Versos Sobre as Árvores
Há 5 milhões de anos o macaco desceu das árvores. Vendo como está a humanidade, ele deveria ter ficado lá.
''Uma casa na árvore, eu, você, um piquenique e tereré ao tardar. O que mais precisaríamos para sermos felizes se juntos podemos sonhar''.
As boas palavras, são como as sombras das árvores que refrescam a vida de alguém que veio, fadigado do sol
Se quisermos degustar uma boa fruta temos que aguardar que amadureça na árvore. Caso à colhamos antes do tempo adequado o gosto será desagradável e ela desperdiçada. É preciso respeitarmos o tempo de tudo e de todos, inclusive o nosso.
Quando criança, sempre caia da árvore e me ralava toda, eu prometia que não voltaria a subir. Em meio aos choros que eu engolia devido a dor e ardência, e enquanto olhava o sangue escorrer, eu prometia que nunca mais chegaria perto de árvores, que jamais voltaria a sentir aquela dor novamente. Mas então o sangue estancava, a dor passava e eu voltava a subir. Obviamente voltava a cair e todo o processo ocorria que nem antes. Mesmo depois de tanto tempo, continuo fazendo a mesma coisa, só que sem subir em árvores.
Devemos ser como as árvores que passam por diversas transformações, ano após ano, mas sempre se mostram fortes em cada nova primavera.
Nossas emoções são como as árvores na estação do outono, onde as folhas caem para economizar sua energia, assim, precisamos economizar nossas energias não deixando o desequilíbrio nos derrubar
Não desanime da luta. Se seu caminho está sendo bruto, lembre-se de que é no topo da árvore onde estão os melhores frutos.
Muitos me perguntam o porquê da minha enorme admiração pelas árvores. Minha resposta é: Diferente dos elefantes brancos encontrados por toda a cidade, as árvores nos ensinam grandes princípios. O principal deles se dá pelo seu sábio poder de reconstrução [e de autoalimentação] fotossíntese.
Todos amam as copas das árvores e suas flores, mas quase ninguém dá importância às suas raízes. As raízes fincadas no solo sujo, oculto, representam os alicerces de nossa personalidade: as perdas que sofremos, as dificuldades que atravessamos, as lágrimas que choramos, inclusive aquelas que ficaram escondidas, que nunca foram encenadas no teatro do nosso rosto.
O convívio em sociedade funciona assim, todos ficam esperando que você plante uma árvore e acreditam até que você tem a obrigação de fazer isso por eles, daí, quando a árvore frutificar, todos irão requerer o direito de usufruir dos frutos da árvore que você plantou e, se tiverem uma oportunidade, colocarão cercas em volta dela te impedindo de se aproximar.
