Berço
Este planeta não pertence somente aos humanos, toda biosfera é um berço de vida, onde há também os indivíduos com maior inteligência. Porém não menos estúpidos, foram os que criaram suas próprias armadilhas.
POESIA AO RETRATO DO DESCONHECIDO
Cortado pela água azul da vida
nasce o berço das civilizações,
sobre o horizonte do amanhecer
nasce e morre Atonao entardecer,
envolvendo em luz todos os dias
as terras secas que aos pés do Egito
são banhadas pelas águas puras do Nilo
deslizando por papiros sagrados
inundados na noite da gota
pelas lágrimas de Ísis que chora
por Osíris.
Acima do deserto-mar amarelo e árido
erguem-se os perfis de construçõesgigantescas,
imponentes, frias e imortalizadas,
geometria feita de pedra,
desafiando os séculos.
Eternidade silenciosa,
testemunhos mudos do poderio e da magnificência
de um império morto quegrita aos nossos olhos
tudo o que não podem falar.
Embriagando-nos de admiração
transmitindo um encanto misterioso
criado pelas sombras mais profundasde seu passado,
entorpecendo o íntimo de nossas almas
com sentimentos inexplicáveis.
Tão gigantesca agachada está
meio humana, meio animal
comandante isolada,
repousando a milênios
protetora dos mistérios
que ainda cercam o EGITO.
O berço de ouro não faz de ninguém um vencedor, só usufruir do que os pais conquistaram . Sua luta e determinação que fazem de você um campeão.
TRAJETÓRIA
Não nasci em berço de ouro,
Mas tenho um ouro de família.
Cresci em meio à pobreza,
Mas rico em felicidade.
Meus amigos são poucos,
Mas todos de qualidade
Estudei em escolas públicas,
Mas cheias de particularidades.
Não fiz leitura de muitos livros,
Mas os poucos foram de riquíssimo conteúdo
Minha vida não foi um mar de rosas,
Mas as poucas que colhi foram maravilhosas.
Estou feliz no presente,
Mas agradeço a Deus pelo meu passado
Estou envelhecendo e mais amável,
Menos crítico de mim mesmo,
Hoje sou meu próprio amigo.
Passei a vida sempre bem organizado
Mas tenho o direito também de ser desarrumado
Já tive corpo sarado, bonito de ser observado,
Hoje nada atraente, que se dane!
Um dia todos envelhecerão também.
Nesta idade algo pode ficar esquecido,
Mas certas coisas devem ser mesmo esquecidas, não é?
Por alguns momentos senti meu coração partido,
Porém me deu forças para compreender e amar.
Meus cabelos eram volumosos e de cor natural,
Hoje quase nada e o pouco que tem é grisalho
Aquele rosto liso e sem manchas
Deu lugar para as marcas do tempo.
Mas com experiências acumuladas
O choro bloqueado no passado,
Hoje deixarei as lágrimas rolarem
Um dia deixarei este mundo,
Mas jamais lamentarei
Só levarei felicidade.
Sou feliz por estar neste espaço terrestre,
Pois muitos não tiveram o direito de nascer
Desejo viver intensamente esse momento
E os outros sessenta e cinco anos também.
Sou mineiro de Teófilo Otoni, o Menino do Mucuri, berço dos ideais de liberdade, fonte das raízes republicanas, terra das pedras preciosas, cidade do amor fraterno, Filadélfia de Teófilo Benedito Otoni, verdadeiro herói da Revolução Liberal de 1842.
RAIZES DA LIBERDADE
Que bela minha Teófilo Otoni...!!!
Raízes da liberdade
Berço dos movimentos republicanos
Minha eterna Filadélfia
Da rua Direita ao meu Jardim Iracema
Minha encantadora Bela Vista
Tiradentes dos meus sonhos
Tu és a princesa do Mucuri
És cores do firmamento
Saudades eternas do meu Surumaia
Do Topázio que me fez gente
Do São Jerônimo que me deu de presente a estrela Elisabeth
Que incandesce e solta
estilhaços de eterna beleza
Do córrego da fumaça que me
Deu Julia de encantos
Benedito Otoni que Serro nos presenteou
Rasgo meu coração para jorrar
O sangue do amor fraterno
Que corre na veia a verdadeira
Fonte de sentimentos de guerreiro
Teófilo Otoni minha eterna gratidão
Néctar que me impulsiona
Mantém vivas as minhas quimeras
Das muralhas do meu Mucuri
Para as vicissitudes deste mundo cruel e insano...
Pensei e sonhei no lirismo que contagia
Nasceu o poeta do Vale...
Para os audaciosos o berço das dificuldades não é nada menos que um nascedouro de novas habilidades que lhes eram desconhecidas, mas que por imposições extremas de alguma situação complexa fez brotar neles um novo saber..
Terra minha Terra, tua Terra, nossa Gaya!
És nossa Mãe, nossa Pátria, nossa Cama.
Berço esplêndido, Berço eterno.
Produtora de si mesma e de tantos mundos.
Se tens um dia comemorativo do seu ovacionismo, este dia, são Todos de todos os anos de todos os tempos!
Gaya, Terra, Mãe, que nome te ovacionar? Te Ovacionarei por Mãe Amor!
Falavam que educação vinha do berço.
Mas, e quem nasceu na rede?
Jesus nasceu numa manjedoura e era "amor" a moeda de troca pra quaisquer males...educadissimo, não levantava a voz, nem mesmo quando era "agudo e conciso".
Talvez a educação venha da índole.
E aí talvez uma parte dela possa vir dos livros.
E se for de poesia educa e ainda adoça, eu acho...
Nada pior que uma educação "seca".
Assim, livro "serve pouco" quando parte da educação tá na índole.
Mas serve... pouco, mas serve. Atraversiamo!!!!
Ó grande espelho não vejo a ordem e nem o progresso ,mas sim um regresso .Um berço sendo sacudido por um verdugo .Transformando uma grande inanição sobre uma nação que está sem ação.
Oh, pobres almas viventes, mal sabeis que aquela árvore que se fez de berço também se fará de caixão.
É preciso ter caráter e esse começa no berço, gente que na vida já viveu 2/3, implora o reconhecimento que não existe, insiste e a trajetória só piora, a lei do cão por vezes vigora, a sabatina tem horas que cosola junto ao gosto amargo da vitória conquistada pela traição, vandalismo e mentira exploratória.
Se você não nasceu em berço dê ouro
Ou simplesmente,não enxerga talentos
no que fazer para mudar sua vida.
Faça o seguinte: torne-se o maior exemplo de perseverançae determinação, por aquilo que incansavelmente tem buscado.
Faça isso, e no final, você se tornar um gênio também! Maior até que talentosos.
Sem Carinho -
Sem carinho de ninguém
desde o berço um solitário
sou aquele que nada tem
p'ra escrever no seu diário.
Sem carinho de ninguém
sem sorrisos de bondade
fui cansaço, fui desdém,
amargura e saudade.
Sem carinho de ninguém
sonhei tanto que nem sei
se vivi ou se sonhei ...
Tantas vezes que eu cantei
e outras tantas que chorei
sem carinho de ninguém ...
- Relacionados
- Educação de Berço
