Carta de uma Futura Mamae
- Cai aquela chuva lá fora, como sempre uma
chuva que desce pelo telhado da minha casa e
escorre pelas paredes do meu pensamento,
sei vou muito longe ao tentar escutar as
tempestades e que cada relâmpago que eu vi
foi como um flash nos meus olhares. Foi
quando encherguei a sua fisionomia o seu
hábito de sussurrar ao meu ouvido e bem
baixinho falar coisas mágnificas que eu
esquecia o medinho de ficar no escuro e
ouvindo aquele barulho tenebroso do trovão,
me senti maduro em vê seu olhar sobre o
meu, e quando tudo ficava em silêncio sua
voz de novo sussurando ao meu ouvido
pedindo pra que acalmasse o meu coração
que depois de um grande suspiro adormeci
pensando em você!
O LIVRO E A ROSA
O livro é como uma rosa que fascina com sua beleza e espanta com seus espinhos.
Livro, arma perigosa que anseia por ser usada.
As palavras nele contidas ora são os espinhos, cruas, ásperas,afiadas.
Ora,as pétalas leves, densas, puras.
Um livro como as rosas tem pétalas, desabrocham conhecimentos, descobertas, mistério.
Ou tem espinhos que apunhalam nossa alma.
Um livro aberto ,e como o néctar doce da rosa ou como o amargo sabor do espinho.
Existe uma verdade sobre nós e as redes sociais...
Quando estamos com saudades,fascinados ou chateados principalmente, comentamos logo para esses moderno companheiros do dia a dia, saímos espalhando imagens e frases sobre o mesmo assunto em uma sequência assustadora.
São tantas frases: "Vejo copos cheios e muitas pessoas vazias", "a maldição não atinge a quem Deus abençoa" e assim sucessivamente.E o pior normalmente são postas por criaturas sem nenhuma razão...
Calmo,
passa o vento, entre árvores e casas
Cantando em silêncio, a canção de uma só melodia
Tão leve e tão lento, que nem parece vento
Trás inspiração, deixando poesia
Calmo,
passa o vento, levando um sorriso que quase existiu
Mas não se completou naquele dia
Calmo,
passa o vento, secando a última lagrima, que daquele olhar triste caiu
O que é a verdade?
A verdade é que cada um tem uma verdade. E não adianta (as pessoas já deviam saber disso) querer impor a sua verdade na verdade de outra pessoa.
A minha verdade (isso inclui religião, ideal de felicidade, sonhos, visão do mundo, opinião sobre certo e errado, etc) é uma, diferente de todo o resto do mundo.
E, quer saber, vai mudar. As verdades interiores vivem mudando, se moldando, remodelando.
O ideal seria que cada um respeitasse a verdade alheia.
As minhas verdades podem ser um enumerado de Errados –para você-, para mim elas sempre serão Verdade (ou não).
É noite...
E este mundo se move como se fosse empurrado por uma terrível força, a uma velocidade incrível. Embora seja impercebível na escuridão, tive uma estranha intuição. A de que estaria sendo guiada para a dor. Ninguém mais parecia perceber .
Eu estava consciente de minha solidão. Poderia permanecer ali, inerte.
Certa da minha insensatez, e considerar-me-ia uma rainha deste longo espaço infinito, se não fosse a torturas lacerantes de meus contínuos sonhos reais, que me lembram às minhas vidas.
O crescimento cristão, em outras palavras, não acontece primeiramente por uma melhora de comportamento, mas por uma melhora em acreditar – acreditar nos maiores, mais profundos e preciosos caminhos que Cristo já assegurou para nós pecadores.
Pregue isso para si mesmo todos os dias e você experimentará cada vez mais a gigantesca liberdade que Jesus pagou com tanto amor para te assegurar.
As Lendas da Criação – Conto III
A Era da Vaidade
Houve uma era, não se sabe aproximadamente qual, mas que o homem estabelecia um vinculo muito grande com o reino animal, e que tentando entender sua forma de vida e extinto, fizeram as maiores descobertas que a humanidade pode ousar em fazer. Pensavam que as respostas para nosso comportamento e extinto estavam contidas neles e que a sabedoria dos Céus por algum motivo estaria oculta também dentro deles. E como nada para o homem era suficiente, as buscas pelas respostas o tornava um incansável e até obscuro ser. Com o tempo os animais foram tomando um lugar majestoso nos reinos ocultos, tornando-se Deuses de seus copiadores. O homem atribuiu a cada um deles funções e dons, de acordo com seu extinto de sobrevivência e maneira de comportamento individual e em grupo.
Uma era se passou, tudo estava em perfeito equilíbrio, o reino animal e o humano. Até que um dia, um homem se fez uma pergunta: Por que não existe um Deus com a nossa semelhança? Será que somos tão imperfeitos que não somos dignos de ter um representante a nossa imagem? E começou a espalhar este pensamento duvidoso por onde passava. A cada um que tocava com estas perguntas, o mesmo se pegava em um enorme conflito, e assim, foi seguindo, e cada vez mais pessoas se perguntavam a mesma coisa.
Dúvidas iam surgindo, até que em um momento tiveram um pensamento luminoso: Quem elegeu os animais Deuses? Se eram Deuses porque na Terra não agiam como tal? Se nós somos os únicos seres racionais no mundo, não poderíamos ter sido criados por animais, mas sim, por alguém a nossa imagem.
“Então lhes ocorreu que o próprio homem no passado elegeu os animais e os colocaram na categoria de Deuses e que se assim o fizeram, então poderiam mudar as coisas.”
Naquele tempo já haviam rumores de pequenas cidades que se pareciam com o paraíso na terra, que seus moradores tanto quanto sua arquitetura e cultura se assemelhavam com algo divino, algo que copiaram de uma forma de vida superior a nós, e se não, os próprios Deuses ali estavam, mesmo que não soubessem. Isso se espalhou até as terras mais distantes, e então a reforma do reino divino foi acontecendo, da mesma maneira que havia ocorrido no passado, de homem em homem, de história por história, aos poucos foram atribuindo dons, qualidades e seus defeitos, às características dos Deuses, cada homem e mulher que se encaixasse de forma soberana nessas características, ganhavam o titulo de Deus. A humanidade almejava este posto, uns por questões políticas de poder e outros por pura vaidade. A nova era mitológica se iniciou naquele tempo tão remoto, quem pode, se destacou, quem não, ficou no esquecimento eterno e tudo do pouco que sabemos são contados em histórias até os dias de hoje.
Há teorias que contam que realmente o homem foi descobrindo os segredos ocultos e foram desenvolvendo com aprendizado e evolução a manipular os elementos e dons do espírito, quebrando as barreiras do plano físico e divino. Que muito do que conhecemos foram realmente frutos de suas criações, mas que por algum motivo não se sabe em qual parte da história, seus reinados acabaram não passando de lendas para nós hoje.
E há também teorias de que tudo não passou apenas de uma inversão de valores e morais, distorcidas e preenchidas de ego enaltecido e vaidade extrema. O ponto exato em que o homem se colocou no topo das criações, elegendo-se Deuses de si mesmos, esquecendo-se de olhar e aprender com as coisas simples do nosso mundo. “Como acontece ainda hoje.” Podemos pensar que isso foi bom, afinal as bases filosóficas e culturais de nosso mundo vieram de eras como essas, que conhecemos através de histórias, no entanto até que ponto o ser humano deve ir para atingir a evolução? Até que ponto devemos ir para descobrir a verdade sobre nós e nossa existência? E se não for para sabermos? “Pra eu, mero narrador, tudo não passa de apenas medo. Este que você tem oculto dentro de si. Medo de estarmos sozinhos, medo de tudo ser em vão, medo de não ser o melhor ou fazer o melhor, medo da inferioridade, e outros medos que atinge o coração humano a tanto tempo, e que a Era da Vaidade ainda esta aqui, sob novas formas, novos pretextos e anseios, mas ainda sim aqui.”
Uma reflexão sobre o amor.
Amar ou não amar?
“Amar; talvez risco correr e na ilusão viver”
“Não Amar; Talvez na solidão morrer.”
Para uns a solidão é uma escolha, para outros é a única opção, você pode escolher em caminhar sozinho ou não, e pode decidir quem caminhará contigo. A grande dádiva não é ter muitos a sua volta, mas ter os poucos e bons.
Mas se olhar a sua volta e não ver alguém para escolher, é porque a solidão é a sua única escolha. Porém ainda é tempo, você não precisa estar só, a caminhada é longa, plante bons relacionamentos, mantenha o convívio com os outros seres, harmonioso e pacífico, você pode pensar que nunca precisará de alguém, mas um dia aqueles a quem não deu a devida atenção pode ser aquele vai estender a mão e lhe tirar do abismo que construiu a sua volta.
Há pessoas que constroem uma muralha em torno de si mesmas, impossibilitando que as outras pessoas cheguem perto, essas pessoas se denominam fortes, mas não são, ao contrário, são fracas, e temem que sentimentos de amizade e generosidade invadam sua alma, por medo de se entregarem e depois terem seus corações partidos, por ações não virtuosas praticadas por indivíduos que não tem a mínima noção do amor, e brincam com nossos sentimentos, estas que por sua vez não são más, só ainda não foram suficientemente amadas por nós.
A grande questão é que você pode escolher se vai amar ou não. Se escolher o caminho do amor, tenha a certeza de quem nem sempre será correspondido e na maioria das vezes seu coração será partido. Por que amar, requer riscos, e também sacrifícios. O amor que digo, é um amor, universal, aquele que se tem a todas as criaturas deste mundo, e não aquele amor, que escolhe a quem vai dar o seu amor, este não te serve de nada, apenas para encher seu ego e te afastar do verdadeiro sentimento, no qual exige tolerância e respeito para com todos.
Se escolher não amar, tudo bem, é uma opção sua, porém tenha certeza de que a solidão vai invadir seus dias, e tornar suas noites mais longas e entediosas. Você pode optar em não amar, para evitar justamente correr riscos que julga desnecessários e não viver na ilusão. Então você se pergunta; Qual das opções me favorecem ou desfavorecem?
Você pode responder a si mesmo com uma outra pergunta:
Evitando correr riscos, não vou estar perdendo a chance de dar certo?
É como uma frase que diz um texto de Carlos Drumond de Andrade:
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade”.
“E então concluo, a dor é inevitável. O sofrimento é natural da vida, já manter-se no sofrimento é opcional”
E o relógio preguiçoso estava com as pernas cruzadas uma sobre a outra fazendo tic-tac sem parar , naquela solidão eu me esbaldava na ultima dose de cachaça pensando em mais nada fazer , meia noite o sino da igreja lá no alto da montanha me chamou a atenção e vi que já era hora de banhar e dormir.
Despeço-me com medo do escuro.
O Jakurismo é uma filosofia de vida criada pelo filósofo Jack Indelével Wistaffyna. Ela não é uma religião, nem uma ideologia, mas sim é um chamado para despertar.
No Jakurismo, existem dois símbolos poderosos:
1º O JUMENTO: representa a massa inconsciente. Aquele que aceita tudo o que dizem, que vive em função de aprovação, riqueza ou aparência. Ele repete o que os outros fazem. Não pensa, apenas segue. Espera sempre ser guiado, por isso é que nunca guia.
2ºO LEÃO: representa o Jakurista. Aquele que pensa por si, que luta contra si mesmo em vez de culpar os outros. Que busca o respeito, não o medo. Porque ele vive com sabedoria, não com aparência.
O Jumento vive para agradar o mundo.
O Jumento representa quem vive no automático.
Aquele que aceita tudo sem pensar.
Aquele que busca aceitação. E vive para agradar os outros.
O Leão vive para cumprir seu propósito.
O Leão, símbolo do Jakurista, representa quem domina a si mesmo.
Aquele que busca Sabedoria, e não aparência.
Aquele que Respeito, não fama.
Aquele que luta contra si, e não contra os outros.
O Jakurismo propõe 7 princípios. Que falam sobre autenticidade, luta interior, sabedoria, fé livre, respeito e visão profunda. O jakurismo te ensina, a sair do padrão e se tornares o que você nasceu para ser: livre, consciente, respeitado.
Tenho uma mão cheia de nada.
Mas está cheia! E tenho esta mão.
Não me enriquece nem é apelativa, mas eu não a escondo nem dela me envergonho, esta mão cheia de nada passa despercebida, ou melhor dizendo, vira-se o olhar pois incomoda; incomoda e aterroriza simultaneamente, é que a pobreza de espirito de quem finge que não vê é imensuravelmente maior do que a pobreza de uma mão cheia de nada.
Com esta mão eu não perdi o direito de apontar embora seja ignorada se o fizer e caso o faça, será com a minha estima pessoal totalmente destruída, ai que força que é precisa para nos levantarmos!
Com esta mão que convém ser desmembrada, pego na caneta e reescrevo a historia...ou talvez não; no entanto vejo nela a minha força, e enquanto a mão se destaca por estar vazia, eu estou ligada a ela e dentro de mim, em mim, há mais do que esta mão que mostro e também esta mão que mostro, não tenho receio;
Se um dia por qualquer motivo me apertar a mão aquele que antes passou por mim e fingiu não me ver, eu sou rica em conhecimento e sei com quem lido, até posso brincar um pouco ou até muito, se a ética não fizesse parte de mim e por isso reflito e talvez já com mais astucia e até maldade...ai o que eu podia fazer! Pondero.
Se um dia me apertar a mão aquele que me ignorou e nem me reconhece porque a minha mão já julga poder servir-lhe, eu acedo, mas estou longe, ausente, tal como quando passou por mim esse alguém e me virou as costas;
A sua intenção? Sim, sei qual é. Assim a minha sensação é a de estar à frente de um pateta; pelo contrário, esse alguém jamais me conhecerá e não irá tirar de mim o que procura.
Experiência de Vida.
E já agora, pelos mesmos motivos, caso a minha mão não estivesse efetivamente vazia, a minha reação era exatamente a mesma.
Envio-te esta mensagem...
Estou longe... mas aqui segue todo o meu afeto...
De uma maneira ou de outra procuro me manter por perto.
Por que esse silêncio louco?
Ajude-me a te ajudar...
Faço o que for preciso pra vida fazer você voltar.
Faço tudo... e o meu tudo nunca será pouco.
Ajude-me a te ajudar.
Um caminho de flores quero te ver trilhar.
Pássaros alegres
saltitam prá lá e prá cá
Seus cantos ecoam uma sinfonia
de liberdade. de alegria , de vida
Sentem o vento sob as asas
Dançam sob as nuvens
para elas não há limites
seu vôo não conhece fronteiras
São almas livres,
Especiais para o Pai Celestial
e quando as vemos voar
por um instante sentimos nos libertar
das preocupações que da vida é natural
editelima 60
Junho/2025
É relativamente difícil pensar com clareza, quando se têm uma mente barulhenta.
No entanto,
o silêncio que emudece, o que não pôde ser dito,
grita de forma sorrateira, porém intensa,
tudo o que não foi expressado.
Revelando, com uma sutileza peculiar,
que por vezes, chega a ser impiedosa e cruel,
a necessidade de falar,
a fim de evitar, o adoecimento da alma.
Lil Nan - antes
Antes
eu pensava tanto em uma vida
na qual eu tivesse você
para sempre
eu acho isso tão lindo
ter o amor da minha vida aqui comigo
meu passado não pode me segurar
eu vou me esforçar até alcançar
aquilo que prometi para você
mesmo que eu morra tentando te ter
eu nunca vou esconder o amor que sinto por você
antes
eu me segurava tanto pra não te machucar
que no final acabei fazendo você se afastar
por favor volte e deixe eu te mostrar
eu nunca quis te fazer chorar
agora que perdi tudo
voltarei no tempo para tentar te concertar
eu juro, vou cumprir minha promessa de te dar
tudo que eu te fiz sonhar
Quando ela chegou"
A minha vida sempre foi uma estrada longa, reta… e silenciosa.
Como se o tempo andasse de muletas e os dias carregassem o peso de tudo o que não deu certo.
Era tudo previsível demais. Tudo... sem cor.
Até que ela chegou.
Não chegou com flores. Nem promessas.
Chegou com aquele jeito atrapalhado, com um sorriso que parece tropeçar nas palavras,
e com uma boca que sinceramente nunca vi calar.
Falava sobre tudo, às vezes sobre nada, e ainda assim, tudo nela fazia sentido.
Até o que não fazia.
Ela não sabia, mas entrou num mundo meu que já tinha fechado as cortinas.
Ela abriu a janela.
Fez piada dos meus silêncios, desafiou meus muros e zombou da minha seriedade.
E de alguma forma, o som da risada dela começou a fazer sentido…
E pior: falta.
Eu me sinto como um cara qualquer.
Não por desistir da vida,
mas porque antes dela, eu já tinha desistido de viver de verdade.
E então vem essa garota, com seu caráter que arrasta os dias ruins para fora,
com essa força no olhar de quem encara o mundo mesmo quando o mundo desaba,
e me faz lembrar o que é sentir mesmo que seja só nos pequenos momentos.
Ela não me salvou.
Mas me fez querer ser salvo.
Por mim mesmo.
Em uma grande explosão o universo nascia, como um insight de uma mente criativa, que começaria uma jornada poética. O grito acorda as multidões de que é tempo de mudar. O silêncio reflete sobre o grito, mas concorda. São opostos complementares.
Uma lágrima de sangue escorreu de seu ventre como anúncio de dor interna e acumulada.
Os cabelos cacheados eram os mesmos, mas a mente havia se transmutado em um melancólico elefante. E as memórias calavam o tempo. Minha dor era tão grande, onde havia ausência de significado. Se eu gritasse, até Deus se assustaria. Ela dormia para que o sono estruturasse seu pensamento e ela pudesse acordar para a vida como uma baleia que emerge no mar. A verdade é uma deusa grega, bondosa e impiedosa. Paradoxal. Ela lança para o mundo de Hades todos aqueles que tentam deturpá-la. A dor é a mãe da cura. Ela traz em seu colo o alívio do que ela mesma causou, como uma planta que pode ser remédio e veneno ao mesmo tempo. Ver é ultrapassar as barreiras desse mundo. Ver é se sentar no Monte Olimpo. Quem vê de verdade vira uma divindade. O tempo é uma dança entre a vida e a morte. Ele baila intensamente com o ser humano e no final da dança frenética acomoda o corpo em caixões e o cemitério reverencia o corpo que chega, exausto de tanto bolero.
A luz baixou no palco da emoção.
Preta partiu — mas levou consigo
O coração de toda uma geração.
Filha da arte, da coragem, da vida,
Preta era riso, choro e resistência.
Cantava amores, dores escondidas,
Com a alma cheia de presença.
Foi abraço pra quem ninguém abraçava,
Voz pra quem não se ouvia mais.
Defendeu a vida como quem dançava,
Com passos firmes, doces e reais.
O câncer tentou calar sua melodia,
Mas ela seguiu — forte, sem recuar.
Foi exemplo de fé, de poesia,
Fez do viver seu jeito de lutar.
Hoje ela se vai, mas não se ausenta,
O céu a recebe em festa de estrelas.
E nós, aqui, choramos sua ausência
Com o privilégio eterno de tê-la.
Descanse em paz,
Preta querida,
Sua luz jamais se apagará.
Você foi todas as cores da vida,
E em nossa memória, sempre vai brilhar.
꧁ ❤𓊈𒆜🆅🅰🅻𒆜𓊉❤꧂
O processo eleitoral brasileiro, além de democrático, é uma belezura. Você é eleito pelas urnas eletrônicas, governa por 4 anos e, pelo trabalho, e se o povo quiser, ganha mais 4 pelo mesmo voto eletrônico. Simples assim.
Agora, se perde e não aceita o resultado, começa a duvidar do sistema, incita o caos e bota seus seguidores pra quebrar tudo, aí meu amigo… a mesma democracia que te elegeu é a que vai te engolir. Porque, além de belo, o processo é firme, institucional e funciona.
- Relacionados
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Uma mensagem para alguém especial
- 57 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
