Valores Sociais
O grande desafio social na contemporânea democracia é fomentar o civismo, a cidadania, o patriotismo cultural e a identidade incomum dos diferentes em pleno gozo legal e constitucional da liberdade.
Um mercado é insólito permissivo e especulativo desonesto, quando o atual valor atribuído a um bem é menor que a soma dos valores dos materiais empregados, adquiridos hoje.
Eu não acredito no Estado, nas Politicas Cambiais e nem no Sistema Financeiro. O único meio verdadeiro gerador de renda é o trabalho e a ele devemos dedicar o maior tempo hábil possível, quando se está bem, todos os dias.
Envergonho me por viver neste tempo utilitário, sem ética, sem moral, sem princípios familiares, sem honestidade, sem temor a justiça dos homens e a de Deus. Tempo de declino de humanidades, falência da sociedade e lendas marginais, subjugadas impunes passam a mais valer.
A maior gloria dos vencedores é sempre respeitar e não retaliar o oponente perdedor. Distante disto não há vencedor e todos os lados, muito perdem.
Em qualquer exercito do mundo, um Coronel que aceita e responde uma indagação feita a ele como General sem fazer a devida correção. Não passa de um militar equivocado e deveria estar abaixo da patente de soldado.
Parece me que a ingratidão é o mais injusto defeito da humanidade. Tenho por habito, um grave defeito desde muito cedo. Ser generoso e atencioso, quando um amigo está por baixo, dou lhe todo meu carinho, apoio, valores e abrigo, na triste certeza infalível, que quando tudo passar, e ele melhorar terei conquistado mais um grande inimigo.
O Brasil atravessa nos últimos anos uma crise ética, moral, social e familiar, sem precedentes, todos os valores institucionais sobre o bem e o mal, do certo e do errado ficaram a mercê do hoje, do dinheiro e da falsa e fugaz felicidade. Como agravante para piorar, a liberdade refém do farto consumo.
Os homens de honra vivem seguros pela suas próprias escolhas, agradecem a Deus por tudo em sua vida e nunca fogem de sua verdade.
Falando das praças de Touros, das touradas espanholas, difícil mudar uma cultura histórica e tradicional centenária de um povo mesmo que o planeta inteiro ache um absurdo. Infelizmente por pleno direito as diferenças só podemos julgar e repudiar o que nos pertence e para com aquilo que fomos educados culturalmente. Assim como comer carne de vaca em churrascaria em muitos lugares do mundo pode ser considerado brutalidade, crime, incivilidade e um absurdo. A internet provoca cada vez mais estas distorções...em pensar que o mundo todo deva seguir nossa exclusiva opinião, nossos valores,nossos princípios, educação e cultura. Infelizmente estas distorções se agravam muito pela internet todos os dias, por pessoas que não estão minimamente preparadas para a nova tecnologia de comunicação e falam aleatoriamente sobre tudo nas redes sociais e vivem uma vida particular omissa e bem distante de qualquer digna mudança para sua comunidade.
A juventude egoísta deve aprender desde cedo que algumas pessoas mais velhas por carinho e generosidade podem ser por vida, boas mas não são ingenuas, ignorantes ou otárias.
A arte deve ser encarada como uma plataforma necessária de um espirito livre que vive atormentado pela falta de expressão. A arte não pode ser encarada como um meio de ganhar dinheiro pois o seu valor financeiro da obra de arte, está intimamente ligada a um mercado, que quantifica a originalidade e
qualifica a criação.
A inversão da igreja do século XXI, à igreja escolhe os que são, para ser o que eles querem, Cristo escolheu os discípulos não por aquilo que eles eram, mas por aquilo que eles vieram a ser.
"Gaste sabiamente, invista com inteligência e lembre-se de que a verdadeira riqueza reside na
valorização das experiências e relacionamentos, não apenas nos números da conta bancária."
Embora a escola se denomine inclusiva, sua prática exclui no ato da matrícula na medida em que o olhar clínico se sobrepões a atuação pedagógica e, o que parece ser novo, permanece com os mesmos sistemas e os mesmos valores. Embora a escola se anuncie como inclusiva, sua prática é excludente. E tudo isso é um convite à reflexão porque quando se tem uma justificativa moral para o “fracasso” significa que os desvalores ou os valores possuem dimensão cosmética (julgamento pela aparência – forma e conteúdo) e estética (dimensão moral, ética e disciplinar).
O resgate de nossa historia honrosa cívica deve ser exaltada a qualquer preço pela sociedade diante a cidadania ativa atemporal de homens livres perante os nossos compromissos com o amor, a soberania e a verdade do local-pátria que acolhemos e escolhemos para viver.
Pelo analfabetismo crescente do Mercado de Arte brasileiro, costumam aparecer varias oportunidades. Pois na verdade, sabe se que nem tudo que é muito importante para uma cultura, tem que ter um valor muito elevado.
A falta de valor das pequenas conquistas verdadeiras, fomentam os abismos da insatisfação e os desesperos frente as camuflagens das aparências e todo mega mundo midiático de sucesso imaginário.
Não existe na historia da arte universal, a menor relação entre o preço comercializado originalmente e o valor criativo de uma impar obra de arte que se destacará como uma obra prima para toda eternidade.
