Carta a um Amigo Detento

Cerca de 96207 frases e pensamentos: Carta a um Amigo Detento

⁠Estudo, um mundo de oportunidades, onde se quebra o ciclo da pobreza, é através do estudo que um filho do pobre se torna médico, advogado...Professor, sim, Professor (a) com “P” maiúsculo. Parabéns a todos aqueles que promovem essas oportunidades.
Aos pais e mães de todas as profissões uma salva de palmas.

Inserida por jomaxpbi

PROFESSORES: ⁠TITÃS DA EDUCAÇÃO

A Ilíada só é grande porque nela toda a vida é uma batalha. A Odisseia só é grande porque nela toda a vida é uma jornada: Titãs da educação que renunciam suas Ítacas, em busca de conquistar suas Troias de todos os dias: intransponíveis fortalezas da mente humana, rompendo com as muralhas mais obscuras de um mundo ignoto e vasto. Este doloroso confronto que se dá na latente alma humana, nas esferas mais íntima do ser. É ali que o professor atua como mediador do conhecimento, em linha tênue, em que Vygotsky denomina Zona de Desenvolvimento Proximal, Platão de Alegoria da Caverna. Entre as sombras e o real ocorrem as batalhas titânicas nos oceanos e nas cavernas da mente: o professor desperta o conhecimento libertador apto a construir indivíduos livres, críticos e criativos...
Professores, gigantes do saber nas Ilíadas e Odisseias levando a preciosa semente da sabedoria andando e chorando, mas voltam trazendo consigo os molhos de alegria. Odisseus da educação regressam à suas Ítacas, seus reinos de paz, lá estão suas Penélopes e seus Telêmacos fiéis e leais tecendo o seu sudário: o manto mais sagrado do AMOR ÁGAPE...

Inserida por ivanildo_quadros

O silêncio foi a resposta.
A ausência um forte tormento.
Minha inspiração calou-se.
Sua memória entregou-se ao esquecimento.

Mas, a minha mente ainda lúcida,
Lembrará com gratidão,
Quem reconheceu em mim talento,
E eterna será em meu coração.

A dor da saudade ficou somente para mim.
Pois, agora seu coração descansa, e sua dor teve fim.
Sei que de mim já não lembra, e nem poderá me ouvir.
Mas, o meu coração ainda sofre a perda por vê-la partir.

Como uma vez ela me disse, quem tem amigos deixa saudade.
Mas, além disso, ela deixou um legado, de perseverança e lealdade.
Agora só me resta a lembrança,
De seu sorriso e sua alegria.
Toda a nossa história foi um conto,
E, agora, será poesia.

Inserida por sheyla_morais

⁠Hoje tá difícil de respirar, mas de um tempo pra cá tem sido cada dia pior.
As vezes prendo a respiração e sinto que talvez aquela seja a resposta pras minhas dores e frustrações.
Mas meu corpo não responde aos minhas ordens e acaba puxando o ar novamente.
Eu só queria parar de respirar!

Inserida por suzan_przybychewski

⁠ILHA

Existe um lugar onde o medo de experiências boas e ruim te aprisionam, e você não se sente capaz de sair, por mais que tente ,lute ,insista se sente preso e estagnado.
E como se estivesse em uma ilha sem barcos, sem remos ou qualquer outro meio de escape e todos os dias são como noites escuras e tudo que se vê e neblinas. Essa ilha não existe, ela só se faz real em sua mente, os sentimentos bons lá são retidos e os maus se fazem presentes constantemente te perseguindo e te impede de tomar qualquer iniciativa te rouba aos poucos sem você nem perceber a luz de Deus na sua vida.
Enfim você vai se tornando um ser frio, talvez até incapaz de amar, pois outrora foram tomados de ti tais sentimentos, você começa a desacreditar no amor, nas pessoas vai vivendo a vida sem expectativas sem anseios, presa em sua ilha.
Quando finalmente acha que passou o momento de tristezas, acha que está pronto novamente pra viver quem sabe um novo amor e por fim ser feliz acontece novamente, você se decepciona não sai como planejado e volta outra vez para ilha, presa entre os bons e os maus momentos.
Indaga-se e se pergunta quando passará? Quando terminará esse processo aparentemente duradouro? E a resposta e bem óbvia, porém o estado que se encontra não permite interpretar.
O amor morreu por nos na cruz do calvário tomou sobre si todas as nossas dores, nos amou primeiro e nos deu poder e autonomia pra superar qualquer problema, Jesus e o barco pra sair desse isolamento tão somente esperem em Deus e ele te fará forte, buscá-lo de todo o seu coração e o acharás, e quando os demais vir Deus na sua vida verá que maior e o que estás contigo...

REILANE P. SANTOS

Inserida por reilane_delfino

⁠Ser criança é

Ser criança é ser feliz com pouco e acreditar que o mundo é um parque. É correr, brincar e explorar o universo em um único dia com a certeza de que nada pode atrapalhar os seus sonhos.

É ser um eterno sonhador, imaginando um futuro incrível e vivendo intensamente cada minuto do dia.

Ser criança é estar realmente vivo, sabendo que cada segundo é importante de ser aproveitado. É ser grato até mesmo pelas pequenas coisas da vida. É olhar para o menor dos insetos com a mesma curiosidade que olha para um leão.

É acreditar em um mundo onde a paz reina e que o maior sonho dos adultos é voltar a ser criança.

Inserida por pensador

⁠Ser como criança

Ser como criança é ser como um peixinho pequeno e curioso na imensidão de um oceano de possibilidades. É nadar livremente e explorar os detalhes fascinantes da vida.

É saber que os joelhos ralados vão sarar com um simples beijo e aprender que o amor é o remédio mais poderoso do mundo. É nunca parar de sonhar, pois peixinhos nunca fecham os olhos, nem mesmo para dormir.

Na imensidão azul que é o nosso planeta, lembrar que as crianças são verdadeiramente livres para sonhar é a inspiração que precisamos para continuarmos a nadar.

Inserida por pensador

⁠A chuva cai no telhado e um vento forte bate lá fora, estou aqui dentro na solidão, um frio com intensidade e morrendo de vontade de estar em teus braços, sentir teu cheiro e teu corpo no meu e teus beijos que há tempos meus lábios procuram por eles.
Se estou te esperando?
Nem sei explicar o que sinto agora, só sei que sinto saudades, eu sei que você não é mais aquilo que sempre sonhei, então fico assim nessa saudade que dilacera meu coração, não sabendo como te esquecer,
Não é que eu seja boba, é que desapegar não é tão fácil assim, afinal, você passou muito tempo na minha vida.
Eu sei, daria tudo pra ser diferente, mas o que sobrou de mim foi saudades do que não volta mais, ah como eu o amei, como tudo foi verdadeiro, como amava tudo o que você tinha, mas o cristal quebrou, só lamento não poder mudar nada, sinto tanta saudades que chega a doer, mas vai passar.

Inserida por zwoslvy

⁠O PEQUENO POLEGAR

Havia um par de botas
Mas não um par comum
Serviam pra toda a gente
Cabiam em qualquer um

Não eram botas surradas
Nem tampouco elegantes
Enfeitiçadas pelas fadas
Guardadas pelos gigantes

Basta saber aonde ir
Essas botas não dão trégua
Botas rápidas feito o vento
As botas de sete léguas

Um grande bruxo as possuía
Até alguém dele roubar
O mais jovem de sete irmãos
O pequeno polegar

Abandonados pelos pais
Pois não tinham o que comer
Na floresta foram largados
Tinham mais chances de viver

Com as botas de sete léguas
Já não havia choro
Enganaram o velho bruxo
Levaram todo o seu ouro

Mas o bruxo era malvado
Se isso serve de consolo
Acharam o caminho de casa
Dividiram o seu tesouro

E não há quem não conheça
Aqui ou em qualquer lugar
Terror dos bruxos e dos gigantes
O pequeno polegar⁠!

Inserida por EricJoLopes

⁠Analisando...

Baseio a vida como uma correção de um texto, onde cada leitura encontra-se um erro, em cada leitura a vírgula é colocada no lugar certo. Tudo tem um reparo, tem vírgula que foi colocada em um lugar errado. Encontramos ponto que até deveria existir, mas a distração e a emoção; talves a ansiedade de expor a linha de raciocínio fez com que o ponto fosse colocado em um lugar errado. Tudo tem que ser analisado, até um certo tempo tudo tem um reparo. Como um texto avaliativo por exemplo, enquanto estar em seu domínio, ele pode ser analisado e corrigido, mas quando ele é passado para o analista, não poderá ser reparado .
Enquanto tiver forças, trabalhe, conquista, abrace, ame, cuida, cultiva, cativa, perdoe, abenço- e. Faça o bem , planta o bem.
Faça uma análise das suas ações e se encontrar falha...Até um certo tempo, ainda da tempo.. ainda da tempo.

Inserida por mira_neves

⁠Há um lugar que não precisamos usar as melhores roupas;⁣

Há um lugar que não precisamos usar máscaras;⁣

Há um lugar que não precisamos ser bem-sucedidos;⁣

Há um lugar que não precisamos ser avaliados;⁣

Há um lugar que não precisamos utilizar utensílios de segurança;⁣

Há um lugar que não precisamos de títulos;⁣

Há um lugar e esse lugar é permanecer no Senhor. ⁣

O tempo, as circunstâncias da vida e seu Espírio me ensinaram que caminhando com Ele eu não encontro o que é efêmero, mas sim o que é eterno e valioso. Encontro o seu olhar de amor, e me acho entre as linhas da sua Palavra e aos poucos a transformação vai acontecendo.⁣
Essa vivência é minha e não se encontra nas prateleiras dos mercados para venda. Ela é de graça, ela é o resultado da GRAÇA, essa graça que me alcançou.⁣

Obrigada meu Abba por mais um ano de vida que completo hoje!⁣

Inserida por silviacplima

⁠Adeus de um vagabundo"

Quando meus passos me distanciar de tudo;
Quando no ar não existir mais o meu cheiro;
Quando minha voz se fizer esquecida;
Quando os meus certos e errados não fizerem mais sentidos;
Quando o tempo ter apagado tudo e todos da minha existência, o que ficará será apenas o que longe ficou, num tempo remoto e sem sentido... vazio de mim.

⁠eu espero um dia poder sentar em uma cadeira, em frente ao meu computador
As 23 da noite e escrever algo feliz
Espero poder trazer pra vocês coisas boas,
Porque curtos foram meus momentos de felicidade, e se houve alegria eu não soube descrever
A felicidade é como o amor
Você sente mas não consegue
Abordar.

Inserida por Larissaloraschi

A verdadeira razão de um encontro...

Escolhi o encontro pra encontrar a razão

Preferi a paz como imersão.

A razão é a escolha pra encontrar o caminho com folhas que percorre o olfato e o olhar.

Trazendo lembranças que como as folhas nos banham o ar, perfumando o tempo que voa no vento e nos poe a lembrar...

Lembre-se Sempre de ser feliz !

Respire, Perceba, Aprenda...

O presente que a vida nos dá!

Inserida por meiraanalice

Quantas vezes acontecem dramas terríveis por faltar algo
tão necessário como um diálogo, uma conversa para dirimir
dúvidas e esclarece-las...
Dramas que poderiam ter sido evitados...
Recordar é viver, e pensar que tudo poderia ser diferente...
Ósculos e amplexos
Marcial

CERTAS RECORDAÇÕES TRISTES
Marcial Salaverry

A vida por vezes nos reserva algumas surpresas, e assim, por mera obra do acaso, tive hoje uma melancólica lembrança do passado, ao cruzar com uma figura triste, com a expressão de quem já desceu quase todos os degraus da vida, chegando naquele ponto de onde não mais existe volta. Apenas uma saída. A porta para o Além.

Seu porte, outrora altaneiro, de moça fina, de família de recursos, estava alquebrado, vencido por uma triste vida desregrada, pelo uso de drogas, pelo fumo, pelas bebidas... Enfim, o verdadeiro fim da picada. O quadro desenhado no tango “Esta Noche me Emborracho”, que diz "Hoje te vi passar, e causou-me pena ver-te nesse estado triste, toda alquebrada pela vida..." Não consegui fugir das recordações que me assaltaram a mente.

E pensar que muito a amei, chorei ao lembrar os doces momentos que passamos juntos. Como doem essas recordações. E a busca das explicações, como se para a vida explicações houvessem. Simplesmente certos fatos acabam acontecendo porque acontecem.

Éramos namorados. Para a época, nosso namoro era muito avançado. Não tínhamos limite para nossas intimidades. E foi essa liberdade, ou melhor, essa liberalidade que causou tudo, por faltar um diálogo esclarecedor.

E aquele baile de formatura. Triste baile. Ela queria ir sozinha. Não me queria naquela noite, depois vim a saber o porquê. Quando descobri, saí a campo para arrumar um convite. Queria surpreendê-la, e o consegui.
Não esqueço sua expressão de surpresa quando me viu entrando no salão, impecável em meu smoking alugado. Sorriu-me. Magoado, fiz que não a vi, e comecei a dançar com outras, fazendo par constante com uma moça que conhecera lá. Reparei que ela não dançava com ninguém, e apenas me olhava.
Apenas no fim do baile, empertiguei-me e fui tirá-la... Ela, olhando tristemente, recusou-me e saiu... Nunca mais a vi... Fiquei muito ofendido com a recusa, e não a procurei mais.
Depois vim a saber dos fatos. Ela estava suspeitando estar grávida, e queria conversar com algumas amigas para ter certeza. Quando soube, uma das amigas disse-lhe que eu não mais a procurava porque estava sabendo de tudo, e não queria saber mais dela, por estar grávida. Bela amiga... Desesperada, e com vergonha de encarar seus pais, fugiu de casa, caiu no mundo, e na vida.
Nunca mais soube dela, e essa mesma amiga me disse que ela havia fugido com um namorado. Jamais soube o que realmente aconteceu, e tampouco procurei saber.
Apenas a reconheci naquela noite, porque sempre a tive em um cantinho da memória. Seus olhos eram inesquecíveis, bem negros, brilhantes, fogosos. Negros ainda estavam, mas o brilho, o fogo, completamente apagados. Chorei muito, perdido nas recordações, e em como podem ser estranhos os rumos de nossa vida. Amamo-nos muito e muito amamos, porém a vida nos separou, ela seguiu por um rumo, e eu por outro. Poderia ter sido diferente? Claro, se ela tivesse me dito tudo, ou se eu tivesse confiado mais, ou mesmo se ambos não tivéssemos sido tão orgulhosos, cada qual julgando-se magoado, assumindo postura de vítima, e, principalmente, se aquela falsa amiga não tivesse sido tão “amiga”...
Enfim, coisas da vida, que nos prega peças as mais loucas possíveis. Seu nome? É lembrança. Lembrança daquilo que poderia ter sido, daquilo em que se transformou.

Bem crianças, ouvi esta história em um desses papos de botequim, quando alguém precisa falar, e alguém gosta de ouvir, para contar depois.
Nomes? Para que? Quantos de nós conhecemos muitas histórias semelhantes, em que tristes fatos acontecem, em que vidas podem ser destruídas, apenas porque não houve um melhor entendimento. Em que as pessoas se deixam levar pelo orgulho, pela vaidade. Quando se prefere ouvir inverdades, porque a verdade talvez nos incomode.
A história desses dois poderia ter sido muito diferente. Apenas coisas do destino? Não creio que se possa atribuir ao destino certas falhas da personalidade do "bicho gente", que por vezes pode atrapalhar a vida.
Sinceramente, espero que a história dessas duas almas sofredoras possa servir como alerta, lembrando que a melhor maneira de se dirimir dúvidas, é através do diálogo. Conversando é que se entende, ou não, mas de qualquer maneira chega-se a melhores conclusões, podendo evitar futuras lamentações...

Nessa expectativa, vai aqui meu desejo de que todos possam ter UM LINDO DIA, e que jamais possamos nos esquecer da importancia de um diálogo sincero para aparar certas arestas que surgem pela vida...

Inserida por Marcial1Salaverry

Prazerosa Incomunicação

Em um mundo cheio de sociedades histéricas, subjetivas e com ausência de simetria uma boa dose de silêncio, livros e café são simplesmente indispensáveis em ápices da vida, e estar longe de qualquer coisa que possa causar uma certa desarmonia na psique é fundamental.

Viajar por lugares incríveis sem sair do quarto, obter alegrias incontáveis e descobrir verdades encantadoras de uma pessoa que conhece tão pouco, você mesmo!

É poder pensar, aprender, questionar sobre qualquer assunto sem precisar de mediadores, é poder fazer suas exposições filosóficas, religiosas cientificas e políticas de vários ângulos e analisar todos eles de maneira sutil.

É conseguir se sentir feliz com coisas que realmente importam e que são de fato verdadeiras, permitir-se sentir e ver qual dos minúsculos pontos do universo és, mas também apreciar o perfume cativante de ser um deles.

Passar por momentos sufocantes e assustadores, está no controle e perdê-lo em seguida, mas com tudo isso se sentir um verdadeiro ser humano feliz!

Arrumar toda bagunça do sistema emocional, pra depois desorganizar tudo de novo e ficar extremamente satisfeito com o resultado disso tudo depois.

Não está rodeado de pessoas, não ouvir voz nenhuma, além da própria fazendo eco nos túneis do consciente, não ter à quem contar suas adversidades, dar gargalhadas de suas respectivas anedotas, se aventurar por lugares magníficos e peculiares sem acompanhantes e no entanto se sentir a pessoa mais afortunada de todo universo, sem a presença de ninguém!

E o mais excitante em toda essa trajetória é o simples fato, de, que nenhuma pessoa deu a mínima pra essa experiência!

Inserida por erivaldo_melo

⁠"BENGALA BRANCA"
Um cego vinha descendo a rua com sua bengala branca, pela sua deficiência até que caminhava rápido e conseguia desviar da maioria dos obstáculos, não levou nenhum tombo, não deu de frente com nenhum poste. E continuou caminhando rua abaixo apenas com a certeza que sua bengala branca o orientava.
Ele vivia na escuridão, não via, não enxergava, seus sentidos eram apenas o olfato e audição e a bengala branca. Com todos esses problemas sua face não esboçava tristeza, apenas a determinação de ir ao seu destino. Tomou certo cuidado para atravessar a rua, mas atravessou...Tinha Fé!!!

Inserida por rivaldoRribeiro

⁠ Temos em nosso interior, um próprio clima predominante. Existem almas ensolaradas, com dias nublados e almas nubladas, com dias ensolarados. Interessante observar, que existe ainda, um fenômeno, que defino como humor climático, onde o tempo meteorológico, pode influenciar nosso humor, nosso clima interno!
(Página: Edí escritora)

Inserida por ediescritora

⁠RIMAR DUMA SAUDADE

Teve um tempo que mandava
Nas poesias que eu escrevia
Cada versar uma companhia
E em cada linha festa bordava

Com emoção, assim, andava
Nas mãos a imaginação ia
E em toda a obra que fazia
A ventura, ao lado, ajudava

Pobre a poesia, sem aquarela
Sem fantasia, um dia tão bela
E hoje, pedinte de qualidade

E, no amor, sem substância
Sobre o vazio da distância...
Só o rimar duma saudade!

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
18/10/2020, 09’29” – Triângulo Mineiro

Inserida por LucianoSpagnol

Estrada das Rosas

⁠Caminhando na estrada das rosas, sinto um escudo me proteger,
A Lua esta quase se emparelhando com o Sol, o dia momentaneamente está se transformando em noite, assustado continuei caminhando seguindo a luz de milhões de vagalumes,

Continuei a caminhar pela estrada brilhante e vi espantalhos espalhados entre as rosas, mas o Sol reascendeu e descobri que eram pessoas simulando uma vida sem coração,

No que parecia o fim da linha, uma enorme parede de vidro refletindo tudo que passei ou vive me impedia de continuar, apenas um toque suave com as minhas mãos e toda a parede gigantesca começou a rachar e se desfazer em pó,

Sempre com a bússola apontando em direção ao norte resolvi parar para descansar e refletir um pouco a respeito de tudo, um vento forte soprou, um barulho distante de água corrente escutei, levantei ofegante e comecei a correr em meio as tantas rosas, em direção a vista que tanto procurava, cheguei no lugar cheio de vida, alegria e paz,

A água do rio tão transparente, as pessoas tão sorridentes, a energia do lugar é a mesma do escudo que me guiou até aqui,
Atravessar o mundo é uma benção, desde que o amor seja o centro da questão.

Inserida por Ricardossouza

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp