Carta aos Pais

Cerca de 2100 carta aos Pais

⁠Acho bom quando vejo um governante
Dedicado a grandeza do país,
O seu povo contente pede bis
E aprova o governo a todo instante;
Mas, não posso esquecer do meliante
Que passou trinta anos na moleza,
Propagando burrice e safadeza,
Me inojo com tudo que vou vendo,
Quando vejo um pobre defendendo
Quem governa somente pra nobreza.

Inserida por LeoPoeta

⁠O jogo virou

Sempre fui a certinha,
A primeira da classe,
A que não dá trabalho aos pais.
O quanto ouvir certas coisas me construiu,
No entanto, não me define, mais.
Chegou o ponto que tudo caiu,
Minha máscara e tudo que ela carregava.
Na corrida da busca incessante do meu eu,
Encontrei uma direção.
E, agora ninguém tem poder sobre mim.
Eu faço o que eu quero,
Sua opinião vale, se eu peço
Se não pergunto, é só especulação.
Vocês podem achar que me conhecem.
Mas na verdade, não mais.
Um dia a boazinha,
No outro a inconveniente.
O jogo virou.

28/02/2024

Inserida por taiscoll

⁠A Menina Que Furtava a Petrobras


— Como nunca houve na história deste país, tamanha corrupção! — bradou o Magnata, a voz ecoando como trovões pelo salão. — Só pode ser comparada ao saque das nossas riquezas, quando os portugueses levaram o ouro e as nossas almas.

Se Vossa Excelência não conhece a essência da nossa realidade social, como poderá compreender o que aconteceu nas entranhas da Petrobras? Jamais!

— Este país jaz sob a égide de mil covis de ladrões. E o curioso, senhoras e senhores, é o dilema: como punir banqueiros, lobistas, articulistas políticos e os donos de empreiteiras, quando são eles que, com mãos sujas e sorrisos afiados, regem o destino da nação?

Não, não devemos tolerar aqueles cuja raiz é o mal, o egoísmo e o individualismo desmedido. Nós, republicanos de alma e fé, jamais aceitaremos essas condutas pérfidas e miseráveis. Eles são reprovados por Deus, pelos anjos e por todas as pessoas que lutam com honestidade e dignidade.

Ou arrancamos suas máscaras, ou continuaremos sendo saqueados dia após dia, como cordeiros a caminho do matadouro.

O que vejo são ladrões de carteirinha, mestres de si mesmos, serpentes traiçoeiras e venenosas que destroem tudo ao redor para preservar o próprio veneno.

— Podemos dizer, com propriedade, que a maior peste deste país é a corrupção.

Sabemos que a corrupção é uma praga inerente à humanidade. Mas como se combate esse monstro? Para extirpar essa corja, é necessário um Judiciário armado até os dentes com ferramentas eficazes e invulneráveis, que transformem as leis vigentes em espadas de justiça.

— Queremos e sonhamos com um país melhor. Uma nação onde não se compre gato por lebre!

É lastimável ver Vossa Excelência, inerte e balbuciante. Queremos mais que promessas vazias: exigimos seriedade e retidão quanto à devolução do dinheiro que nos foi furtado por uma menina. Sim, uma menina que, mesmo diante do furacão do "Lava-Jato", não pôde ter toda a sua sujeira exposta e lavada.

Ah, se o povo compreendesse o quanto tem poder. Ah, se este povo acreditasse mais em sua força! Unidos, não haveria impossíveis.

Mas agora, mesmo com o leite derramado, cabe-nos lutar. Lutar pela dignidade social tão sonhada e pela manutenção fiel da democracia e do republicanismo.

Muda, Brasil!

Inserida por pensadorposmoderno

⁠Vi em um certo país um homem que escapava de ter uma reputação fraca, pulava de um lugar para o outro, sempre que podia, o homem não parava com uma única mulher.
O mesmo sempre vestia - se da melhor forma e elegância possível, se tornou astuto de coração e na trairagem, este homem passou a fazer deste modo, depois de ter tombado da Lei de Deus, o mesmo considerou em seu coração que a graça divina lhe amparava em situações em que o espírito santo não lhe confirmava, e a voz do seu coração era a que ditava toda regra de conduta, "caso precise correr correrei, caso precise andar andarei, caso precise gastar gastarei, assim estava preparado seu íntimo, para todos tipo de trapaça para conseguir prosperar" assim são aqueles que se desviam da Lei , da Graça divina e da misericórdia de Deus para seguirem a Maamon e seus próprios caminhos em busca de louvores momentâneos e dinheiro, mais tu homem direito, não segue a trapaça e aos mais caminhos, te firma na graça e fortalece na misericórdia que se fortalece em Cristo Jesus, na qual converge toda esperança, e de se notar que realmente Deus sabe de todas as coisas, e só ele pode liberar e amadiçoar o homem, então a ele toda a glória, honra e louvor sejam dados todos os dias de nossas vidas.

Inserida por Luizdavi

Nos velhos tempos havia uma terra onde os filhos costumavam levar os pais velhos, que já não podiam trabalhar, para cima dum monte, onde ficavam sozinhos, para morrer a mingua. Certa vez ia um moço do lugar levando o velho pai às costas, para abandoná-lo. Chegando ao ponto em que ia deixar o ancião, colocou-o no chão e deu-lhe uma manta para que se abrigasse do frio até a hora da morte. E o velho perguntou:

- Tens por acaso uma faca contigo?

- Tenho, sim, senhor. Para que a quer?

- Para que cortes à meio esta manta que me estás dando.

Guarda a outra para ti, quando teu filho te trouxer para este lugar.

O moço ficou pensativo. Tomou de novo o pai às costas e voltou com ele para casa, fazendo, assim, com que o horrível costume desaparecesse para sempre.


***Filho és pai serás; como fizeres, assim acharás.***

Inserida por LINARTT

>>> Nos velhos tempos havia uma terra onde os filhos costumavam levar os pais velhos, que já não podiam trabalhar, para cima dum monte, onde ficavam sozinhos, para morrer a mingua. Certa vez ia um moço do lugar levando o velho pai às costas, para abandoná-lo. Chegando ao ponto em que ia deixar o ancião, colocou-o no chão e deu-lhe uma manta para que se abrigasse do frio até a hora da morte. E o velho perguntou:

- Tens por acaso uma faca contigo?

- Tenho, sim, senhor. Para que a quer?

- Para que cortes à meio esta manta que me estás dando.

Guarda a outra para ti, quando teu filho te trouxer para este lugar.

O moço ficou pensativo. Tomou de novo o pai às costas e voltou com ele para casa, fazendo, assim, com que o horrível costume desaparecesse para sempre.

Moral da fábula: Filho és pai serás; como fizeres, assim acharás.

Inserida por LINARTT

⁠Em um país miscigenado é inapropriado falar de "apropriação cultural", pois somos herdeiros de todos os povos que nos formaram!
E ademais o destino da humanidade é se miscigenar e mesclar culturas, hábitos saudáveis de cada povo, isto é parte do desenvolvimento e evolução da sociedade humana, a troca e a partilha de semelhanças, de ritos, mitos e histórias compartilhadas... A troca de histórias ritos e mitos...
Enfim, façam o que quiserem criando mais drama, mais preconceito e mais guerras, e especialmente sendo hipócritas. Mas um dia a verdade despertará e será inegável!

Inserida por bill_oliveira_william

O motorista foi agredido
Num ato de pura vingança.
Assim o país está perdido
Com certa gente na liderança.

Muitos, por lá já pereceram
E nunca acharam um culpado.
Aqui, por justiça imploram
E suplicam por um amparo.

Provocam vários desacatos
E dizem-se vítimas do sistema.
São imunes aos seus atos
E desprovidos de qualquer lema.

Inserida por antoniovilelagomes

Os filhos bebem da água que os pais estão capacitados à dar.
Água suja, limpa ou contaminada. Da rua, do poço, da poça ou mineral. Pura, adoçada ou com misturada. Sua, de terceiros ou roubada. Da chuva, da torneira. Com gás, sem gás ou saborizada. Quente, natural ou gelada. Líquida ou sólida (gelo).
Assim é o conhecimento e educação dado pelos pais aos filhos, sempre proporcional ao que estão capacitados a dar, pois ninguém dá o que não possui.

Inserida por andreerotidesarruda

⁠Seus pais morreram quando ele era muito jovem. Levaram um tiro. Morreram bem na sua frente. Ele foi criado sozinho. Uma criança em uma mansão enorme . Com as lembranças da mãe e do pai . Ele tinha amor, e eles o tiraram dele. Ele deveria ser um assassino. Ele deveria querer destruir o mundo pelo que ele fez. E ainda assim ele suportou aquela dor. Aquele choque da morte. E ele a transformou em esperança.
(fala do Superman sobre o Batman)

Inserida por lobo_xd

⁠Criar é obrigação dos pais, mas não é uma “dívida” contraída pelos filhos em troca da formação que lhe deram. Se você pensa em filhos como um investimento, no qual assinam uma “nota promissória” que você vai cobrar na sua velhice, em nada se difere de um abusador que obtém vantagens negando a outrem o direito às próprias escolhas. Cuidar dos pais no futuro não é uma espécie de “pecado original” que os filhos recebem ao nascer.
Seu papel como pai foi o de supri-los antes, e preparar-se para suprir a si mesmo depois. Não veja, portanto, como obrigação que seus filhos o supram, como se fosse uma dívida hereditária. Eles não puderam escolher entre ter você como pai ou não. Receber o cuidado dos filhos deve ser uma conquista – espontânea e voluntária – e não uma retribuição compulsória.

Inserida por bodstein

Erguendo um país nos infernos

Aos poucos ergueu - se o orgulho
Às margens do rio do egoísmo
Coberto por nuvens escuras carregadas de ódio
Ventos que sopravam em direção ao fanatismo
Sua economia era baseada no desgosto

O apelo rancoroso de seus Patrícios
Agora são apenas contradições
Ou quem sabe?, Contrações
Do movimentar do maxilar no seu rosto.

A poesia é o passado
Mas já foi presente
Já fez parte da dor, do suor e da mente
Hoje só rabisca papéis de sobras
Escrito "data" num canto.

O que um dia já foi "canto"
Hoje está num canto qualquer
Não tem mais sentido para tanto.

Não existe futuro algum
Neste país
Que um dia foi projetado para ser um paraíso
Não passa de um inferno comum.

Inserida por edgi_carvalho

Há o Brasil

"O Brasil é o único país no mundo onde todos colaboram para que ele vá mal"

Que anda em direção
Ao abismo
O futuro a Deus existe
Prejudicando gerações
Desde a primeira geração
O país que nunca mudou
E sempre foi mesmo
Nem com títulos de nobreza
Mudariam
Sem hexa nobel
Cavamos nossa cova
Em só ligar para o futebol
E não investir mais em esporte
Mas ainda existem jovens talentos
Sem investimentos do estado
E dos brasileiros que nunca o apoiam
Em nada apenas querem privilegiar
E fazer o bem a si mesmos.

Inserida por wanderson_miguel

'BRASIL BRASILEIRO'

O meu brasil brasileiro,
é um país de estrangeiro,
que esquece dos próprios brasileiros.
Com seus funk's dançando até o chão,
mas é de perder a dança pra corrupção.
Brasil de vicissitudes,
outros de poucas virtudes.
Que venera carnaval,
mas que não dá importância para o carnaval que é a família.
Cultura de tirar vantagens,
rudes ao extremo,
votando em corruptos todos os anos,
apoiando a malandragem em Brasília,
sem atitude nas eleições.
Perdendo a identidade...

O meu Brasil Brasileiro,
é um país cavalheiro até por demasia.
Que tem suas utopias todas as manhãs..
Que acorda cedo p'ra sustentar a família,
que se debruça no álcool todos os dias!
Mas tem amor no coração,
acolhendo àqueles que não tem opção.
Brigando por seus direitos,
esquecendo de olhar-se no espelho.
É também um país de medíocres,
e um povo de opinião,
compartilhando o pão com quem não tem.
Que precisa aprender um pouco mais.
Para tornar-se vigoroso,
mais povo brasileiro...

Inserida por risomarsilva

⁠...e o Rei à beira de ir pra sepultura por está enfermo gravemente, e tendo seu País em guerra, pede a um fiel súdito duas coisas como sinal de devoção e fidelidade ao Rei e ao País.
A primeira que lhe arrumasse um sósia pra que defenda seu castelo, Pais e seu filho por ser menor onde ficaria maior de idade daqui a três anos.
E depois que perto desse período que ele o sósia fosse mandado pra batalha e que fosse findada ali sua vida e que as glórias fúnebres teriam que ser em sua homenagem ficando no eterno anonimato aquele ser que por devoção e amor ao rei se doaria pra eternidade.
...e assim sucedeu o grande teatro .
O Rei morreu após ter sido atendido e em total anonimato foi enterrado pois suas glórias viriam três anos à frente.
Passado o periódo o menino se fez homem e ficando no castelo o seu pai e rei postiço foi pra batalha e vencendo voltou ferido vindo a falecer nos braços do filho agora entronado Rei e antes balbuciou em seu ouvido "não sou seu pai, sou seu melhor subserviente.
E reiterou seu pai morreu a três anos e meio "ao que o rei lhe murmurou em seu ouvido, " eu sempre soube"mas na verdade agora fica sendo, porque quando a causa é nobre a retórica transforma-se em verdade, e você foi o melhor halibe para um País de uma nação de manipulados... Obrigado!!!

Inserida por dalainilton

Percebo a cada instante a fragmentação da família.
Pais na base do ACHISMO ou seja, iludidos que dando o bom e o melhor aos filhos farão deles homens de honra.
Todas as histórias de luta do passado envolvendo a família, tem como prologo seres gerenciadores de lares com o rigor da disciplina.
Tornaram seus rebentos seres que valorizam tudo e todos.
Hoje encontramos pais imaturos com filhos prematuros de psique extremamente egocentrizados fulminando seus genitores.
Será que ainda vão ficar rogando ao criador ou entregando seus defeitos ao mesmo?,
Ainda vale uma máxima ``faz por ti, que ti ajudarei´´
E fim de papo,

Inserida por dalainilton

Fui levado a crer
que o até amor entre irmãos
pais e filhos,
amigos, amantes e afins
é mesmo uma ilusão benfazeja.

Aliás, tudo na vida é ilusão
as coisas mais tangíveis
que contemplamos
ou que apalpamos
são ilusões concretas
razão sustentando o caos
lógica iludindo os olhos
beleza atraindo corações incautos.

Somos como abelhas a fazer o mel
aranhas a criar armadilhas
abismos que no final
se tornam prisões emocionais
contradições perpétuas

Inserida por EvandoCarmo

CONSOLO PARA QUEM NÃO TEM UM FILHO NOBRE

Dizem, alguns pais,
" fui pai no tempo certo
e avô no tempo errado..."

E isso acontece, não raro
porque o filho não seguiu
o bom exemplo do pai.

Devia ser uma questão de DNA
como se espera da natureza
que árvore boa fruto bom produz.

Mas não se dá desta forma
ao juntar o caráter de pai e mãe
para criar outro ser humano
a porção boa se desgasta
e é certo que o filho
mesmo que se esforce
nunca será cópia fiel
de um apenas...

Aí entra o grande paradoxo,
o de que o amor
nem sempre soma as virtudes
o amor, quando acontece assim
pode ser a causa da involução
natural dos bons costumes!

Inserida por EvandoCarmo

⁠Eu quis beber não tinha leite
Eu quis comer, não tinha pão .

O meu pais está fadado
Está voltando a inflação
Se bastasse a pandemia
Ainda tem o apagão

O fogo acesso na Amazônia
Desperta gente pra solução
Nada pra beber,
Nada pra comer camarada...

Agora é moda citar a bíblia
Pra explicar contradição
Mateus 6:10, termo finito
Fim do conflito e desta confusão.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Criança
.
Ela foi formada pelo Criador e desejada pelos pais,
chegou pequenininha nesse mundo de gigantes.
Assistiu como criança o seu mundo se encolher
Deixando os brinquedos e brincadeira de bebê.
.
Sem que percebesse deu lugar a muitos sonhos,
E o mundo que era grande já não cabe os teus planos.
De outrora criancinha é agora adolescente,
Moça debutante de olhares atraentes.
.
Saiu de uma caixinha de mistérios
Pra bailar os corações,
Não se dá a qualquer um
Que não lhe seja mui amado.
.
Edney Valentim Araújo

Inserida por edney_valentim_araujo

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp