Vivência aos 90 anos
A vida é um mar, a vivência que temos dela a embarcação, nós os velejadores, a espera de algo que nunca vimos ou ouvimos. É nos ventos da mudança que encontramos nossa direção. Quando os ventos de mudança sopram, algumas pessoas levantam impedimentos, outras as constroem moinhos de vento. A pergunta que ecoa em nossos corações é se estamos prontos para todas as mudanças. E não. Ninguém está totalmente pronto. Nós somos assim, desejamos a mudança, mas tememos o processo. E mesmo que o processo seja dolorido, cada segundo dele serve para que tudo em nós se fortaleça e esteja pronto para o estágio mais avançado. Porque se a vida é um processo de mudança, nunca a gente está na mesma situação. As mudanças chegam de forma repentina e transformam o nosso habitar natural em caminhos, e nossos caminhos, em destino.A lagarta depois de borboleta jamais poderia voltar a ser lagarta, porque este é o seu processo natural de mudança, do ovo, da larva, da pupa ao estágio adulto, até criar asas, e, enfim, se tornar uma borboleta. Se até as estações mudam, qual a razão de permanecer igual?
O VERDADEIRO SENTIDO DE VIDA
A vida é um compilado de vivência, experiências, espírito de superação, amor a profissão, sentimento comunitário, fidelidade social, ações abnegadas, galhardia, autenticidade e muita fé em Deus. E tudo isso somente faz sentido quando o amor é verdadeiro.
Dizem que a madrugada é amiga da boêmia. Mas a minha vivência me dá outra informação. No fundo, eu acho que a madrugada é só uma grande amiga dos grandes amigos da solidão. É um momento de reflexão onde nem sequer o canto dos pássaros existe. É onde um gato pingado pinga o choro de uma vida que muitas vezes é triste. Até as estrelas se calam para ouvir a voz de mais um solitário. E eu penso no amor, no ódio, na fome, no preço e no próprio salário. A madrugada é um espaço meu só meu e de mais ninguém. É o único lugar onde eu posso ser o carrasco, o juiz e o refém. Onde eu posso ser todo mundo, eu mesmo ou ninguém. Bom, mais uma madrugada vem aí. E eu vou com ela. E, no fundo, você também.
Cuidado ao seguir conselhos de outras pessoas, lembre-se que conselhos são baseados na vivência de quem os dá...
Somos seres individuais com vivencias distintas!
O mentor não precisa saber tudo, mas é uma pessoa que precisa ter expertise, ter vivência naquilo que está disposto a mentorar. É importante ter conhecimento tácito e empírico, baseados em sua experiência.
Queria poder vivência algo recíproco, aquele sentimento que te dá frio na barriga, sentir aquele beijo que só ele é capaz de te acalmar, aquele reencontro de milhões após uma semana sem se ver, não quero presentes, quero que a pessoa se torne presente, quero que nossas brigas a acabem numa risada e com um beijo longo, quero que me sentir protegida naquele abraço que és único, que eu possa cuidar e ser cuidada, viver amor nos detalhes, não quero ser obstáculo, quero ser o caminho, onde o parceiro possa ir e saber que ele irá voltar, não quero ser prisão, quero ser a liberdade para que em fim possamos viver tudo de mais belo, fazer nossa história juntos, e fazer de cada momento Único, quero que seja eterno enquanto dure, e que cada problema a gente possa solucionar juntos, e em dias de tempestade ser o porto seguro para que o sol renasça novamente!
Mas a vivência no espírito não é revelada a todos! Para que a soberba não sobressaia da palavra de Deus...
A palavra democracia perde o total sentido quando a população vivencia o caos, as guerras urbanas e rurais ou seja, qualquer conflito, qualquer desordem em qualquer esfera publica matou a democracia.
Sobre algo, um acontecimento só podemos ser e dizer, quando da vivência própria ou testemunho do ato, seja ele qual for.
Em caso contrário, ou incertezas, nem devemos mensiona-lo pra não servir de errôneo exemplo.
Até quando vamos postergar a vivência do ponto transformador da nossa jornada - que ensaiamos em pensamentos -, capaz de curar todo o nosso ser?
Um fio de esperança desenha nossa vida, desfazendo qualquer ponto final ilusório da mente.
Ainda que lágrimas sejam necessárias. Ainda que um sorriso não seja possível.
Da potência ao ato.
Transformação que as coisas passam.
Da vivência à essência. Em fazer diferença.
De ser melhor no mundo de alguém.
DIA DO PROFESSOR
Há um tempo em que o desconhecido se torna presente, uma nova vivência repleta de experiências e emoções, projetando uma nova realidade.
Assim como os fatos demonstram o passado, os nossos atos podem alcançar a sabedoria. O conhecimento adquirido é agora repassado para aqueles que desconhecem o saber.
O amor assim como o ódio se vivência tanto na dor como no prazer, mas só se consolida no tempo aquele que é eterno, no seu singelo gesto.
