Entre os vários ensinamentos deixados por Buda, aprender a viver uma vida com base no amor é a principal delas!

Princípio básico

buda1

Esta é uma das principais leis que regem o Budismo. E, se pararmos para refletir sobre o ensinamento de Buda, não fica difícil entender o seu significado. 

O ódio, assim como o amor, são sentimentos que funcionam em ciclos, ou seja, o ódio quando retribuido com ódio gera mais ódio. A única coisa suficientemente forte e capaz de "quebrar" esse "ciclo vicioso destrutivo" é o total oposto deste sentimento: o amor! 

Ame mais e odeie menos, ok?

Se a sua compaixão não inclui a si mesmo, ela é incompleta.

Buda

Você, o seu ser, tanto quanto qualquer pessoa em todo o universo, merece o seu amor e carinho.

Buda

Devemos respeitar e amar todas as criaturas deste mundo, pois cada uma existe para estabelecer um equilíbrio na natureza... incluindo você! Saiba respeitar a si próprio, ou seja, conhecer as suas limitações e nutrir a sua mente. Cuide de você assim como ama o próximo.

Encontrando a sua própria paz

paz vem de dentro

A paz não deve ser um objetivo, mas sim a consequência de uma série de outras ações que devemos seguir na vida. E claro, viver tendo como base o amor é essencial para conquistarmos esse equilíbrio.

Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.

Buda

O nosso "trabalho" é descobrir o que gostamos de fazer e, depois, executar essa função com toda a paixão. Quando colocamos o amor, não importa onde seja, o resultado não tem como ser negativo!

Quem ama é capaz de magoar?

buda3

Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima.

Buda

A raiva, o ódio e toda a dor que estes sentimentos despertam nas pessoas podem provocar feridas difíceis de cicatrizar. Acredite, quando alimentamos e carregamos energias negativas, o principal prejudicado somos nós mesmos.

Por isso, reflita sobre as suas ações e palavras antes de descarregar alguma frustração ou irritação em cima das pessoas que você ama e estão próximas de ti.

Como construir um mundo melhor

Praticar o bem, abster-se do mal e purificar seus pensamentos, são os mandamentos de todo iluminado.

Buda

Se todos nós seguíssemos esses três passos, o mundo seria um lugar inacreditavelmente melhor de se viver. Cada um pode fazer a sua parte. Vamos tentar? 

pratiquem a bondade - buda

Antes de dar, o coração se alegra; durante o ato de dar, ele se purifica; e, depois de dar, ele se sente satisfeito.

Buda

O altruísmo e o desejo por ajudar o próximo é um remédio para a nossa alma. Ver alguém sorrir e saber que fomos capazes de deixar a vida de outra pessoa mais feliz, faz com que sejamos indivíduos muito mais completos!