Altruísmo
Por isso a pessoa que possui a virtude do altruísmo é realmente dotada de uma sabedoria e de uma humildade que não é normal de um ser humano.
Isso é altruísmo. É não esperar nada em troca. É fazermos atos de amor e pratica-los para ajudar alguém, para fazer a pessoa feliz. Voce não quer retribuições, reconhecimento e nem ao menos um obrigado por aquele foi ajudado.
Voce simplesmente se torna feliz por que você ve a felicidade no rosto daquela pessoa.
Foi bem claro, na instrução de Jesus é que a essência do amor e do altruísmo e fazer o bem sem esperar elogios, gratidão ou reciprocidade.
Voce deve praticá-lo porque o sorriso do outro é o seu sorriso, que a felicidade do outro se torna sua felicidade.
O bom do altruísmo verdadeiro é que a pessoa que recebe a nossa ajuda nem saiba de onde veio, pois assim mostraremos que o que importante para nós é a felicidade da outra pessoa e não que o nosso ego seja inflado por elogios
Em uma realidade em que você coleciona desafios a serem trabalhados, excesso de altruísmo pode significar medo do espelho.
A “espiritualidade” que não tiver altruísmo e empatia pelo próximo, pode ser tudo, menos espiritual.
As pessoas mais traiçoeiras são aquelas que normalmente aparentam altruísmo e benevolência ao extremo, sempre estando prontas a ajudar em tudo, mas que na primeira oportunidade, cobra cada mínima atitude tomada. Jogam em nossa cara os atos, que em tese, deveriam ter sido praticados com amor e sem qualquer tipo de troca. Essas “boas” pessoas acreditam que, assim, conseguem exercer controle sobre as outras. Mas conseguem, na verdade, desprezo.
FALSÍDIA
É impressionante!
O “altruísmo” de algumas pessoas, desassossegar e associar-se com pessoas e casos desumano, fome e miséria em outras cidades, estados e até mesmo outros países. Mas não ligam para pessoas próximas pedindo ajuda, ainda por cima diz ser “frescuras” ou “não trabalha porque não quer.”
Mas o amor é complicado, é enrolado. Pode inspirar altruísmo, egoísmo, nossas maiores realizações e nossos erros mais difíceis. Ele nos une e pode nos separar com a mesma facilidade.
O altruísmo inclui o desejo de receber para si mesmo e ao mesmo tempo inclui o desejo de receber para poder compartilhar.
O egoísmo é apenas o desejo de receber para si mesmo, sem se importar com o que acontecerá aos outros.
O altruísmo de um líder é, antes de mais nada, oferecer-se aqueles que não têm como lhe retribuir.
Altruísmo e amor universal é quando a dor do outro nos incomoda tanto quanto ou até mais do que nossa própria dor!
Dizem que até o altruísmo é uma forma de vaidade, não entrando nesse mérito mas elaborando um pensamento acerca da bondade, digo: ela é renovadora...
Não há sensação melhor experimentada pelo coração, pela alma, do que executar o bem pelo bem! Fazer o bem sem a espera de recompensas finais. Ajudar a outras vidas com o que chamamos dom, talento, técnica, produz em nós a maior das alegrias.É assim que carregamos as bagagens uns dos outros...É assim que amamos!
