Voz
A VOZ DO IMPULSO
A voz que me formou, não apenas falou, me assustou.
Do cômodo lugar da inércia, com a sua vibração me movimentou.
Com a face firme e olhar que denota cobrança.
Se orgulhava da habilidade, daquela frágil criança.
Investiu em minha cultura e me deu espírito de guarda, de proteção.
Em mim hoje faz diferença, mas a origem é de outro coração.
Essa voz que me ensinou a tostar alho com cebola, para preparar o arroz.
Fez-me saber que, a vida é agora, pode ser que não haja o depois.
E sobre os cálculos de matemática, sobre os estados e capitais, respondendo ligeiro.
Essa voz não merece Palmas, mas o Tocantins inteiro.
Hoje, a voz está mais cômoda, ciente do cumprimento da missão.
Desde o amamentar, instruir e educar, ensinou a partilhar o pão.
Porém, a energia daquela voz, que já foi profundamente vibrante;
explicando hiato e ditongo, par e ímpar, vogal e consoante.
Continua como eco, como vento na vela, como óleo na máquina de moer desafios.
No momento da lágrima seca, nos momentos vitoriosos e nos arrepios.
É o som que não precisa estar perto, pois é som que viaja longe.
Com o objetivo de vencer a guerra barulhenta, ou de interpretar o silêncio do monge.
Como um disco de uma sinfonia, que de tão profundo entranhando, não há quem arranhe.
A voz que falou continua comigo, nas sílabas e boa dicção, oriundas de minha mãe.
Desejei tanto um beijo teu..
Desejei tanto vc comigo..
Desejei tanto ouvir tua voz denovo..
E quando tive a oportunidade... você virou pra mim com toda frieza do mundo e disse: me esquece!
Diariamente ouço minha voz no subconsciente a mesma pode me levar para o pódio mais alto ou fazer com que fique parado.
Minha gratidão está em realmente confiar e obedecer a sua voz meu amado Deus. Difícil decisão ter que prescindir do que sempre sonhei por amor a sua obra e tudo o que tens feito até aqui.
Loucura para muitos e demonstração de fé para poucos. O resultado é ver Deus operando milagres e maravilhas, todos os dias em cada detalhes no seu decorrer.
Ricardo Baeta.
Nem mais voz,
Nem silêncio,
A taça quebrou-se em mil partes,
Não faz mais sentido,
Não olhar ou olhar,
O fato é que não se controla o que sente,
Meu coração bate na dualidade da vida,
Entre encontros e desencontros,
Sua energia ainda está em mim,
Eu só queria poder voltar no tempo,
Naquele dia de domingo,
Onde a paz,
Harmonia,
Alegria,
Reinava nessa casa,
Agora é só lamento,
Vazio,
Sofrimento,
Aonde foi que a gente se perdeu?
Não quero mais me perder em outros copos,
Outros corpos,
O fato é que não sei mais como dança essa música,
O Universo se recusa,
E eu não sei lidar.
CARA NOSTALGIA
Saudade! Da tua voz balbuciando
E o bafejo na nuca dando arrepio
Saudade! Do teu olhar tão gentio
E os nossos sentidos se tocando
Noite de junho, frio, carinho macio
Ao luar e, nosso coração vibrando
Piando ao vento, ao vento brando
Acalmando a alma, doce fascínio
Saudade! De ter-te no sentimento
Sussurros atraentes, tão sedento
O teu toque, tão pleno de paixão
Saudade! Do que era importante
E que agora se senti tão distante
Saudade! Cara nostálgica sensação!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
20 junho, 2023, 19'34" – Araguari, MG
Quando não ouvir sua própria voz... Incline a cabeça para o coração antes que se perca no que os outros falam.
"Você é autêntico quando solta sua voz e expressa o que está em seu coração.
Costumamos suprimir nossa verdadeira voz quando cantamos apenas aquilo que achamos que os outros gostariam de ouvir, em busca de aceitação ou aprovação.
Expresse-se de forma mais honesta e genuína, nem todos concordarão com você, nem todos irão gostar ou querer ouvir a sua voz singular e original e nem por isso você deverá deixar de cantar.
Encontre sua voz e cante-a bem alto.
O mundo está precisando de canções verdadeiras, vindas do coração."
- Flávia Filgueiras
Mesmo que não ouça saberei o som da voz de Deus
Mesmo que eu não veja conhecerei a imagem da criação
Mesmo que não sinta saberei como é o toque divino
Tenho o coração moído pela mó de vossa voz
O moinho de minha'lma esmiuça a ânsia incontida de sua presença
Que Deus perpetue em mim o dulçor de sua voz.
Poesia
Eu escrevo poesia Para expressar o que sinto Para liberar a minha energia Para dar voz ao meu instinto
Eu escrevo poesia Para explorar o meu universo Para descobrir a minha magia Para revelar o meu verso
Eu escrevo poesia Para me conectar com as pessoas Para compartilhar a minha alegria Para inspirar as suas ideias
Eu escrevo poesia Porque é a minha paixão Porque é a minha terapia Porque é a minha expressão
"Intuição é a voz do espírito sussurrando dentro de nós, é a capacidade alternativa que nos permite enxergar além do mundano, do lógico e analítico.
Através dela nosso espírito (que é dotado de ampla e profunda visão, apto para enxergar além da superfície das coisas e ler através das entrelinhas) nos oferece clareza, compreensão e percepções mais precisas acerca de tudo que se apresenta diante de nós, conseguindo assim nos guiar para além daquilo que a nossa mente limitada pode enxergar e assimilar.
Podemos ouvi-la nitidamente quando nos encontramos em estado de calma, serenidade e conexão interior profunda.
- Flávia Filgueiras
Ontem ouvi sua voz, fiquei tão feliz me deu tanta paz de ter ouvido nem que seja por alguns segundos sua voz, mas quando desligamos a ligação eu me senti vazio porque sei que não vai voltar o que era e que hoje você está feliz e por mais que parte de mim diga que é melhor você ser feliz e isso que importa , ainda é difícil aceitar você longe de mim eu ainda amo você e vai ser difícil te deixar ir mas o tempo vai deixar a cicatriz. eu me arrependo de não ter dito o que eu senti e eu devo arcar com as consequências da minha covardia.
Fazem dias da nossa ultima conversa da ultima vez que ouvi sua voz da ultima vez que senti você próxima de mim de novo .Isso tudo apesar de doer ainda, dói menos que antes , como um corte feito por um ferimento de um objeto pontiagudo ele cicatriza mas deixa suas marcas em nossa alma e no meu caso deixou profundas marcas que ainda saem um pouco de sangue mas menos que no inicio ,quando comecei a escrever aqui. Essas marcas que você deixou em mim não vão sumir tão cedo e em algumas delas aprendi algumas coisas dentre elas devo agradecer você por dois ensinamentos que doeu muito para aprender sendo elas: não ter medo de dizer o que sentimos(esse foi o meu erro com você), e a segunda que devo destacar é a frase "eu te amo" não tem tanto significado quanto eu acreditava. Essas frases que hoje eu aprendi vou carregar comigo para minha vida.
As redes sociais dão voz aos excluídos, oferecendo uma plataforma para que histórias e perspectivas sub-representadas sejam ouvidas, gerando empatia e impulsionando ações transformadoras.
Aprendi a amar em voz alta. Verbalizar o amor. Sussurrá-lo para a pessoa amada. Gritá-lo para as estrelas e o infinito. O amor se alimenta de palavras. É grandioso demais para ser vivido em silêncio.
Sem Destino -
A vida vai passando mais depressa
o tempo diminui
o silêncio veste-me a voz
vejo vultos à luz do dia ...
Tudo passa ...
Fujo de mim - quero ficar! - é confuso ...
Entre o Passado e o Presente só há
mágoa e o futuro é enfim uma miragem!
Mas vou ... sem olhar para trás ...
fujo do meu próprio pensamento ... do que
não quero e sou.
Sigo caminhos que me levam a lugar
nenhum ... e tudo passa ainda mais depressa:
... passam vozes, vontades, sonhos, rostos,
restos de mim (fechados por dentro),
ausências por definir, vontades por decifrar ...
Sinto um vazio profundo, um espaço oblíquo
entre mim e a vida, entre a vida e o destino.
E vou ... mesmo sem saber se um dia vou voltar ...
Vou ... sem saber para onde ir ou se irei parar ...
E vou porque o Mundo se esqueceu de mim.
Raízes
Para onde foi o suave som da sua voz
Era bom se nós aprendêssemos a não deixar
A distância matar aquela semente
Que só a gente soube amar.
Ainda tudo estranho, é como não saber
Se amanhã vai ter sol ou chuva
Se Deus ajuda, nenhuma tempestade
Vai nos preocupar agora.
Eu vou estar sempre aqui cuidando
Das raízes suas que penetraram o coração
E só aguento porque meu pensamento
É um eu mais forte que o tempo.
Se um dia pela estradas da vida
Você deixar uma migalha sua cair
Não vou me iludir, eu prometo
Guardar no peito essa lembrança de ti.
Se os anjos atenderem as preces desse pobre imortal.
Um portal de esperança pode se abrir
Se não for assim, eu espero outra vida
Para existir dentro de ti...
