Cantico dos Canticos do Rei Salomao
Muito valorizado
Mefibosete. . . Comerei à minha mesa como um dos filhos do rei. - 2 Samuel 9:11
Um operário fabril britânico e sua esposa ficaram entusiasmados quando, depois de muitos anos de casamento, descobriram que teriam seu primeiro filho. Segundo o autor Jill Briscoe, que contou essa história verdadeira, o homem repassou as boas novas aos seus colegas de trabalho. Ele lhes disse que Deus havia respondido suas orações. Mas eles zombaram dele por pedir a Deus por um filho.
Quando o bebê nasceu, ele foi diagnosticado com síndrome de Down. Quando o pai foi trabalhar pela primeira vez depois do parto, ele se perguntou como encarar seus colegas de trabalho. "Deus, por favor, me dê sabedoria", ele orou. Assim como ele temia, alguns diziam zombeteiramente: “Então, Deus lhe deu esta criança!” O novo pai ficou por muito tempo, silenciosamente pedindo a ajuda de Deus. Por fim, ele disse: "Fico feliz que o Senhor deu este filho para mim e não para você."
Como este homem aceitou seu filho deficiente como um presente de Deus para ele, assim Davi teve o prazer de mostrar bondade ao neto de Saul que era “coxo em seus pés” (2 Sam. 9: 3). Alguns podem ter rejeitado Mefibosete porque ele era manco, mas a ação de Davi mostrou que ele o valorizava grandemente.
Aos olhos de Deus, toda pessoa é importante. Ele enviou Seu único Filho para morrer por nós. Que nos lembremos com gratidão do quanto Ele valoriza cada vida humana.
Senhor, que possamos ver naqueles que encontramos
A marca da tua imagem justa,
E que a sua dignidade especial
Cresça mais forte do nosso amor e cuidado. —DJD
Todos são valiosos para Deus. Dave Branon
O preço da liberdade
Eu irei para o rei. . . e se pereci pereci. - Ester 4:16
Quando conversei com jovens homens pouco antes do dia D durante a Segunda Guerra Mundial, observei que eles estavam com medo. Nenhum deles queria morrer. No entanto, a grande maioria expressou sua convicção de que a causa pela qual estavam lutando era certa e digna do risco.
A rainha Esther tinha sentimentos semelhantes. Ela não queria morrer. Ela pediu um jejum de três dias para reconhecer sua necessidade da ajuda especial de Deus. De acordo com o costume persa, se ela não fosse convidada para o rei e ele estivesse descontente, ele poderia ordenar a execução dela mesmo que ela fosse sua esposa. No entanto, Esther amava seu pessoal o suficiente para correr esse risco.
Hoje, nos Estados Unidos, honramos os homens e mulheres que morreram a serviço de seu país. Seu senso de patriotismo os obrigou a colocar suas vidas em risco. Quer tivessem se voluntariado ou sido convocado, eles se juntaram na defesa de sua terra natal. Às vezes eles viajaram para lugares distantes para apoiar outros países em uma luta pela liberdade. Eles arriscaram tudo e morreram.
Assim como somos gratos àqueles que morreram para tornar a liberdade possível, devemos agradecer a Deus pelo Seu Filho que morreu para nos libertar da escravidão do pecado. Neste dia temos muito a agradecer.
Senhor, mantenha-nos conscientes do custo,
O preço da liberdade -
Homens e mulheres corajosos deram suas vidas
Para vencer a tirania. —DJD
O preço da nossa libertação do pecado foi pago em sangue. Herbert Vander Lugt
O caminho para louvá-lo
Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! - Lucas 19:38
A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém alguns dias antes de sua morte concentrou a atenção em Cristo como Senhor. Quando Jesus enviou Seus discípulos para pegar o jumentinho que Ele deveria cavalgar, Ele os instruiu a dizer aos seus donos: “O Senhor tem necessidade disso” (Lucas 19:31). E quando a multidão gritava seu louvor, eles citaram o Salmo 118: 26, dizendo: “Bem-aventurado o Rei que vem em nome do Senhor!” (Lucas 19:38).
Jesus é senhor. Seu é "o nome que está acima de todo nome" (Fp 2: 9). Como parte do título de Cristo, a palavra Senhor se refere à Sua soberania. Ele é o Rei, e todo crente Nele é membro do Seu reino.
Nós fazemos de Jesus o Senhor de nossas vidas curvando-nos à Sua autoridade como Rei. Isso significa que vivemos em obediência a ele. Não podemos ser como o homem que alegou ser cristão e, no entanto, optou por usar substâncias ilegais e viver em um relacionamento ilícito. Quando o seu ministro o confrontou, ele respondeu, com dificuldade: “Não se preocupe, pastor. Está bem. Eu sou apenas um mau cristão.
Não está bem. De modo nenhum! Não para um membro do reino de Cristo (Lc 6: 43-49).
Neste Domingo de Ramos, certifique-se de honrá-lo com seus atos e com suas palavras. Então você pode se juntar a outras pessoas proclamando: "Jesus é o Senhor!"
Digno é Ele da nossa adoração,
Digno é Ele do nosso louvor,
Magnifique-o com ação de graças,
Alegremente nossas vozes elevamos. —Anon.
Se você adora a Cristo como Salvador, não o ignorará como seu Senhor. David C. Egner
Rei dos macacos
Aquele que gloria, que ele se glorie no Senhor. - 2 Coríntios 10:17
Estudos conduzidos pela National Geographic Society fornecem alguns insights fascinantes sobre o comportamento dos chimpanzés. Observadores observaram como a liderança de uma comunidade de chimpanzés mudou devido a um dramático blefe usado por um dos membros mais humildes da colônia.
Mike, como era carinhosamente conhecido, aprendeu a dominar seu estabelecimento de chimpanzés com a ajuda de algumas latas vazias de querosene e uma pesada caixa de aço. Hooting alto, ele iria bater os objetos de metal juntos como ele empurrou-os sobre o solo. Esse comportamento clamoroso assustou tanto os macacos que o líder entregou sua soberania a Mike.
Infelizmente, situações semelhantes podem ser vistas na igreja. Aqueles que geram mais atividade freqüentemente recebem a maior atenção e honra. Mas um grande programa e uma personalidade chamativa não são provas seguras de bênção divina.
Paulo advertiu contra olhar “para as coisas de acordo com a aparência exterior” (2 Co 10: 7). A medida real de nosso trabalho é se está de acordo com a Palavra de Deus e reflete Sua glória e não a nossa.
Certifique-se de que tudo o que você faz, você faz pelo Senhor. Então, quando você se gloriar, estará Nele!
Ajude-nos a não
ofuscar a glória de Deus, nem a auto-Sua luz a escurecer;
Que cada pensamento para Cristo seja cativo,
esvaziado para ser preenchido com ele. —Anon.
Você não pode glorificar a si mesmo e a Cristo ao mesmo tempo. Mart DeHaan
Os Arquivos transmitem aquilo que um Rei, presidente e/ou qualquer monarca não consegue ou conseguiu transmitir em vida.
Devemos, como o rei Davi, desejar que Deus crie e renove em nós um coração puro e um espírito inabalável.
Trabalho Donkey Dedicado
Eis que seu rei está vindo para você, humilde e sentado em um jumento. - Mateus 21: 5
As pessoas costumam falar de burros em termos depreciativos. Você pode ter ouvido a expressão: "Eu sou apenas alguém que tem que fazer todo o trabalho de burro". Ou "Fulano é tão teimoso quanto uma mula" (uma mula é meio burro).
Essas palavras ignoram as contribuições de um animal verdadeiramente valioso. Os burros serviram a raça humana por milhares de anos. Eles já foram valorizados como símbolos de humildade, gentileza e paz.
Nos dias bíblicos, os jumentos que nunca haviam sido montados eram considerados especialmente adequados para fins religiosos. Portanto, era mais apropriado que Jesus mandasse um potro para realizar a tarefa real de levá-lo a Jerusalém. Quão invejável era essa missão de burro! Como é a nossa missão como seguidores de Jesus!
Uma missionária na China chama a si mesma de “a jumenta do Senhor”. Ela é uma crente humilde, “carregando” seu Senhor fielmente em cidade após cidade e treinando outros para fazer o mesmo. O Senhor precisa de muitos desses “jumentos” no mundo de hoje, pessoas humildes que O levarão para Jerusalém e o tornarão conhecido.
Assim como o jumento foi desatado para ser usado por Jesus (Marcos 11: 4-5), nós também devemos ser libertos dos apegos mundanos para que possamos servir a Cristo. Estamos dispostos a fazer o trabalho de burro?
Ensina-me a fazer a tarefa humilde
O melhor que posso,
E não procurar por chamados maiores
Que possam se opor ao Teu plano. —Bernheisel
O trabalho humilde torna-se trabalho sagrado quando é feito para Deus. Joanie Yoder
Olhos no rei
Ele é a cabeça do corpo, a igreja. . . que em todas as coisas Ele pode ter a preeminência. - Colossenses 1:18
John Henry Jowett, o grande pregador inglês, gostava de contar sobre a época em que participou da coroação de Eduardo VII. A Abadia de Westminster estava cheia de realeza. Jowett disse: “Muita reverência e respeito foram mostrados quando a nobreza de alta patente entrou na catedral.” Quando o rei chegou, no entanto, um silêncio veio sobre a platéia. Todos os olhos estavam sobre ele, e não mais os dignitários de status inferior recebiam o olhar e interesse do povo. Todos os assuntos fixaram sua atenção em seu líder real.
É assim que deve ser na vida de um cristão. Jesus é o Rei dos reis e merece o lugar de maior destaque. Naturalmente amamos e respeitamos nossas famílias, amigos, associados e aqueles que servem ao Senhor. Mas o Senhor Jesus deve ter a preeminência! Nossa devoção é sempre estar centrada nEle. Com todas as atividades que competem pelo nosso tempo - até mesmo o trabalho e programa da igreja - é tão fácil tirar os olhos do Salvador.
Que nunca percamos de vista o Rei Jesus que merece nosso louvor e adoração. Vamos nos juntar às vozes celestes e dizer: “Você é digno, ó Senhor, de receber glória e honra” (Ap 4:11). Sim, Cristo é o preeminente!
Então vamos adorar e dar a Ele o Seu direito -
Toda glória e poder e sabedoria e poder,
Toda honra e bênção com os anjos acima,
E graças nunca cessando, e infinito amor. - Wesley
Concentrar-se em Cristo coloca tudo em perspectiva. Richard DeHaan
O rei poderia
Com Deus tudo é possivel. - Mateus 19:26
Como muitas crianças pequenas, eu tinha um livro favorito de canções de ninar. Eu particularmente me lembro de Humpty Dumpty, retratada como uma criatura grande, em forma de ovo, com um rosto pintado e braços e pernas magros, empoleirada alegremente em uma parede. Então ele caiu e quebrou em pedaços incontáveis. Quando criança, sentia a falta de esperança da situação sempre que lia que "não conseguiam juntar o Humpty Dumpty novamente".
Desde a infância, conheço a Cristo como meu Salvador e Senhor. Eu o experimentei como o grande Potter, remodelando os pedaços quebrados da minha vida e a vida dos outros. Tive a alegria de ver muitos dos chamados viciados em drogas sem esperança, renovados em Cristo. Como resultado, acrescentei uma linha à canção de ninar de Humpty Dumpty: “O que todos os cavalos do rei e todos os homens do rei não podiam fazer, o rei podia!”
Você ou alguém querido para você se sentindo quebrado e quebrado hoje? Lembre-se, ninguém está sem esperança e além da ajuda salvadora de Deus. Jesus disse: "Com Deus todas as coisas são possíveis" (Mt 19.26).
Quando os pedaços quebrados da vida parecem além da esperança de reparo, não desista. Nós temos um Rei que pode juntar as pessoas novamente.
Ninguém está sem esperança, cuja esperança está em Deus. Joanie Yoder
A promessa de um rei
Eis que seu rei está vindo para você, humilde e sentado em um jumento. - Mateus 21: 5
Apesar de toda a sua educação, o psicanalista austríaco Sigmund Freud não pôde prever como a história iria se desenrolar. Quando os revolucionários comunistas lançavam as bases da tirania soviética nos cadáveres de seus próprios compatriotas, Freud escreveu: “Numa época em que grandes nações declaram que esperam encontrar sua salvação unicamente de uma firme adesão à piedade cristã, a sublevação na Rússia . . . parece prometer um futuro melhor. ”Quão enganado era esse homem ímpio!
O fracasso de Freud em prever o futuro está em forte contraste com as centenas de profecias cumpridas da Bíblia. As pessoas podem fazer suposições educadas, mas só Deus conhece o futuro.
Nenhuma das profecias da Bíblia é mais maravilhosa do que aquelas sobre o Messias. O Antigo Testamento predisse muitos detalhes da vida e morte de Cristo, tais como Seu nascimento virginal (Isaías 7: 10-14), morte sacrificial (Isaías 53), e até Sua entrada triunfal em Jerusalém no Domingo de Ramos (Zc 9: 9; Mt 21: 5).
Quão maravilhoso é que o onisciente Deus promete que o Rei que veio em um jumento a quase 2.000 anos atrás retornará um dia em glória e poder (2 Tessalonicenses 1: 7-10). Até então, o mesmo Guardião da Promessa Divina cuidará daqueles que pediram a Cristo que reinasse em seus corações.
Deus manteve Sua promessa do nascimento do Salvador
Aquela noite maravilhosa em que Jesus veio à Terra;
E ainda hoje a mensagem dos profetas soa:
Ele voltará para reinar como Rei dos reis. - Hess
A segunda vinda de Cristo é tão certa quanto a primeira. Vernon Grounds
RECONHEÇA O REI
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho […] [e] toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor. —Filipenses 2:10-11
Quando eu era criança amava assistir o filme O Pequeno Lorde, a história era sobre um garoto, Cedric, que cresceu em uma casa pobre com sua mãe no Brooklyn, em Nova Iorque. Ele descobre que era descendente direto de Earl de Dorincourt e herdeiro de grande fortuna. Num dia, ele brincava de “chutar latinhas” nas ruas de Nova Iorque, e noutro, ele viajava para uma cidade da Inglaterra e é recebido aos gritos de “Vossa Excelência” pelos habitantes do vilarejo.
Se você tivesse visto Jesus brincando nas ruas de Nazaré quando menino, não teria visto nada especial nele (exceto que Ele não estaria brincando de “chutar latinhas” naquela época). Se você o tivesse visto na carpintaria, não perceberia Sua divindade. E se você o tivesse visto pendurado na cruz, não se sentiria atraído a adorá-lo, se não soubesse o que estava por trás desse episódio.
Mas em sua ressurreição, Jesus mostrou Sua verdadeira identidade. Ele é o Rei conquistador — absoluta realeza! Desde que “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Filipenses 2:9), quanto mais nós deveríamos adorar aquele, que em humilde entrega, morreu para tornar-se o nosso vitorioso Rei! —JMS
Reconheça e corresponda à realeza de Deus — adore-o! Joe Stowell
EVITANDO O REMORSO
O rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou […] —2 Samuel 18:33
Nos anos de 1980, uma famosa banda britânica gravou a comovente canção intitulada, The Living Years (Anos de vida). O autor desta lamenta a morte do pai, pois a relação deles fora conturbada e marcada pelo silêncio ao invés do compartilhar. O cantor lastima: “Não consegui dizer-lhe tudo que queria.” Lutando contra o arrependimento por palavras não ditas e amor não expressado, lastima-se: “Eu só queria ter-lhe dito em vida.”
O rei Davi também se lamentou por seu relacionamento conturbado com o filho Absalão. Furioso pela recusa de Davi em punir Amnom pelo estupro de sua irmã Tamar, Absalão matou Amnom e fugiu (2 Samuel 13:21-34). Joabe, o servo de Davi, sabia que ele estava ansioso para encontrar seu filho fugitivo, portanto, organizou tudo para que Absalão fosse trazido à presença dele. Mas o relacionamento entre eles jamais foi o mesmo. A amargura de Absalão detonou um conflito que culminou com sua morte (2 Samuel 18:14). Foi uma vitória amarga para o rei Davi, que lamentou a perda do filho e o relacionamento falho entre eles (2 Samuel 18:33). No entanto, nenhum sofrimento seria suficiente para acabar com a dor no coração de Davi.
Podemos aprender com o remorso de Davi ao lidarmos com relacionamentos destruídos. Pode ser difícil enfrentar a dor ao tentar acertar os fatos, mas é melhor fazermos o possível para acertarmos o que é necessário “durante os anos de vida.” —WEC
Um relacionamento destruído pode ser restaurado — se você estiver disposto a tentar. Bill Crowder
Você só quer ser!
Eu não quero ser porque eu já Sou a filha do Rei. E o meu palácio quem governa é o CRIADOR.
O samurai inglês
…nesse tempo eu era copeiro do rei. —Neemias 1:11
Crê-se que William Adams (1564–1620) tenha sido o primeiro homem inglês a chegar ao Japão. O shogun japonês reinante, afeiçoando-se a Adams, fez dele seu intérprete e conselheiro pessoal, nos assuntos das potências orientais. Com o tempo Adams foi brindado com duas espadas de distinção de um Samurai. Isso demonstrou o quanto os japoneses reverenciavam Adams. Como prestou bons serviços ao seu rei estrangeiro, foi também recompensado com maiores oportunidades de influência.
Séculos antes outro homem em país estrangeiro também teve influência sobre seu rei. Neemias era um copeiro do rei persa Artaxerxes (Neemias 1:11). Na corte real, o copeiro devia testar o vinho antes de ser dado ao rei, para protegê-lo de envenenamento. Essa posição, porém, significava também que ele tinha os ouvidos do rei como um conselheiro de confiança. A integridade de Neemias, seus dons administrativos e sabedoria fizeram dele um confidente para seu governante, o que abriu caminho para a reconstrução dos muros de Jerusalém.
Como Neemias, cada um de nós também recebeu uma esfera única de influência. A criação de filhos, o trabalho na comunidade ou na igreja e o emprego são esferas onde podemos exercer um efeito benéfico sobre outras pessoas. O Senhor colocou alguém em sua vida a quem você pode influenciar?
Um pequeno exemplo também pode servir de grande influência para Cristo. Dennis Fisher
Espírito vem, quebranta meu ser
Espírito vem, faz o céu descer
Rei Jesus, exaltamos o Teu nome
Tua glória, faz tremer terra e céu
Aviva-nos, queremos o Teu reino aqui
Queremos o Teu reino aqui
Em um reino muito distante, o Rei após saciar sua fome, disse "Não existe fome no reino", o pobre pensou "como pode caber todo o reino no estomago do rei".
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp