Carta a um Amigo Detento
#tbt da vida e sua rotina
Do poder de um abraço
Do milagre de um sorriso
Do sentir da areia aos pés
Do aquecer do sol e seu tom na pele
Da melodia do vento entre as árvores
Do cantar das ondas do mar
Do que tínhamos
Do que ainda eram só planos, mas principalmente do que vivemos e hoje só temos lembranças, e suas Saudades...
IG @elaemformadeprosa
Toda mudança é crescimento, todo crescimento esta relacionada a vontade e a persistência de cada um.
Portanto coisas positivas, que fazem de seu ego mais forte, para o enfrentamento de momentos negativos que possam ocorrer em determinado tempo.
O desafio existe, para que disso obtemos mais resistência para a vida, pois são delas que provém nossa força.
O desafio é a academia do nosso corpo.
O desafio é o livro da nossa mente,
O desafio é a energia de nossa alma.
Portanto, é dos desafios do dia a dia, em que encontramos a resistência da vida.
Nunca subestime seus DESAFIOS, pois são deles que provem suas forças.
Eles estarão em um simples livro, enriquecendo sua mente,
Estarão na sua fé, enriquecendo sua alma,
Estarão no seu amor, enriquecendo sua VIDA.
Portanto dos DESAFIOS que tiramos, nossos maiores ensinamentos.
Sem DESAFIOS a vida se torna vazia.
Nada na vida é oito ou oitenta.Não existe essa de tudo ou nada.
Você não precisa viver de um extremo ao outro. Você precisa aprender a encontrar o equilíbrio. O caminho do meio. Nesse caminho existem infinitas possibilidades e não apenas uma opção restrita.
Quando você foca no passado você vive na tristeza, quando você foca no futuro vive na ansiedade. A vida é tão sábia que no meio disso tudo ela nos presenteou com algo chamado presente. É nele que encontramos a paz, a alegria, a nossa felicidade, a paciência.
O nosso grande objetivo de vida é aprender a trilhar esse caminho do meio. É através da mudança de consciência que vamos aprendendo a ver novas opções, novas possibilidades na nossa vida.
O caminho do meio é o caminho para chegar até o seu centro, é o caminho para encontrar a sua luz.
''Melhor um final horroroso do que um horror sem fim.''
Autor desconhecido.
Melhor arrancar o mal de uma vez pela raiz, do que ficar prolongando um sofrimento desnecessário.
Muitas vezes a gente sabe que algo nos faz mal, que aquilo não tem futuro, que nunca foi certo mas continuamos insistindo no erro, continuamos batendo na mesma porta. Prolongando apenas mais dor e sofrimento.
Alguns dizem que são decepções mas a gente sempre sabe a verdade. O nosso coração não mente, ele sempre sabe quando algo não vai dar certo, mas muitas vezes por medo, pelo nosso próprio ego fingimos não acreditar.
Ninguém ainda está preparado para ouvir uma verdade de verdade. A gente sempre quer maquiar as coisas, as pessoas. Queremos pintar cada um da cor que preferimos.
E a vida não funciona assim, a vida mostra exatamente tudo como é de verdade. Somos nós que ainda não aprendemos a enxergar direito(inconscientes).
Verdade doí, mas liberta. É melhor despedaçar um coração com a verdade do que vê-lo sangrar para sempre. E ninguém morre por causa de um coração despedaçado. Ele renasce sempre, como a fênix. E a cada renascimento ele ganha mais força, mais aprendizados, mais lições, ele vai aprendendo a escolher quem realmente deve acolher.
Viver doí, viver machuca, viver traz cicatrizes mas também traz coisas maravilhosas para nossa vida. Viver nos dá a oportunidade de sentir.
Sinta para viver, viva para sentir.
Errando é que se aprende. E ninguém é bom naquilo que nunca praticou várias vezes. Se ame mais! Se reconstrua quantas vezes for preciso.
Ninguém se cura sem passar pela dor...
A dor também é um processo de limpeza. É gerada uma grande força para que sejam feitas as curas necessárias, por isso da dor existir.
A dor também é um indicador que não estamos bem da forma que estamos vivendo, que precisamos mudar, evoluir, despertar.
A dor traz um grande aprendizado, uma grande lição de que precisamos nos reconectar com a nossa essência. Toda vez que saímos do nosso eixo, do nosso centro, as coisas tendem a piorar, a gerar conflitos, a gerar uma desordem no nosso corpo.
Tudo bem que ninguém gosta de sofrer, sentir dor, mas muitas vezes a dor é necessária.
E você já parou pra pensar no que a sua dor pode estar te contando? Será que você não precisa mudar? Será que não é hora de você despertar?
A dor é uma grande porta para abrir muitas coisas que estão escondidas no nosso inconsciente.
A solução não está no céu, a solução está em você!
Tem muita gente esperando um milagre, uma solução que nunca vai acontecer. Deus não vai aparecer na sua frente e resolver os seus problemas, resolver a sua vida. Sinto muito em te decepcionar, mas essa é a verdade.
Quem vai ter que resolver a sua vida é você! Pois é! Vai ser você com você. É muito fácil a gente jogar nossos problemas para os outros, querendo que os outros resolvam coisas que só nós podemos fazer por nós.
Só você pode se ajudar, só você pode resolver a sua vida. E esse ajudar começa com você parando de negar, parando de se esconder de você mesmo. A gente só resolve os problemas de frente, encarando as situações.
E pra nos autoajudar a gente precisa fazer um mergulho profundo em nós, uma jornada de autoconhecimento, a gente precisa se jogar nesse abismo que nós mesmos criamos. Só nos conhecendo é que vamos começar a entender o porque da nossa vida estar essa bagunça. Só nos conhecendo é que vamos começar a resolver o que tanto nos amedronta.
E quando a gente se conhece, a gente conhece os outros também.
E muitas vezes a gente fica esperando um milagre, quando na verdade esse milagre está do nosso lado, basta ter olhos para ver. Deus é tão bom que nos deu um poder: o poder de ter o poder sobre nós mesmos. O poder de mudar a nossa vida, a nossa história, o nosso destino.
E só depende da gente pra começar a usar esse poder, essa força. Só depende de você despertar a sua luz.
A solução não está no céu, está em você!
UM NOVO TEMPO COMEÇA AGORA!!!
É tempo de viver coisas novas , é tempo de se viver !
Tempo de se deixar florir , já passamos tantos outonos e tantos invernos , deixa a primavera se abrir, é tempo de gostar de si mesmo , aproveitar o que há de vir , . É tempo de se abrir pra algo novo , tempo de se colorir , um novo tempo começa agora , . A mudança está dentro de nós, basta você sentir . tudo muda... quando você muda , comece a se permitir . E tudo vai começar a mudar e coisas novas vão aparecer novo dentro de você ! Comece acreditar mais , mais em você , e tudo vai dar certo são esperanças novas , pessoas novas , lugares novos , amizades novas , vida nova . Só depende de você ! Acredite que tudo muda , se você mudar também .. não pare sua vida no tempo e aproveite o que ela lhe dará , faça de tudo uma oportunidade cresça independente do que se passar , e viva o agora pois amanhã pode nem chegar.
Se permita mudar , pois nessa vida só não muda quem não evolui ..
A Simplicidade Da Beleza
Eu acredito que a beleza está na simplicidade. Às vezes é um pequeno detalhe, algo quase pouco perceptível que torna aquilo único, que traz a beleza, o encantamento. São poucos o que conseguem enxergar a beleza dessa simplicidade.
Eu já vi muitas pessoas bonitas, que realmente chamam a atenção onde quer que passam, verdadeiros narcisos. É um tipo de beleza que atrai qualquer olhar, mas que se olharmos um pouco mais, veremos que uma beleza vazia, é algo que acaba cansando o nosso olhar.
É preciso ter nessa beleza algo a mais, algum conteúdo, que faça o nosso olhar se encantar cada vez que admirarmos algo. É preciso ter uma energia, uma vibração que nos faça sentir algo em nós, algo que também ressoe em nós.
Essa é uma beleza rara, que dinheiro nenhum compra, nenhuma maquiagem consegue colocar, nenhum acessório, roupa de grife consegue. É uma beleza que vem do fundo do nosso ser, da nossa essência, da nossa alma, que transborda para fora de nós, que irradia o nosso ser com essa energia.
É uma beleza que transparece no olhar, no sorriso, nos pequenos gestos, é algo sútil, é algo que não se pode tocar, mas que se pode sentir há distância. Essa beleza é de um tipo que não pode ser desmascarada.
É esse tipo de beleza que temos que buscar para nós, é esse encantamento que temos que ter. Buscar no nosso ser essa energia, essa luz dessa beleza. E no fundo a beleza é nada mais que um tipo de amor, que enobrece o olhar de quem admira.
Você precisa desenvolver essa beleza dentro de você, para você passar a ter também esse olhar, para você poder também olhar a vida com esse encantamento. Porque tudo o que está ao nosso redor está em nós.
Se você consegue enxergar a beleza nas coisas mais simples é porque a beleza da simplicidade está em você. Se você consegue enxergar apenas a feiura, os defeitos, também está tudo primeiramente dentro de você. É você que coloca as cores do seu mundo, é você o responsável pelas cores que o seu mundo tem.
É a sua alma que vai ditar as cores que o seu olhar vai ter. O que torna algo belo, admirável, que traz o encantamento está em você.
Antes de vestir a sua melhor roupa, colocar o seu melhor perfume, usar a melhor maquiagem, vista-se com o que você têm de melhor primeiro, vista-se com o melhor da sua essência, com a sua melhor energia. Vista-se com a sua alma.
Aprenda trazer para fora o seu encantamento, a sua mais linda forma de energia. Porque essa sim é que vai transparecer, é essa que vai encantar a todos.
Porque a beleza de verdade está na nossa alma, está na nossa essência, na nossa luz.
Pais e Filhos
Desde os primeiros passos,
com conselhos, ensinamentos e abraços,
eles assumem uma importante missão,
com sabedoria, alimentando diariamente uma forte conexão.
Nos conduzindo pelos melhores caminhos.
Às vezes com dureza, mas sem perder o carinho.
Sem saber, os fazemos amadurecer
enquanto eles nos treinam na arte de viver.
Essa é a beleza da relação entre filhos e pais.
Uma troca contínua, onde é possível aprender sempre mais.
Enquanto crianças, quando saímos de casa, eles aguardam nosso regresso.
Mas sabem que, algum dia, partiremos em busca do nosso progresso.
Por mais distantes que sejam as veredas por onde caminhamos,
como uma árvore de muitos ramos,
sempre estaremos conectados por raízes.
Repletos de lembranças felizes,
de ensinamentos que nos ajudaram a ser quem somos,
de um pai, que a nós estará ligado, onde quer que estejamos.
Custei acreditar
Que aquele amor
Um dia se acabaria
Por vales e sombras
Caminhamos juntos
Mas quis o destino que nossos corpos
se afastassem
Você navegou nas lágrimas de meus prantos
Naufragou em minhas tempestades melancólicas
Remou contra os gritos de amor
E no final o seu barco de despedida bateu contra o meu coração de gelo
Se afogou nas minhas súplicas de desespero.
Sobre Partidas
Hoje eu vim falar de fim.
Um dia todos partem, todos seguem caminhos diferentes. Ninguém pode e nem deve prender-se a algo. O que devemos manter em mente é o bem que o outro nos proporcionou e o bem que nós proporcionamos ao outro.
A vida é um eterno semear. Sempre podemos deixar com o outro alguma boa semente. E mesmo que um dia todos partam por caminhos diferentes, essa semente poderá germinar e ajudar o outro na sua nova caminhada.
Um dia todos partem, até nós iremos partir, podemos escolher caminhos diferentes do outro. O que levamos é apenas nós mesmos, as nossas histórias, os aprendizados, as nossas sementes. Sementes essas que podem ter sido deixadas pelo outro também.
Se o outro quiser caminhar ao nosso lado lado será ótimo, mas se resolver partir, também será ótimo. Pois o outro aprendeu tudo o que foi preciso ao nosso lado. Não podemos nos apegar naquilo que não é nosso.
O outro sempre vai estar ao nosso lado, mas nunca será nosso, nunca será algo de propriedade nossa. O outro é assim como nós, que escolheu alguém para compartilhar, aprender, dividir os aprendizados da vida.
Está aí uma coisa que devemos entender: Ninguém é de ninguém, nós somos de nós mesmos. Quando entendermos isso não existirá a dor de ver o outro partir, nem a dor de deixar o outro partir.
Vai ficar a felicidade do outro poder ter estado na nossa vida, de poder ter dividido o tempo ao nosso lado. Vamos estar felizes pelo outro também poder fazer outros felizes. Vamos estar felizes pelo outro também poder conhecer outros caminhos, outros mundos.
Separações, despedidas não precisam ser tristes. Na verdade nunca nós separamos por completo de ninguém, sempre deixamos um pouco de nós no outro e levamos um pouco do outro em nós. No fundo somos todos um.
Até que um dia despertei...
Eu passei a maior parte da minha vida acreditando em uma história que me foi contada. Durante muito tempo seguia um roteiro, que nem ao menos sei por quem foi colocado. Sempre acreditei em um mundo melhor, em um mundo onde há beleza. O que eu não sabia era que é esse mundo estava tão perto de mim.
Até que um dia eu despertei. Muitas perguntas surgiram em mim, tantos sentimentos, tantas emoções novas que foram despertadas. Será que eu sou real ou apenas uma ilusão?
Não sei se estou em um sonho ou em uma realidade. Aliás, qual a diferença entre a realidade e sonho? Não sentimos as mesmas coisas em ambos?
Em uma terra desconhecida, eu busco encontrar respostas. É um lugar totalmente inexplorado pela maioria dos seres humanos. As respostas que procuro estão todas dentro de mim. Eu apenas preciso atravessar esse labirinto que separa o que sou agora do meu verdadeiro eu. É preciso descobrir em qual lugar está a minha essência. Uma viagem em que somente eu posso trilhar, uma viagem que somente a minha voz irá me guiar.
No meio do vazio eu me encontro. O silêncio revela as respostas que preciso.
Texto inspirado na série West World.
E voo, voo longe sem fazer parada
Faço de flores e amores minhas curtas moradas
Ter um corpo que transita e me faz enxergar
Eu vou, eu sigo, estou onde eu sempre quis estar
Se eu sinto cheiro no ar, sempre vou me entregar
O verde vem na mente sempre só pra agregar
Lembro do medo da escuridão e inventei vida
Transgressão
Meus olhos cansado se abrem pra um novo día
Engulo a saliva da minha própria rebeldia
E quem diria que um día cê me ouviria falar?
É que minhas correntes foram soltas antes d'eu me expressar
Tardia, e sinto que aquí não posso caminhar
Meu corre é longo, mais um pulo, chego onde quero chegar
Por onde quero, posso até chegar numa ilusão
Mas sigo em frente e nem sempre ouço o meu coração
Papai Noel
Num natal, eu botei na cabeça que eu ia dar um presente para minha mãe.
Nessa época eu era engraxate. Me lembrei disso hoje, porque aquele natal também caiu num dia de domingo. Na rodoviária de Santa Mariana, tinha um bazar onde eu tinha visto uma xícara com uma paisagem de neve, e era aquela que eu queria dar para a minha mãe. Mas só existia uma e eu corria o risco de ela ser vendida. Pedi para o dono do bazar reservar a xícara, ele sorriu e me falou que, quem chegasse primeiro levaria. Isso foi de manhã, umas 9hs. e eu não tinha nenhum centavo no bolso do calção (meu calção tinha um bolso). O dia corria e nada de arrumar o dinheiro. De repente começou a aparecer uns "fregueses" tradicionais e entrar um dinheirinho, mas ainda pouco para aquisição do presente. Eu engraxava um par de sapato e ia até o bazar para ver se a xícara estava lá. Nem fui almoçar naquele dia. Na parte da tarde tinha conseguido uma boa parte do dinheiro, mas ainda insuficiente. Eu continuava cuidando e pedindo para que ele não vendesse a xícara. No fim do dia, quase no horário de fechar o bazar e ainda sem o valor suficiente, pedi para o dono se eu podia pagar a importância que faltava na próxima semana. Disse que eu engraxaria os sapatos dele sem cobrar até completar o valor. --"Nem pensar, me disse ele, e tem mais, já vendi a xícara." Fiquei olhando para o chão, os olhos cheio de lágrimas, pensando: como é difícil a vida de engraxate. Se eu tivesse guardado o dinheiro dos outros dia...mas aquele dinheiro, “dos outros dias”, também fazia parte da receita da família. Vez ou outra eu comprava carne, ou uma outra coisa de comer e levava para a nossa casa. O que fazer? Estive tão perto de poder comprar aquele presente. Era para fazer uma surpresa pra minha mãe. Eu queria que ela ficasse feliz no dia de natal. Pequei minha caixa de engraxar, que eu tinha deixado do lado de fora do bazar, e a levantei para colocar no ombro, mas algo me chamou atenção: havia alguma coisa embrulhada num papel de presente, assim, num formato de xícara. Hoje acho que, enquanto eu estava negociando a compra da xícara, em algum momento, essa pessoa (Vitor) colocou aquele pacote dentro da caixa de engraxar. Me lembro que ele olhou para mim, com os olhos cheio de lágrimas, sorriu e me desejou feliz natal. //Ivo Terra de Mattos
Vidas aleatórias
Hoje era pra ser um dia comum, como os outros.
