Bom Mesmo e Ir a Luta Charles Chaplin
Bolo de Macaxeira
é bom a qualquer
hora do dia,
Quando é feito
para Festa Junina
não sei explicar
o porquê vira poesia.
Eu gosto de ficar de papo
enquanto preparo o meu
bom Chimarrão Tapado,
Porque não existe nada
que mantenha melhor
um coração tranquilizado.
Desumanização
Começam te ensinando
que você e tudo aquilo
que existe de bom
ao seu redor é inútil,
Depois ensinam a você
e outros a ofender por
qualquer motivo fútil,
Convencem a você mesmo
e quem está ao redor
que a sua vida não tem valor,
Você e os seus estarão
tão entretidos com o círculo
vicioso de agressão que estarão
acreditando que merecem
e que a vida é assim mesmo,
E quando menos você
se der conta porque não
dão nenhum momento de paz
para pensar vão lá e acabam
com a sua vida e a do seu povo,
A desumanização sempre
para a morte constrói o escopo.
Você me trouxe
um Cheiro verde
para eu fazer um
bom Arrumadinho,
Pode ter certeza
que daqui a pouco
estará pronto
com todo o carinho.
Cerrado em chamas
Deus é bom o tempo todo,
e deu uma Natureza
que podemos usufruir
tudo desde que seja
feito com inteligência,
Ainda tem gente que não
entendeu que incendiar
a mata é a mesma coisa
do que queimar dinheiro,
não ando mais crendo que
a Humanidade tenha jeito.
A primeira vez que de fato
criei consciência brasileira
foi quando eu vi uma
Arara Vermelha cruzando
o Cerrado enquanto
eu passava pela estrada.
A 'velha novidade' que
o Cerrado está em chamas
continua me rasgando
por dentro porque nada
posso fazer além de chorar,
Pela beleza do Cerrado
ainda há quem não consegue
por ele na vida se encantar.
Os homens de poder
se quisessem de fato
acabar com a destruição
já teriam acabado,
Sei lá, mas acho que
do pequeno ao grandalhão
querem ver o país acabado.
Uma esperança infantil
ainda sobrevive em mim
com a doçura das frutas
e dos memoriais passeio,
De tentativa em tentativa
para religar os afetos
e o apreço pela sobrevivência
sejam resgatados
para preservar ao menos
o último suspiro do Cerrado.
Não é preciso
inventar história
para ter o quê para
o mundo escrever,
basta ter um
bom ouvido e falar.
A poesia da noite
também pertence
aos observadores
da cena que veem
a democracia desmaiada,
as lideranças retraídas
e a prisão a cada dia
com muros mais altos,
portas e janelas fechadas.
Não é possível que
não haja uma saída,
a justiça é um poder,
mas não uma ilha,
não me permito
acreditar na desdita.
Um perfume
de um bom
Cabernet Sauvignon
do amado
pairando no ar,...
É algo que não
se esquece,
ao dividir
um em dois
da Vinícola
San Michele;
E como prêmio
os lábios
de apaixonados
brindando
o melhor que
a vida merece.
Felinamente escalaste o meu corpo
E bateste abrindo a porta do meu coração,
Explorando o bom dos teus miados
Maliciosos com os meus afetos delicados.
Pegaste este coração desprevenido
E agora deixando-o partido,
Presenteando com um silêncio imerecido
Este mal feito jamais será esquecido.
Não duvide disso,
O afeto foi enorme, e você desperdiçou;
Deixando tons e ritmos de saudades
Ainda que não fomos além do que foi dito.
Ainda eu tenho a chance de ser feliz
Eu hei de encontrar um amor mais bonito,
Que faça valer cada verso escrito
Construindo comigo um caminho para o amor infinito.
De todas as cidades das flores
(sem exagero),
É a mais bonita
(e dona de um tempero),
Que ao bom paladar cativa,
(cheiro bom de aconchego),
Planejada por mil amores
(para ser a morada dos príncipes),
Convidar o seu amor para conhecer
Joinville – concede o melhor dos convites.
Terra de luta e de intensa labuta,
Seu teto tem dias de sol, chuva, estrelas
e uma inesquecível Lua.
Ah, essa Lua que se atreve aparecer ainda mais
suntuosa para provocar, invadir e
apaixonar os casais de namorados
(quando vista lá da Rua das Palmeiras):
chego a escrever versos ainda mais apaixonados.
Porque pela tua gente e tua alegria
não me canso de me ajoelhar na catedral e rezar
preces inteiras...
Por esta Joinville colorida pelas feiras e
perfumada pelas flores,
Dotada de uma energia mística para
findar com todos os humores
que não se afinam com o estado
refrescante de poesia.
Pelo teu Festival de Dança e pelas
dançantes pontas das sapatilhas,
– sou capaz do que até Deus duvida
De peito aberto quero me dedicar para ti,
e por toda a nossa Santa e Bela Catarina.
O vento faz dançar
as flores do Ipê-róseo
nas minhas mãos
espalhado pelo estradão,
É bom demais passear
em São Paulo e carregar
boas lembranças no coração...
Peça um alguém bom, que seja sincero, que seja amável, que seja respeitoso, que seja capaz de parar um jantar de vocês para mandar servir uma pessoa que esteja passando fome ou um animalzinho de rua, que tenha causas boas para lutar para fazer um mundo melhor, que cuide de você e que te deixe sempre tranquila.
Pode botar fé
que hoje sai
um bom Arubé,
De amor por
eu sei que você cai,
E não há nada
que te distrai.
O ponto é o da Cocada,
Ninguém resiste a um
bom Bazulaque, que é Sambongo
ou Sabongo que só pode ser
feito é com o Mel de furo,
O ponto é o da Cocada,
e quando você chegar farei
com o maior amor do mundo,
Sim, juro de coração puro.
Chamar toda gente
de Bobó é sacrilégio,
Bobó é bom no prato
que sempre faz lembrar
que o melhor é saborear
para deixar quem
é resto no seu devido lugar.
Vou até o Rio São Francisco
pagar a minha promessa
ao Bom Jesus da Lapa,
Rezarei uma oração
no túmulo do ermitão
e vou me reunir com a multidão.
Como devota de Bom Jesus
de Pirapora vou fazer
o trajeto até o Rio Tietê,
Vou nos quatro dias
de festa lá na paróquia
para de coração agradecer,
Porque quando mais
a gente agradece melhores
bênçãos sempre irão acontecer.
- Relacionados
- 67 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de Charles Chaplin
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- Mensagens de Charles Chaplin
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
