Virtude
A prática das virtudes é fruto da vontade do Ser Consciente que decide por se entregar amorosamente à verdade que traz em si mesmo, que o convida a agir, cumprindo o código moral de leis que existe em sua consciência.
Sujeitos a errar, todos nós estamos e consequentemente cometemos erros, mas reconhecer e o erro e adquirir aprendizado, é uma virtude.
A evolução do ser humano acontece a partir de um processo de autoconsciência, no qual ele toma a decisão de praticar virtudes que lhe tornam a vida repleta de sentido existencial.
Quando você toma a decisão consciencial de evoluir pela prática das virtudes mobiliza a vontade e abre espaço para emergir em si o Ser Consciencial, ou seja, o Ser que resolve por se tornar plenamente consciente de que a sua felicidade será construída por ele mesmo.
Apresentamos como modelo de virtudes para todos nós Jesus Cristo. Jesus é um pensador incomum, um homem de conduta transcendente. A sua posição no conceito da Psicologia Consciencial ultrapassa questões dogmáticas, teológicas, transitórias e territoriais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
A partir do momento em que despertamos para as questões conscienciais da vida, agir egoicamente traz muitos conflitos conscienciais, que nos geram muita dor. Por isso, a Psicologia Consciencial busca a exemplificação do Cristo para nos servir de referência para o esforço em praticar as virtudes e nos libertar dos conflitos e da dor.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Nas aflições da vida nós vemos homens virtuosos sofrendo e os maus prosperando, parece injusto, porém, Deus não é injusto e sim a perfeição de bondade e justiça e se ele assim o faz é porque estas provações tem uma causa e esta causa é justa e um dia seremos esclarecidos e o espiritismo pode nos trazer isto.
Todos somos convidados a fazer escolhas conscienciais, ou seja, dar atenção aos conflitos conscienciais que criamos para encontrar as suas causas, de modo a saná-las, fazendo com que os fatores que os geram sejam ressignificados. Isso somente acontece por meio da entrega amorosa aos estímulos que provêm do Ser Essencial, a Essência Divina que somos, acionando o código moral de leis em nossa consciência, desenvolvendo as virtudes.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Quando desenvolvemos as virtudes, a nossa vida vai se tornando cada vez mais suave e leve e um contentamento toma conta de nós, mesmo nas situações mais desafiadoras, porque nos percebemos evoluindo em cada experiência que a vida nos traz para aprendermos uma lição.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
O CARATER “vem de berço”, pois desde os primeiros dias de vida demonstramos sinais de nosso caráter, sendo ele a base de nossa personalidade. A junção de todas as virtudes incorporadas resultam de certa forma no aperfeiçoamento do nosso caráter. O ideal é irmos nos apossando dessas virtudes desde cedo.
A fama e a infâmia são igualmente horriveis; pois quem tem fama teme perde-lá, e quem é infame sofre vexação. Quando o sábio compreende a virtude do Caminho do Meio, nisso ele se deleita.
Apesar das deficiências na moral e nas virtudes o homem tem um lado divino que precisa ser despertado.
Quando você subir um degrau na vida e na uncão; desça dois degraus na humildade.
O descer não tem o sentido de inferiorizá-la, e sim, de externar que quanto mais nos prostramos neste quesito mais a enaltecemos como nossa maior virtude.
Com o tempo aprendemos que reclamar não resolve, e que agradecer mesmo em meio às tormentas, é virtude
Os encrenqueiros normalmente são aqueles que têm resistido aos meios naturais que a vida providência para a estruturação da virtude, do equilíbrio libertador.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp