Valores Humanos
A traição da dignidade humana
Em tempos polarizados, onde ideologias controversas e valores invertidos se entrelaçam, a traição da dignidade humana se manifesta de formas sutis e devastadoras. A desumanização do outro, a relativização da violência e a banalização do sofrimento corroem os alicerces da nossa humanidade compartilhada.
A polarização, alimentada por discursos de ódio e pela demonização do diferente, cria um ambiente propício para a violação da dignidade. A busca pela "verdade absoluta" e a intolerância para com as opiniões divergentes nos cegam para a humanidade do outro, transformando-o em inimigo a ser combatido.
As ideologias controversas, que muitas vezes se baseiam em preconceitos e estereótipos, justificam a discriminação e a exclusão de grupos marginalizados. A inversão de valores, que coloca o individualismo e a competição acima da solidariedade e da compaixão, nos torna indiferentes ao sofrimento alheio.
Nesse contexto, a dignidade humana é traída de diversas formas:
* Violência física e psicológica: a agressão, o assédio e a humilhação se tornam armas para silenciar e oprimir aqueles que não se encaixam nos padrões dominantes.
* Discriminação e exclusão: o acesso a direitos básicos, como saúde, educação e trabalho, é negado a grupos marginalizados, perpetuando a desigualdade e a injustiça.
* Desumanização e objetificação: o outro é reduzido a um objeto, privado de sua individualidade e dignidade, tornando-se alvo de violência e exploração.
* Banalização do sofrimento: a dor e o sofrimento alheio são minimizados ou ignorados, como se não tivessem importância, revelando uma profunda falta de empatia e compaixão.
A traição da dignidade humana não é apenas um problema individual, mas sim uma crise social que exige uma resposta coletiva. É preciso cultivar o respeito pela diversidade, promover o diálogo e a tolerância, e lutar contra todas as formas de discriminação e violência.
A restauração da dignidade humana passa pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos os indivíduos sejam reconhecidos e valorizados em sua humanidade.
Inversão de valores
Amamos coisas
Usamos pessoas.
Conectado com o mundo
Desconectado em si mesmo.
Ficou On nas redes
E Off na vida.
Natal é tempo de reflexão... independente de crenças...
À analogia sobre os valores de empatia e solidariedade universais explanado na crença Cristã... é a mensagem que serve a todos... pois não é uma questão de Fé... mas somente uma reflexão sobre valores Humanitário .
O mundo do consumo é maravilhoso, mas ele não pode sacrificar os teus valores e as tuas nobres crenças, se ele te exige isso, não há dinheiro que compensa a tua falta de paz interior.
Assim como em medicina não se questiona os valores do paciente angustiante, e nem se comporta como juiz de suas ações, mas se assume o papel de lhe reconstituir sua saúde, assim devemos nós, sobre qualquer ser vivente neste planeta que esteja sofrendo, nos oferecer como apoio e ponte para que restauremos a sua dignidade humana.
É verdade que;
Muitas pessoas não enxergam os
nossos valores por que só querem lucrar.
Mas é fato que;
Entre milhoes e bilhoes de seres humanos
existe um espaço do sol que é apenas
o nosso lugar.
E é apenas por esse motivo
Que não devemos por hipótese alguma
Parar de lutar
Seja o que quiser.
Busque sua sorte
Onde ela estiver.
Na sociedade digital o conteúdo é superficial e os valores são binários reduzidos ao bem e o mal. É o desafio do milênio reaprendermos a nos comunicar com profundidade para que avancemos na resolução de nossos problemas que exigem cada vez mais que sejamos primatas no que tange a entendermos as demandas.
Quando você tem um sonho e trás dentro dele a essência de unir os valores de todas as culturas, raças, credos e etnias dos seres humanos, não existira nenhuma barreira no mundo que poderá fazer esse sonho deixar de brilhar!
Virtude e Bom-senso perderam espaço nos valores de algumas pessoas. Não é a toa que a televisão e outros meios de comunicação divulgam grande quantidade de sensacionalismo, tragédia, vulgarismo, superficialidade, e mesmo assim contam com uma boa audiência. Não é somente com o objetivo de tornar o povo mais ignorante, iludido e consumista - na verdade, isso já foi conquistado por ELES com grande sucesso. Hoje, pelo hábito, esse envenenamento mental já se tornou uma (necessidade) para atrair a atenção do público e são meios bastante eficazes de se ter (audiência). E quem são ELES? Um punhado de gente com grande poder politico econômico social, dedicados a se manter e ganhar mais poder a custos dos outros.
Quando a massa compreender que a mudança social começa em nós mesmos, no "Conhece a ti mesmo". A (ESSÊNCIA) das coisas terá mais importância do que a (SUPERFICIALIDADE) das coisas. Nesse sentido, palavras superficiais que geram conflitos, posturas dogmáticas e intolerantes, sejam elas na religião, na filosofia ou na política, deixará de ter força, ao passo que haveria um entendimento mais amplo do que A e B separados com antagonismo e orgulho humano. ''O Homem superior é amplo nas ideias e não toma partido; o homem inferior toma partido, mas não tem nenhuma amplitude de visão''.
Todos nós temos o direito de defender nossas crenças, valores e costumes de acordo com a nossa formação moral e social, mas a experiência que adquirimos ao conhecer outros lugares nos ajuda a aceitar as diferenças, aprender a valorizar a vida e a crescer como seres humanos.
Tornar-nos seres conscientes, agregando valores e contribuindo de modo altruísta para a sociedade, com sentimentos puros como os de uma criança.
É comum formarmos círculos de amizade com pessoas que compartilham nossos valores, ideias e preferências. Muitas vezes, isso resulta na criação de uma bolha social, que pode ser confortável, mas também limitadora. No entanto, a verdadeira riqueza da experiência humana está na diversidade, seja de pensamentos, culturas ou estilos de vida. Conviver com pessoas diferentes de nós, mesmo que haja divergências, amplia nosso olhar e nos proporciona crescimento pessoal. A pluralidade fortalece o tecido social e nos torna mais empáticos e verdadeiramente humanos.
As Instituições de Ensino Superior deveriam ser mediadoras de valores, de concepção de sociedade, forjadoras de seres humanos conscientes de seu papel diante das dores alheias.
Faça sua vida valer a pena. Encontre respostas para suas crenças, culturas e valores... QUEBRE ESSE TAL DE "PARADIGMA", Pare de acreditar em um mundo imaginário que faz a pessoa fugir da realidade. Seja simplesmente você!.
E então verás que sua vida será mais racional e completa 😉
Estamos vivendo momentos em que os valores estão trocados, ganância, poder, disputas, Invejas, corrupção etc...fera comendo fera. Há uma falta de amor ao próximo em toda a parte, ate que assistimos gestos e atitudes que nos faz sentir que nem tudo esta perdido. Temos bons exemplos, do povo colombiano e de Cristiano Ronaldo. São estas atitudes e gestos, que sempre estiveram na moda e que de facto, fazem que as pessoas sejam importantes e belas.
A ferramenta dos esportes é a maior maquina transformadora que pode ser usada pelo bem social humano, pois nela se agrega todos os valores humanos!
A cultura é um fator crucial para o ser humano. Pois é através dela que encontramos as várias expressões artísticas, presentes na homologação dos indivíduos e grupos sociais.
