Vida Intelectual
VONTADE DE NILO DEYSON MONTEIRO
Estar em Família, brincar, sorrir, andar de mãos dadas na praia com que amei de verdade, ah, que saudade do que não vivi...
Epicuro, filósofo bem que disse, que nossos problemas somos nós, na imaginar quem inventamos. Quem sabe viver na ilusão não seja negar a realidade, e sem viver a nossa real verdade... " Nilo Deyson "
Parece-me que a capacidade
de percepção das artes
seja diretamente proporcional
ao grau e à amplitude
da capacidade multi-intelectual.
Se assim o for,
então o ápice dessa
é ver arte em toda boa obra.
↠ Eu ↞
*
Desordenados versos e pensamentos,
miscigenam criações.
O que escrevo, inexiste julgamentos
humildemente manifesto: inspirações.
*
Frases, estrofes e rimas
são parte de percepções,
quiçá obras-primas
pela Força Divina: perfeições.
*
O pseudônimo, convenção ocasional
para expressar o cotidiano informal,
com modéstia, sem sutileza excepcional
não sou intelectual, apenas um ser normal.
Aprender a aprender não é aprender a nadar se afogando (esse não passa de um processo trágico), mas sim um aprender previamente estudado, aberto a novas possibilidades, isto é, dialógica e dialeticamente partindo do reconhecimento de quem se é, de onde se está e, consequentemente, de quem se deseja ser e de onde se quer chegar...
Os intelectuais, os eruditos, os vernaculistas, os visionistas, os enciclopedistas, os axiologistas, os metapsiquistas...
Vêem o Mundo a partir de si mesmos, e aparentam perceber completude em um exibicionismo cultural.
Na realidade com suas quimericas falácias estão dificultando o Mundo a sua melhor versão.
Quando você tem sabedoria para debater com alguém e a pessoa não tem mais conteúdo, o grito interno dela se torna a agressividade e o vitimismo. Essa é a divisa entre intelectual e ignorância.
É o momento de opinião que honra e opinião da onda, parte que explica e a outra que aplica a penalização e aborto precoce do banal. Um grupo que pensa o certo que se emociona e a outra parte que pensa o certo e cala porque é o tempo que a razão precisa de resguardo. A opinião do Brito Semedo não é nada de novo, não há um ponto profundo de que já não sabíamos desse debate, também ela não é e nem foi impositiva, e tem direito a ela, igual a quem pensa o contrário. Liberdade aos libertadores.
"Tratava-se, no fim de contas, mais uma vez, do conceito de liberdade, honrado em abstrato, normalmente, pelos intelectuais, no individualismo que os aperta, na solidão do trabalho que executam, no valor desmedido que transferem ao resultado desse trabalho, na vaidade que, por isso mesmo, os atormenta"
A FÚRIA DE CALIBÃ - pág. 190
Mesmo quando ninguém acredita em mim, eu sigo firme, porque minha fé e minha determinação são inabaláveis.
"Não é sobre inveja. Ninguém inveja pobre. É sobre despeito. Não é sobre o quanto você é grande.
É sobre o mínimo que faz, despertar no bom, o bem e no ruim a sensação de irrelevância, não é sua responsabilidade, mas deles. Preserve os bons, os ruins, apenas deixe que saibam que você os reconhece."
... cada vez mais funções intelectuais e cada vez menos funções puramente instintivas e emocionais.
...Neles , entretanto, é fácil distinguir a divergência da maledicência, da malevolência...Quando essa animosidade..., por trás da pretensa crítica, se escora em divergência ideológica e com ela se disfarça, o caso entrra para a sombria faixa das pequenas infâmias que - destacadamente, em épocas de tirania e de obscurantismo - marcam as criaturas frustradas, covardes e sujas...essas mazelas, que definem ações dos marginais da atividade intelectual...Ninguém pode caminhar pelos tortuosos caminhos de uma atividade feita para o público sem arriscar a receber uma mordida de um cão raivoso, ou uma pedrada insólita de um esquizofrênico, ou o bote traiçoeiro de serpente se pisou inadvertidamente"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 247
“Enquanto alguns conquistam corpos, eu prefiro conquistar mentes. O intelecto é a minha maior arma de sedução.” 💡🧠
Dia 1º de maio de 2025 marca o início do nosso COMPROMISSO DECENAL com a EDUCAÇÃO NÃO CONVENCIONAL. Assumimos a MISSÃO de trabalhar diariamente o CONHECIMENTO EPISTEMOLÓGICO UNIVERSAL, indicando conteúdos para o Acervo do PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. Somos uma VITRINE-REFERATÓRIO DE PESSOAS ESSENCIAIS, lideranças naturais nos seus meios sociais, reconhecidas publicamente por sua conduta ÉTICO-AFETIVA de inegociável HONESTIDADE INTELECTUAL.
SOBRE A IGNORÂNCIA
Na verdadeira acepção da palavra, o ignorante é uma pessoa que não sabe ou conhece algo.
Uma vez que não sabe ou conhece também não tem capacidade de influenciar ou alterar uma situação.
Para afastar a ignorância temos que educar a nós mesmos, através da Forma Intelectual chamada
CONHECIMENTO.”
A maioria das pessoas inteligentes e intelectuais não consegue alcançar o conhecimento da verdade do evangelho, mesmo sendo cristãs, pois a soberba as domina e acreditam que podem desvendar os mistérios de Deus por meio de sua sabedoria. As exceções são aquelas que não confiam em seu próprio intelecto, mas são humildes o suficiente para reconhecer suas limitações diante do que é maior que elas.
Só pode ser desperto quem já acordou. Apesar de parecer óbvio, o verdadeiro despertar espiritual vai além do mero conhecimento intelectual.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
