Aprendizado
Silenciar
Eu tenho ficado muito quieta. Calada, em silêncio. Silêncio na boca e no corpo. Meu maxilar, acostumado com o tanto dizer, dói por tanto ficar imóvel.
Tenho aprendido muito na quietação:
- É preciso colocar um pano no chão quando for passar roupa, a água do ferro de passar fica pingando.
- É preciso varrer o chão após limpar a caixa de areia porque os farelos da areia se espalham por todo lado.
- É preciso secar a bancada depois da tampa da panela ser colocada lá, o vapor molha.
- É preciso ouvir mais os outros, e somente ouvir. (Muitas vezes as pessoas não precisam de respostas, somente de ouvidos atentos)
Quando silencia-se a boca, a mente começa a trabalhar mais e mais depressa. O coração sente mais e bombeia melhor o sangue. O corpo aprende a ouvir o próprio corpo e a consciência desata os nós das suas asas.
Os poemas passam a fazer sentido.
A música toca o sistema nervoso.
Com muita calma, antes de dizer bobagens, a boca - que antes era órgão auto-suficiente - agora concilia seus desejos faláticos com a língua, com os dentes, gengiva e cérebro.
Minha boca, de fato, nunca foi boca de dizeres bons. Aproveitava-se da carência, e lá deixava seu sermão, sem ao menos ser convidada para tal.
Meu músculo mais forte sempre foi a língua que em um complô envenenava cabeças, olhos e aortas.
A mão tentava escrever, mas a boca falava, não deixava calar a voz, nunca! E os textos, todos pequenos, com cara de mal acabados ou mal pensados, eram só uma pequena amostra do que a mão podia fazer.
A boca não se abre. O maxilar ainda dói severamente, mas a alma agora respira, agora permite a manifestação da existência, silenciosamente.
A boca agora só diz o pontual, somente diz o que o coração e a mente aprovam ser dito.
Há muita clareza nos sentimentos e no mundo exterior. Há compressão no mundo dos outros. Muda, a boca sabe se expressar melhor quando diz.
O que há boca? Tem medo do mudo? Tem medo da compreensão, restauração, modificação, rotação, translação e emudamento completo? Tem medo que os lábios se colem e nunca mais se abram por falta de exercícios?
Você não vai morrer ou atrofiar, você apenas está aprendendo a lidar com uma faceta sua que você mesma escondia; continue fechada, calada.
Você ainda pode cantar, mas somente boas canções, caso contrário, vai se manter fechada!
Você boca, é mais um pedaço meu que preciso controlar, assim como controlo meus sentimentos.
Controlo minha mente pra poder controlar você. Controlo minha carência, minhas vontades e receios.
Controlo todos os meus recheios para que você não seja leviana, abusada, indiscreta, indecente e folgada.
Você quer parecer que sofre com a mudisse obrigatória, mas a mudança tem libertado você. Os ossos da face andam menos desgastados.
Eu, realmente, tenho adorado a experiência do silenciar.
Muda eu mudo.
Sou a soma de todas as estações.
Sou um misto da luz do sol com a força do vento, a intensidade da chuva e a leveza da primavera.
Antigamente eu tinha medo das balas, das pessoas, dos sonhos, da própria sombra, dos sentimentos e principalmente das palavras, mas porque as palavras? O que há de errado nelas? Pois bem, as palavras têm uma força tão grande e monstruosa, capaz de construir e destruir ao mesmo tempo e normalmente segue essa ordem, as palavras te constroem por inteiro, as vezes até com mais brilho, e te destroem na pior intensidade, destruindo qualquer luz existente, é como um buraco negro, suga toda a luz que há ao seu redor, tornando seu interior vazio e solitário.
Antigamente tudo era estranho, um simples cumprimento, um abraço, um beijo e principalmente uma despedida, dizer "adeus" era muito estranho pra mim, as despedidas tem significados indeterminado as vezes, você pode perceber que algumas são carregadas cheias de esperanças, outras cheios de memórias.
Antigamente eu não sentia dor, um simples ralado as vezes era necessário, cair no chão após brincar de pique-esconde e em seguida levantar-se e continuar a brincar, ou chutar o chão no asfalto quando estava jogando bola, mas era necessário, pois com esses ralados você aprende a controlar a dor física e que logo irá voltar como antes, intacto e curado, mas antigamente eu nunca senti a dor psicológica e emocional, a inocência era uma barreira contra dores, funcionava como um sedativo, você não sente nada e fica inconsciente por um longo tempo, mas tinha consciência que um dia aquele efeito iria passar.
Antigamente o amor era um sinônimo de todas as qualidades existentes, eu não o conhecia bem, minha inocência me mantia em estado de coma, mas era visível que aquele estado emocional funcionava como um combustível de um automóvel, fazendo com que o automóvel siga em frente, e claro, como todo automóvel havia revisões e consertos, do mesmo jeito do amor, as pessoas aprendiam com os próprios erros e procuravam a não errar novamente, porém as coisas mudaram, o amor se tornou um gás tóxico capaz de destruir almas, e poucas pessoas eram imunes a esse gás, quem sabia realmente o que era amor, não temia ao impacto e se mantiam em pé.
Hoje em dia eu entendo o mundo, e nem por isso eu sigo os entendimentos propostos, desde antigamente eu entendia o real significado de escolhas, quando eu brincava de polícia e ladrão eu sabia qual era o certo e o errado, e vi que a vida é movida de escolhas, você pode simplesmente usar as palavras para construir e continuar a moldar, e que o amor pode se tornar um sedativo capaz de repelir qualquer dor que venha sofrer, basta apenas escolher amar e viver as coisas boas, as escolhas fazem de você o que você é.
Viva Flor. . .
Brotei na barranca, morada minha
À beira das águas, contíguo à vereda
Guardo secretos segredos findas verdades
Sou feita de brandura, atenta e avivada
Me falta a voz, mas não sou mouca
Assim, nada digo aos passantes
Minha existência é breve em seu durar
Exalo olor mágico, para sequestrar atenções
Sou f lor frágil, aguerrida à beira rio
Admiro águas que passam peixes
Não conto horas corridas, nem as lentas
Amo garoas, brisas e ventos leves
Somo os minutos de minha eternidade
Conto estrelas, umas, mais que outras
Que flutuam acesas nas profundezas etéreas
Quanta paixão ainda há na leveza dessa ação?
Me arrepio ao beijo do beija-flor
Meu corpo treme, se arrepia. . . e nada entende
Sinto em cada curioso olhar, ser ternamente rara
Vivamente incontida, explodindo em amor de flor
O processo de mudança sempre será individual e interior...
Querer, dizer, falar e exprimir não surtirá efeito enquanto o "ser", tal qual, consciência, não desperte dentro de si.
É preciso levar em conta que o meio influência o agente, porém esta influência externa é extremamente inferior a força interna que devemos cultivar, absorver da realidade as mais valiosas lições demanda tempo e paciência, essa reflexão nos torna altivos e prudentes.
Um caminho sem pedras não nos ensinará nada, mas ao longo do caminho precisamos escolher até mesmo as pedras que queremos tropeçar.
Pois tropeçar é preciso, uma vida sem erro está fadada a miséria e a ignorância, pois é só através da dicotomia deste para com o acerto que conseguimos encontrar um modo de vida que nos traga aprendizado e que possibilite uma auto reflexão consciente.
Nem sempre o mundo se apresenta belo diante dos meus olhos. Mas, se eu não procurar ver o melhor, até mesmo nas coisas ruins - que me servirão pelo menos como aprendizado -, aí sim, é que tudo piora. Fé na vida é o código da esperança. Fé em Deus é o código da vida.
Aprendi que existem muitas pessoas com sorte como também muitas com azar. Mas mais do que isso, existe pessoas supersticiosas.
Oh querido obrigado
Hoje eu choro de alegria e emocionado
Por não estar mais ao seu lado
Oh querido obrigado
Hoje eu sou forte e determinado
Você foi meu degrau para eu conquistar tudo que eu tenho conquistado
Oh querido obrigado
Se eu estivesse ao seu lado eu teria fracassado
Oh querido obrigado
Por ter mostrado que você ficou bem melhor no meu passado
Ninguém consegue ser feliz o tempo inteiro. A vida nos foi oferecida para ser sofrida e também vivida.
Deus é sempre gentil conosco, nos dando oportunidades, chances e avisos.
Percebemos se estamos atentos. Recebemos se estamos preparados. Não dá pra ficar de braços cruzados reclamando ou enfrentamos as provações ou fraquejamos diante delas.
A vida é um presente. Cada dia é único. Cada momento uma nova oportunidade. Se HOJE está difícil, tenha fé, força e coragem. Nada acontece por acontecer, tudo tem um porquê, pode apostar.
Tudo tem uma explicação. Tudo é lição. Tudo é aprendizado. Há coisas que depende de Deus, outras de nós. A vida tem a cobrança do que a gente planta.
Se você quer bom fruto, plante as sementes certas. Se você quer o amor, plante o amor. Se você quer a paz, plante a paz. Se você quer o bem, plante o bem.
A vida é a escola que nos ensina as lições do cotidiano e nos perfeitos ou imperfeitos segundo a moral de suas lições.
Não importa porque ou de que....
Há dias, horas, momentos de inércia ou fulgor
Que aprendemos que não temos o controle
Não somos donos de nós, de nossas vidas
Descobrimos ser peças em num tabuleiro
Num jogo de Santos, Milagres e solidão
Seguindo em frente num sem fim que fim não tem... ou tem!
Mas aí, já percebemos nós estarmos quase à margem
Da estrada, do jogo, da vida, de nós mesmos
A caminhada é mais que longa e sempre apressada
Quão poucas são as ferramentas prestantes ao alcance
Que cumprem a função de ajudar nesse insano trajeto
Por onde passam também os insones, os lúcidos
Temerosos delirante ou desatentos de alma pura
Que cansados de cada passo dado nessa rota
Nos descortinando, para sermos vistos como somos
E nada e ninguém: nem sejam Santos nem folhas secas
Caídas se um outono cruzando a contramão da ida
Tem olhos pra notar que há mais passantes que passos
E depois de tanto seguir, ultrapassar, sem descanso
O coração se cansa, desiste por nós, sangra abatido
E se assossega, se cala, simplesmente para
E sai de cena sem importar mais com a via que vê à frente
Não há mais o que sofrer, a alegrar, ser frio ou quente
Dica do dia!! Pare de gastar dinheiro com coisas que não vão te trazer benefício, feche sua mão para futilidades e invista na sua educação, porque hoje em dia conhecimento é a chave do sucesso. Queira sempre mais, não se contente com o pouco porém, tenha sempre a humildade em aprender porque o aprendizado é contínuo e nada nesse mundo pode tomar de você. Não basta ser só inteligente, tem que ser sábio.
Estarei sentado em uma pedra pelo caminho, na expectativa que passes por ele, assim quando menos esperar, aprenderei mais e assim poderei alguma coisa dizer.
Demora, realmente demora mesmo para você se encontrar e saber o que realmente é, mas hoje em plena sanidade eu posso afirmar, não sou "eu" a muito tempo, deixei muita coisa de lado, muita mesmo, mas, estou mudando isso com o tempo, e posso afirmar que estou melhorando e voltando a ser eu todos os dias e hoje é um desses dias, sabe aquela madrugada que você reflete e chora e se pergunta cade você, cade todo aquele amor? pois é, estou me sentindo assim, mas tudo isso está mudando, estou me encontrando. Sempre devemos agradecer por tudo que passamos pois tudo é para nosso aprendizado, e tenho certeza que depois desse período obscuro, eu vou ser uma pessoa melhor e só tenho a agradecer.
Em um certo dia, cansei-me da tristeza, senti exaustão em carregar uma melancolia que já fazia parte do meu ser. Optei então por viver de maneira mais positiva, enxergando a beleza da existência nas pequenas e mais simples coisas do universo. Reconheço hoje que apesar de passarmos por fases turbulentas, o que sobrou de ruim serve para aprendizado, é experiência. Nada acontece em vão. Assim como a terra, passamos pelo ciclo de términos e recomeços, tudo se regenera. Eu já tive uma vida triste, mas decidi não querê-la mais. Sinto-me melhor assim, leve e zen.
- Relacionados
- Frases de aprendizado: lições que transformam
- Pensamento de gratidão: frases para cultivar uma atitude positiva
- Frases sobre infância para abraçar nossa criança interior
- Gestão Escolar
- Frases com a palavra crescer para te lembrar da força do aprendizado
- Agradecimento pelo Aprendizado
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
