Poemas de reflexão curtos que dizem muito em poucos versos

⁠"EM BUSCA DE MIM"
Minhas obras preenchem minhas horas com positividade, paz, harmonia e amor. Purifica minha alma, liberta minha mente ao dissipar mágoas, rancores, dissabores etc..., fazendo meu coração pulsar serenamente, para enfrentar caminhos tortuosos em busca dos meus propósitos..

Inserida por sergiocancioneiro

"LIBERDADE"
Liberdade é tudo, mas para mim é muito pouco.⁠

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"CARÁTER"
É nos pequenos atos, que se identifica o caráter.

Inserida por sergiocancioneiro

"CONSELHO"
Seria bem melhor para si, o conselho que dás aos outros.⁠

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"DEFEITOS"
Quem ocupa seu tempo para descobrir os defeitos dos outros, está perdendo o seu de investigar os seus.

Inserida por sergiocancioneiro

"Velho Fogão"⁠
Num ranchinho de torrão...
Coberto por santa-fé...
Caçarola no fogão...
Eu sei bem como é.

Um cantinho sagrado...
Chaleira de ferro e frigideira...
Um mate bem sevado...
Proseando com a companheira.

O minuano atrevido...
O rancho rondando...
E bem aquecido...
A gente nem tá se importando.

Inserida por sergiocancioneiro

"LAMENTO"
O que eu fiz com os meus amores
Eram lindos, eram puros, eram verdades
No começo foram um jardim de flores
Mas cresceram e vieram os espinhos,
Desacertos, tristezas, dissabores
Causando ferimentos profundos
Que o tempo ainda não curou as dores.

Inserida por sergiocancioneiro

"FRIO MACANUDO"
Mas bàh! chê no meu pampa um frio macanudo
De bater o queixo e levantar a melena
E o poncho abanando com o vento cuiudo
⁠Por debaixo do chapéu congela as zoreia sem pena.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"INSÔNIA E MATE"
Quando de madrugada a insônia me pega
E o minuano nas paredes do rancho se esfrega
Levanto da cama e cevo o meu mate
Enquanto o vento forte e frio no oitão bate
Eu sorvo o meu mate bem tranquilo sentadito
Faceiro aqui no meu cantinho solito.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"VIVENDO E APRENDENDO"
Aprendi algo importante com o tempo, curto e grosso eu digo, o que não presta e serve pra mim, não perco o meu tempo ocupando minha mente, e livro minha boca de pronúncias que não me levam a nada.

Inserida por sergiocancioneiro

Tem árvore
que se sairia
bem melhor
na presidência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Onde a Lua, Júpiter
e a graça da Aurora
dançam no Universo,

De minha mão própria
eu confesso que quero
na vida só o teu amor;

E sem temer pestes,
guerras ou temporais
sem possuir nada,
sem data e hora marcadas,

No meu canto quieto
é que eu te espero,
até tolerando o intolerável;

Porque nós sabemos
que é questão de tempo,
a História e o mundo nossos.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Espero uma nova historia
e um paradigma iluminados
por vaga-lumes em um caminho
de reconstrução do nosso mundo
onde no futuro não permitam
que continuem presos
injustamente o general, a tropa
ou qualquer pessoa
que pensa diferente,
E todos os povos não tenhamos
mais todos os diasque
nadar contraas correntes
de um mar valente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não importa o quanto demore,
Estou a te esperar em nome
do tempo infalível:
o tempo de amar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Eu aguardo por você
como a relva após
uma noite de sereno
aguarda pelo calor do sol,
e assim há de ser
o nosso amor...

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Há um peito aberto
para ser usufruído.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Na dura travessia da vida
não há melhor destino
que o do amor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O desejo que tenho por ti
nem o tempo há
de ser capaz de desfazer.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Eu penso em você
todos os dias
doidamente:
o meu peito
insistemente por ti
não para de bater,
me vejo nesses
lábios desfrutando
saborosamente.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠De desejo em desejo,
De ternura em ternura,
De verso em verso,
De segredo em segredo,
Te faço todo meu
Mesmo sem você saber.

Inserida por anna_flavia_schmitt