Vermelho
Não importa a cor da pele,
Se a cor do sangue é a mesma,
O vermelho que corre na veia do branco
É a mesma que corre na veia do negro.
Cada brincadeira racista,
É "Oi neguin". E ele lá, fingindo cumprimentar,
Chegando em casa, deitou-se no colo da sua mãe
E começou a chorar...
Não sabia o que fazer, ele queria se matar.
Olhou para o céu e disse:
-Deus, venha me ajudar.
"Esse menino é bom, vou lhe abençoar."
Passou-se dois anos e o "Neguin" graduou,
Hoje é advogado e sua família honrou....
E os "branquelos" que tanto o zuavam?
Deus os castigou.
Rainha das festas na pequena cidade, ela sai por aí com seu vestido vermelho, ela diz: Um pouco de festa nunca matou ninguém... Então está tudo bem
Vestindo seu disfarce, ela sai.
Você pode vê-la sorrindo, mas não pode ver sua alma chorando.
Rodando pela noite, ela não é má
Só nasceu pra causar
Ela tem muitos aos seus pés, mas no final da noite está sempre solitária, sem ninguém para amá-la de verdade.
Desfilando com sua pele cor de bronze, ela é fria e insegura. Encontra refugio nas boates da cidade
Ela está tão perdida, que se ela olhar pra dentro ela pode se achar.
Não é o vermelho desse sangue, nem a navalha que corta o músculo. Se teu coração é de ferro, o meu é de carne e dói em silêncio. Na tentativa de aliviar essa triste composição que a minha vida se tornou, de não saber fazer outra coisa além sangrar aos poucos...Conto os dias nesse feitiço do tempo. Às cores são cinzas e o sol da manhã sem brilho. Se eu olho pro mar é pra te lembrar, a lua me sufoca, mas as piores noites são as de céu azul quando uma Estrela Cadente me traz de volta o desejo que tento esquecer. O corpo treme esfarelado em pedaços pelo quarto, como as letras desse alfabeto, e meu coração só teima junta-las em um nome: ...
Jorra o sangue na Ercílio, arde vermelho o seu chafariz.
Vamos contar as cabeças, espalhadas na porta da igreja matriz.
No mar vermelho dos sentimentos,
No vermelho da riqueza (da alma) e poder, e que hoje é sinônimo do proibido(verdades), do violento, do apaixonante e do amoroso.
Sigo a deriva em minha nau existencial, na minha saga tiba da felicidade.
Felicidade não momentânea e sim eterna e ao mesmo tempo efêmera, mas que faz toda diferença na jornada da vida!
Estou sonhando com você
Em meu sonho estamos dançando
Você está de vestido
Vermelho com tons escuros e amarelos
O seu vestido me revelam as suas coxas
O seu decote os seus seios
Acabou de tocar um forró
Agora começou um samba
Estamos em frente ao mar
Voce acabou de fazer o seu charme
Abaixou a cabeça timidamente
E levantou com um sorriso lindo
Seus olhos estão brilhando
Rindo, provocando, brincando comigo
Uma brincadeira que eu me permito brincar
Estamos em frente ao mar
Ouvido o som das ondas batendo nas pedras
Você colocou a sua cabeça na meu peito
Senti o cheiro da sua pele, do seu cabelo
Percebi agora que estou sonhando
E ñ estou dormindo.
Quando o céu recebeu Marielle Franco
A ela foi lhe dado um echarpe vermelho e branco.
Que envolveu em seu fino pescoço
E sobre seus pés descalços caminhou suavemente
sem ouvir o alvoroço
do terror da polícia em Icari
Com silêncio fez todo o percalço
e a sua frente bem ali
Apenas ouvia uma canção como um turbilhão de igarapés
uma canção , a medida que caminhava sobre seus pés
Como quando caminhava na Icari e ouvia antes da polícia chegar ali
Um hino na voz de alguma senhorinha e em sua direção ela sempre ouvia... uma linda canção
"Alguém cantando longe daqui, alguém cantando longe. Longe , alguém cantando muito, alguém cantando bem , alguém cantando é bom de se ouvir, alguém cantando alguma canção, a voz de alguém nessa imensidão, a voz de alguém que canta , a voz de um certo alguém que
canta como pra ninguém, a voz de alguém quando vem do coração de quem mantém toda a pureza da natureza onde não há pecado nem perdão. "
https://youtu.be/50VLsr0UaA4
JESSÉ - ALGUÉM CANTANDO(Caetano)
O mar vem
Ondas benditas ondas nessa manhã
Céu ainda vermelho
O amanhecer está lindo
Vai saber quem diz
Depende de mim essa visão
O mar me contou histórias e eu não ouvi
Não quis sentir
A se eu escutasse tudo o que ele disse
Certeza que hoje não estaria aqui
Ondas quebrando são espetaculo
Meus olhos se abrem
O sal tempera a alma
Cozimento lento
As ideias estão prontas
Um poema é pouco não é suficiente pra mostrar
O mundo que eu tenho
E tudo o que quero lhe dar
Vai saber quando o amor chega
Ele é confuso e me cega
Sim sou um desses que se cega pelo amor
É um fardo mas eu até gosto
Nem sempre temos que vê a vida como ela é
Uma projeção as vezes nos acalma
Ou me diz que nunca se impressionou com uma flor?
A como eu amo flores
Quero mil em meu jardim
E na descrição de cada uma um verso dos poemas que te fiz
E sim
Quero coragem pra prosseguir
Eu vou conseguir
A tantas flores por aí
Vai saber quao linda outra será
Cada uma é única
Não é porque uma te espetou
Que outra não pode agir de outra forma
Da poesia,
gosto do extrato
ralo e vermelho,
ato de agasalhar o peito,
escondida, esférula
perfeita.
Ser doce não me interessa. Sou mulher de jeans e vans, sem batom vermelho, sem escova no cabelo… Se me quer, que venha por inteiro.
As dobras dos meus dedos ainda estão vermelhas;
O vermelho dos meus olhos são resultado de uísque e insônia.
Toda a dor de minha alma eu descontei naquela parede e no meu fígado.
Lugar comum...
Orgulho-me de trazer em mim o vermelho, o azul, o amarelo
A fé no imortal guardião das águas, do matagal, o frágil labelo
O olhar ladrão, que rouba pra si todo belo que avista sem elo
Em pinçar nos versos do poeta, o amor liberto, sem atropelo
De chorar o mesmo choro do homem, da criança, da mulher
Não importando a razão: só o explodir de cada emoção
Brotada no reencontro da volta ou no lamento da partida
Na decepção inesperada ou na surpresa sentida... agradecida
Orgulho-me dos amigos que a vida escolheu para me presentar
Permitindo que se apossassem de meus sim, de meu bem querer
Da glória, da graça, do compromisso da entrega de um sorriso
Do certo abraço, sem correr o risco de alterar o gosto, o traço
De aprender o que o equívoco me convenceu fiar saber
Do presente invisível e palpável do lumiar recíproco
Das causas e coisas simples, como doar, compartilhar
A felicidade e saber que o lugar de um é na festa do outro
Quero nadar em águas claras, ou nas ondas do mar vermelho, sentir sua boca molhada e te encher de beijos.