Eu reclamando da colheita, de porque minha vida tinha tomado o rumo que tomou, mesmo sabendo que foi por causa das minhas escolhas, (escolhas erradas), que cheguei ao ponto que estou.
Nossa vida não pode ser como o fio de Ariadne, que você pode escolher inúmeras possibilidades de erros e acertos, cada escolha vem com sua consequência de brinde, ou como dizia o finado chorão “cada escolha é uma renuncia, essa é a vida”.
Enfim, estava eu com minhas queixas diárias, e meus questionamentos, dos porquês, mas isso fica mais interessante quando se tem TDAH, o foco muda a cada instante. Entrou uma cliente, que já tinha vindo antes sondar preços, mas não botei fé que voltaria, eles nunca voltam, mas essa voltou, disse que iria fazer os procedimentos. Subimos para a sala, comecei a preparar meus equipamentos, como de costume, seria um procedimento bem simples.
Notei algumas cicatrizes em seu ombro, e eu indiscreto como sempre fui, perguntar: E essas marcas ai? Foi moto? Algum cachorro que te mordeu? Desculpe a invasão! Ela disse que não tinha problema, disse que tinha sofrido um acidente de transito. Puxa, que bom que você sobreviveu né? Eu falei dos males o menor. Ela sorriu e disse, pois é. Disse que ficou algum tempo de cadeira de rodas, pois alguns estilhaços tinham entrado em seu abdômen, mas ela dizia que ela estava naquela condição, mas não queria estar, então ela sairia o quanto antes possível.
Já achei super fóda essa força de vontade, outras pessoas se vitimizariam. Ela disse, eu lutei bastante, tive algumas alucinações, por dias, achei que estava sonhando, ou melhor, tendo um pesadelo, mas era por conta da morfina, que era ministrada diariamente, em seu corpo, por conta das dores. Eu como sempre, chato, perguntei alguém se feriu gravemente? Foi então que ela disse, Sim, minha mãe, meu irmão e minha tia, morreram no acidente, junto com o motorista do outro veiculo, que causou todo o dano e veio a morrer logo em seguida.
Só que o que mais me surpreendeu não foi o fato de uma desconhecida estar me falando da vida dela, da morte de seus entes queridos, e sim as criticas que ela recebeu de parentes e amigos, porque ela estava sofrendo pouco. As pessoas estão sempre com seus dedinhos, preparados pra apontar, não se deram conta que ela tinha sobrevivido, esse era o milagre, o que foi perdido não tem como ser recuperado, tem que cuidar do que ficou. Ela disse que sente falta às vezes, mas as coisas acontecem porque tem que acontecer, e ela ficou viva, porque era assim que tinha que ser. Ela ficou grata por ter sobrevivido, com alguns arranhões, fraturas, e cicatrizes, mas nem por isso ela se martirizava se culpava ou se perguntava, Porque eu? Porque comigo? Será que eu merecia? Eu joguei pedras na cruz? (Como eu sempre digo, quando minha vida esta uma merda). Ela simplesmente disse “pelo menos eu sobrevivi.”.
Ai foi ai que me veio aquela voz interior, lá do fundo, que me disse bem alto, assim na lata...
“VOCÊ RECLAMAVA DE QUE MESMO”? ’’
Cada pessoa lida com a dor, da forma que lhe convém, sofrer pouco ou sofrer muito não te faz nem mais humano, nem menos humano. Você escolhe o tanto que quer sofrer, o tanto que vai se culpar, o tempo que isso vai durar.
Como diz minha amiga Dani “Sofra apenas o necessário”.
Hoje eu parei de reclamar.
Confesso!
Tenho medo de ser vítima
da violência doméstica,
de ser mais um número do feminicídio,
de estar sempre "caindo da escada"
e de ser tachada
como a louca que fugiu do hospício...
confesso também que
tenho medo das pessoas ditas "de bem",
daquelas que alimentam o mimimi,
e daquelas que só elas prestam e mais ninguém,
de medo em medo,
vou me afastando.
"QUASE"
Elas vem na calada da noite
"Quase" sempre é um tormento
Dói pelo q pode ser sido um "quase"
E "quase" te arrasta pra morte
Suas lembranças "quase" são uma tortura
Elas "quase" te aquecem e em seguida sempre te gelam
Você "quase" se culpa por acontecidos serem culpa sua
E que os melhores momentos "quase" sempre acabam pra sempre
Todos os melhores momentos que você teve "quase" se tornam memorias que você ainda queria viver, e lembrar que não vai... e que nada pode substituir "quase" acaba com a sua vida...
Saber que você pode ter acabado com a sua vida e a sua felicidade por ter sido tudo um "quase", "quase" te mata por dentro.
Eu Vejo Você!
Um olhar profundo para o outro.
O ''Eu vejo você'' é uma frase que se usa muito nas Constelações. É uma frase tão simples, mas tem um grau de profundidade tão grande. É algo que nos toca mesmo. Quando entendemos o real significado ela traz uma compreensão muito grande. E Constelação é basicamente isso: Trazer compreensão.
Quantas pessoas realmente estão nos vendo de verdade? Você mesmo é capaz de enxergar você? De olhar pra você de uma forma profunda, de uma forma acolhedora e amorosa?Costumamos olhar para nós, para a vida, para os outros muitas vezes de uma forma crítica, de uma forma negativa. O nosso olhar ainda não é um olhar limpo, claro, para ver além do que somos capazes de ver. As nossas crenças nublam muito o nosso olhar ainda, é como um filtro que é colocado na nossa visão, e a partir do que está nesse filtro começamos a ver tudo de uma forma que pode ser boa ou não. Só que acontece que esses filtros acabam bloqueando a nossa visão, não permitindo ter uma amplitude maior, ficamos apenas na superfície dos fatos.
E o ''Eu Vejo Você'' na minha visão tem um significado muito profundo. Não é apenas ''Eu estou só vendo você'' é muito mais do que isso. Quando eu digo ''Eu Vejo Você'', eu estou dizendo que: Eu estou deixando de lado o meu julgamento, os meus pré-conceitos para enxergar você como você realmente é, e aceito você exatamente do jeito que você é. Eu vejo você como ser humano. Eu vejo a sua luz e também a sua sombra. Eu vejo a sua alma. Eu vejo você porque eu também consigo me ver.
Será que você está realmente vendo os outros? Você realmente está vendo você? Você consegue deixar de lados os seus julgamentos, os seus pré-conceitos para enxergar as pessoas de verdade? Quantas crenças, bloqueios, medos, julgamentos te impedem de ver tudo como realmente é? Quantas ilusões você está alimentando como verdade?
Falar de constelação é uma coisa tão linda, tão profunda. O trabalho das Constelações é algo muito transformador. É um campo de consciência, de amorosidade. É você olhar as pessoas, a vida de uma outra forma. É trazer uma nova percepção, luz, consciência, compaixão e gratidão para nós e para todos.
Que a partir de agora possamos nos enxergar como realmente nós somos; tomando as nossas qualidades, acolhendo os nossos defeitos, assumindo a nossa luz. Que possamos nos olhar de uma forma profunda. Que através desse olhar possamos nos libertar. E quando olharmos para o próximo que sejamos capazes de enxerga-lo de verdade, de ver a sua luz. Eu vejo vocês!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante