Um Cavalo Morto e um Animal sem Vida
Hipoteticamente, era um dia muito quente de verão. Havia uma mosca que insistia em zumbir por todo o meu quarto. Já havia tentado abatê-la com uma camisa, com spray, e nada funcionou. Em desespero, tentei usar a razão: "O quarto é grande", digo à mosca. "Há tantos outros lugares que você pode estar. Não há nenhum motivo para você ficar zumbido em meu ouvido."
- "É mesmo?", retruca a mosca. "Quantos lugares há?"
Em um universo clássico, a resposta é: "Um número infinito de lugares."
Eu então, digo a mosca (ou, mais precisamente, a seu centro de gravidade) que ela pode mover-se três metros para a esquerda, ou, 2,5 metros para a direita, ou 2,236 metros para cima, ou 1,195829 metros para baixo, ou... Você já percebeu, não é?
Como a posição da mosca pode variar continuamente, há um número infinito de lugares que ela possa estar.
Na verdade enquanto explico essas coisas a ela, VOCÊ se dá conta de que não só a mosca conta com uma variedade infinitas de posições, mas também de velocidades. Em um momento, a mosca pode estar aqui, indo para a direita a um quilômetro por hora, ou pode estar indo para esquerda a meio quilômetro por hora, ou indo para cima a um quarto de quilômetro por hora, ou indo para baixo a 0,349283 quilômetro por hora, e assim por diante.
Embora a velocidade da mosca esteja limitada por diversos fatores (inclusive a quantidade de energia que seu corpo possui, pois, quanto mais depressa voar, mais energia terá de despender), ela também pode variar continuamente e constituí, assim, outra fonte de variedade infinita.
A mosca não está convencida. Ela responde:
- Eu posso entender quando você me fala de movimentos de um centímetro, ou meio centímetro, ou um quarto de centímetro, mas quando você fala de lugares que diferem um do outro por um décimo milésimo, ou um centésimo milésimo de centímetro, isso não faz nenhum sentido para mim.
Para um cientista, esses lugares podem ser diferente uns dos outros, mas é contrária à minha experiência dizer que aqui é um bilionésimo de centímetro para a esquerda daqui são dois lugares diferentes. Não tenho sensibilidade para uma alteração tão pequena de local e, portanto, não posso contar isso como dois lugares diferentes.
E com a velocidade é a mesma coisa:
Posso perceber a diferença entre voar a um quilômetro por hora, ou a meio quilômetro por hora; mas entre 0,25 quilômetro por hora e 0,2499999999 quilômetro por hora? Faça-me o favor! Só uma mosca sábia poderia dizer que reconhece a diferença. Ou seja: nenhuma mosca pode dizer isso. Para mim, essas velocidades são iguais.
A variedade é muito menor do que o que você diz.
Mosca, você acaba de me dizer algo muito importante. Obrigado.
Eterno sentimento
Quero eu estar contigo
Nos teus dias que virão.
Eu não seria eu mesmo,
Só um menino em tuas mãos.
Leva-me aonde quer que seja
Desde que seja em teu coração,
Tu que estás comigo
Em minh’alma e coração.
Deixa no passado
Todo o meu passado ausente,
Seja eu presente em ti
Neste amor que em mim é tão presente.
Deixa que o tempo nos encontre
Neste amor sem começo e sem fim
Que se faz a cada instante
Em um eterno sentimento,
Edney Valentim Araújo
Com toda certeza, diálogo é a base para qualquer tipo de entendimento.
Mas há que ser um diálogo dialogado, e não monologado...
Ósculos e amplexos,
Marcial
É PRECISO SABER DIALOGAR
Marcial Salaverry
Certamente é preciso saber dialogar, uma vez que em qualquer tipo de relacionamento, seja amoroso, seja de amizade, seja entre pais e filhos, seja profissional, ou comercial, basta que haja pessoas envolvidas, a base de tudo foi, é e sempre será o diálogo. É importante que haja entendimento entre as partes, e este só poderá ser conseguido se houver diálogo.
Muitas vezes nos calamos ante certas situações que nos causam desconforto, ao invés de procurar acertar as coisas, ou ao menos tentar um entendimento. Claro que existem situações que não existe possibilidade de diálogo. Chegando-se a essa encruzilhada, a melhor opção é mudar de rumo, e até mesmo silenciar, para que não se degenere em discussão e em briga.
Em casos assim, se não houver possibilidade de entendimento, é o fim do diálogo. É o fim da harmonia do entendimento, impondo-se um ponto final no assunto, e dessa maneira, muitas vezes, o silêncio é a melhor arma para evitar-se discussões estéreis, ou infindáveis polemicas.
A propósito, vejam a mensagem que me foi passada por L’Inconnu:
"Pior do que uma voz que cala, é um silêncio que fala".
Nessas ocasiões, o silêncio diz verdades irrefutáveis. Diz que não desejamos mais falar sobre o assunto, diz que toda e qualquer possibilidade de diálogo chegou ao fim. Diz que é um rompimento definitivo. Verdade seja dita, em certos casos, o silêncio é um autêntico grito de alerta, dizendo um basta para discussões estéreis. Ele nos fala tantas coisas, nos faz repensar sobre atitudes que vínhamos tomando, e até mesmo possibilita um retorno a um diálogo depois que as coisas esfriarem. Essa a importância do diálogo, mantê-lo até onde for possível, e retoma-lo quando for possível novamente.
Nem a discussão, nem o silêncio falam de perdão, falam de nova chance, mas o diálogo retomado, abre perspectivas para tudo. Devemos portanto, saber usar o silêncio para quebrar um clima de discussão, para evitar que a situação se agrave, e para que se possibilite uma análise da questão, verificando-se se será possível reatar-se o elo rompido.
Há que se saber interpretar os silêncios, nem sempre os considerando como fim de tudo, mas como uma trégua a ser observada, para que os ânimos esfriem. Devemos usa-lo quando o diálogo está tomando o perigoso rumo da discussão, quando ambas as partes permanecem firmes em seus pontos de vista, ao invés de procurar um meio termo compatível, e esse pode ser considerado o diálogo do silencio. A chamada pausa para meditação, quando é necessário um tempo para pensar e analisar situações conflitantes...
Certamente nem sempre é fácil calar-se quando a discussão começa a ficar acesa. E como é importante saber faze-lo, sobretudo quando alguém tenta nos provocar, tentando polemizar certas situações, quando simplesmente, por quaisquer razões, tentam nos “chamar para a briga”, (empregando um termo de minha infância longínqua), devemos saber evitar essa provocação gratuita, pois muitas vezes, perdemo-nos em questões estéreis que a nada nos vão levar, apenas em função de um temperamento polemizador. Ainda podemos tentar um diálogo, indagando o porque dessa provocação, mas a melhor resposta que poderemos dar, ainda e sempre será o silêncio, para que ambos os lados possam repensar e reavaliar situações.
Dizem que “da discussão nasce a luz”, mas também grandes brigas bem iluminadas. A luz poderá nascer de um diálogo ponderado, em que ambas as partes possam se explicar, sem que estejam com o espírito prevenido, mas simplesmente ambas, dispostas a falar e a ouvir, e esse ponto é fundamental, "saber falar e ouvir"... Desse diálogo poderá surgir um acerto, ou não, mas de um jeito ou de outro, será algo amigável, acertado civilizadamente.
E uma das maneiras de sempre resolver as coisas ponderadamente, através de um diálogo amigável e gostoso, é tendo o desejo de fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e se isso é bom, pra que mudar?
“A mente é um universo fascinante, um instante de delírio,mergulho no fundo sombrio do espelho....e me transporto para o inverso de mim.”
Iludem-se com as diferenças quem quiser: Um dia elas aparecerão, para um ou para o outro, para o bem ou para o mal!
" AMOR"
É... o Tumor da mente! não é um sentimento e sim uma doença... consome toda uma vida, doi, machuca , flagela...
Destrói....
Amor bandido
"Pergunto-me o que fazer com o coração que se rende a um amor bandido?
Quando ele nos diz que não tem forças pra lutar contra esse sentimento.
Meu coração caiu nas ciladas do amor, iludido por emoções na qual não está acostumado.
Se rendeu a um amor bandido, a uma paixão fulminante, não ouve mais a voz da razão.
Perdidamente apaixonado, deixando ser manipulado por um aventureiro qualquer.
Mas que posso fazer? Se quando o vejo meu coração dispara e meu corpo estremece com sua voz.
Meu corpo e meu coração chama por esse amor bandido, sentindo emoções nunca vividas antes.
Te desejar já virou vício, te querer em mim já virou mania...Queimo de desejo só de imaginar sua língua me explorando por inteira.
Essa paixão é alucinante, não dá mais pra tentar repreender esse sentimento.
Estou cedendo ao apelo desse coração que grita constantemente por querer amar alguém tão aventureiro, aquele tipo que só pensa nos prazeres do corpo.
Estou sendo corrompida por essa paixão, mas confesso que estou alucinada em querer esse amor bandido."
(Roseane Rodrigues)
" Por um momento baixei a cabeça de cansado e os olhos pesaram, adormecido sonhei com minha infância cheia de dificuldades, porém feliz, não me preocupava com o tempo, não havia tanta responsabilidade quanto agora,o tempo foi tão rude e apressado,acho que ele sentiu inveja e resolveu passar rápido como um raio."
Saudade deveria ser nome de doença, isso mesmo, doença! Porque nunca vi um sentimento causar tanta dor, e o pior de tudo. Não tem remédio e a cura é o tempo!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado