Versos para 18 anos
Aprendi a ler aos cinco anos (...) Foi a coisa mais importante da minha vida.
Como uma estrela a anos-luz de distância, meu brilho se apagou e você agora vê o que um dia foi real...
Sonhar cansa. No auge dos dezoito anos, sonhando com a mesma coisa, já não restam esperanças de que um dia se torne realidade. Sentir-se inútil, velha demais para tentar — ainda que, no fundo, seja apenas uma distorção. Entretanto, a pressão despenca sobre você como um navio de toneladas, de uma vez só. Uma implosão debaixo d’água. Tudo irrita: as pessoas privilegiadamente ingênuas, moldadas por criações brandas e seguras, que subestimam seus problemas, seus sentimentos. E como dói… a cabeça, os olhos, a barriga, o coração, o apêndice, as costas, os nervos, as pernas, a respiração. Dói existir.
Todas as lágrimas que, por longos três anos, guardei, vêm à tona agora — de uma vez só. Receio que nem todos os lugares tenham um banheiro onde eu possa chorar escondida. Foram tantos meses engolindo o choro que, a qualquer momento, um gatilho vindo do fundo do meu ser pode me desabar de dentro para fora. Sei que, daqui a alguns anos, vou olhar para trás e pensar que meu sofrimento foi prematuro, que ainda dava tempo. Mas eu não quero chegar até lá para viver o que acabei de narrar. Quero olhar para trás e perceber que sofrer foi necessário para crescer. Que a frustração com a realidade me moveu, de verdade. Quero, com todo o meu ser, olhar para trás e ter orgulho de mim — por ter ficado, e por ter escolhido seguir.
Daqui a 100 anos, todos nós estaremos mortos, enterrados e sepultados, por isso, vivamos intensamente, lutamos e vivamos para aquilo que realmente vale a pena viver. Não gastemos o nosso tempo com coisa inútil, com coisas passageiras e temporais, gastemos o nosso tempo com aquilo que realmente vale a pena, com coisas eternas, permanentes, duradouras, que durem para sempre.
Depois de tantos anos invisíveis e servindo apenas para mão de obra barata da maioria dos enredos esbranquiçados, para toda indústria da festa carioca, as agremiações e carnavalescos mais tradicionais do samba, redescobrem os ícones artísticos e culturais da tão esquecida cultura negra brasileira. O carnaval e o samba, encontram hoje em 2025, uma cultura que já existe desde o inicio desta cultura criativa milionária originário das favelas e periferias. Enfim, antes tarde do que nunca, isto é o Brasil, inovando com o que sempre existiu.
Vivi por alguns anos na Amazônia, entre os estados do Amazonas, Roraima e parte da Venezuela, e por conta disto posso afirmar que certas lendas urbanas que circulam pela internet, se originam de forma perniciosa por falsos canais de comunicação de seitas da nova era, grupos espiritualistas de fanáticos religiosos e grupos ufológicos não científicos, e que são na verdade boatos maliciosos inventados para encobrirem junto a opinião publica e autoridades, verdadeiras ações criminosas locais, desde a exploração e contrabando biológico e minerais, como também o super lucrativo trafico de pessoas, animais, órgãos e entorpecentes.
Se uma barata pode sobreviver até uma semana sem a cabeça, por que eu não poderia suportar anos de críticas vindas de uma sociedade falsa, hipócrita e doente?
Faz muitos anos que meu avô morreu, mas se você levantasse a tampa de meu crânio, por Deus, você encontraria, nas circunvoluções de meu cérebro, as marcas profundas de seus polegares. Ele me tocou. Como eu já disse, ele era escultor.
Não entendo direito ter a idade que tenho. Às vezes, penso como uma menina de 15 anos.
Se meu rosto reflete os anos que vivi, estou totalmente em paz com isso.
Demitir um profissional aos 58 anos é condená-lo a um destino cruel: velho demais para o mercado, novo demais para a aposentadoria, e invisível para a sociedade.
Aos 46 anos não preciso de malas ou passaporte, tenho pensamentos soltos que atravessam mundos inteiros, vou longe, até o infinito….
A obra do grande artista Manoel Santiago, tem quadros fracos realizados nos últimos anos de vida mas continua ser um dos artistas mais falsificados entre o mercado brasileiro. Uma coisa não justifica a outra, os falsos se revelam fácil pelo exagero de cores e o excesso de elementos na proposta impressionista das obras ditas das décadas de 1960 a 1980.
como posso me sentir assim, se já a muitos anos me abdiquei desse sentimento. Aí vc me suje como um anjo e me salva. Meu mundo se iluminou e o valor de tudo voltou. Amar vc, tbm renasceu o sentimento por mim própria.
Ao longo dos anos, percebi que ter certeza de alguma coisa e não ser surpreendido ao contrário com o passar do tempo é tão difícil quanto tentar escapar dos pingos de chuva para não se molhar.
O servidor público não detém privilégios, mas sim conquistas resultantes de anos de lutas por direitos. Privilégios, por outro lado, são característicos dos agentes políticos, que legislam em nome da sociedade, muitas vezes sem disposição para abrir mão dos próprios benefícios. Apoiar partidos que promovem o desmonte dos direitos trabalhistas é, portanto, legitimar a impunidade e contrariar os fundamentos de igualdade e liberdade que sustentam o Estado Democrático de Direito.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp