Amizade Mar
Penso que somos exatamente como o mar, em suas variações, em suas inconstâncias, no vai e vem das suas ondas, em sua impetuosidade e braveza ou até no controle cronológico de suas marés. O mar tem um céu com Deus tão perto e em sabemos que nunca o perdemos, mesmo quando não o merecemos ter. Tem tantos segredos em suas profundezas, e muitos deles jamais serão conhecidos pelo homem. Apesar de sua profundidade e beleza, nem todos desejam mergulhar para conhecê-lo. O som de suas águas trazem calmaria, uma das melhores “músicas” que já ouvi, na perfeita conexão do mar com o nosso interior. Somos imensos e limitados feito o mar. Navegando com os nossos sonhos, tentando chegar a salvos a um cais, a um lugar seguro. Em resumo, somos o próprio mar, metaforicamente falando, não há diferença alguma, necessitamos de luz, em qualquer hora do dia. Alguns têm o próprio pôr-do-sol em si em forma de sorriso. Outros, são maresias, em forma de serenidade e dança.
ESTRELAS TAMBÉM AMAM
Estávamos eu e o mar,
Falávamos de amor
E das estrelas do céu;
Uma delas padeceu
E caiu sobre mim...
Estrelas também amam.
Ela contou dos seus mistérios
E logo o dia amanheceu.
Me abraçou com seu brilho
E junto comigo morreu.
ONDAS
Nas ondas do mar estão
A força da ventania
A revolta das profundezas
O som silencioso das águas
A eternidade azul...
Minhas mãos deslizam suaves
Nas mesmas ondas pacíficas
Com cheiro de rosas serenas
E orvalho leve da manhã
São as ondas dos teus cabelos.
ELA E O MAR
Ela e o mar
Tem uma relação de entrega.
Toda vez que vai ao mar
Ele a entrega algo.
No mar já não haviam mais ondas,
ficaram melhores nos cabelos dela.
Ali vejo lua
lá vejo o mar
aqui vejo as estrelas,
e o passado sempre Irá me guiar
O amanhã que nunca chega
presente que confuso estar.
Vento, pássaros cantando, brisa do mar, folhas verdes, céu azul e uma janela - janela da alma? vidraça? um simples vão no imaginário?
Cachorro latindo, caminhão passando, coração a pulsar;
Teclas sendo pressionadas, respiração ofegante (ansiedade?);
Pequeno momento de percepção e reflexão na solidão criativa.
Não é preciso usarmos uma embarcação e irmos até o alto mar para uma imersão nas águas profundas, pois o mergulho mais eficaz e necessário é para dentro de nós mesmos.
A grande contradição
Europeus em alto mar
Auto lá
Em seus países deveriam ficar
Mas vieram em nome da religião
Para civilizar
Pingentes em suas correntes
A cruz de prata
A luz reflete
A boca diz sou bom
E a mão bate e fere
Em missão
De conceder nova visão
Ao pobre indígena
Que "não sabe"
O sentido da vida
Ouro e prata
São as primeiras palavras
Pensadas por quem chegou
Na nova terra
É a grande América
Venha ser um de nós
Ore, leia e siga -me
E por trás há a adaga
Que é penetrada
Através da baixa guarda
Matar, roubar e destruir
Disseram isso do inimigo
Mas foi o que os europeus
Fizeram aqui
E tiveram a audácia
De dizer
É em nome da palavra sagrada
Nenhuma vida nunca foi um mar de rosas, sempre há algo ou várias situações, que ocorrem em algum momento da nossa jornada que nos tira o ânimo, a força, o amor-próprio, a paz de espírito. A maioria de nós tem marcas tão profundas que nos causam não a paralisação dos nossos órgãos, mas a paralisação da nossa alma.
Quando a alma paralisa, as emoções adormecem, nós perdemos a fé no outro, pois dentro de nós todos os nossos sentimentos estão anestesiados. É uma dor muda e que nos emudece. São as aflições da alma, que estagnam a nossa existência. É um subconsciente que deseja um pouco de luz, ar, umidade, e novamente desejar viver.
A vida é semelhante ao mar... Movimentos constantes de ondas que vem e que vão. Algumas são turbinadas , altas, violentas, vorazes, quase afrodisíacas... outras são leves e suaves e buscam os pés descuidados e incautos para envolvê-los num mágico abraço.
"Nossa vida pode ser comparada a um mar. Para que você possa vivê-la, é preciso enfrentar ondas e intempéries, procurando a "luz de um farol" que o oriente a navegar em busca de um porto seguro: sua felicidade. Para que você possa viver, é necessário aprender a navegar com as tormentas.Quem fica ao pé do farol só enxerga o horizonte e, com isso, não sabe viver a vida. Passou por ela sem ter sentido o seu significado".
PROVOCAR (P)
A poesia que vem a calhar
É a dita pelo marulho do mar
Que faz a nuvem chorar,
O vento silvando cantar
E a passarada ouvindo calar...
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade
