A República
O que resta dos Poderes na República do Brasil hoje, é o Poder Legislativo desfigurado e longe de representar a Casa do Povo.
Quando a Polícia da República de Moçambique acordar, será tarde demais para resgatar a dignidade deste País.
Enquanto a Constituição da República continuar sendo rasgada e vilipendiara, não haverá Nação pacificada. Respeitar a democracia é ato de amor e grandeza
Chegou à República, que maravilha!
Só que não! A história se repetia
Passou Vargas, Jango e JK
Mesmo assim não mudou nada para cá.
É periculosíssimo para uma República quando tribunais superiores se deixam levar pelo ativismo, lawfare e casuísmo, pois transformam a Justiça em arma política e corroem a própria base do Estado de Direito.
Quando juízes legislam em vez de interpretar, a República troca a segurança jurídica pela instabilidade do arbítrio.
Enquanto a imagem e a figura do Presidente da República forem consideradas mais importantes do que qualquer professor do ensino primário e secundário, devemos esquecer qualquer tentativa - teórica ou prática - de verdadeiro desenvolvimento nacional.
O desenvolvimento de uma nação não se constrói ovacionando partidos políticos, mas sim empoderando a educação e valorizando aqueles que dedicam suas vidas à formação das futuras gerações.
Quando você está lendo aquele trecho de A República de Platão e lembra que ele viveu 400 anos antes de Jesus você toma um choque de realidade.
Platão diz: “Se um homem moralmente PERFEITO viesse ao nosso mundo, o povo o humilharia e, por fim, depois de todo tipo de SOFRIMENTO, o CRUCIFICARIAM.” Platão, A Republica, livro II, 361e-362ª.
Dito isto, você ainda acha que é preciso ser ateu para ser intelectual ou inteligente?
Nada mais adiável, protelável e procrastinável do que uma pia cheia de louça suja numa República. É preciso regime ditatorial e mão de ferro para cumprirem-se as escalas.
Não há República sem servidores públicos livres. Não há Estado Democrático de Direito quando o medo e a opressão substituem a técnica e a ética. É urgente denunciar o extermínio moral dos servidores que ousam fiscalizar, questionar e cumprir com retidão o seu dever constitucional.
A Constituição é a partitura suprema da República: nela, cada cláusula é uma nota escrita para ser interpretada com técnica, mas regida com consciência. Não basta entendê-la com o cérebro jurídico, é preciso escutá-la com a alma da Justiça. Pois, quando a norma perde sua dimensão ética, o Estado degenera em máquina, e o Direito se reduz a engrenagem sem compaixão.
Adib Abdouni
Numa anarquia ou monarquia, as elites locais são resistência contra acúmulo de poder. Numa república ou democracia, a alternância de poder as transforma num caldo de cultura para o crescimento do poder já acumulado.
Homenagem ao Mestre
República Federativa do Brasil, não reconhece e nunca será digna de sua origem, nasce de suas entranhas o martelo de Thor: o Dr. Enéas Carneiro,
patriota, professor, um estadista, um paladino da Democracia, pai do Vernáculo, amante da língua portuguesa e um ser extraordinário em toda a sua essência! O Brasil nunca será digno de Erguê-lo!
Esta república tem duas leis. Primeira: todos somos livres. Segunda: aqui não há lugar para tiranos.
Na visão de um homem raiz o destino perfeito para suas merecidas férias fica na República Dominicana, Punta Cana.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp