Monica Campello

326 - 350 do total de 384 pensamentos de Monica Campello

Páscoa é lembrar de amar.
Deus é amor.
Então, lembrar de Jesus, do que ele fez por nós ❤️🙏🏽✝️

“Ele não está aqui porque ele ressuscitou” (Mt 27:6). Aleluia!

Inserida por MonicaCampelloAutora

À luta com Jesus!!!

De manhã cedo, ao acordar, recebi uma mensagem de um shofar tocando. Senti Deus em meu coração, fazendo-me lembrar de Israel. Lembrei-me de Josué nas muralhas, de Moisés diante do Monte Sinai com os filhos de Deus, lembrei-me de Israel, de Jerusalém.

Assim, senti que Deus estava me dando mais um dia de vida e de luta na sua presença, sendo ele quem está na peleja por mim, o Senhor dos Exércitos. Fiquei ouvindo o shofar várias vezes e também o toquei para o meu marido ouvir.

Assim respondi ao emissor da mensagem:

“Bom dia!
Amei ouvi o shofar🙏🏽
Primeiro som da manhã, Deus nos chamando para um novo dia de luta, mas é Deus quem está na peleja por nós, o SENHOR DOS EXÉRCITOS. Aleluia, glória a Deus!”

E quando vim fazer a minha oração, lembrei-me do povo de Israel diante do Monte Sinai cheio de medo porque ouviram a voz estrondosa de Deus. Imaginei-me naquela situação, que eu poderia também ter medo, mas disse a Deus que eu penso que se eu estivesse ali talvez eu não tivesse medo de ouvir a sua voz. Mas mesmo que eu tivesse medo eu saberia que era a voz do Senhor e o medo iria embora.

A voz do Senhor é realmente estrondosa, voz de trovão, mas com certeza o Senhor faz o seu servo ouvir e reconhecer a sua voz, e, reconhecendo-a, não tem mais medo.

E esta é a voz do Senhor ao meu coração nesta manhã, para que eu tenha paz, e assim não tenha mais medo, porque é o Senhor quem está falando e é ele quem está na peleja à frente da batalha, General de guerra:

“E, falando ele dessas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco” (Lc 24:36‬).

“E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos ao vosso coração?” (Lc 24:37-38‬).

O shofar é um instrumento tradicionalmente sagrado.

Na tradição judaica, lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abraão) no lugar de Yitschac (Isaac) através da história da Akedá , lida no segundo dia de Rosh Hashaná.

Nos tempos antigos, o shofar era usado em ocasiões solenes. A palavra shofar é mencionada pela primeira vez em conexão à Revelação Divina no Monte Sinai, quando "a voz do shofar era por demais forte e todo o povo do acampamento tremeu". Assim, o shofar em Rosh Hashaná (ano novo judaico) tem o dever de lembrar aos judeus suas obrigações para com seu serviços religiosos.

O shofar também era tocado durante as batalhas contra inimigos perigosos. Portanto, o shofar de Rosh Hashaná serve como um grito de guerra contra o inimigo interior, impulsos maus e paixões. [Shofar: instrumento de sopro feito a partir de chifres de um animal (Wikipédia)

🎵Nada temerei, eu sei que não estou sozinha, o Todo-poderoso é o meu amigo, posso crer e descansar em Deus🎵

Inserida por MonicaCampelloAutora

QUEM É QUE TEM MEDO DE DEUS: O SEU POVO FIEL OU O POVO INFIEL?

O som da voz de trovão do nosso Deus!!!

Quando Moisés chegou diante do monte Sinai com o povo de Israel, o povo teve medo de ouvir a voz de Deus e morrer.

“E todo o povo viu os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso, retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos; e não fale Deus conosco, para que não morramos.” (Êx 20:18-19).

O povo, que não é de Deus, não respeita Deus, e por isso tem medo de ouvir a sua voz; se respeitasse a Deus, não teria medo diante de Deus; esse é o verdadeiro sinal de que eles têm medo da punição de Deus porque sabem que estão errados, porque sabem que estão em pecado; por isso que eles têm medo. Se eles estivessem fazendo as coisas certas, se voltariam para Deus que é a luz e não ficariam se escondendo nas trevas, pois quem é de Deus se volta para a luz que é Deus.

“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” (Jo 3:19,20).

Contudo, respeita o povo e ouve a sua voz:

“E os principais dos sacerdotes e os escribas andavam procurando como o matariam, porque temiam o povo” (Lc 22:2).

Os homens, por interesses mesquinhos como política, poder, status, tendem a ter medo de perder essas coisas e por isso fazem de tudo para agradar outros que de alguma forma contribuem para que permaneçam na suas diletas posições.

Daí, quando lhes sobrevêm o mal, não sabem porque estão sofrendo e nem porque o receberam. Pois quem é mau diante de Deus não tem capacidade para enxergar os próprios erros e pecados. O mal nunca permitir que o bem seja visto e compreendido. O mal é como uma venda nos olhos que atua como empecilho para enxergar o bem.

Eis a diferença entre medo e temor: o fiel de Deus tem temor a Deus e está livre do medo porque o verdadeiro amor lança fora todo o medo. O infiel, porém, tem medo de Deus e não tem temor, pois não respeita Deus; antes, respeitar os homens por interesses mesquinhos meramente humanos que nada tem a ver com os propósitos divinos que levam à motivação da fé.

“No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo” (1 Jo 4:18).

Inserida por MonicaCampelloAutora

Um caso a pensar 🤔
Refletir é mais forte!

Quem tá com a razão🤷🏻‍♀️🤷🏻
Qual é a verdade disso tudo?
Quem ouvir, quem seguir?
E a vida? E a morte 💀❓
E o caos instalado, quem pode resolver?
Política?! Ciência?! Cultura?! Economia?! Quem já usa máscara não precisa de outra!

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Ser fiel a Deus pelos compromissos assumidos diante dele e dos homens

Os recabitas já obedeciam a seu pai, atitude que agrada a Deus, mas não atentavam para esse fato por serem homens naturais; agora, porém, passarão a obedecer a Deus, pois se tornaram homens espirituais escolhidos por Deus.

“Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença todos os dias” (Jr 35:19).

Eu orei a Deus pedindo comprometimento, responsabilidade, agilidade nos meus trabalhos, dedicação, boa disposição, capacidade para administrar a agenda de afazeres, inteligência, compromisso com Deus em meus ministérios, e o Senhor me respondeu com esse exemplo de obediência dos recabitas para que me sirvam de exemplo de fidelidade nos meus compromissos com Deus — meus ministérios, independente das reações positivas como curtidas, comentários, compartilhamentos, mas importando a minha ação de cumprir com os meus ministérios evangelístico e literário — e na minha vida pessoal.

Por quê? Porque “é certo” que a palavra de Deus “nunca” volta vazia:
“Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Is 55:11).

Ou seja, mesmo que seja apenas uma alma a ler as coisas relacionadas a Deus, como a sua própria palavra, suas revelações, exortações, instruções, conselhos, já terá sido suficiente, pois é como está escrito sobre uma única alma que se salva:

”Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tg 5:20).

Façamos cada um a parte que nos cabe. Isso me lembra a lenda do passarinho 🐦 na floresta 🌳 em chamas 🔥

O passarinho 🐦 preocupado com a perda florestal 🍂 empenhou-se em fazer a sua parte: com o seu pequeno bico pegava um pingo de água 💧 de cada vez e o jogava no fogo 🔥 para tentar apagá-lo 🧯
Passando perto dele um elefante 🐘 esse lhe perguntou o que estava fazendo, ao que lhe respondeu o passarinho 🐦 e o elefante 🐘 riu dele, dizendo que aquilo era perda de tempo⏳ 

Então, o passarinho 🐦 o retrucou, dizendo:
“Bom, pelo menos eu estou fazendo a minha parte, a parte que me cabe; e você, o que está fazendo com essa tromba tão grande?!”
Moral da história: há pessoas que não fazem nada e ainda ironizam quem faz alguma coisa por mínima que seja, sem se darem conta de que esse mínimo representa o seu tudo, o tudo que ela pode dar, e é justamente aí que está o valor de uma boa ação: a boa vontade em fazer, em contribuir, em ajudar, em ser agradável a Deus com gestos mínimos, porém sinceros que nascem do coração.❤️💝🙏🏽

Eu estou fazendo a minha parte, e você?

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Deixe de PERseguir e passe a seguir: PERmita-se!
A bênção do entendimento traz o discernimento espiritual necessário para mudar o estado das coisas.
Há fariseus e fariseus: uns hipócritas e outros zelosos; os últimos tão somente destituídos do PERfeito entendimento sobre a verdadeira realidade acerca das coisas de Deus.
O fariseu zeloso deixou de PERseguir a igreja para seguir a Cristo: o apóstolo Paulo. Ele era zeloso da lei de Deus, mas sem entendimento. Contudo, pela graça de Deus, PERmutou-se em um cristão zeloso da fé cristã e da causa de Cristo.
Em vez de PERder tempo PERseguindo uma pessoa que o deixou PERplexo por alguma PERversidade involuntária, PERmaneça PERpetuando o bem ao PERdoar os PERcalços da relação visto que ninguém é PERfeito.
PERmita-se PERseverar em PERscrutar sua mente e seu coração para manter-se PERto de Deus e livre da PERdição eterna.
✝️
“Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir” (Gl 1:23).
🎚
“Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento” (Rm‬ ‭10:2‬).
❤️

#monicacampello #seguirjesus #seguidores #perseguir #perfect #perfeita #perfeito #perfeicão #❤️ #persistence #persistencia #mudança #mudanças #change #changes #changeyourlife #mudesuamente #igreja #church #churchflow

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠O PESO DA LIBERDADE DE ESCOLHER
Quando a mente atua como boca e fala ao coração
Jesus falava por parábolas. Isso significa que as palavras dele tocavam diretamente nas feridas de cada um sem que ele dissesse nada a respeito, mas a própria consciência da pessoa se encarregava de lhe apontar os erros e pecados (Rm 14:22; 1 Jo 3:21).
A palavra de Deus diz que devemos ser à sua imagem e semelhança (Gn 1:26). Portanto, esse é um dos comportamentos que devemos imitar do Senhor Jesus.
Quem convence do pecado é o Espírito Santo; homem nenhum tem esse poder. O que podemos fazer é levar a palavra de Deus a todas as pessoas sem precisar ficar falando especificamente dos problemas de cada um.
Cada pessoa sabe exatamente o que faz, e se ela quiser, basta se dirigir diretamente a Deus sem precisar falar nada com ninguém porque ninguém tem nada a ver com a sua vida pessoal, a não ser Deus e ela somente.
O que podemos fazer, como pessoa alheia à questão, é ajudar com apoio moral, e/ou com a palavra de Deus, frise-se, “se ela quiser ouvir”, pois aprendemos de Deus:
“Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem” (Mt 7:6).
O fato de conhecermos a verdade explícita nas Escrituras Sagradas e sabermos que ela é o bem para quem a recebe não significa que todos queiram ouvir essa verdade.
Precisamos aprender a respeitar o arbítrio do outro, sabendo que cada um ouve o que quer, faz da sua própria vida o que quer (Dt 30:19), e que ninguém tem nada a ver com isso.
As escolhas são pessoais e a responsabilidade sobre elas é intransferível (Ez 18). Se a casa cair, a responsabilidade é do construtor (Mt 7:24-27).

Inserida por MonicaCampelloAutora

JESUS NÃO PERDE TEMPO COM NADA
... MAS Jesus não responde a quem não ouve a sua voz
Os quatro versículos a seguir são a resposta silenciosa de Jesus, introduzidos cada um por uma conjunção adversativa, ou seja, refletindo o sentido de oposição àqueles que o acusavam injustamente porque ele sabia o que havia naqueles corações pérfidos.
“Mas Jesus ficou calado e não respondeu nada”(Mc 14:61‬).
“Porém ele nada respondia” (Mc ‬15:3).
“Mas Jesus nada mais respondeu” (Mc 15:5‬).
“Mas Jesus não lhe deu resposta” (Jo‬ ‭19:9‬).
De nada adiantaria Jesus responder àqueles homens, pois eles já tinham premeditado tudo para providenciar a sua condenação; qualquer resposta que Jesus desse, não faria nenhuma diferença para eles.
Sabendo que as perguntas que faziam eram apenas por mera questão de formalidade, dolosamente, sem nenhuma intenção de o absolver, Jesus jamais compactuaria com seus atos de injustiça.
Quem não é da verdade não quer ouvir a voz de Jesus. Por isso, Jesus nunca deu pérolas a porcos e nos ensinou a fazer o mesmo (Mt 7:6) visto que pisam nas suas palavras e depois o atacam e o despedaçam. Portanto, não adianta falar a verdade de Jesus para quem não quer ouvir. É mera perda de tempo com a “casa rebelde”.
Mas, Porém, Todavia, Contudo, Entretanto, No entanto, Não obstante,
“Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz” (Jo 18:37d‬).
Uma pergunta que merece resposta:
— Quem é da verdade?
— Jesus o sabe!!!⁠

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠“Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, sendo tantos, não se rompeu a rede” (Jo‬ ‭21:11‬).
Quantos problemas há em seu casamento?
Quantos problemas há em seu trabalho?
Quantos problemas há em sua vida financeira?
Quantos problemas há em sua saúde?
Quantos problemas há em seu corpo, mente e espírito?
Quantos problemas há em sua vida sociofamiliar?
Quantos problemas há em sua vida socioafetiva?
Quantos problemas há…
Percebeu o que aconteceu com a rede repleta de peixes? Ela não se rompeu! Como, por quê? Porque Jesus estava presente. Quando Jesus está no barco, nada pode resisti-lo. Jesus detém quaisquer amarras: tanto para reter quanto para livrar.
Não importa a quantidade de amarras na rede, literal ou virtual; não importa o tipo de amarra; Jesus rompe com quaisquer tramas de qualquer rede. Mas para isso é preciso estar com ele, em comunhão com ele, buscando a sua santidade mesmo em meio às dificuldades da vida, mesmo em meio a tantas tentações, pois o simples buscar a Deus é o suficiente para nos manter em comunhão com ele. E àquele que persevera na presença do Senhor as portas se abrem, e porta que o Senhor abre ninguém pode fechar.
Ou seja, quando Deus está no controle, pois ele tudo vê e tudo sabe, tudo vai bem. Basta confiar e esperar.

Inserida por MonicaCampelloAutora

Quem são os cambiadores do templo cujas mesas cobertas de dinheiro Jesus derribou, mas seus imitadores hodiernos continuam na mesma prática?
Jesus tão somente está deixando eles fazerem da casa de Deus um ponto de vendas – vendas de curas e milagres, vendas de bênçãos materiais etc. – porque há um tempo determinado por Deus para que tudo isso tenha fim.
Jesus não confia nessa gente que veste roupa de santo porque ele bem sabe o que há neles.
Fariseus hipócritas!
João 2:13-25 — leitura recomendada.⁠

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Tudo em memória de Deus todos os dias: eis uma ceia verdadeiramente santa!
A ceia do Senhor deve ser celebrada através de um momento de reflexão mediante um exame profundo da mente e do coração em meio à lembrança do sacrifício vicário de Jesus, e o regozijo de sermos salvos por ele.
Querendo e buscando mais de Deus, vem a sua confirmação!
“A palavra do Senhor já veio a mim nesta manhã abundantemente, mas ainda assim eu desejo ler a tua palavra e ouvir a tua voz falar ao meu coração através do texto bíblico.”
Esta foi a minha oração e assim o Senhor me respondeu:
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros“ (Cl 3:16).
E todo o contexto anterior reforça o entendimento adquirido através do devocional de hoje:
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl‬ ‭3:12-15‬).
Ou seja, estejamos em paz, sob a paz de Deus em tudo e com todos, que excede todo entendimento (Fp 4:7) sem a qual ninguém pode ver o Senhor (Hb 12:14). Amém. Eis uma maneira especial de fazer tudo, TODOS OS DIAS, EM MEMÓRIA DE JESUS: “Fazei isto em memória de mim” (1 Co 11:24).
Não somente nos dias de Santa Ceia na igreja como o cumprimento de um formalismo ou de uma obrigação ritualística regular. O Pão e o Vinho, i.e., o Corpo e o Sangue de Jesus devem estar em nossos corpos e mente e espírito assim como seu sangue🩸correndo em nossas veias até o coração ❤️
Atentemos: uma paz NÃO FINGIDA!
Não aquela paz mascarada que só serve para agradar os homens, para mostrar bondade diante dos homens, para parecer um bom cristão que só se preocupa em aparecer diante dos líderes e dos membros comuns da igreja, mas a paz verdadeira diante de Deus que sonda nossas mentes e os nossos corações, ou seja, as intenções do espírito:
“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras” (Jr 17:10).
“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos” (Rm 8:27).
Obrigada, Senhor, porque o Senhor sempre responde às minhas indagações, aos meus pensamentos, às minhas intenções, aos meus propósitos; enfim, a tudo.

Inserida por MonicaCampelloAutora

É preciso CARPE DIEMar. Então, carpediememos!
E foi assim! Duas horas 🕑 perdidas! Perdeu, perdeu! Não dá para recuperar o tempo perdido.
Fiquei muito chateada 😠 porque me levantei tarde da cama 🛌 apesar de ter acordado muito cedo 🕠
A nossa cachorrinha 🐕 é o nosso despertador diário ⏰ Enquanto a gente não acorda, ela fica chorando. Mas eu escolhi permanecer deitada com preguiça de me levantar apesar da consciência sobre a necessidade de estar de pé bem cedo para cumprir minha missão e demais atividades, pois o tempo urge e é curto.
Se na hora que eu acordei eu tivesse me levantado para cumprir as minhas tarefas, eu teria ganhado pelo menos duas horas de produção.
Então, perto da nossa cachorrinha, orei ao Senhor pedindo perdão pelo desleixo com meus compromissos diante dele e do meu trabalho pessoal.
Fui tomar o meu café da manhã ☕️ e depois abri a caixa de entrada do celular para ver os e-mails e me deparei com a seguinte mensagem de Let God Be True (Provérbios Diários) baseada em Provérbios 6:11 — “Assim virá a tua pobreza como quem viaja, e a tua necessidade como um homem armado” —, falando sobre a preguiça, sobre acordar tarde e os males provenientes dessas ações.
Com isso, entendi que Deus ouviu a minha oração e que me perdoou, mas eu tomei diante de Deus a decisão de nunca mais me deixar levar pela preguiça porque eu não quero nenhuma pobreza espiritual tampouco material, mas quero ser rica diante de Deus, ter os meus tesouros garantidos por ele tanto os ministeriais quanto os pessoais, lembrando que a seara é grande e são poucos os ceifeiros para fazer a obra de Deus de levar a sua palavra a todos que ele quer salvar.
Caso queira conhecer o teor da mensagem que recebi, leia a seguir. O texto é grande, mas vale a pena a leitura.
🥸
“A sua pobreza é o seu futuro certo - se você encara os seus deveres com muita preguiça! A pobreza é uma força irresistível - se você gosta de dormir! Acorde! Levante! Comece a trabalhar! Agora! Mantenha a pobreza longe dos seus deveres de hoje (e possivelmente alguns do dia de amanhã), agora!

O Pregador ensinou ao seu filho a importância da diligência (Pv 6:6-11). Em primeiro lugar ele disse para considerar a formiga, que trabalha vigorosamente todo o verão para armazenar comida para o outono que se aproxima (Pv 6:6-8). Veja os comentários de Provérbios 6:6 e 6:7. E a formiga trabalha sem um professor ou dirigente, pois as formigas têm arranques automáticos! Eles não precisam ser arrancados da cama e mandados para o trabalho!
Em seguida ele zomba do sono para envergonhar o seu filho que dorme demais (Pv 6:9-11). Ele perguntou, "Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado?" Ame este pai perfeito enquanto ele zomba da abordagem da vida que é popular no dia de hoje! "Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso." Ame esse sábio sarcasmo! Você vai descobrir o que ele pensa a respeito dos botões de soneca dos nossos despertadores!
Um viajante sempre chega ao seu destino. Mesmo que a viagem dure algum tempo, ele eventualmente chega ao seu destino escolhido. Isso acontece por etapas, mas logo você está lá. Assim é também com a pobreza. Pode levar algum tempo para chegar e puxar o homem para baixo, mas certamente chegará! E ela, certamente, o puxará!
Um homem armado não teme resistir, pois ele está armado. Ele vai onde bem entende, e entrará em qualquer prédio que queira. Você não vai impedi-lo, pois ele está armado. Assim é com a pobreza. Você não pode impedir a sua chegada. Suas defesas desmoronarão diante de sua irresistível aproximação. Seus esforços para evitá-la, serão vãos. Você vai descer!
Seu preguiçoso vadio! Seu dorminhoco efeminado! Odeie a cama! Considere-a um mal necessário. Salomão afirmou, "Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão" (Pv 20:13). Chegue cedo ao trabalho! Trabalhe depois do horário - da manhã! Quase tudo que você faz depois da hora normal de trabalho, pode ser realizado antes do início do trabalho no dia seguinte!
Você acha que você está bem? A pobreza está se aproximando a cada dia. Você vai tomar emprestado para financiar as suas necessidades? O crédito desaparece com o avanço da pobreza. Você vai pedir um aumento? Não vai conseguir tendo em vista a sua reputação. Você vai mendigar? Homens de bem vão deixar o preguiçoso morrer de fome (Pv 20:4)! Ela está chegando. Vai trabalhar!
A pobreza espiritual também é real, mas muito mais custosa do que a pobreza financeira. Se você é complacente e preguiçoso a respeito dos seus deveres espirituais, a sua pobreza para com Deus e a sabedoria será logo revelada. A hipocrisia de sua riqueza fingida desaparecerá diante das duras provações de Deus. Vá trabalhar!”
Nota explicativa sobre a expressão CARPE DIEM:
"Carpe diem" é uma expressão latina que significa colhe o dia, aproveita o momento. Foi usado pelo poeta latino Horácio (65 a. C.-8 a. C.), que na linha do epicurismo, exorta a sua amiga Leuconoe a aproveitar o presente, antes que este seja passado, pois a vida é breve, a beleza perecível e a morte uma certeza.
O poeta Horácio, no Livro I de Odes, escreve: "Dum loquimur, fugerit inuida / aetas: carpe diem, quam minimum credula postero." (De inveja o tempo voa enquanto nós falamos: / trata pois de colher o dia, o dia de hoje, / que nunca o de amanhã merece confiança." – trad. David Mourão-Ferreira). (Infopédia)
Está escrito:
“Não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará das suas próprias preocupações. Para cada dia bastam os seus próprios problemas” (Mt 6:34).
Ou seja, viva o dia de hoje, aproveite o dia de hoje, pois o futuro só Deus sabe. Aproveite o presente, o dia de hoje é o presente, e é o presente que Deus lhe dá 💝🎁 Aproveite-o sim, com sabedoria; aproveite-o bem, como convém.⁠

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠“Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração” (Cl‬ ‭3:16‬).
A palavra de Deus é a palavra de Deus onde quer que você a leia: na própria Bíblia Sagrada física ou na Bíblia Sagrada digital no teu celular.
Há pastores ou mesmo crentes comuns que não são favoráveis à Bíblia virtual; porém, o teor da Bíblia física está contido na Bíblia virtual de modo que a única diferença entre elas é apenas o formato físico ou digital.
O importante mesmo é ler a palavra de Deus: “LER”, e não apenas ouvir textos memorizados que saem da boca de pastores que os gravam na mente, achando que isso é o máximo, como se fosse um grande exemplo para os membros da igreja.
Na verdade, esse não é um grande exemplo, pois a leitura da Bíblia faz a grande diferença porque abre os olhos da alma no momento da leitura, coisa que um versículo ouvido sem ser lido diretamente na Bíblia pode não surtir o mesmo efeito que somente Deus pode produzir a partir da sua palavra lida.
Assim, a leitura bíblica feita em ambos os recursos físicos é válida. Portanto, se usarmo a Biblia digital no recinto da igreja para fazermos a leitura bíblica, não há nenhum problema desde que as versões que se leem sejam condizentes com a palavra de Deus.
Logo, o problema não está no formato, e sim na versão que pode ser problemática e caótica, podendo levar muitos crentes à confusão quanto ao perfeito entendimento da palavra de Deus.
É oportuno lembrar que a leitura tem um grande poder de se infiltrar na mente e nela deixar registrado o seu intento. Por isso também é aconselhável que se faça uma peneira de tudo o que se lê para não incutir no erro de leituras desencaminhadoras.
Fica a dica!

Inserida por MonicaCampelloAutora

Que lobo interior você alimenta?
“Aquela pessoa que planta para satisfazer sua natureza pecadora, da sua natureza pecadora vai colher a morte eterna. Mas aquela pessoa que planta para agradar o Espírito, do Espírito receberá a vida eterna” (Gl 6:8).
🐺A fábula dos dois lobos🐺
“Um homem sábio, em seus conflitos internos, chegou à conclusão de que dentro dele havia dois lobos: um, bom e dócil; outro, mau e cruel, e eles brigavam constantemente. Certo dia, perguntaram ao sábio qual dos dois animais venceria a batalha; então, ele parou, refletiu e respondeu: ‘Aquele que eu alimentar.’”
Moral: depende unicamente da pessoa ser boa ou má ou se tornar melhor ou pior diante desse duelo interno cotidiano que revela a sua dualidade ontológica natural em que há de predominar sua evolução ou involução. Somente um lado lobo prevalecerá. Qual? Você decide.⁠

Inserida por MonicaCampelloAutora

SONS & sensaÇÕES: a homofonia da vida
Tudo se torna perfeitamente idêntico sem desiguais por receber cada um o fôlego da vida agraciada pelo único Deus, cada um conforme a sua estrutura. (Gn 2:7)
Obrigada, Senhor, pelos sons e sensações da vida:
🐦os passarinhos cantando🎶
🕊o pombo arrulhando
🐕o cachorro latindo
🐈‍⬛o gato miando
🗣os vizinhos falando
🚂o trem passando
🏍a moto acelerando
☁️o tempo nublado
🌬a brisa fresca soprando no meu corpo…
✌🏽tudo isso reflete a minha paz‼️
Que paz! Quão tremenda paz eu vivo neste momento! É como se não houvesse problemas dos quais me lembro num átimo com a sensação de que não existem. Que sensação de liberdade!
Em tudo isso, desde o início eu menciono a tua presença conosco, pois sem ti nada disso é possível (Jo 15:5). Deus é tudo em tudo e em todos e seu sopro divino é sobre a vida em seu todo.

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Fé!
Pela fé, troca o nome de Obede-Edom pelo teu:
“O Senhor abençoou Obede-Edom, a sua família e tudo o que ele possuía” (‭‭1 Cr 13:14b‬).
Deus abençoou Obede-Edom, um servo fiel, mas também abençoou Labão por amor de seu servo Jacó (2 Sm 6:11), abençoou Potifar por amor de seu servo José (Gn 39:5), abençoou Nabucodonosor por amor de seus servos Daniel, Hananias, Misael e Azarias (Dn 4:2).
Pensando em seus filhos, seus crentes fiéis, Deus abençoa os que lhe são próximos para que essas bênçãos alcancem os seus escolhidos para a manifestação da sua glória.
Em suma, Deus abençoa todos em favor dos seus para que lhes façam bem. Deus cuida de tudo.

Inserida por MonicaCampelloAutora

Ajuda rejeitada também existe!
Algumas pessoas não aceitam ajuda por questão de orgulho ou por não quererem incomodar. Há também pessoas que só aceitam ajuda dos seus familiares ou daqueles com quem têm mais intimidade.
Por isso, é prudente esperar ser solicitado, ser chamado, para estar no lugar certo com as pessoas certas. É sábio reconhecer que nem sempre uma ajuda oferecida é bem-vinda. Há pessoas que não querem ajuda alguma.
Espere ser convidado, solicitado, chamado; não se ofereça. Porém, esteja sempre pronto para servir a quem lhe pedir ajuda, prudentemente levando em consideração as devidas condições para poder fazê-lo.
“Assim quem o convidou vai dizer a você: “Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor.” E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados” (Lc‬ ‭14:10‬).
Quando somos solicitados, não somos rejeitados nem envergonhados.
É preciso aprender a respeitar o arbítrio do próximo; se ele não quer ajuda, fique em paz pelo menos por tê-la oferecido, independentemente de não ter sido aceita. Você não será culpado pela rejeição alheia; é o próprio Deus quem te garante:
“Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados” (Rm 8:33‬).⁠

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Bênção é bênção: não dá para ser diferente.
“Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado” (1 Co 15:38‬).
Se Deus não deu, não seria bênção. Ele conhece cada corpo que criou; conhece a estrutura física, emocional, psicológica, espiritual de cada criatura sua de modo que lhe provê somente aquilo que de fato preenche as suas necessidades.
Contudo, o problema do ser humano é achar que o que ele pensa que necessita é realmente necessário para sua vida, mas não é assim. Se não houver essa compreensão da vontade de Deus e do conhecimento de Deus para o melhor da vida de uma pessoa, torna-se difícil conviver bem com aquilo que não tem.
Portanto, por mais que haja profissionais capacitados para tratar de pessoas em suas frustrações nas respectivas áreas dos seus desejos, ninguém melhor do que Deus para conhecer suas reais necessidades com todo o poder para supri-las de tal maneira que não caibam brechas para recidivas.

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Você faz a sua parte!
“Agora, homem mortal, eu estou pondo você como (atalaia, sentinela) vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der” (Ez‬ ‭33:7‬).
Deus faz a parte dele!
“Mas você, povo de Israel, diz que o que eu faço não está certo. Eu os julgarei por aquilo que fazem” (Ez‬ ‭33:20‬).
O sentinela dá o aviso e o povo ouve, mas tem livre arbítrio para seguir ou não a instrução dada por Deus através do seu profeta.
No entanto, o povo deve estar consciente da sua responsabilidade sobre acatar ou não a palavra dada por Deus, pois, certamente, disso virá o juízo divino.

Deus nos dá uma missão a cumprir e devemos buscar cumpri-la fidedignamente. Porém, há coisas que só cabe a Deus fazer, como julgar alguém.
A verdade é que Deus sonda e conhece todos os corações e as suas intenções de modo que, mesmo que pensemos que alguém está agindo de forma errada ou inapropriada, somente Deus tem a plena capacidade de avaliar o comportamento de uma pessoa.
Cada um responde pelo que faz, pensa, sente… Se uma pessoa fere outra, Deus sabe. E, mais ainda, se uma pessoa fere o coração de Deus, Deus sabe — massacrar alguém que não merece apenas por capricho, injustiçando-o pessoal ou publicamente lhe causando desprezo, menosprezo e vergonha, não lhe dando a devida reverência, além de ser irreverente às coisas de Deus assim como admitir idolatrias, tudo cabe a Deus julgar.
O que podemos fazer na nossa condição humana a fim de evitarmos a somatização decorrente das dores emocionais e um abalo na estrutura espiritual é manter o equilíbrio, a longanimidade (Gl 5:22), e a luta interior contra qualquer indignação passível de provocar um grande mal no próprio coração. É preciso evitar as raízes de amargura para o próprio bem. (Hb 12:15)

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Conhece-te a ti mesmo!
“Apesar de muitas vezes abusarem do coração maravilhoso que Deus me deu, eu odiaria ser diferente“.
Concordo com o pensamento. A minha mais pura verdade e pensamento constante.
Musas inspiradoras para autoanálise
O que penso sobre mim fala muito mais de mim do que o que pensam de mim.
Porque, se eu me deixar levar pelo que pensam de mim, eu posso correr o risco de deixar de ser eu mesma. Eu não posso perder a minha identidade por causa dos outros; eu preciso ser eu mesma. Eu não posso ser o que querem que eu seja, nem pensar como querem que eu pense, nem fazer o que querem que eu faça para satisfazer os seus caprichos. 
Logo, não importa o que pensam ou dizem de mim quando eu sei o que Deus pensa e diz sobre mim. Porque o que dizem ou pensam de mim pode até estar certo, às vezes, e pode até me ajudar se estiverem certos, mas com certeza o que Deus diz ou pensa de mim é o que verdadeiramente devo considerar acima de qualquer opinião humana porque isso sim é plenamente certo.
Não é que eu me ache perfeita e “sempre certa”, mas porque é uma realidade que a gente reconhece dentro de si mesmo pelos próprios atos apesar de não acreditarem na gente. Uma pena!
Eu sei quem eu sou quando acerto e também quando eu erro apesar de pensarem que eu não reconheço minhas próprias falhas. Mas Deus sabe o quanto eu as reconheço: ciúmes, inveja, raiva, entre outros sentimentos ou emoções ruins, e bons também.
Essa assunção de si mesmo não é algo simples de se fazer, mas extremamente necessário para que possamos vencer a nós mesmos em nossas debilidades humanas. Se não for assim, se não houver confissão e desejo de autocorreção, estaremos dando brecha para depressões, desânimos, falta de paz. Se eu não reconhecer essas coisas diante de Deus a cada vez que elas se manifestam, eu jamais alcançarei a minha libertação para alcançar a minha paz. E Deus sabe que isso é verdade.
É porque as pessoas não nos conhecem como Deus nos conhece. Elas nos confundem devido às suas pessoalidades. Quando o seu modo de ser e de pensar, ou seja, quando a sua concepção de vida destoa da nossa, torna-se realmente difícil um compreender o outro.
Porém, uma coisa eu tenho aprendido na vida: eu preciso aprender a me adaptar às pessoas e não esperar que elas se adaptem a mim. Esse é um grande começo para uma grande conquista de paz interior e exterior.
Tornamo-nos desamados sem mais nem menos, sem mais nem porque de quem menos se espera. Muitas vezes o desamor surge gratuitamente, sem maiores explicações para o desamado porque só quem entende esse desamor é quem passa a desamar pelos motivos que só ele conhece.
Deus nos ajude a sermos cada dia melhores. Amém.

Inserida por MonicaCampelloAutora

Aproveitando oportunidades dadas por Deus: carpediemando dia após dia
A oportunidade de fazer um trabalho de novo sem recuar de novo. A oportunidade de fazer a obra de Deus, lançando a mão do arado sem olhar para trás nem para ninguém nem para nada (Lc 9:62), mas somente para Jesus a fim de não afundar na missão (Mt 14:30).
Hoje pensei duas coisas sobre as quais o Senhor me respondeu claramente em seguida:
— “Irmãos! Ouçam! Anunciamos que por meio de Jesus há perdão para os pecados” (At ‭13:38‬).
Quem crê em Jesus fica livre de toda a culpa, sendo libertado de todos os pecados. A lei de Moisés não podia declarar justo o pecador, não podia livrá-lo de todos os seus pecados, mas a graça de Jesus pode fazê-lo. (At 13:39)
Assim, o Senhor atende o pedido de perdão de seus filhos que se arrependem de verdade; sob essa condição, ele os perdoa por terem cometido determinado pecado que lhe pesa na consciência.
Às vezes, algo poderia ser compreendido diante de determinadas circunstâncias como o necessário a ser feito, mas mesmo assim, por algum motivo que o faz perceber que outros foram prejudicados, isso o faz se sentir culpado, e é essa culpa que carrega que o leva a entender o feito como pecado porque a sua mente o condena (Rm 14:22; 1 Jo 3:21).
Nesse caso, quando ele mesmo não se perdoa, só Jesus pode perdoá-lo. A obediência a leis rituais e cerimoniais não pode conceder o perdão que ele precisa. Ele pode ir aos cultos, fazer dízimos e ofertas, cumprir a missão dos ministérios, ser frequentador assíduo da igreja, mas nada disso pode lhe dar o perdão que só pode ocorrer mediante o verdadeiro arrependimento confessado após reconhecimento e assunção da culpa, ou seja, a consciência plena de que carrega uma culpa por algo que fez e somente o perdão de Jesus pode livrá-lo desse fardo (Mt 11:29,30). 
Por isso Jesus veio, para trazer a graça sobre a lei. E assim como Jesus perdoa os seus filhos e os ensina sobre serem como ele, à sua imagem e semelhança, concedendo o perdão a todo aquele que “conscientemente” lhe pede (Mt 18:21,22), todo irmão deve perdoar o seu próximo que tenha pecado contra ele. Desse modo, o problema finda após a culpa retirada e esquecida, e tudo volta à harmonia de antes.
— “Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At‬ ‭4:20‬).
Mesmo sabendo que devemos corresponder ao chamado missionário de Jesus de levar a sua mensagem de arrependimento à humanidade, sentimo-nos incomodados porque não queremos incomodar ninguém com as palavras de Deus que não querem ouvir.
No entanto, esses estão entre aqueles que querem ouvir de modo que não tem como fazer uma peneira dos componentes desses grupos, separando-os ou os excluindo, pois, na verdade, não temos esse discernimento e essa capacidade. Só Jesus poderia fazer isso mediante a sua onisciência.
Por isso, ele nos ensina a deixar o joio junto com o trigo, principalmente porque ele não quer que, de alguma forma, o trigo seja ferido pelo joio ou pelos problemas que afetam o joio, pois, às vezes, o joio tem uma relação de importância com o trigo. (Mt 13:24-30)⁠

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠O OLEIRO NA MÃO DO VASO, livro de Monica Campello.
Meu oitavo livro: "O oleiro na mão do Vaso". Fresquinho! Acaba de ser publicado.
O título do livro remete à ideia de que os valores estão invertidos: em vez de o vaso estar na mão de Deus, é Deus que está na mão do vaso.
Explicando: muitos falsos servos e falsos crentes têm usado as coisas de Deus para o próprio favorecimento, e, lamentavelmente, há muitos líderes hoje usurpando as coisas de Deus para “se dar bem”, modificando a verdade divina, a palavra de Deus em benefício próprio.
É preciso se acautelar desse tipo de “crente”. Crente, em quê? Não em Deus, porque se não, não agiria assim. Porém, crente no bolso, nas vantagens de possuir uma igreja etc.
Para quem nunca imaginou ouvir esse tipo de frase, lembre-se: tudo tem uma primeira vez. E esse é o tempo de despertar. É preciso estar vigilante contra esse aspecto negativo, contra os embustes em certas igrejas.
Sinopse
Está escrito: "Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro" (Jr 18:6).
No entanto, há uma invasão à verdade de Deus. Líderes da igreja atual têm invertido a ordem dessa declaração de tal modo que agora se percebe "o oleiro na mão do vaso", i.e., Deus na mão do homem, moldado à sua vontade, aos seus caprichos e prazeres, aos seus interesses terrenos em detrimento dos eternos, à sua maneira de interpretação em detrimento da verdade escriturística, às suas doutrinas teológicas que destoam da realidade divina, jargonizando a fé para o alcance de bênçãos imediatas que refletem ensinamentos antibíblicos: “EU determino!” “EU declaro!” “EU profetiizo!” “EU... EU...EU...” - dEUs.
Nem todos os líderes eclesiásticos são usurpadores do Reino, mas os que não assumem a sua posição de vaso na mão do Oleiro tendem a distorcer a verdade de Deus explícita nas Escrituras Sagradas em favor de teologias que não lhe correspondem, pois não interpretam fielmente os versículos bíblicos, colocando as coisas do homem acima das coisas de Deus: não buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6:33), mas querem que todas as coisas lhes sejam acrescentadas; não buscam o pendor do Espírito, mas da carne e suas necessidades temporais. O propósito de Deus é que cada filho seu tenha o caráter de seu Filho, Jesus. Afinal, somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo (Rm 8:6,17).
O termo teologia designa o estudo sobre Deus, mas isso não significa que toda teologia tenha credibilidade. A teologia que versa sobre Deus como centro se pauta em uma abordagem séria e responsável dos livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento sob um enfoque panorâmico que trata da revelação divina à humanidade desde a sua queda até a sua salvação por Cristo, ressaltando ensinamentos cuja exegese se harmoniza com o texto bíblico.
A Igreja de Cristo, no entanto, lugar sem ruga nem mácula, onde se deve ensinar a doutrina de Deus pura e santa deve ser um lugar de bênção, e não de maldição. Para tanto, devem-se evitar vozes estranhas como profetadas e linguagens ininteligíveis, barganhas com Deus, curas por milagreiros, falso pentecostalismo como cair no espírito, imitações de animais, malabarismos corporais em danças e rodopios etc. que resultam em um culto irracional, em contradição a Romanos 12:1, baseado em doutrinas de demônios onde se cometem blasfêmias contra o Espírito Santo (Mt 12:31). Isso definitivamente não á a Igreja de Jesus Cristo, a Árvore da Vida cujos frutos são bons e aprovados por Deus para alimentar a mente, o coração e o espírito. (Mt 7:16; Jo 15:1-5)
“Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5:14).

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Sejamos iluminados!

A luz vem de Deus: Deus! Luz que nunca se apaga (Êx 13:21b)
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis“ (1 Co 15:33,34); não se deixem levar pelas boas impressões provenientes de práticas idólatras enaltecidas por incautos na fé cristã pura.

É para nos envergonharmos se, sendo evangelistas, ainda há alguns sem conhecer a Deus porque é nossa missão levá-los ao conhecimento do Senhor da nossa fé e da nossa salvação eterna (1 Co 15:34). Se vemos exemplos assim, ainda que distante de nós, que tenhamos a iniciativa de orarmos pela sua libertação e salvação, i.e., se somos cristãos de fato.

É muito bonito ver um exemplo de uma pessoa idosa demonstrando a sua fé. “Ah, que bacana, né, essa velhinha cheia de força e vitalidade cumprindo uma promessa feita a um objeto de adoração!” No entanto, “para quem acredita em Deus”, sabe-se que sem ele nada pode ser feito (Jo 15:5); tudo acontece pela providência e permissão de Deus e não por ações volitivas de seres espirituais abaixo de Deus (Jó 1:12; Mt 4:10; 8:16; Mc 5:10-12).

Alguns demonstram a sua fé através de tatuagens de entidades religiosas em seu corpo ou mesmo de sacrifícios diversos devotados a elas. A crença é individual e livre; todos têm direito de manifestar a sua crença no que considerar digno de adoração.

Mas o cristão, “no sentido pleno da palavra”, crê somente em Cristo, o Messias, o Ungido. Há muitos deuses, mas Deus somente um (para quem crê em Jesus, Deus). Não há outro deus único fora de Deus. Para o cristão verdadeiro, nenhum outro ser religioso pode tomar o lugar de Deus: “Ó SENHOR, tua é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence. Ó SENHOR, o reino é teu, e tu governas soberano sobre tudo e todos!” (1 Cr 29:11).

Portanto, para Jesus Cristo, se a manifestação da fé não é voltada para ele, mas para objetos de idolatria, por maior que seja essa fé, isso não agrada a Deus que o enviou para que todo o que nele crer seja salvo no dia do Senhor Jesus (1 Co 5:5).

Qualquer objeto de idolatria afasta de Jesus porque a pessoa atribui a isso as suas conquistas sem sequer lembrar de Jesus, autor e consumador da fé que morreu na cruz para nos salvar. Como um idólatra pode receber a salvação de Jesus se não o confessar como seu único Senhor e suficiente Salvador?

“Alguns ainda não têm o conhecimento de Deus. Não conhecem a Deus” (1 Co 15:34; 1 Ts 4:5).

“Desperta, tu que dormes, e Cristo te esclarecerá. Levanta-te, resplandece porque já vem a tua luz. Todos vós sois filhos da luz. Já é hora de despertarmos do sono. Rejeitemos as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5:14; Is 60:1; 1 Ts 5:5; Rm 13:11,12; Ef 5:8).

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠Jesus lida com o diabo como uma águia lida com uma serpente.

Ofídios: cobra, serpente, víbora
Símbolos do pecado: diabo, satanás, dragão

Cobras, serpentes, víboras, figurativamente pessoas más, traidoras, traiçoeiras, falsas, infiéis, desleais; possuem características que revelam sua tendência à perversidade, a atos iníquios.

Àqueles que não querem saber de Deus, há um lugar reservado por Deus:

“É esse o fim dos maus, daqueles que não querem saber de Deus”
‭(Jó‬ ‭18:21‬)

Qual fim? Jó 18:5-20.

(Refrências cruzadas: Os 4:1; Jr 9:3; 19:25; 1 Ts 4:5; 2 Ts 1:8; Tt 1:16)

Etimologicamente, o termo "demônio" vem do grego δαίμων /daímôn/ que significa "divindade", "deus", "poder divino", "espírito", "gênio", inteligência". O termo em latim é "daemon" do qual surgiu o termo "demônio" em português.

Um daemon pode ser "bom" ou "mau" de acordo com as circunstâncias da relação entre ele e qualquer outro ser que se submete à sua influência. Teologicamente, há dois termos para classificá-los: εὐδαίμων /eudaemon/ - o prefixo /eu/ que significa "bom", "favorável"; κακοδαίμων /cacodaemon/ - o prefixo /kakos/ que significa "mau", i.e., bom daemon ou bom demônio e mau daemon ou mau demônio.

O termo não designa necessariamente seres malignos, mas espíritos que são regidos pelo bem ou pelo mal. Assim também, no tocante ao homem, a acepção apropriada para "demônio" é alma humana que pode ser boa ou má.

No Livro dos Espíritos (questão 131), há uma indagação: "Se houvesse demônios, eles seriam criação de Deus, e Deus seria justo e bom se tivesse criado seres devotados eternamente ao mal e infelizes?"
Diante dessa sugestão, seria Deus mentiroso como o diabo?

"Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas” (Is 45.6-7). "Pois é ele quem abre a ferida, mas ele mesmo a trata; ele fere, mas com suas próprias mãos pode curar" (Jó 5:18). "O Senhor é quem tira a vida e a dá; faz descer ao Sheol, à sepultura, e da morte resgata" (1 Sm 2:6).

Deus criou daemons que podem ser bons ou maus - aqueles que decidem seguir o bem e aqueles que decidem seguir o mal após alguma tentação, como foi com Lúcifer que decidiu ser igual a Deus (Is 14:12-14) e, incorporado em uma serpente (Gn 3:1), incitou Adão e Eva à mesma atitude ao decidirem seguir seus conselhos ocultos (Gn 3:6).

Deus criou todos com o livre arbítrio (Gn 2:17; Js 24:15; Pv 1:29; 3:31; Sl 25:12) e foi através desse dom divino da capacidade de escolha que satanás pecou espontanea e volitivamente contra Deus assim como o ser humano por sua influência diabólica, sendo, porém, detentor da própria decisão que resultou no pecado original (Gn 3:1-6).

Tirando do ser humano o arbítrio, a culpa pelos males seria só de Deus - uma forma de culpá-lo pelos pecados ou males da humanidade quando o homem é o único culpado e responsável pelos próprios atos. Trata-se de uma artimanha maligna do cacodaemon, i.e., o demônio mau; no caso em questão, o diabo com suas investidas malignas embasadas em más interpretações dos atos divinos.
Deus criou o bem e o mal, mas também criou o livre arbítrio para que fôssemos responsáveis pelos nossos atos e não seres robotizados:

"Hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição" (Dt 30:15,19).

Na realidade, assim como Jesus em sua sabedoria e discernimento espiritual estava sempre vigilante quanto às maquinações do seu arquirrival que pretendia destruí-lo e destroná-lo uma vez por todas, tentando lhe incutir na mente ideias contrárias à vontade de Deus, seus filhos, crentes no Senhor, também precisam estar vigilantes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6:11) que pretende continuamente derrotá-los.

Uma das suas grandes investidas é a tentativa de lançar dúvidas no coração do crente quanto ao poder de Deus, a obra salvífica de Jesus Cristo, o poder de seu sacrifício expiatório vicário, e tudo o mais relacionado aos feitos e propósitos divinos voltados para o bem da humanidade. Além de tudo isso, pretende persuadi-los a acreditarem que não são responsáveis pelos próprios atos, contraiando o princípio da responsabilidade pessoal e da não-assunção de culpabilidade conforme descrito no Livro de Ezequiel capítulo 18.

Inserida por MonicaCampelloAutora

Os fracos precisam dos fortes
⁠Ajude-me, Senhor, a compreender a fraqueza do outro e a perdoá-lo.
“Nós, que somos fortes, temos o dever de suportar as fraquezas dos fracos, em vez de agradar a nós mesmos” (Rm 15:1).
Ler Rm 15:2! E, também: Gl 5:26; 6:2; Fp 2:3.
E o que seria agradar a nós mesmos? Seria manifestar orgulho destrutivo, sentir-se superior a ponto de querer mostrar que está por cima, disfarçar sentimentos para se mostrar forte, fingir que não está ligando, ficar andando no salto… e assim permanecer cavando a sepultura do próprio coração. Como mudar esse quadro? Sendo como José (Gn 45:1-15), não buscando agradar a nós mesmos.
Que eu busque mais consolar, compreender, amar. Isso está acima de ser consolado, compreendido, amado. Não que eu não precise dessas ações alheias em meu favor, mas que eu reconheça a sobrevalencia das primeiras sobre as últimas no sentido de altruísmo em oposição a egoísmo.
Às vezes, pensamos muito em nós mesmos de uma forma egoísta sem nos preocuparmos com as necessidades do outro, com o porquê de suas ações, de seus comportamentos, sentimentos e atitudes.
Não seria mais fácil, com o coração e a mente abertos, compreender a fraqueza ou as necessidades que levaram alguém a agir de determinada maneira a ponto de nos prejudicar, entristecer, magoar, ofender…, quando aprendemos de Deus que devemos suportar os fracos porque a força da fé está em nós para sobrepujar quaisquer sentimentos mesquinhos como ódio, vingança, indiferença, maus tratos…?
Lembro de José:
“Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês” (Gn 45:4-5‬).
Penso que não sofremos com alguma pessoa a terça parte do que José sofreu com seus irmãos e por tudo o que lhe fizeram. E ele os compreendeu e perdoou e passaram a viver em paz, assim como o seu pai também perdoou os seus irmãos quando soube do mal que causaram a José
A frase introdutória é uma paráfrase de uma música que em certo trecho diz: “pois é dando que se recebe”.
Não é dando que se recebe porque se Deus quiser abençoar isso independe dos feitos de uma pessoa, pois Deus abençoa quem ele quer independente do que a pessoa faça da mesma forma que se ele não quiser abençoar ele não abençoa independente do que a pessoa faça.
Portanto, o receber vem de Deus e não do que a pessoa fez ou porque deu alguma coisa para alguém e por isso mereceria receber de volta. Isso implicaria em interesse nas ações quando, na verdade, aprendemos de Deus que nossas ações devem ser incondicionais, desinteressadas e altruístas.
Na verdade, não é dando que se recebe, mas eu preciso estar pronto para receber. Deus pode me perdoar, mas será que eu estou pronto para perdoar a mim mesmo pelo que eu fiz? Deus pode me dar, mas será que eu sou digno de receber?
Será que Deus não me deu alguma coisa justamente para que eu aprenda e reconheça que eu não sou merecedor, e isso me levar a uma introspecção para reconhecer o quanto preciso mudar e melhorar?
Falamos com muita desenvoltura: “Ah, Senhor, eu não mereço, mas o Senhor é bom“. É muito fácil dizer que não merece, mas será que de fato reconhecemos que não merecemos as dádivas de Deus pelo fato de não sermos o que deveríamos ser? Falar é fácil; difícil é reconhecer!
José não deu o perdão aos seus irmãos por interesse tampouco por um egoísmo de se achar acima deles, o que era fato, mas isso não lhe subiu à cabeça. José os perdoou porque aprendeu o amor de Deus e a depender dele e a fazer somente o que agradasse a Deus.
Nós também precisamos aprender tudo isso para que possamos nos colocar acima dos nossos sentimentos mesquinhos e das nossas emoções negativas. Caso contrário, como poderemos agradar a Deus como José? Mas é muito fácil dizer que somos de Deus!
Dá-me, Senhor, igualmente, a pureza de José, a bondades de José, o disciplinar de José, a fé de José, a compreensão de José, o amor de José, a paz de José. Emunah.

Inserida por MonicaCampelloAutora