A Vida é Incerta
É indispensável lutar contra a fantasia a respeito de nós mesmos, se é que não queremos ser vítimas de emoções artificiais e experiências falsas.
🌿Quando Chega a Nossa Vez de Continuar a História 🌿
Por Kate Salomão
Era um dia frio, o vento parecia querer machucar, cheguei em casa logo após o sepultamento de minha avó Maria, me senti uma estranha em minha própria casa, o ambiente ecoava uma paz intrusa, um silêncio constrangedor.
Eu não consegui sentir nada.
Acontece que essa insensibilidade me assustou imensamente, eu era uma das netas mais apegadas em minha avó.
Com isso em mente caminhei dentro daquela casa enorme e sombria e me vi perdida sem saber em qual cômodo eu iria me esconder. Escolhi a sala. O sofá me pareceu convidativo, minha mente precisava desesperadamente de barulho, fosse qual fosse, então liguei a televisão, passava a "A lista de Schindler", entretanto minha alma gélida e insensível não se comoveu com a história triste do filme até que adormeci.
A realidade foi que enquanto eu sonhava, fui transportada para minha casa que estava acolhedora e iluminada pelo sol, a mesa da sala de jantar exalava a fragrância de lavanda do lustra móveis, que se misturava ao cheiro de bolo de fubá fresco recém tirado do forno.
Na sala de estar, sentada quieta e concentrada na notícia que passava na televisão, lá estava ela: a vó Maria com seu rosto idoso e suave, usando o seu lenço simples e branco nos cabelos finos e grisalhos, ela bordava um pano de prato e estava atenta ao jornal da tarde.
Acontece que passado algum tempo ela se levantou, colocou a caixinha de costura e o pano de prato inacabado sobre o sofá, olhou para mamãe e disse:
- Tenho que ir!
Bem acredite ou não, da sala de jantar de casa onde estávamos, o sonho nos transportou para o cemitério, nós entramos e pelas vielas estreitas seguimos em paz e lentamente, até que chegamos no túmulo com a foto da vovó.
Eu abruptamente e sem pensar disse:
- Vou com a senhora!
Ela disse com amor e decididamente:
- Agora não. Volte e viva.
Acordei com ânsia de vômito, eu sabia que agora era minha vez de escrever nossa história.
Estando pronta ou não.
A vida é um sopro
Um dia, você morre!
A vida é muito curta...
E aproveite a vida!
E seja muito feliz!
Gabriella Oliveira [2020]
Eu estudo a Bíblia, mas a minha relação não é com o livro encadernado, mas com a Palavra Encarnada. E essa Palavra é uma pessoa, pois o Verbo se fez Carne, e é o Verbo Vivo (Logos) que transforma as palavras contidas na Bíblia em Espírito e Vida.
Deus permite quepessoas cruzem teu caminho, para que teu coração escolha as que te fazem bem, sendo luzes na tua vida!
O Caos nos convoca a sentir e nos convida a dançar. Ele nos gira pelo Universo e abre espaço para mil improvisações nesse baile cósmico.
O tempo tem se mostrado tão ligeiro… Apressado demais para os meus desejos nostálgicos e desarranjados. Eu sinto… Sinto até o coração chamejar. E então grito “Chega!”. E dou um basta a essa melancolia. Aperto o meu passo, porque necessito saborear todo lampejo de vida com que fui presenteada.
Lanço-me ao vasto horizonte de todas as memórias vindouras – misteriosamente diferentes. E disparo-me, empolgada, nesse mar de possibilidades que é o viver.
Não sei se eu saberia caçar as palavras da minha vida sem uma lista, mas também não saberia ignorar as expressões e vivências aleatórias que me aparecessem pelo caminho. Pois, quero a liberdade de navegar, criar, descobrir, encontrar, agregar… Mas não, não quero agregar tudo… Quero a liberdade de deixar passar, também. Gosto de listas, mas gosto de ir além delas. E quero assim… Quero navegar por entre os portos, mergulhar em águas profundas, agregar – mas não tudo, porque nem tudo me serve ou, pelo menos, pode não servir para sempre – e, então, desagregar.
O tempo parece brincar conosco de tão depressa que ele passa. Pois já é verão mais uma vez! (...) E lembre-se que para o sol não se olha, porque o sol a gente sente… Portanto, feche os olhos e deixe que o sol aqueça o seu coração.
Ah, esse livre arbítrio! Ele é de um gozo sofrido, não é? Ninguém quer ser privado dele… No entanto, poucos sabem o que fazer com esse poder. Mas somos livres mesmo? Já não sei. Ninguém me parece verdadeiramente livre. E como eu gosto da ideia da liberdade… Por mais que ela nos deixe confusos, ela é o nosso maior bem. Ah, e o tempo, claro! O tempo e a liberdade: que par precioso! Quando nos tiram os dois, o que nos resta, afinal?
Não devemos nos apressar em nada na vida, tudo vem na hora prevista, claro que com a colaboração do interessado!
A vida aqui na terra passa tão rápido, é como um relâmpago, um raio que cai ligeiro, é feita uma breve e êfemera nuvem, que rápido e num breve piscar de olhos se dissipa, é como a chuvinha fina que cai e nos molha, mas é rapidamente interrompida pela estiagem.
Nem sempre a melhor cura vem através do alívio da dor. Ela pode chegar também durante o agravamento momentâneo dos sintomas. Isso porque cada pedra ou cada tropeço, cada desafio é uma oportunidade pra gente limpar e organizar mais ainda nosso caminho,observando melhor o que nele se apresenta ✨ 🚶♂️
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
