Poemas de reflexão curtos que dizem muito em poucos versos
Muitas vezes ...
fico olhando para o céu
querendo alcançar as estrelas,
quem sabe ...
elas também ficam olhando
para mim ...
querendo caminhar sobre a areia da praia
e mergulhar nas águas do mar ...
Momentos difíceis existem para nos tornar
de rocha ou de ferro, de fogo ou de aço
alicerces ou ruínas ...
Eu me torno raíz de reflexões,
caule de versos e pétalas de poesia.
Eu acredito que em toda mulher,
mesmo na mais anciã,
permanece sempre no fundo da alma
aquela composição menina
escrita e gravada com as letras sentimentos
para a Poesia Pai.
Toda vez que o meu coração a declama
meus olhos jorram sobre o meu rosto
a mais sentida e profunda lembrança.
*Lembro do meu pai brincando e catando tatuí comigo
na Praia de Itaipu.
No ato!
Na calada da noite o silêncio toma conta; no Céu tudo está normal e bonito, a Lua e as estrelas brilham como sempre; o clima de mais uma noite de inverno predomina e mantém a vizinhança nas suas casas em absoluto repouso; na minha casa uma confusão de pensamentos acaba de acontecer e é devidamente descrita em forma de versos...
Noite em silêncio,
pensamentos afloram,
intenso momento,
sentimentos transbordam
e transformam-se em versos.
Às vezes, aprecio uma boa taça de vinho
na profundidade de uma madrugada tranquila,
como se fosse uma dose expressiva de liberdade
que relaxa o corpo e a mente inspira
a fazer alguns versos com sentimentos
sinceros e intensos,
externados cheios de vida.
Pra mim, és semelhante a lua,
pois não me canso de admirar-te,
à noite, tens mais encanto,
consegues facilmente inspirar-me,
sinto que estás bem perto
mesmo que estejas distante,
carrego-te nos meus pensamentos
numa intensidade constante
e isso externo nos meus versos
por seres mulher tão fascinante.
Se você permitir,
irei adentrar a sua mente
e passear pelo os seus pensamentos,
fazer-me presente
por meio dos meus versos
Linda mulher, o teu olhar
é como uma flecha certeira
que tem como alvo os meus pensamentos,
em resposta, faço versos
e lanço olhares como flechas na tua direção
para que contemplem a tua presença
e a tua beleza
pra que assim eu possa alcançar
mais inspiração.
A tua graça é tocante,
tens um olhar bastante sedutor,
um calor notável na alma
de um amor que incendeia todo
o teu corpo,
uma boca admirável que fica mais exuberante
quando está revestida por um tom vermelho,
portanto, é evidente
que és uma mulher fascinante
que facilmente inspira os meus versos.
Enfatizar o que é belo o torna mais vivo, mais verdadeiro, portanto,
assim o faço por meio dos meus versos e ainda sou compensado
ao ganhar o teu apreço,
mulher de lindos traços
e sentimentos sinceros.
Ao som da chuva que cai lá fora
em hamornia com uma linda canção,
minha madrugada está acolhedora
transmitindo uma deleitosa sensação,
assim, pouco antes de dormir,
alguns versos afloram e passam a minha emoção,
o que conforta o meu espírito
e acalma o meu coração.
Fico perdido de propósito
admirando um azul tranquilo
de um lindo mar imenso,
assim, agrado o meu espírito,
inspiro versos, penso e reflito.
É muito bom quando desfruto
de uma noite modesta,
entretanto, profusamente agradável
graças a uma taça calorosa
de simplicidade e bastante entusiasmo
à semelhança de um poema de poucos versos, mas de intensos significados.
Percebo sem dificuldade que o teu jeito é naturalmente cativante,
encantas através da tua serenidade,
da espontaneidade do teu sorriso,
a intensidade que resplandece dos teus olhos, resultantes do teu coração ardente e da leveza do teu espírito,
então, minha querida, por meios destes pequenos versos, o meu objetivo é deixar evidente que tens merecidamente o meu apreço.
Teu apoio e o teu apreço,
para mim, valem ouro.
Não sei se mereço,
mas valorizo, agradeço,
já que vivo nos meus versos,
com a essência dos meus pensamentos
e a verdade dos meus sentimentos,
preservando o que percebo
de distintos momentos.
Hoje, estou muito bem acompanho
tomando um bom vinho
e extasiado com esta mulher
de lindos traços,
que tem um jeito gracioso
de uma felina,
com um perfume agradável
como uma linda flor,
não é à toa que ela me inspira
a fazer estes versos deamor
e prazer
sobre esta noite prazerosa
da qual nunca iremos esquecer.
Diante de ti, sinto-me inspirado
pelo o teu olhar penetrante,
pelos os teus belos traços,
por tua veemência constante
e assim faço alguns versos,
uma forma simples de demonstrar-te
o quanto que pra mim,
és uma mulher importante.
"Às vezes eles soam tristes, tão ressabiados
que não consigo os reconhecer como poemas.
Então minh'alma grita que são versos seus
e eu descubro mais uma vez, um ser poema."
Se sou poeta?
Sei lá!
Eu sei rimar,
poetizar,
com as palavras
brincar.
De uma lágrima
faço rima,
de um sorriso,
faço rima,
das tristezas,
faço rima,
dos dilemas,
faço rima.
E como diria Lispectro,
com o cal do meu dia,
faço minha poesia.
(...)
Então, sou poetisa?
