Vou Tentar de Esquecer

Cerca de 41096 frases e pensamentos: Vou Tentar de Esquecer

⁠Os historiadores mais tradicionais nos seus modos de escrever a história costumam se esquecer de que, ao elaborar o seu texto, eles mesmos são ou deveriam ser os ‘senhores do tempo’ – isto é, do seu ‘tempo narrativo’ – e de que não precisam se prender à linearidade cronológica e à fixidez progressiva ao ocuparem o lugar de narradores de uma história ou ao se converterem naqueles que descrevem um processo histórico. Se o texto historiográfico é como que um mundo regido pelo historiador, por que não investir no domínio de novas formas de dizer o tempo? Por que tratar o tempo sempre da mesma maneira, banal e estereotipada, como se estivéssemos tão presos a este tempo quanto os próprios personagens da trama histórica que descrevemos, ou como se fôssemos mais as vítimas do discurso do que os seus próprios criadores? Indagações como estas, naturalmente, implicam em considerar que a feitura do texto historiográfico se inscreve em um ato criativo destinado a produzir novas leituras do mundo, e não em um ato burocrático destinado a produzir um relatório padronizado que pretensamente descreveria uma realidade objetiva independente do autor do texto e de seus leitores.

O moderno romance do século XX em diante, na sua incessante busca por novos modos de expressão e de apresentação do texto literário, e também o Cinema desde os seus primórdios, já acenaram há muito com uma riqueza de possibilidades narrativas que não parecem ter sido assimiladas por uma historiografia que, pelo menos neste aspecto, é ainda demasiado tradicional. Acompanhar este movimento iniciado no âmbito da literatura do último século, mas também no campo do cinema e das artes em geral – e podemos lembrar aqui, adicionalmente, as experiências cubistas de representação de diversos momentos de uma mesma figura na simultaneidade de um único quadro – poderia contribuir para enriquecer significativamente o discurso historiográfico, ajudando-o a romper os tabus e as restrições que têm limitado a historiografia profissional enquanto uma disciplina que acaba reproduzindo os mesmos padrões, mesmo que nem sempre adequados aos novos objetos e abordagens já conquistados pelos historiadores.

Romper os padrões habituais de representação do tempo, como ousaram fazer os grandes romancistas, artistas e cineastas modernos, implicaria em inventar novos recursos discursivos no que se refere ao tratamento da temporalidade no âmbito da historiografia, com possibilidades regressivas, alternâncias diversas, descrições simultâneas, avanços e recuos, tempos psicológicos a partir dos vários agentes – ou o que quer que permita novas maneiras de representar o passado, mais ou menos na mesma linha de ousadias e novidades que os romancistas modernos encontraram para pôr em enredo as suas estórias de uma maneira mais rica e criativa.


[extraído de 'O Tempo dos Historiadores'. Petrópolis: Editora Vozes, 2012, p.250-251].

Inserida por joseassun

⁠Perdoar não é esquecer:
Isso é AMNÉSIA.
PERDOAR é lembrar
sem se ferire sem sofrer:
isso é CURA!
Por isso PERDOAR
é uma ATITUDE de sabedoria
e racionalidade construtiva...
Não um sentimento de fraqueza;
E, sim, de muita FORÇA.
@realpaulosilveira

Queria so um par de luvas igual a de windersom Nunes e um luta com Popó, pra esquecer ums problemas!!!⁠

Inserida por billy_spectro

⁠Olhei para as estrelas,
Lembrei-me de você,
Fechei os olhos e tentei novamente te esquecer,
Vários flashes de nosso passado eu vi,
Não consegui segurar
E lágrimas vieram a cair.

Por muito tempo gostei de você,
Mas o destino nos afastou,
Você não lembra mas de mim,
E em nossa belíssima amizade foi posto um fim.

As vezes quando olho pro céu,
Minha vaga e lhe imagino novamente junto a mim.
Não sei que caminho o destino nos reservou,
Mas enquanto não descubro continuo a seguir,
E quem sabe um dia
Juntos vagaremos por aí.

Inserida por Luzalbuquerque

⁠BOM DIA DE A a Z PARA NÃO ESQUECER DE NINGUÉM.

Bom dia a todos do grupo de A a Z !!!
Jesus nos libertou do domínio do pecado, isso significa que não somos mais escravizados pelo erro. Somos livres porque o Senhor nos fez livres. Nossa liberdade deve ser usada para viver uma vida de devoção e entrega ao Senhor, escolhendo nos afastar do pecado todos os dias para nos aproximarmos mais do nosso Jeová. Não adianta apenas falar em fazer boas ações, o importante é realizarmos.
Que Jeová nos abençoe todos os dias vindouros!!!

Inserida por kibao_mandala

⁠Não existe "esquecer", assim como não existe "fora". Tudo é gravado. Tudo é memória.

Inserida por LeviRamos

⁠"Nunca Devemos nós ESQUECER, de onde Deus nos tirou"

Inserida por EngCristianoPaiano

⁠Marido eu deixo em casa. Não posso é esquecer a bolsa.

Inserida por lubaffa

⁠Dê o seu melhor sempre, mas não caia no erro de esquecer de você.

Inserida por lucianofeliciano

⁠Não vá esquecer da razão
Alça de mira, miragem ou não
Num telescópio o ópio-visão
Para transformar a vida em prisão.

Inserida por yago_conforte

⁠As prisões mais implacáveis são aquelas que nós mesmos as construímos, e acabamos por esquecer qual a porta de saída, talvez pelo costume de tanto tempo nela vivermos e com isso acabamos por não perceber que a liberdade ainda é possível..

Inserida por Jacksalves

⁠pensar em pedir perdão é pedir para esquecer, então peço perdão por não querer esquecer só as coisas boas que veio de ti.

Inserida por paulo_peixoto_1

⁠Não você não a ama, você só precisava de alguém para esquecer uma pessoa.

Inserida por Anne_salgado_23

⁠Sopra o vento, o perfume que me leva à sua presença. Éimpossível te esquecer!
...cada segundo sem você é uma enfermidade!

Inserida por VagnerSSajo

⁠Para ser feliz é necessário duas coisas: esquecer as pessoas que nos derrubaram, porém, jamais esquecer das pessoas que nos levantaram.

Inserida por ednafrigato

⁠Humildade é esquecer-se dos méritos próprios.

Inserida por sergio_f_januario

⁠Quando mais eu tento te esquecer
Mais eu me lembro de você
Quanto mais eu tento me afastar
Mais fico grudado em você
Quanto mais eu tento deixar de te amar
Mais eu te amo.

Inserida por seripodnanref

⁠quero esquecer, o dia, o sentimento, o pensamento que me vem a todo momento.
Tais mentiras são essas que vivo repetindo, para esquecer o que eu ainda sinto por você.
Não quero te esquecer...

Inserida por RuanFernandessanti

⁠Amor - tema pra escola de samba!
Esquecer de vez
quem dera
Uma corda bamba
Nó que aperta e dói
(Des)feito
Saudade
E a gente só quer apostar
mais uma vez
Na ilusão de que tudo será diferente:
Promete
Inventa
Tenta
Depois lamenta!

Inserida por GESIACASSIALIMA

⁠A gente supera , mas esquecer de vez a gente não esquece.. nunca esquece!!

Inserida por bebelia2000