Carta a um Amigo Detento
TRISTEZA... VAZIO...
Hoje eu acordei com um vazio enorme dentro de mim. Um vazio tão grande que parecia me consumir.
Hoje acordei com a sensação de que tudo, tudo mesmo estava, está e é sem sentido.
Hoje acordei com a nítida certeza que estou só. Tão só que apenas a solidão é minha companheira... assim como tem sido por tantos e tantos anos..longos anos!
Hoje acordei com uma tristeza infindável dentro de mim... Algo tão assustador que não me deixa enxergar nada.
Hoje me levantei... o dia estava bonito, cheio de cores, de luz... Mas eu... Eu estava cinza e nada diante de mim mostrava vida.
Caminhei pela casa como se tivesse procurando algo ou até mesmo estivesse, mas quanto mais eu procurava e andava não encontrava...
Comi, mas a comida não me saciou. Bebi, mas a água não matou minha sede. Deitei e dormi, mas o sono não fez passar nada aqui dentro. Ouvi música... ela me fez chorar, mas as lágrimas não diminuíram essa tristeza, essa dor, essa angústia!
Hoje me levantei e perguntei a Deus se tudo dará certo? Se tudo isso irá passar?
Hoje... Mas não somente hoje...chorei...e chorei muito imersa em minha solidão, em meu mundo, em meu cantinho aqui...
Tento não ceder, não baixar a cabeça, não retroceder, não perder a fé... Mas me pergunto até quando essa luta constante se travará aqui dentro?!
Tenho buscado respostas...respostas dentro de mim e então... Então me deparo com respostas soltas no tempo que buscam encontrar-se com suas respectivas perguntas e vejo que nem tenho as perguntas por isso não encontro as respostas!
E é angustiante viver assim!
Porteira
Por ela passam os sonhos de um caipira
Aquele que sai de sua terra
Para a cidade grande em busca da felicidade
Que trabalha de sol a sol
Esperando um dia voltar...
E na capital nascem seus filhos
Distantes da vida simples de seus pais
Assim vive o caipira
Saudoso e choroso pela lembrança de criança
Onde montava o cavalo...
Bebia água na fonte
Corria entre os pastos atrás dos vaga-lumes
Assim vivem todos aqueles que sobrevivem longe da terra natal
E só pensa em voltar...
E por sorte um dia ele volta
A alegria lhe salta os olhos
Ao ver os campos tão verdes
E frutas no pé...
Então ele passa pela porteira
Olha o mata-burro no chão
Nessa hora o caipira
Se sente feliz ao voltar a vida de peão...
É o sorriso dele que me derruba.
Porque eu dou tanto valor a um sorriso bonito...
Tem gente que sorri tão sem vontade. Sorriso forçado. Sorriso tímido, assim meio de lado.
Mas ele? Ele sorri com toda força. E parece que carrega naquele sorriso uma felicidade que contagia.
E me faz sorrir.
Ele tem esse dom. Ele me rouba sorrisos.
Amanhecer Para um dia a mais recomeçar.
Sol para aquecer os coraçães gelados.
Luar para brilhar, encantar os coraçães apaixonados.
Paz para acalmar a alma dos desesperados.
Silêncio para ouvir a voz do coração.
Luz para iluminar os que vivem na escuridão.
Noite para acalentar a luta diária.
Sorrisos para adoçar os labios dos amargurados.
Lágrimas Para fazer chorar os corações insensíveis.
Fé para os que deixaram de acreditar.
Vida para fazer nascer os que estão morrendo.
Amor para doar, unir, alcançar, salvar os que estão esquecidos
Pouso suave
Um papel branco
dobra
desdobra
e dobra novamente.
O origami voa
voa sob cordas
e pousa suavemente
O vento bate
suas asas intactas de puras dobradiças
[movem-se
És uma arte?
ou uma imaginação?
Uma criança
ou um homem?
o vento bate de novo
lhe criando vida;
As imaginações somem
e a realidade vem
O céu azul e borboletas a voar
a água cristalina e o pouso suave
e a velha estória do patinho feio;
do cisne que renasceu...
renasceu sobre um papel branco
onde dobra
desdobra
e dobra novamente ....
Procura-se
Procura-se um amor sem grande riqueza,
mas que saiba apreciar uma noite de luar,
amor que sinta prazer em apenas me amar,
que não me faça sofrer nem chorar.
Procura-se um amor que viva o presente,
e não o passado.
Procura-se um amor,
que busque paz e tranquilidade,
ternura e felicidade,
que nunca me engane,
que simplesmente me ame.
Poeta do Amor
Quando te conheci
Escrevi-te um poema “Anjo”
Quando escutei meu coração
Escrevi-te um poema “Almas Tristes”
Quando Passeamos no parque
Escrevi-te um poema “Dois Povos”
Quando fiquei ansioso a tua espera
Escrevi-te um poema “Tardes de Quarta”
Quando meu corpo tocou o seu
Escrevi-te dois poemas “Corpo, Intimo”
Agora te escrevo todos os poemas
Pois sou poeta do nosso amor!
Quem pode dizer o que realmente é o amor?
Alguns dizem que o amor é como um fogo que arde sem se ver, mas também há quem diga que amar é desejar toda uma vida com apenas uma pessoa. Mas se me perguntassem como eu definiria amor, eu responderia que amar são todas estas coisas juntas. Amor é como um fogo que arde sem se ver, é desejar toda uma vida com uma pessoa até ficar bem velhinho e mesmo depois de velho poder olhar nos seus olhos e conseguir encontrar você mesmo lá dentro, é poder enxergar o seu eu mais perfeito naquela pessoa, é viver cada dia como se fosse sempre o primeiro, se casar centenas de vezes com aquela mesma pessoa e todas as centenas de vezes aquele casamento ser o mais feliz da sua vida. Eu diria que amar é dar o seu melhor sem exigir nada em troca e poder fazer de alguém a pessoa mais feliz do mundo.
Bom mas quem saberá definir o que realmente é o amor ?
Eu diria que ninguém, mas se isso não for amor então o que mais pode ser?
O que á segurança em um relacionamento?
É seu parceiro (a) não olhar nem desejar outra (a)?
É você ligar a todo instante para monitorá-lo (a)?
É você grudar igual a um chiclete?
É você se tornar uma pessoa inconsequente?
É você se transformar em uma pessoa chata. Aquela que só pensa no que o outro está fazendo e com isso não vive a própria vida. Desperdiçando-a com inutilidade às quais você poderia converter em utilidade. Confiando mais em si, e em quem você ama. Afinal, algo une as pessoas. Há milhares de pessoas disponíveis por ai... Mas ele (a) escolheu você!
Segurança é você ter um amor, o que é do mundo se esvai... O que é do amor cresce e permanece.
Mudanças, não há dor maior. Um novo foco, outro momento, pessoas, lugares, e várias dietas. Um pouco disso, um pouco daquilo. Não seriamos seres racionais se não fossemos capazes de nos acometer as mudanças, mesmo as mais irracionais e inconsequentes. Se não por outro sentido, para que elas serviriam dentro de sua irracionalidade pensada. Cada novo momento deve ser sentido de forma límpida, afinal no próximo segundo aquilo você chamará de 'vivido', sem medo, porém sei que não sem dor, essa será muito comum. Mudar dói, dessa certeza tenho. Abrir mão do que nos fora dado, daquilo que nos fora ensinado, é como roubar doce de criança, e tão copiosamente nosso choro será (e tem que ser) como o de uma também, não há coisa mais desregrada (não podemos ser regras) do que o choro de uma criança, e também devemos ser flexíveis e adaptativos como as mesmas. Lembrar apenas da maturidade da alguns adultos, não todos, alguns, boa parte deles não tem maturidade.
Nesse processo vamos entender que mudança é melhoria, então para tanto não podemos acreditar que só haverá mudança quando deixar de ser totalmente eu, afinal seria impossível, a personalidade fica e é intrínseca, e também já nos foi dito que somos livres para aquilo que queremos acreditar. Porém lembre-se livre arbítrio que nada, as pessoas não nos deixam livres de seus julgamentos pós mudanças, essa é uma hipocrisia de uma sociedade que se diz livre!
Sim, mas também haverá mudanças que não nos trará melhorias evidentes, aceite que isso fará parte, pois só em aprender a aceitar você já melhorou.
Não fomos ensinados a mudar, só fomos orientados, indicados, e observados. Não por maldade não nos ensinaram, apenas porquê é impossível ensinar a mudar ou fazer previsões de exatidão, somos experimentais por excelência. E é nas observações que estaremos sofrendo, onde os picos de sofrimentos serão mais evidentes, dessa forma lembre-se que você só precisa ouvir seu coração e nada mais.
Devemos ter em mente que mudar faz preciso em cada rotina, não por viver numa ''bossa'' que não possa passar pelo Rock n' Roll.
É claro que a vida não é uma constante festa, mas devemos sempre evitar a sensação de morte durante ela.
Se puder te pedir apenas uma coisa, então me permita.: Hei, acorde 'Mude ou Melhore', mas saia da rotina.
Eu detesto dormir com as luzes acesas!
Um motivo simples? Eu tenho medo.
Quando era criança, jurei ter visto um "monstro" durante a noite na porta do quarto, iluminado pela luz do corredor.
Por isso não entendo as pessoas que tem medo do escuro.
Eu não tenho medo do que não consigo ver.
Que diferença faz ter a cama cercada de fantasmas na hora de deitar?
Se estiver escuro...para mim não tem ninguém lá.
POR UM MOTIVO À TOA
Por um motivo à toa
uma coisa boa
um sinal
uma coisa qualquer
que dê o tiro
de largada
eu
perco o freio
- estabanada -
me desestabilizo
e nem contabilizo
os deslizes
que por você
sou capaz!
Você
- sempre você -
me complica a vida
e sem vergonha nenhuma
...eu peço mais!
UM PACTO COM A ESPERANÇA
Tá, toca aqui!!!
Faremos um pacto, desses nada casual: você me empurra e eu sigo em frente!
Nos buracos, nas armadilhas, você me socorre e eu dou conta do resto.
Mas primeiro preciso saber se posso confiar em você, se realmente não irá esmorecer no primeiro tombo, pois sabe que nessas horas que a gente tropeça, levantar de novo é sempre um sacrilégio.
Se você me der a sua palavra que estará sempre comigo, pro que der e vier, eu vou encarar qualquer coisa que atropelar o meu caminho.
Sabe que nem sempre sou uma pessoa otimista, então vez ou outra, vai ter que me dar pauladas pra eu recuperar a minha fé...
Mas eu sempre volto, sempre...Nem sempre totalmente recuperada, mas volto!
Volto porque vejo você por perto, e isso me dá a certeza de que amanhã será outro dia!
O tempo para ler é sempre um tempo roubado. (Tanto como o tempo para escrever, aliás, ou o tempo para amar.)
Roubado a quê?
Digamos, à obrigação de viver.
É sem dúvida por essa razão que se encontra no metrô - símbolo refletido da dita obrigação - a maior biblioteca do mundo.
O tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo para viver.
Se tivéssemos que olhar o amor do ponto de vista de nosso tempo disponível, quem se arriscaria? Quem é que tem tempo para se enamorar? E no entanto, alguém já viu um enamorado que não tenha tempo para amar?
Eu nunca tive tempo para ler, mas nada, jamais, pôde me impedir de terminar um romance de que eu gostasse.
A leitura não depende da organização do tempo social, ela é, como o amor, uma maneira de ser.
Eu não quero promessas, nem a certeza de um amanhã.
Eu quero esse ‘hoje’ bonito, que enfeita meus dias com os momentos pintados por ti.
Porque tem tanta doçura, tanta verdade, e tanta vontade de ir além...
Porque cada frase sua cria laços entre a gente, e desata os nós que carrego em mim.
E aí, sem esperar nada, me pego querendo tanto.
E mais. E sempre.
Mas o que existe entre a gente não tem nome, não tem prazo de validade, não tem o peso da obrigação. Só a leveza de um carinho que cresce e faz os dias parecerem mais azuis. Mais doces. E muito mais leves.
E a gente se encontra num sonho bom...
Um quê de inesperado
Desculpe pela falta e pela insegurança
Desculpe pelo não, pelo talvez e até mesmo pelo sim
Desculpe pelo controle e principalmente pela falta dele
Mas não peço desculpas por tudo
Guarde um pouco do que tenho de errado
De ilógico e impulsivo
Que a verdade em mim é mesmo assim
É esse quê de inesperado
Que tenta alcançar alguma razão de ser...
Ainda que seja muito
Desculpe pela demora
Que cada um tem seu tempo
E cada tempo guarda uma história
Turno à Janela do Apartamento
Silencioso cubo de treva:
um salto, e seria a morte.
Mas é apenas, sob o vento,
a integração da noite.
Nenhum pensamento de infância,
nem saudade nem vão propósito.
Somente a contemplação
de um mundo enorme e parado.
A soma da vida é nula.
Mas a vida tem tal poder:
na escuridão absoluta,
como líquido, circula.
Suicídio, riqueza ciência...
A alma severa se interroga
e logo se cala. E não sabe
se é noite, mar ou distância.
Triste farol da ilha rosa.
" Em noites tristes, dias solitários
que vou caminhando pelas ruas em busca de um ser inexistente... Um ser que mora aqui dentro de meus pensamentos confusos.. quase sempre encontro esse ser inexistente, mas quando vejo ,logo ele não existe..
volto a caminhar tristemente e solitária em meu mundo imaginário cheio de seres inexistentes...
"Sou quem sou...
Sou um poeta de instante, de circunstancia.
Não vivo o que falo e não choro o que desabafo.
Sou um poeta imbutido;como um coração apaixonado e não correspondido.
Poeta que não faz do seu viver as suas poesias.
Que sabe o que é o amor e não sabe amar.
Sou um poeta que não sou!
Um artista frustrado de uma efêmera paixão de seu supérfluo passado.
Que não se contenta com suas recordações; tende á escrevê-las pra guardar na lembrança.
Um poeta que espera sua amada e assim poder ser amado.
Que não esquece o passado, quase não vive o presente e que se preocupa com o seu futuro".
"Não sei quem sou; mais quem sou reflito para a minha própria vida"
Amor é um Poder, uma Energia, uma Força que está bem além do que a mente humana é capaz de captar, compreender, absorver. Tentar definir com palavras o que é Amor, é o mesmo que tentar definir a Verdade, o Infinito, Deus.
Podemos expressar o Amor, compartilhá-lo, doá-lo, senti-lo nos envolvendo por dentro e por fora, mas, jamais dizer que é isso ou aquilo, pois expressões humanas são quase insignificantes para sentimento de tamanha magnitude.
Alguém diz saber o que é o Amor, dizendo ser isto ou aquilo, mas não sabe sequer distinguir as formas de desejo e da paixão. Mistura sentimentos carnais e manifestações de uma personalidade carente, doentia e escrava de tais manifestações superficiais. Quando alguém conhece o Verdadeiro Amor, esse alguém se doa para a Vida, para Deus atuar através dele, doa-se a si mesmo para Todos os seres humanos, e não para uma ou mais pessoas em especial, não para os reclames do corpo, que é insaciável e foraz.
O desejo de amar e as paixões humanas, podem até serem consideradas fases iniciais da manifestação do Amor Real, mas confundí-lo com o Amor Universal e Infinito, é uma visão "tacanha e mesquinha", demasiadamente infantil!
Claro que não sei o que é o Amor! Quando eu for capaz de deixar o Amor ser manifestado através de mim, com certeza farei minha "estréia na Vida".
Até o momento, tenho sido péssimo ator e me saído muito mal nos "ensaios" que pratico todos os dias nos "palcos da Vida"!
Mas, estou no "caminho" (todos nós estamos), que faço diariamente, "caminhando"!
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
