Amanha Sera um Lindo dia
Enigmatizado
Ismael nasceu no dia dezenove de dezembro de 1985. Teve uma infância comum e uma adolescência tumultuada. Depois morreu em um acidente de automóvel no dia primeiro de janeiro de 2008. Fora atropelado por um carro enquanto caminhava tranquilamente pela beira da estrada. Sua família, como é de praxe em todas as épocas com todas as famílias, providenciou um epitáfio com palavras absolutamente vagas e imprecisas. Nem uma vírgula daquele epitáfio seria aprovada por Ismael. O pobre coitado atravessou esse mundo como um homem igual a todos os outros, teve seus amores seus sonhos e suas frustrações. Dedicou-se a projetos triviais para ganhar seu pão, era de família simples e provinciana, e o resto, como diria Shakespeare, é silencio.
Até aqui Ismael seria um homem genérico, sem nada de especial, digo nada de relevante que mereça ser contado em uma biografia. Não pensem que estou fazendo pouco caso dele – longe disso, todo ser humano merece respeito e todas as vidas têm suas particularidades que se bem exploradas podem tornar-se incomuns. Se estou criticando alguém é a família dele por não ter conhecido de fato Ismael. O certo, para falar a verdade, também seria culpar Ismael por sua invisibilidade histórica, porque ele não compartilhou sua vida com os outros? Porque fez questão de levar uma vida mecânica, vivendo o que tinha que ser vivido sem fazer grandes indagações, sem desafiar a ordem pré-estabelecida desse universo misterioso e complexo? Morreu como um carneirinho que seguia o rebanho sem olhar para os lados, sem identificar seu algoz. Claro que em se tratando de um individuo suas idiossincrasias apontam sinais, se, por exemplo, fosse feito um estudo freudiano de tudo que Ismael fez, se coletássemos depoimentos de quem conviveu com ele, provavelmente teríamos uma história mais profunda, adornada com episódios, frases e nuances que certamente desencadeariam uma possível empatia em nós estranhos. Ismael não era nenhum animal, tinha que ter algo de interessante. Mas a história tradicional é assim. A vida de cada indivíduo não tem grande importância. Interessa-nos a história das guerras, dos grandes movimentos sociais, dos reis, dos cientistas e filósofos, dos escritores e poetas, dos santos e mais alguns poucos privilegiados que viveram algo de inusitado e original. Depois disso tudo é a eterna mesmice do eclesiastes. Geração vai e geração vem... levanta-se o sol, põe-se o sol... o vento vai para o sul e faz seu giro para o norte... todas as coisas são canseiras tais, que ninguém as pode exprimir, etecétera.
Agora me deixem explicar um curtíssimo período de tempo na vida de Ismael, dois meses apenas, que podem dar sentido a sua existência e quem sabe até resumir todos os dias de sua vida aqui nesse mundo. O detalhe é que ninguém sabe que isso aconteceu com ele. O que vou contar se passou em agosto e setembro de 2005.
Ismael estava com dezenove anos e resolvera sair da casa de seus pais para morar sozinho na capital. Tinha arrumado um emprego em um supermercado e decidira continuar seus estudos. Se não me engano, ele planejava estudar arquitetura assim que conseguisse ingressar na faculdade, mas começou fazendo um cursinho de inglês. O resto de seu tempo livre era gasto na biblioteca pública num desbravar eufórico e insano de livros de ocultismo, misticismo e religião. Como sou o bibliotecário e vez por outra eu ajudava-o a encontrar determinado livro posso dizer (e garantir) que algo de muito estranho estava acontecendo dentro daquela mente enigmática. Numa quinta feira a tarde ele aparece meio desorientado, com o rosto pálido e procurando livros sobre anjos. No outro dia pela manhã ele queria tudo que estivesse disponível sobre demônios. Ele olhava para os lados a todo o momento, passava a mão sobre o rosto e deixava transparecer uma sensação de desconforto. Depois daquela manhã ele nunca mais apareceu e algumas semanas depois eu soube, através de um conhecido que tínhamos em comum, que ele havia morrido. Não sei por que, mas aquela morte prematura, de um cara que eu pouco conhecia, me fez refletir sobre isso que chamamos vida.
Logo que cheguei ao trabalho fui procurar os livros que Ismael tinha lido em seus últimos momentos nesse mundo. E para minha surpresa encontrei um bilhete dele no meio de um livro de capa esmaecida. O que segue são as próprias palavras de Ismael:
“Encontrei a resposta. Agora tudo faz sentido. Só importa o mundo espiritual, anjos e demônios guerreiam entre si a todo instante. O embate nunca cessa a espada jamais descansa. Céus, eu quero fazer parte disso. Que venha o fim do mundo, que chegue a aniquilação. Que os elementos se desfaçam em fogo e o filho do homem retorne para fazer justiça”.
Confesso que fiquei um pouco assustado no começo, porém logo me acalmei e deduzi que Ismael tinha surtado. O que sei é que ele sempre foi um cara sensato e normal segundo aqueles que o conheceram. Como um homem consegue esconder um furacão dentro da alma? Como uma tempestade bravia atravessa um espírito e ninguém percebe? Será que Ismael era maluco ou descobriu a sensação oceânica e misteriosa que a religião provoca - aquela que Freud ignorava?
Eles eram como cão e gato. Os dois brigavam indispensavelmente todo dia, mas independente disso eles tinham um carinho diferente. Ele implicava com ela, ela brincava com ele, ele a visitava e vice-versa. Ele não passava mais um dia sem ela, mas ela não se imaginava sem ele. Ela tinha apenas cinco anos e ele sete. O tempo foi cruel, e a distancia mastigava ambos. Ele foi obrigado a ir embora, e ela impedida de viajar com ele. Ele não queria ir, e ela também não queria ficar. Muito tempo havia passado e as lembranças iam vagamente se sumindo. Não havia mais ressentimento quando ela terminou o último ano de faculdade. Ela mudou de cidade e preferiu não casar, e a única notícia que se tinha dele era que havia ido embora de vez para o exterior. Ela já tinha um filho e esse queria fazer novas amizades. A vizinhança havia se mudado e o garoto já houvera se enturmado com a nova coleguinha. Ela queria dar boas vindas aos novos vizinhos, mas tudo o que viu foi aquela mesma imagem de quando eram crianças e viviam felizes como cão e gato.
O dia está apenas começando, não traga com ele as tristezas e angustias do dia de ontem.... se quer mesmo que as coisas mudem... mude primeiramente suas atitudes!!
Dia das Mães
Querida, é com grande alegria e fervor
que nos é dado a homenagear as mulheres
na sua figura materna.
Sentimentos serão lembrados, se aflorarão e nos trarão
lágrimas nos olhos
pela lembrança de nossa gratidão e amor,
às amadas mamães.
Não dá prá segurar...deixe-me desabar e render
aos seus mimos e carinhos
Seja feliz no seu dia linda mamãe!!!
Beijosssss
Sonho com o dia em que eu vou chegar do trabalho e vou encontrar você na nossa casa, na nossa cama, me esperando com todo amor pra dar, e não vai ser diferente da minha parte, serei seu por inteiro, 24 horas por dia, 365 dias por ano, ou 366 nos anos bissextos.
Mãe, no dia que eu nascer, serei grato pela sua dedicação, compreensão e acima de tudo, pelo seu amor por mim.
Através de seu carinho, me sentirei forte para poder enfrentar a vida que me espera.
Mãezinha querida, ainda em seu ventre, posso sentir as vibrações de amor que me envia, e através desse sentimento tão gostoso que chega aqui, me encho de alegria.
Nesse dia tão especial dedicado a você e a tantas outras milhões de mães espalhadas pelo planeta, só posso dizer que homenagem maior quem fez foi Deus, colocando em você a melhor forma de continuidade da vida.
Sou muito privilegiado por me receber em seu colo e a dor que estarei provocando em meu nascimento, certamente será uma dor de felicidade sua por me receber e minha por ser seu filho
Nossa história estava todo dia sendo escrita por várias palavras, em várias linhas, sem nenhum sentido, fomos escravos do amanhã, por várias décadas, mas como não somos nós que temos a caneta nas mãos, podemos apenas tentar ajudar a história a continuar fluindo, o mais serenamente possível, contudo, este não era o plano daquelas mãos, as que seguram a caneta, pois em um momento de nossa vida, ela te tornou passado, desta forma seus pés não mais marcarão este solo com sua presença, e em pouco tempo o vento soprou e apagou suas pegadas levando o que havia sobrado de sua existência, a terra consumiu sua carne, sua memória foi levada embora junto com você, sem deixar pistas de onde foi. Apesar de tudo que aconteceu, ainda tenho fé e esperança de que estas mãos soltem a caneta, e passem a tocar as teclas de um piano, neste momento não mais haverá história, e por fim meus pés não terão mais a obrigação de tocar este solo frio, e nossos pés poderão voltar a estar juntos novamente, não mais para tocar o solo, mas para eternamente estar juntos dançando na harmonia das notas, tocadas uma a uma, sem ferir mais ninguém; todos se iremos nos reencontrar, e por mais uma vez a oportunidade de estar juntos, só que desta vez para dançar a melodia. A partir deste momento, não mais haverá morte, não mais haverá pranto, não mais haverá clamor, nem mesmo dor, pois estas coisas serão parte do passado, as novas coisas virão, e estaremos eternamente na harmonia da eternidade.
Homenagem a Dalton Oliveira Wanderley Santos
Faça cada dia valer a pena, encarando-o como oportunidades novinhas em folha. Se levante da cama como se os erros e tropeços nunca houvessem acontecido; renove suas forças e sua fé diariamente.
No Dia das Mães eu gostaria de pedir desculpas a todas as mães a quem ofendi durante toda a minha vida, qualificando-as pelos exclusivos méritos de seus filhos.
Hoje em dia eu quero paz, quero ser paz, quero transmitir a paz...
Não vou me isolar em meu interior e guardá-la só pra mim,
Quero que todos saibam que ela existe de verdade,
Que não é um mito é realidade!
A gente não precisa estar em guerra 24h por dia
A gente pode espalhar a alegria
Fazer valer a pena cada segundo nessa vida
Para que na vida após a vida nossa bagagem seja cheia de conquistas
Porque lá, não importarão suas riquezas materiais.
Eles irão avaliar o que carregas em seu coração!
Recado a você que passa tanto tempo na frente do computador, no dia das mães, esqueça a placa mãe e vá pra frente de sua mãe, a vida é muito curta!!
Floricultura deveria ficar aberta 24hs por dia, afinal nunca se tem hora para morrer e muito menos para se cometer erros!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado