Marinho Guzman

501 - 525 do total de 946 pensamentos de Marinho Guzman

No dia dos namorados o comércio fatura mais do que no dia das mães porque mãe a gente só tem uma.

Inserida por marinhoguzman

Para morrer basta estar vivo.

Há dias em que morrem mais notáveis do que em outros.
Essa semana foram vários nomes expressivos.
A notícia aparece primeiro na internet, depois na TV, nos jornais e logo depois nas revistas semanais e mensais.
Se forem artistas, suas pinturas e esculturas sobem de valor e se forem escritores, músicos e cantores seus livros e discos somem das prateleiras, logo aparecendo as edições especiais, comemorativas da vida, da obra e morte do famoso.
O assunto logo é esquecido pela mídia voraz que vive de assunto vivo e mortes recentes e se o famoso for muito famoso, poderá ser lembrado depois de um ano, depois de cinco, dez e algumas vezes tem sido comemorado o centenário da morte de alguns deles.
Há uns poucos pobres, incultos e miseráveis que quando morrem são assunto e manchete.
Moradores de rua esfaqueados e bandidos são manchete, mas para eles não há lembrança que dure mais do que a do jornal diário, num prova inequívoca que a igualdade entre os homens é pura balela e que nem todos são, nem nunca serão iguais, a não ser perante a Justiça Divina, que iguala na morte o que nunca foi igual em vida.
Pouco sabemos do prêmio ou do castigo que nos espera, mas há os que garantem que o inferno de uns é aqui e agora.

Inserida por marinhoguzman

Eu e você, o Brasil e o Dunga.

Não vi ninguém criticando duramente a seleção nem o Dunga nesse curto período onde o Brasil ganhou onze vezes, de seleções tão medíocres quanto a própria.
Todo mundo sabia que mais dia menos dia a casa cairia, mas até aí a seleção e todos os envolvidos ganharam fortunas.
A casa caiu e o Brasil, que reclamou dos 7x1 contra a Alemanha, reclama agora do 1x0.
Nenhuma novidade.
Tido como celeiro do mundo, beneficiado pela natureza, pelos grandes rios e matas, livre de grandes catástrofes e acidentes meteorológicos e geológicos, o Brasil deveria ser o pulmão do mundo, o salvador da pátria, mas está morrendo de sede por desperdiçar a água, se afogando na fumaça da poluição e das queimadas, na indústria nordestina da seca.
E os políticos e banqueiros continuam ganhando fortunas.
Sou testemunha ocular que quase todos os países evoluíram muito mais que o Brasil nos últimos quarenta anos.
Por aqui, os corruptos ficaram milionários e você e eu, vamos ficar com os grandes problemas que estão batendo na porta.
Os culpados fomos nós por não termos conseguido mudar nem um pouco essas situações
Deveríamos abolir definitivamente o futebol, pelo menos acabaríamos com um grande número de ladrões e com o que restou do circo, já que nos faltará o pão.
Aliás, do circo o que restou fomos nós os palhaços.

Inserida por marinhoguzman

Brasil

A liberdade e a igualidade e o princípio “erga omnes” não funcionarão sem termos antes as reformas necessárias para a correta aplicação da lei.
São louváveis as tentativas de fazer com que a Justiça seja igual para todos, mas quando a tentativa esbarra na falta de pressupostos essenciais, ela vem a ser arremedo de justiça, onde os ricos e poderosos sofrem tão somente o constrangimento de serem presos, para logo depois serem libertados por leis ruins e bons advogados.
Não serão suficientes alguns bons juízes, precisamos de muitos políticos honestos e isso é como procurar uma agulha num palheiro.

Inserida por marinhoguzman

Suposições precipitadas geram erros fenomenais.
Não suponha nada, você pode estar errado e causar problemas para você e para os outros.
Supor é convencer-se de alguma coisa sem confirmação e isso leva nosso raciocínio a agir como a suposição fosse uma verdade inquestionável, passando a associá-la com informações verdadeiras armazenadas no nosso cérebro, numa mistura que pode ser explosiva para a reputação alheia.
Frequentemente suposições acabam se transformando em boatos e depois em perigosas mentiras.
Infelizmente e inconscientemente, muitas das suposições que fazemos são negativas.Damos grande importância às notícias ruins, estamos predispostos a pensar mal de algumas pessoas.
Se você não tem certeza de alguma coisa, se não checou diretamente, pergunte-se se o assunto é realmente da sua conta e se não for é melhor calar e cuidar da própria vida.
Algumas vezes fazemos suposições que prejudicam a nós mesmos. Supomos que não gostamos de alguma coisa, de alguém ou de algum lugar, sem saber exatamente porque. Depois de algum tempo, até por acaso e para nossa surpresa, constatamos que foi um engano.
A preguiça de checar os fatos, de buscar a verdade, pode gerar grandes erros e se isso não for bom para a reputação de outras pessoas, pode levar os demais à suposição que você não é uma pessoa legal.

Inserida por marinhoguzman

Circula na internet uma frase de autoria desconhecida que diz: “Não trate com prioridade que o trata como uma opção”.
Quem sabe administrar com inteligência as suas prioridades tem sempre um lugar de destaque para a pessoa amada e isso conduz a outra palavra que também é uma atitude. A reciprocidade.
Amor com amor se paga.

Inserida por marinhoguzman

Prioridades para bem administrar.

Por serem absolutamente diferentes, as prioridades de todos os indivíduos de uma comunidade precisam estar bem determinadas e serem efetivamente cumpridas.
Na falta ou na falha da clara exposição do cumprimento dessas obrigações, as administrações caem, não raro, na antipatia e nas reclamações de uma grande parte dos componentes de um grupo de pessoas ou de uma comunidade, onde me incluo.
É absolutamente claro que as prioridades da Praia das Pitangueiras e de outras praias da nossa cidade, são muito diferentes das comunidades do Bairro Morrinhos, da Vila Baiana e de outros bairros que sequer me aventuro nomear porque não os conheço.
Da mesma forma, as prioridades da educação e da saúde devem ser colocadas com destaque porque precisam atender a uma grande parte dos cidadãos do Guarujá.
Deve fazer parte do bom senso da Administração, atender dentro das possibilidades, todos os grupos.
Tida como bem comum, riqueza natural de todos os cidadãos do Guarujá, as praias são mais lembradas nos dias de sol, nos fins de semana e nas férias.
Até aí acho que todos temos igual entendimento e sintonia.
O problema começa quando o poder público esquece que para manter a ordem natural das coisas, algumas providências não são facultativas. Elas são obrigatórias.
Acho que só nomear essas providências que não estão sendo tomadas explicam a revolta de todos os moradores na orla da praia e da maioria dos frequentadores.
Não há banheiros suficientes.
Não existem estacionamentos regulamentados para autos, motos e bicicletas.
A sinalização da proibição do transito de bicicletas nas calçadas não é observada nem punida.
O comercio ilegal tomou conta das areias das praias fazendo concorrência desleal para com os demais comerciantes.
Os ambulantes e carrinhos de lanche não observam a legislação, a proibição da fritura nunca foi fiscalizada e se tornaram cozinhas a céu aberto.
Todo o lixo produzido é abandonado nas areias sem nenhum cuidado.
Depois de tudo isso, nós os moradores da orla, somos bombardeados com paralisações no transito por conta de festejos barulhentos que juntam meia dúzia de gatos pingados (bêbados), que certamente não representam os cidadãos do Guarujá.
Prioridade senhores, é a capacidade de administrar com sabedoria. E isso falta para algumas, felizmente não todas, as pessoas da atual administração da nossa cidade.

Inserida por marinhoguzman

Quando você está num grupo e num certo momento não tem conhecimento suficiente de algum assunto, tem duas opções, fica calado ou fala bobagem.
Ninguém vai recriminá-lo por não conhecer todas as coisas de tudo, mas se você falar asneiras, no mínimo fará uma bela exposição da sua ignorância.

Inserida por marinhoguzman

O que você está fazendo no Artigonal, no Orkut, no Google,no Facebook e da vida?


Feliz Natal, Próspero Ano Novo, Parabéns a você!
Para muita gente a comunicação estará feita pelos próximos 365 dias.
Parece que os mais jovens se comunicam mais, vamos ficando mais velhos fechamos o círculo de amizades, falamos menos, ficamos mais introspectivos.
Sou destes! Dos mais velhos que se comunicam menos, que ficaram mais introspectivos. Nojento não! Até que sou camarada, chego a fazer alguns amigos novos, mesmo tendo a certeza de que essa amizade não vai muito longe.
Hoje em dia quando encontro velhos amigos faço menos festa do que há dez anos. Já sei que depois desse encontro, o máximo que vai rolar vai ser um ou outro telefonema, isso se não ficar mais dez anos sem ver o cara.
Ex-namorada e grande amiga então nem se fala.
Se você deu uma passadinha aqui no meu Artigonal, Orkut,no blog ou no Facebook com a intenção de deixar Boas Festas te agradeço de coração.
Será uma das poucas pessoas que por um ou outro motivo lembraram de mim. Se não for pedir muito, deixe mais do que Boas Festas, deixe umas palavras do passado. Pode ter certeza que são as velhas lembranças as que mais me tem emocionado. Deve ser coisa de quem já viveu o suficiente para dar mais valor às palavras do que aos presentes ou coisa de velho mesmo...
No mais, Feliz Natal, Próspero Ano Novo e porque não, fica já com um Parabéns a você, pelo seu próximo aniversário.
Se quiser me encontrar estou no Artigonal, Orkut, no Google e no Facebook, meu telefone é 13-99713-2020. Continuo pela vida, tentando aproveitar o máximo com o mínimo de esforço.
Apesar dos pesares tenho sempre um tempo para um papo. Afinal é para isso que sou fácil de encontrar no Orkut, no Google,no Facebook e na vida.
Feliz Natal! Passa por aqui no Ano Novo, será um prazer te ver novamente ou pelo menos, obrigado por ler mais uma das minhas bobagens.

Inserida por marinhoguzman

Café com leite, pão com manteiga.

Descubro pelo Google que a minha trinca matutina tem cerca de trezentas calorias.
Combinam com as trezentas que eu gasto na esteira da Smart Fit quase todos os dias. São quatro quilômetros, na velocidade seis, por quarenta e cinco minutos, tempo aproveitado para exercitar o cérebro, que não para de ruminar o passado, o presente e tenta prever o futuro.
No almoço como sempre uma salada com grãos variados, folhas verdes, tomate, pepino, berinjela bem temperada e uma azeitona preta, tudo com muito azeite extravirgem, acompanhada de pequena posta peixe ou de peito de frango.Uma ou outra quarta-feira, como um arremedo de feijoada, arroz, feijão-preto, couve e três ou quatro rodelas de calabresa e uma mini bisteca. Às vezes num domingo, como bacalhau com batatas e arroz.
Meu o almoço diário raramente passa de trezentos e cinquenta gramas bem pesadas, sempre no excelente Restaurante Bambuzal.
Uma vez cada nunca, como no La Plage um Mc Donalds ou um capeletti do Bella Giulia.
Também não dispensamos, eu e a Amanda o filé à parisiense ou camarão à grega, no Monte Carlo do Zé Geraldo, sempre rachando o prato, lembrando que essas gordices são exceções e não posso ser acusado de glutão.
É raro o dia em que eu não tiro minha soneca depois do almoço que o europeu chama de sesta. Revigorante faz bem para o corpo e para a alma.
Eu e Amanda não jantamos. Às seis da tarde comemos um espartano lanche ou algum prato feito por ela com amor, que não enche barriga, não dá azia, má digestão nem pesadelo.
Lá pelas nove horas da noite como uma pequena salada de frutas bem variadas e lá se foi mais um dia de quem come com simplicidade só para viver.
A vida não se resume nisso, mas nem isso levaremos dela.

Inserida por marinhoguzman

Tem gente que é idiota e tem gente que se faz de idiota com tanta perfeição que fica sendo o mais perfeito idiota.

Coerência é a prevalência de uma maneira uniforme de pensar, proceder e julgar de acordo com parâmetros sociais aceitáveis.
É difícil acreditar que haja coerência na política, quando se depara com acordos que unem os cavalheiros a indivíduos sabidamente espertalhões, para não dizer criminosos, que roubam o dinheiro público e só não estão presos, porque usam parte do butim para comprar aqueles que deveriam fiscalizar as suas contas, advogados caros e juízes corruptos.
Algumas uniões políticas parecem mais formação de quadrilha para planejamento de crimes do que propriamente a ciência política que deveria conduzir os destinos de uma comunidade.

Inserida por marinhoguzman

Revendo posições.

Sempre fui contra um ditado popular que diz:-Os incomodados que se mudem.
Fui derrotado pela falta de respeito com os meus direitos.
Cedo ou tarde mudarei!

Inserida por marinhoguzman

Acordar no meio da noite e dormir no meio do dia parece ser prerrogativa de bebês e velhos.

Inserida por marinhoguzman

Equilíbrio

Significa estabilidade, igualdade, justa proporção.
O homem costuma romper o equilíbrio quando busca no dinheiro, no poder e no prazer hedonista, os principais objetivos da vida.
Conseguir muito do mesmo, pode ser um desestabilizador da vida harmoniosa.
A história tem mostrado que desequilibrados são responsáveis por grandes dramas e tragédias que assolam a vida moderna.
A busca insana pelo sucesso e pelo poder destroem muitas vidas e você pode observar isso facilmente.
A felicidade está apoiada no equilíbrio e não no ter e no poder.
Pense nisso!

Inserida por marinhoguzman

Quem desdenha quer comprar.

Certas pessoas desdenham e desprezam, na tentativa de desvalorizar.
Mas isso só atinge quem desconhece o próprio valor, tem baixa autoestima e não sabe o que é bom para si.
Ter e conquistar são palavras parecidas e ainda assim podem ter significados bem diferentes.
Conquistar com mérito é ter para sempre, e ter,momentânea, ou temporariamente,pode querer dizer que você está usando ou foi usado.

Inserida por marinhoguzman

Beleza e dinheiro.
Muitas mulheres são acusadas de usar a beleza para conseguir o que querem.
A acusação vem, na maioria das vezes, de que não tem beleza, mas qual seria o problema de usá-la em favor próprio?
Homens e mulheres usam a simpatia, inteligência e perspicácia para conhecer e conquistar parceiros. O que começa com simples amizade pode ou não evoluir para um relacionamento mais sério.
Será que alguns homens deixariam de avaliar corretamente o caráter da mulher porque ela é bonita? Enganar-se-iam inadvertidamente?
Muitos trocariam caráter por beleza, sem os outros atributos que tornam o relacionamento saudável e duradouro?
É bem provável que um homem que assuma o relacionamento com uma mulher bonita sem caráter, tenha ainda menos do que ela.
E as mulheres? Trocariam um homem bom, por um idiota rico?
E aí não há o que julgar e condenar, é só dólar falso por cheque sem fundos.

Inserida por marinhoguzman

Temos uma democracia, mas ela é de tão baixa qualidade que é pior do que alguns regimes totalitários.
Nós nos vangloriamos de ter liberdade, mas vivemos presos na ignorância e com a ilusão de que a vontade da maioria pode ter algum significado.
Um monte de idiotas votando, só significa que as cabeças pensantes são conduzidas pelos ignorantes.
Isso não é uma defesa dos regimes totalitários, mas deveríamos pensar melhor em ter votos de qualidade.

Inserida por marinhoguzman

Aprenda a discordar usando a lógica.

Teimamos em discutir quem está certo e quem está errado, deixando os mais ou menos certos relegados aos os que estão errados.
Mas ser lógico, inteligente e oportunista é tentar e conseguir saber separar e aproveitar o que está certo do que está errado, bem como dar valor a quem quase acertou.
Na maioria das vezes quem está mais ou menos certo, num assunto que você conhece pouco, sabe mais do que você.
Não sei se esse meu raciocínio está certo. Pergunto, o que você acha? Será que estou certo ou errado?

Inserida por marinhoguzman

Motivação.

Ninguém é exatamente igual à outra pessoa, começando pelo DNA.
Cada um tem uma criação, educação e vivência e isso dá diferentes enfoques da vida e do mundo para cada indivíduo.
As situações podem ser observadas do mesmo ponto de vista, ou outro e cada um de nós pode tirar conclusões diferentes sobre qualquer assunto.
No campo da motivação, podemos dizer que cada pessoa tem as suas próprias motivações, para fazer ou deixar de fazer alguma coisa.
Motivação é realização de alguma coisa, sempre pela expectativa de recompensa.
Ninguém faz nada, se não tiver um motivo. Comer para viver, trabalhar para ter a própria casa e sustentar a família.
A motivação acaba quando se atinge o objetivo pretendido e a partir daí pode-se ter outra, ainda que seja para conseguir mais do mesmo.
Por exemplo, a motivação para beber água termina quando saciada a sede, já a motivação para ter bens pode continuar por muito tempo, até todo o tempo, tendo em vista outros bens ou ter dinheiro para comprar muitos bens.
Toda motivação tem em vista portanto um objetivo e uma recompensa e se for colocado um objetivo inatingível ou impossível, o indivíduo não terá ou perderá a motivação para consegui-lo.
Isso explica a falta de motivação em que muitos de nós se encontra nesse momento.
Estamos firmes numa luta diária para atingir nossos objetivos e vemos um Brasil que não funciona, dirigentes corruptos e leis sendo criadas para tirar ou diminuir o que já conseguimos.
No momento em que os objetivos começam a ficar muito difíceis é preciso buscar além da motivação.
É preciso ter muita fé em Deus.

Inserida por marinhoguzman

Por que os velhos são mais sábios.

A sabedoria humana atinge o seu ápice justamente quando outras aptidões do cérebro começam a diminuir.
Entenda essa aparente contradição.
A sabedoria é uma forma de processamento mental muito avançada, que atinge seu auge apenas na velhice – justamente a época em que a capacidade do nosso cérebro começa a diminuir.
A velhice é sempre vista como uma época de declínio, mas ela pode trazer novas habilidades muito poderosas.
Mas o que é a sabedoria, afinal de contas?
Simplificando, é a capacidade de ‘saber’ a solução de um problema complicado ou inesperado de maneira praticamente instantânea e sem esforço mental.
É também a capacidade de conseguir antecipar eventos que costumam pegar as pessoas desprevenidas.
Mais do que simplesmente saber reconhecer uma situação de crise, por exemplo, o mecanismo da sabedoria permite enxergar formas de resolvê-la, mesmo que a pessoa nunca tenha atravessado uma situação igual.
A chave para esse processo, é a nossa capacidade de identificar padrões.
Ao ver uma cadeira, por exemplo, somos capazes de identificar que aquilo é uma cadeira sem precisar ter visto todos os tipos e modelos de cadeiras que existem no mundo. Isso é possível porque criamos um modelo mental da cadeira genérica, com todas as suas características comuns, que é ativado quando vemos algum objeto que se encaixa na descrição. Isso funciona também com situações e na resolução de problemas.
A habilidade de reconhecer semelhanças entre problemas aparentemente novos e outros já resolvidos é o que se define como competência.
Quanto maior o número de experiências e padrões acumulados por uma pessoa competente, maior a sua experiência num determinado campo.
À medida que as relações entre os diversos padrões vão sendo processadas pelo cérebro, elas vão formando redes de neurônios chamadas de “atratoras”. São “circuitos” de memórias relacionadas que contam com diversas maneiras de ser ativados.
Quando você vê o rosto de uma pessoa, ativa a rede atratora que relaciona várias outras coisas que você sabe sobre ela. A sabedoria, então, seria consequência de uma grande quantidade de redes atratoras no cérebro da pessoa e tanto elas quanto os padrões levam tempo para serem acumulados em quantidade suficiente para resolver problemas de maneira rápida e eficiente. Por causa disso, o envelhecimento acaba sendo o preço da sabedoria.
Quando somos jovens, a maior parte do nosso poder de processamento é empregada em tentar entender o mundo e as situações com as quais nos confrontamos.
Esse poder diminui com a idade. Em contrapartida, a maioria dos problemas que surgem pode ser resolvida com base na comparação com os padrões que foram acumulados. Isso demanda muito menos trabalho do nosso cérebro do que tentar entender uma situação completamente nova.
A forma como a memória começa a falhar com a idade também tem um papel importante. Por fim, o início do declínio mental costuma coincidir com a aposentadoria, época em que os desafios do dia a dia diminuem consideravelmente.
Somando tudo isso, fica fácil perceber que, na prática, a sabedoria trata-se mais de uma troca do que de uma supercapacidade e é dessa forma que ela precisa ser encarada. Em outras palavras, não como o ápice do nosso processamento mental, mas como um mecanismo biológico para compensar a queda de capacidades como a concentração e a aquisição de novos conhecimentos.
Experiência acumulada
Apesar de inevitável, o declínio mental é gradual em pessoas que não têm doenças degenerativas, com o mal de Alzheimer. Isso significa que é possível aproveitar bem as vantagens que a sabedoria traz. Há diversas tarefas mentais nos quais os idosos têm resultados tão bons quanto os de pessoas mais jovens, diz a neuropsicóloga. Basta não considerar o tempo gasto, que nos idosos tende a ser maior. Grandes empresas multinacionais costumam entregar o comando para profissionais na faixa dos 50 anos, que estão num ponto de equilíbrio entre velocidade de processamento e experiência acumulada
No fundo, talvez seja a experiência e a sabedoria que nos permitam viver 60, 70, 80 ou mais anos. Somos uma das poucas espécies cuja vida vai além do período reprodutivo. Qual seria a importância de um indivíduo que, do ponto de vista biológico, não tem mais nada para contribuir para a perpetuação da sua espécie? Uma possibilidade é que os mais velhos contribuam de uma maneira crítica para a sobrevivência da espécie por outros meios – particularmente na transmissão do seu conhecimento acumulado para as gerações mais novas por meios culturais, como a linguagem.
Assim como nem todos os idosos apresentam demências graves, nem todos atingirão a sabedoria. Embora o potencial de certas pessoas seja maior que o de outras, é preciso desenvolvê-lo. Expor-se constantemente a novos desafios mentais é um ingrediente muito importante. Sem o acúmulo de experiências que alimentam a biblioteca de padrões, mesmo a mais analítica das mentes não conseguiria chegar à sabedoria. A sabedoria, escreveu o filósofo grego Sócrates, começa com a vontade de saber.
Auge e declínio
Apesar de a velhice ser um pré-requisito para a sabedoria, isso não quer dizer que ela seja uma época de ouro para a mente. O cérebro humano segue algumas fases de desenvolvimento bem distintas, e o envelhecimento não é a mais gentil delas. A primeira fase é a do desenvolvimento, que em geral dura até os 30 anos de idade. Depois se segue uma fase de maturidade e estabilidade, em que a prioridade passa a ser o uso do que foi aprendido.
A partir dos 40 anos, começamos a perder neurônios. A capacidade de adquirir novos conhecimentos diminui e a velocidade de processamento do cérebro também vai caindo. A visão e a audição também podem começar a falhar, o que dificulta a concentração. Taxas elevadas de colesterol, mesmo abaixo do que as necessárias para causar um derrame ou um ataque cardíaco, são capazes de provocar microderrames, que podem lesar áreas do cérebro. Por último, há o risco de se desenvolver o mal de Alzheimer, que afeta a memória e acelera os efeitos do envelhecimento.
Podemos não ser mais tão mentalmente capazes na velhice, mas as necessidades também tendem a diminuir. O início do declínio mental costuma ser acompanhado pela aposentadoria, quando passamos a ser menos exigidos mentalmente. Mas isso não deve ser desculpa para pararmos de usar nosso cérebro: quanto mais o exercitamos, mais resistente ele se torna aos efeitos do envelhecimento.
Malhação mental
Manter a mente ativa é a melhor forma de retardar o aparecimento de problemas típicos da idade.
Outros animais também aprendem a identificar padrões, mas a capacidade é limitada. Humanos, em contrapartida, conseguem armazenar conhecimentos de várias formas e transmiti-los através das gerações.
Essa é um resumo feito por mim, de um longo e excelente texto de Carlos Nasser que traz menção a diversos colaboradores e pode ser lido na íntegra no link http://super.abril.com.br/…/por-que-os-velhos-sao-mais-sabi…

Inserida por marinhoguzman

"A vida é um jogo,você joga, ou você fica assistindo."
Difícil é quando temos que decidir nos pênaltis.

Inserida por marinhoguzman

A vida é uma corrida. Todo mundo quer ganhar mas ninguém quer receber a bandeirada.

Inserida por marinhoguzman

O certo é que parece que está tudo errado.
Diametralmente opostos ou como duas paralelas, que nunca se encontram, o certo e o errado fazem parte da nossa vida.
Não dá para acertar todas, o importante é não errar todas.

Inserida por marinhoguzman

Fúteis e futilidades.

Às vezes fico “mordido” com gente que não merce nem uma cuspidela.
Uns usuários frequentes de linguagem rebuscada, usam termos cujo significado não conhecem, só ouviram falar.
Acusar alguém de fútil é dizer que essa pessoa só se preocupa com o que é irrelevante, insignificante, superficial.
Pessoas fúteis são vulgares, frívolas, só se ocupam de trivialidades banais, bagatelas, ninharias, porcarias, por assim dizer.
O contrário de fútil é alguém sério, de grande valor moral e não me ocorre exatamente uma palavra única que seja antônima, mas certamente não é alguém preocupado em condenar a futilidade de outrem. Nada fútil talvez seja um bom termo.
No mais, não mando recado, tento mostrar a uns incapazes, a diferença da própria insignificância com a alegria e felicidade dos outros.
Menos, minha senhora, não atire pedras que certamente quebrariam o telhado de vidro da sua própria casa.