Amor de Alma
Doce veneno D'alma
*
*
Sem rumo, o homem pôs-se a caminhos
Já saindo pro mundo, entreviu aqui-acola'.
Certamente que nem faria tanta diferença!
Pois de mala e cuia, sem crenças 'a tornar.
*
O mundo 'e terra de ninguém, disseram-no
Ainda que o ferissem, ao juízo não voltaria.
Transtornado com a vida, a surtar o espirito!
De tal forma o mesmo homem não aceitaria.
*
O mundo parece mesmo lugar inapropriado
Quem tanto falava bem, não vivia ao desdém.
Aos poucos e aos prantos; corajoso, valente!
Conseguia o quebrantamento da mente-refém.
*
Ao final de uma alma velha, com boas feridas
O espirito já não sucumbe a tão fácil ardor.
Agora tolerante, o coração da' vez 'a sabedoria.
Doravante... quem comanda 'e o pleno amor.
poeta_sabedoro
Entrando em meus silêncios,
A alma a me abandonar,
Afogando-se no véu
Do tempo a me assombrar.
Vejo a cor, que se desfaz,
Rastro tênue de um luar.
A paisagem em minha voz,
Chama que vem me queimar.
Não és um sonho fugaz,
És meu pranto e meu pesar.
O medo de te perder
É a dor que nunca há de calar.
Olho a cor da despedida,
Chama que insiste em arder,
A paisagem que me fere,
No receio de te perder.
Não és miragem ou sonho,
És o brilho no meu olhar,
Mas o medo, persistente,
Torna o amor a me sangrar.
És a luz que me consola,
Na escuridão do existir,
Mas se fores, minha alma
Terá no vazio seu porvir.
A vil cor que me abandona,
Chama fria a me envolver,
Na paisagem de incerteza,
Sinto o medo de te perder.
Não és miragem nem ilusão,
Mas a luz do meu caminhar,
E o temor que me consome,
Faz o peito quase calar.
És o lume da minha noite,
O eco que me faz seguir,
Mas se fores, meu destino
Será vazio a me consumir.
Com a alma de criança e o encanto que tudo envolve, descubro a alegria genuína de simplesmente viver.
Um dia, você cruzará com alguém que carrega um pedaço da sua alma nos olhos, alguém que passou a vida inteira à sua procura. E então, de repente, essa pessoa surgirá, pronta para te dar, em dias, tudo o que outra te negou por anos. O melhor? Ela fará isso naturalmente, porque você merece o melhor, e não precisará pedir nada. Prepare-se para viver o que é real.
Se eu quiser, eu digo. Se eu sentir, eu mostro. Se eu amar, eu transbordo. Minha alma não conhece a superficialidade, meu coração não bate em ritmo morno. Não sou pra qualquer um; meu jeito intenso exige coragem, entrega e um coração à altura. Sou feito de sentimento bruto, desejo sem ensaios e presença que não se ignora. Para quem tem medo de sentir, eu sou um perigo.
Cultivar minha alma, estimular minha imaginação e me conectar com a magia contida no ato de simplesmente olhar para o céu. À medida que o sol gradualmente se punha, encerrando esse espetáculo fugaz, meu coração transbordava de gratidão. Aquelas nuvens, haviam me presenteado com um lembrete poderoso: a vida está repleta de momentos fugazes, que exigem que nos abramos para a beleza que reside nas pequenas sutilezas do mundo.
A beleza e a serenidade dessa nova imagem eram igualmente arrebatadoras, evocando uma sensação de exploração e descoberta que percorria a minha pele. Nesse momento de silêncio interno, onde meu olhar desbrava cada canto das nuvens, busco propósitos e questionamentos internos que se desfazem assim como as nuvens se transformam.
Nessa contemplação efêmera, encontro um momento de pausa e reflexão, uma oportunidade de mergulhar nas profundezas do meu ser. É um momento em que as perguntas se dissolvem nas brumas do céu, mas as respostas se multiplicam e se tornam mais vívidas, como raios de sol que atravessam as nuvens.
Conto os sonhos da minha alma para o meu coração e, sem pressa, me lanço entre o tempo e a paixão e, encho-me de beneplácito por estar confortável na inebriante doçura do teu amor.
Os olhos não escondem o desejo da alma, mesmo fechados evocam a delicadeza de estender os braços para amar intensamente.
Sou uma árvore centenária, que brota em um corpo de menino. Minha alma é um livro antigo, cheio de histórias, cheio de sabedoria. Meus olhos são dois poços de água profunda, onde o tempo se reflete, onde a eternidade habita.
Sou um homem que já viveu mil vidas, e ainda assim, sou um menino que brinca com o universo. Minha presença é um silêncio que fala, um vazio que está cheio de significado. Eu sou o resultado de todas as minhas vidas, e ainda assim, sou um mistério para mim mesmo.
Eu sou um enigma, um labirinto, onde a verdade se esconde e a mentira se revela. Mas eu não tenho medo do desconhecido, porque eu sei que sou o guardião de meu próprio destino.
Eu sou um rio que flui sem parar, mas que ainda assim, é profundo e tranquilo. Minha superfície é lisa e brilhante, mas minhas águas são turbulentas, cheias de correntes e redemoinhos. Eu sou um vulcão que dorme, mas que pode acordar a qualquer momento.
Minha vida é um tapete ricamente tecido, com fios de alegria e tristeza. Eu sou um poeta que escreve com o coração, e que canta com a alma. Eu sou um homem que ama profundamente, e que pode detestar com a mesma intensidade. Eu sou um ser humano, com todas as minhas contradições, e ainda assim, sou um mistério para mim mesmo. Mas eu não tenho medo de mim, porque eu sei que sou um ser em evolução.
Eu sou um rio que flui, um vulcão que dorme, um poeta que escreve, um homem que ama. E eu continuo a fluir, a dormir, a escrever, a amar, a viver. E quando eu finalmente chegar ao fim do meu caminho, eu saberei que vivi, que amei, que escrevi. E que deixei um pedaço de mim mesmo, no coração de todos que conheci. E assim, eu me tornarei imortal, um eco que permanecerá para sempre. Um eco de amor, de poesia, de vida. E eu serei feliz, porque vivi.
(“O velho jovem de mil vidas”, de Douglas Duarte de Almeida)
Aos Homens, cuidem para que não percam, Pois só percebem a lindeza de alma quando ela está em outros braços.
E então será tarde demais.
Ela é a chefe, a dona do pedaço, a que causa harmonia.
Poupe a ela de toda mágoa e tristeza.
E ela lhe protegerá quando você estiver sem forças.
Sexo frágil?! Não não é sexo frágil.
É a forma do homem tratar que precisa ser diferente e especial.
Pois ela é sua namorada, esposa, amiga, companheira, mãe, psicóloga, ouvinte, ajudadora, e ótima administradora.
Honre a sua companheira, pois alguém pode se esforçar e fazer o que você não fez por ela.
Cárcere
Estou vivendo este cárcere
Que é o meu corpo
Distante de você.
Minh’alma livre apaixonada
Só me deixa em solidão,
Dia e noite ela vai ao teu encontro.
Não me traz notícias
Não alenta a minha dor,
Apenas se embriaga em teu amor.
Sabe minh’alma embebecida
Que ela é meu bem querer
Do começo ao fim do dia.
Minha amada!...
Ela é a carta de alforria
Que me livra de viver na solidão...
Edney Valentim Araújo
Contigo
A minh’alma está tomada de amores por ti,
Ó minha flor, ó meu bem querer...
Entrarei nos teus jardins
Pra rouba-lhe um longo beijo...
Onde estão meus pensamentos?
Senão contigo amada minha,
Tu que embalas os meus sonhos
Muito além do que eu possa imaginar.
Amar-te-ei de corpo, alma e coração.
Edney Valentim Araújo
Minh’alma vive
Quisera eu me aconchegar no teu colo,
Igual uma criancinha
A quem se cobre de carinhos...
Saber que teus afagos
Nunca mais me deixarão.
De que adianta a beleza de uma flor
Se eu não tiver o teu amor?
Por que sentir o aroma do teu corpo
Dispersando pelo ar?
Se o meu corpo ele não vem impregnar.
De que me vale tanto te amar?
Se ao teu amor
Eu não posso me entregar.
Por que eu ainda insisto em te sonhar?
Se nos teus braços eu não posso acordar.
É que tudo vale apena
Se a minh’alma vive pra te amar...
Edney Valentim Araújo
1994 / 1996
O que faço
Quem te pode resistir?
Minha flor mui amada...
Tua fragrância embriaga
Minh’alma apaixonada.
Eu que nunca soube te falar
E nem ao menos te mostrar,
Meu coração arteiro e inquieto
Que não se cansa de te amar...
Eu que tanto tinha a te dizer
E em silêncio me calei,
Num suspiro emudecido
A contemplar tua beleza.
O que faço agora?
Minha razão por ti é emoção
E amor que me entorpece
Não me sai do coração.
Edney Valentim Araújo
1994 / 2019
A poesia é o grito da alma
Silenciada pela solidão...
É a lágrima que corre
Em refrigério
Pra molhar a terra seca
Em que padece o coração...
Edney Valentim Araújo
1994...
Meu suspiro
.
A felicidade de minh’alma
É estar nos braços dela...
Sou levado pelo vento
Aonde vai meu coração.
.
Meu sorriso,
Meu gemido,
O meu pranto recolhido
Do adeus a solidão...
.
Ela é o meu suspiro
E todo ar que eu respiro
Em meio a toda multidão...
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Alma Almada
.
Mude a vida a história
Antes dita como não,
Risque os traços do destino
Imperfeitos de ilusão
Alma amada com paixão...
.
Dela eu fui,
A ela eu serei...
.
Cada dia um novo dia
Onde encontro o meu perdão.
Não tenho os traços do destino
Como um conto de emoção,
Estendo a ela meus caminhos
Imerso de paixão...
Ção, te chamarei de Ção.
Alma minha amada com paixão
Onde está meu coração.
.
Semente posta ao chão
Imolando ao coração
Levedado de emoção...
Volta e meia penso nela
Alma viva de paixão.
.
Edney Valentim Araújo
Amada
.
Ela é minha pequena
De grandeza imensurável
Que me enche toda a alma,
Ela é a minha amada…
.
É como um sonho
Que se vive num relance
Pra ficar na eternidade.
Ela é a aminha amada…
.
A quem mais eu quereria
Se Minh ‘alma outrora fria
Só encontra o seu calor.
Ela é a minha amada…
.
Teria eu quem me queria
Em translúcida agonia
Outro amor que não o reteria?
Ela é a minha amada…
.
Serei nela o tudo
Que me dei ao nosso amor
Pra vive-la onde for…
Ela é a minha amada…
.
Edney Valentim Araújo
Mulher
.
Aguerrida e guerreira é
Essa que se chama frágil
E se figura feminina
Alma De mulher…
.
É de amada e frágil sutileza
Que de ti transborda
A mim o baluarte do teu ser.
.
É pequena e tão agigante
De alma pura e serena…
.
Simplesmente és mulher.
.
Edney Valentim Araújo
