Talvez esteja confusa.
— E quando te contar lágrimas rolar.
— E precise pensar.
— Que eu te amo demais para te amar.
— E eu vou estar aqui a esperar.
— Espero não poder voltar.
— Para ver você voltar.
— Para dizer que não posso ficar.
— E olhares trocar, promessas de amor declarar,
sonhos falsos imaginar,
divertir-se em amar,
porque não desistirei não,
nada matará minha alma e enquanto ela respirar vou te amar.
— A coragem me foge quando me encara com a alma, vejo que me ama de verdade e não contesto essa vitória,
se possível viver sem ter que mata-lá eu viverei,
com ou sem você eu viverei,
mas não vou lhe ferir não.
Você nunca saberá o porque disso,
e é porque é amor,
demais para eu suportar.
Era literalmente um amor de outro mundo,
nosso mundo.
O dia a começar a pela noite,
noite de encontros sagrados,
totalmente imaginados,
mas ainda sim tão verdadeiros quanto os reais.
A razão que se esfria de longe quer caminhar,
aos passos curtos e longos tomar,
querendo o amor tropeçar.
Mas a noite de estrelas,
que vestida do infinito reflete a imensidão do universo,
não é grande o suficiente para esse sentimento explicar,
o porque das lágrimas rolar,
junto ao sorriso se misturar,
criando a confusão que é amar.
Se meus pés te alcançassem,
juro que não estaria longe,
estaria perto, tão perto que a distância desistiria de existir entre nós,
e nós desistiríamos de existir nela.
Esse amor de outro mundo que tento descrever,
Se sente uma vez,
e se levanta rápido.
Se houve falar,
mas não se escuta vê-lo.
Se ama aqui,
amor de lá.
Andre Luis Aquino: Carrego seu coração- poema de E. E....
Carrego seu coração- poema de E. E. Cummings)
Eu Carrego seu coração comigo
(Eu o carrego no meu coração)
Eu nunca estou sem ele
(onde quer que eu vá, você vai, minha querida;
e o que quer que eu faça sozinho, eu faço por você, minha querida)
Eu não temo o destino
(porque você é o meu destino, minha doçura)
Eu não quero o mundo por mais belo que seja
Porque você é meu mundo, minha verdade.
Este é o maior dos segredos que ninguém sabe.
(Você é a raiz da raiz, e o botão do botão
e o céu do céu de uma árvore chamada vida;
que cresce mais alta do que a alma pode esperar
ou a mente pode esconder.
Este é o milagre que distancia as estrelas
Eu Carrego seu coração
(carrego no meu coração)
O quanto me doí as vezes não ser a sua chuva .... Não ser o seu sol....
Nem mesmo a lua que vc admira a noite...
As vezes eu tenho que engolir o choro como um adulto, sabe?
Minha cara fica meia pálida...
Minhas mãos soam sem parar...
Minhas pernas travam...
Meu sorriso some...
Quando ouso ouvi você dizer que vai se casar, e ainda tive que dizer "boa sorte" eu menti... Para mim e para você...
Não me culpe por isso eu pensava que tudo isso havia passado...
Odeio ver os braços dele passando por seus ombros... Odeio quando o seu corpo se encaixa com o dele...
Mas, quando vc me olha eu tenho certeza que não é isso que você quer? Ei, você quer surpreender a quem?
Eu quero saber se vc tem coragem de dizer a si mesma que o ama?
Por favor, pare com isso tudo agora... Me escute,por favor, isso esta nos matando...
Eu não posso dizer nada por que nada digo realmente, escreve enquanto vc esta dormindo...
Eu até aprendi gostar do sono, por que é lá, nos palcos do meu mundo vc brilha...
Sabe amor, eu tenho, que aceitar as vezes não ser o seu sol, nem a lua, nem a chuva, e talvez nunca ser o seu amor...
Eu sei que dói, mas te quero ver feliz... Ainda que isso me custe a minha felicidade...
Mas, vou continuar escrevendo, pois eu sei que serei lembrado, pelo que te faço sentir enquanto lê minhas cartas anônimas...
