Aprendi que se Aprende
ANOS DE MIM
Aprendi a cantarolar
Pra deixar o tempo passar.
Aprendi a contra balançar.
Anos de mim tento administrar.
Aprendi a interiorizar
Tudo que quero analisar.
Anos de todos que conheci
Deram-me vontade de partir.
Aprendi a viver bem comigo,
A me aceitar resignado.
Aprendi a não ficar desanimado
Quando foge um carinho anunciado.
Aprendi a falar baixinho
Pra não me acordar assustado.
A caminhar bem devagarinho
Pra não despertar meu eu menininho.
Aprendi acordar bem cedo.
Para escutar os passarinhos
A abrir a porta das minhas mágoas
E deixá-las repousadas num pergaminho.
Aprendi a conviver com as picadas.
Admirar de tudo um pouquinho.
Não fazer terra arrasada.
Buscar só o bom caminho.
“Uma coisa que aprendi nessa vida é que o amor cura, perdoa, compreende e ajuda. Por mais que demore, quem ama de verdade nunca abandona completamente”.
Aprendi com Frei Ignácio de Larranaga a diferença entre peregrino e turista e escrevi um texto quando fiz o Caminho de Santiago de Compostela: “APROFUNDANDO A FÉ NO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA (França, Espanha e Portugal)”, que está publicado neste espaço, no qual digo: “[...] o peregrino não sabe nada: aonde vai dormir nem o que fará no dia seguinte; que fadiga, incerteza e insegurança são o pão do seu cotidiano; e que ele tem uma meta mas não consegue vê-la claramente. [...]”
Ao começar a me envolver, mesmo indiretamente, com a situação dos desabrigados em geral e daqueles que são vítimas de desastres naturais, esta minha visão se ampliou e, hoje, acrescento: O peregrino e os desabrigados não sabem nada: aonde vão dormir nem o que farão pra frente. Ao bater o cadeado de sua casa em estado de desabamento, ao deixá-la pra trás, quem assim o fez não está saindo para uma viagem de férias mas para uma viagem sem volta à casa que foi o seu lar. Para muitos e/ou para crianças que não estão conscientes da dimensão do desastre natural (enxurrada, terremoto etc) a mudança é como uma aventura de Sessão da Tarde na TV.
Eu aprendi a ter contentamento com o que tenho e aprendi a conviver com o que me falta. Portanto, nada me falta.
Só há uma coisa que não pode me faltar jamais: Deus. Pois Ele é o ar que dá vida aos meus pulmões.
Tendo isto, tenho tudo o que preciso.
Aprendi..
A valorizar as pessoas que estão sempre do meu lado,em qualquer situação,seja na alegria ou na tristeza é muito bom saber que tenho um ombro amigo pra chorar,desabafar e confiar! Não sou de desamparar nem abandonar aquele que sempre me ajudou,me ouviu e não me deixou! Porque a vida é assim hoje você está por cima mais amanhã você pode estar por baixo. Não seja ingrato com ninguém por menor que seja a ajuda que você recebeu,agradeça seja grato,abençoe porque assim você também será abençoado!
Aprendi com o tempo.
Houve um tempo em que eu pensei que nada iria mudar, achei que as coisas seriam sempre da mesma maneira e por isso devia me habituar a sofrer. Por um tempo que pareceu uma eternidade eu apenas sobrevivi. Nesse tempo eu aprendi a desistir e que a desistência gera frustração e que ambos se tornam um vício. Aprendi que existem coisas muito mais viciantes do que as drogas. E que as drogas são fuga e camuflagem para os vícios da alma. Aprendi que sofrer não dói tanto quanto ver sofrer as pessoas que amamos. E que as crianças sempre encontram uma maneira de esquecer tudo e manter a sanidade. Aprendi que amigos de verdade são feitos nos piores momentos. E que as vezes temos de enfrentar os piores momentos sem nenhum amigo. Aprendi que mãe é um ser a parte que vê o sentido da vida no filho. E que irmão é o único que sabe o que você sente, porque estava lá passando pelas mesmas coisas que você passou. E que um pai ser um pai de verdade faz toda a diferença. Aprendi que andar sozinho se torna um hábito difícil de mudar. E que tudo o que evitamos um dia terá de ser enfrentado. Aprendi que sempre existe alguém que sofre mais. E que temos um problema sério de cegueira, pois só conseguimos enxergar a nossa dor. Aprendi a escrever o que sinto e ver o esclarecimento distrair a tristeza. E que isso também tem de ser feito sempre e sempre, pois textos são como lágrimas, esvaziam e libertam dores muito pesadas. Aprendi que não correr atrás do que se quer pode custar anos da sua vida. Aprendi que olhar pra trás só é bom se isso não te prende ao passado. E que olhar pra frente só é possível se você aprendeu a lição. Aprendi que as pessoas falam o que pensam sem se importar se isso ofende ou não. Mas que não importa a circunstância, sempre tem alguém tentando te animar. Não aprendi a andar de bicicleta, mas aprendi que isso não tem muita importância, porém mais tarde percebi que o problema não é andar ou não, o problema é desistir. E que desistir, evitar, fugir sempre leva a experiências fadadas a frustração. Aprendi a odiar, mas graças a Deus não aprendi a por o ódio em prática. E aprendi que no amor está subentendido compromisso e responsabilidade. Aprendi que quando achamos que nada mais dará certo, surgem mudanças maiores do que tudo o que sonhamos. E que o perdão funciona mesmo e pode fazer qualquer rancor sumir como se nunca tivesse existido.
O amor não precisa ser pra sempre, soh tem que existir. Aprendi isso e vivo assim. A tristeza eh inevitável, sofrimento é opção!
Aprendi com as lutas diárias , que tem coisas que
acontece em nossa vida , que só entenderemos
amanhã, quando tudo se ajeitar em nós , quando a
nossa alma se aquietar e o nosso coração se colocar no lugar. Não há acasos , não existe coincidências ,o que existe são propósitos inexplicáveis de Deus ao qual nos farão crescer e sentir que tudo nos foi necessário...
Então não queira me testar, pois através dos tempos uma das coisas que aprendi também foi a sobreviver ou até mesmo apreciar o frio.
Sim, o frio do meu próprio corpo, e a ter que suportar temperaturas inconstantes de alguém que por não saber o que quer, por temer ou não ter coragem de arriscar.
MÃE OBRIGADA
Mãe obrigada por me fazer sua filha!
Lamentei muito sua morte.
Aprendi que virou uma estrela
e agora ilumina minhas noites.
Alguém me disse para não lamentar,
mas agradecer a Deus o tempo
que esteve junto a mim.
Às minhas filhas agradeço
por me deixarem ser sua mãe.
Aos meus netos agradeço
por tornaram minhas filhas mães.
As mães que tiveram seus filhos e
tomaram a decisão de entrega-los
para adoção, também agradeço!
As que adotaram deixaram que
estas crianças as tornassem mães!
As que geraram,são mães desde a concepção!
Mães verdes, amarelas, rosas, vermelhas,
não importa a cor o que importa é que são mães!
Parabéns a todas pelo seu dia!
Já fui do tipo que me importava, hoje eu apenas ignoro. Aprendi que têm coisas que simplesmente não valem a pena.
Aprendi que idade cronológica, nem sempre acompanha a idade mental. E, sendo assim, a maturidade esta diretamente ligada a história de cada um.
Aprendi que as rosas mais belas não são aquelas que o jardineiro corta suas raízes e leva para casa, são aquelas que o jardineiro dedica todo seu amor deixando ela livre em seu jardim.
(Desabafo) Eu fiz de tudo para parecer uma brincadeira para mim, e desde o inicio eu aprendi que eu nunca seria nada para você. Parece que foi ontem que aprendi a gostar de você sem querer e hoje eu não consigo esquecer ... Tentei mesmo te afastar, fiz várias coisas por isso, mais eu gosto muito de você e não posso apagar assim. eu trocaria tudo para te ter aqui, e por mais que eu não possa ,trocaria esse coração, por qualquer algo que esteja disposto a me dar, desde que seja seu ... Hoje eu já nem sei ter inspiração mais em você , por que eu simplesmente não entendo quando se trata de mim.Eu poderia dizer tudo que queria, mais eu não sei achar um bom motivo para isso, e está complicado guardar de você o que sinto... Eu quero apenas estar em paz e silêncio.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp