Um Poema para as Maes Drummond
A história é marcada por vários apocalipses e em geral são caracterizados por um certo alinhamento entre o poder político e religioso, por um certo frenesi messiânico e por um espírito de engano e violência que perpassa a muitos indivíduos numa sociedade.
A vida não é um conto de fadas, nem um sonho perfeito. Não deixes de sonhar, mas aprenda a acordar pra vida. A realidade muitas vezes é dura, desafiadora e cruel, mas a grande questão é o quanto você é capaz de suportar, de enfrentar e de prosseguir.
Muitas vezes, entendemos a lógica por trás de um conceito, mas emocionalmente não conseguimos internalizá-lo.
Ao cuidarmos da nossa história e das nossas dores, estamos quebrando um ciclo de violência instalado na sociedade há milhares de anos.
Não tem como voltar atrás. Assim que um limite é ultrapassado, tudo o que resta é buscar novos limites.
O elogio, mesmo que seja verdadeiro, cria uma zona de conforto. A crítica é um desafio a ser superado.
Por certo, não sei se sou açúcar ou sal. Não quero que você defina um dos dois como melhor! Pois, ambos são virtuosos. Posso ser açúcar e te amar, posso ser sal e também te amar, e por mais que brilhemos bem sozinhos, o equilíbrio dos dois é inexplicável. Te escolhi, pois, posso ser doce, mas sem sal, sou insosso. Te escolhi, pois, posso ser salgado, mas sem doce, sou insosso. Eu sei que posso viver, mas não quero. Eu posso ser doce ou salgado, eu posso desistir e não ser nenhum, eu posso fingir que não és conflituoso, mas não nasci para ser assim! Posso ser açúcar ou sal, mas não pretendo ser insosso.
"É questão de tempo..."
Nunca foi sobre um fator cronológico, mas sobre a intensidade e conexão que poderão ou não determinar esta incógnita.
Se você não está disposto a ser um servo de Deus aqui na terra. Acabará se tornando um escravo do Diabo aqui e do inferno na eternidade.
Talvez a loucura nada mais seja que um ponto onde o ser humano alcança o estágio de sabedoria suficiente para entender que tornar-se louco é a única maneira inteligente de manter-se lúcido.
O medo é um carcereiro impiedoso. É ele que abre as portas da masmorra que há no Homem e o torna prisioneiro de si mesmo.
O mundo é mesmo contraditório e incompreensível, se por um lado cobra que você seja feliz o tempo todo, como se ao nascer você tivesse assinado um contrato de felicidade perene com a vida, por outro cria uma atmosfera de estranheza para minar a sua alegria como se você tivesse quase uma obrigação de ser triste para não destoar da tristeza e do sofrimento humano.
A razão deve ser o norte de qualquer um que deseje alcançar os seus objetivos. Para que isso se torne realidade, o indivíduo deve controlar seus sentimentos e emoções. Ninguém em sã consciência quer correr o risco de ver seus planos de vida destruídos por coisas tão insignificantes.
Homens são um bicho esquisito, têm a estranha mania de correr atrás de uma mulher enquanto ela não o quer e caso decida o querer começa a fugir dela, como o diabo foge da cruz. Dizer 'eu te amo' a um homem é uma maneira fatal de matar com um golpe só, qualquer interesse dele.
Por mais contraditório que possa parecer, homens têm medo das mulheres, principalmente das bem resolvidas e empoderadas, mas em contrapartida aprenderam que não falar mal de uma mulher é a melhor maneira de falar bem deles mesmo.
Então você acredita que temos que seguir os nossos sonhos ? Se isso não é um sofisma, e acontecer alguma coisa chamamos de sorte; na realidade, temos que ir sempre a frente de nossos sonhos, abrindo todos os caminhos para que eles aconteçam , a isso chamamos de competência, fazer acontecer um sonho não tem preço.
Você se senti humilhado se um cavalo é mais forte do que você? Por que se sentir humilhado se uma máquina te derrota no Xadrez?
Lembrai-vos de tudo o que já vos tenho dito: Tende presente sempre que, repelindo um pobre, talvez repilais um Espírito que vos foi caro e que, no momento, se encontra em posição inferior à vossa.
Um confuso não precisa de uma resposta imediata, mas sim ele simplesmente precisa de tempo para voltar a ser ele mesmo.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Perda de um Ente Querido
