Um Cavalo Morto e um Animal sem Vida
Sempre achei que iluminar o Castelo Kochi era um desperdício de energia. Mas, com Rikako ao meu lado, teria sido lindo. Tem tanta coisa que eu quero falar com ela. Queria que víssemos o castelo juntos.
As vezes não precisamos de um abraço,ou beijo um simples e sincero bom dia já é o suficiente para transformar o nosso dia!
O PENSAMENTO DEPRESSIVO
Como pensa um depressivo?
Poderíamos começar definindo o que seria esse pensamento depressivo, mas isso acabaria sendo uma mera conceituação já conhecida por todos, porém sentida por somente um grupo. É muito difícil imaginar que o depressivo tenha pensamentos e sentimentos simples e ao mesmo tempo confusos. Difícil justamente porque tais pensamentos parecem simples para quem está de fora, mas são totalmente desordenados para quem está imerso e absorvido por todos eles.
Tudo começa ainda na infância, onde se acredita num futuro, porem por razoes desconhecidas esse futuro não chega. O depressivo não compreende o porquê, contudo houve um gatilho que descarrilhou toas essas sensações, sentimentos e pensamentos. As frases escutadas durante seu crescimento são as seguintes: “Você é fraco!” “Você precisa sair dessa!” “Você precisa reagir!” “Você está bem?” “Isso é frescura!” “Como está se sentindo?” Essas e tantas outras que não ajudam em nada. Na verdade tudo que o depressivo quer e precisa ouvir é: “Sei como se sente!” “Te entendo, quer conversar?” em contrapartida isso se torna impossível, pois os sentimentos que emergem nessa hora são de raiva e incompreensão fazendo-o explodir emocionalmente tratando a todos com irritação.
Tudo o que ele quer nessa hora é que sentissem o que ele sente ainda que inconscientemente. Interessante é que quem está mais próximo não tem a capacidade de ajudar. Talvez o correto seja não perguntar, não julgar, silenciar. O silêncio nesse sentido se torna o melhor remédio.
Os sentimentos que os acompanha diariamente são de culpa, por isso tendem a pedir desculpas por tudo que acontece, ainda que eles não tenham responsabilidade sobre o que houve. Outro comportamento comum é o isolamento. Costumam se isolarem de tudo, de pessoas, ambientes, luares,
conversas enfim essa sempre é a solução mais rápida.
Nada disso é planejado, criado, intencionado apenas é o que lhes traz paz ainda que seja momentânea. A única coisa que lhes vem à cabeça é não fazer nada e ao mesmo tempo pensar em algo que agrida a si mesmos. E isso é um problema, pois eles se agridem e os amigos e familiares tendem a não deixar, e isso cria uma força interna exorbitante, umas tendem a se matar, a se agredir e outros tendem a sair pelo mundo agredindo outros e se matar. Quando isso ocorre, as reações externas são adversas e eles recebem como julgamentos e apontamentos, o que soa como insensibilidade, não nos entende, são como que incompreensíveis.
É importante saber que eles amam, tem sentimentos também, mas... fogem deles mesmos, das coisas, das pessoas e do mundo. Para eles as pessoas nos olham com piedade, pena, enquanto a mente deles apenas está funcionando numa vibração diferentes dos outro. Essa é, portanto a realidade de uma pessoa que apresenta pensamentos depressivos.
Quando se está em silencio e perguntam no que está pensando? Para as pessoas que pensam normalmente saberia definir e responder coerentemente o que se está penando, porém, para uma pessoa com pensamento depressivos são turbilhoes de micro pensamentos que emergem ao mesmo tempo e a resposta que se vem é não estou pensando em nada, ou simplesmente, nada.
O pensamento de uma pessoas depressivas funciona em um universo contrário ao de todos, o que isso quer dizer? Quando uma pessoa depressiva pensa, esse pensamento dele é convertido ou melhor ele é distorcido, exemplificando, você tem um balde de água suja e ao mesmo tempo você tem um copo de água limpa, no balde de água suja podemos dizer que são os pensamentos depressivos negativos e no copo com água limpa são pensamentos positivos, ações positivas de uma pessoa que pensa positivamente. Se pegarmos o copo de água limpa e jogarmos no balde de água suja nós não iremos perceber a água limpa e sim água suja, isso quer dizer, que o pensamento de uma pessoa depressiva tudo que as outras pessoas falam de positivamente para ela funciona ela compreende como negativo.
Então ela interpreta inversamente o que as pessoas querem dizer, então não é fácil entender o que o depressivo, a pessoa que pensa depressivamente expressa ele entende tudo ao controversamente. Assim, mesmo que a água limpa seja algo bom e positivo as pessoas de fora entende que vai ajudar ele, só que existe um balde de água suja que fazem os pensamentos se misturarem e serem indefinidos, isso faz a pessoa compreender que ela não está a ajudar e sim a atrapalhar, é assim que o pensamento depressivo entende e se comunica o que está para positivo ele entende como ameaça e o que está para negativo entende como incompreensão.
Quem vive não sabe como esses pensamentos surgem, também não sabe como eles se dão, assim também não sabe a sua conectividade com a realidade.
O que se sabe é que eles despertam sentimentos tão poderoso internamente que a pessoa não tem noção. Isso porque ela não está conectada consigo mesma e acaba não entendendo esse momento, pois está envolta de sentimento que ela não sabe lidar, não sabe interpretar consequência de um turbilhão de emoções e a única reação que vem ao corpo é colocar isso para fora impulsivamente, essa reação não é nada mais anda mesmo para que seja percebido, seja visto, e quando percebido e quando visto, as pessoas que não entende, não compreende essa reação; possam assim visualizar que o pensamento negativo também é uma forma reativa além da auto agressão que na maioria das vezes é estágio final, daí se observa casos de automutilação, elas tendem a se agredir e pôr um fim a esse sentimento interior.
Para que compreendas, é como se a auto agressão por um minuto que seja proporcionasse um instante de alívio ao que está sentindo e logo depois vem um sentimento de culpa que também as pessoas não entendem nem compreendem o porquê disso. Daí os pedidos de desculpa. Alguns até perguntam, desculpa pelo quê? Na cabeça da pessoa que pensa depressivamente ela entende que só estamos pedindo desculpas por estar se sentindo assim e por não entender o que está acontecendo e até por tentar fazer algo diferente. O mais interessante de tudo isso é ela sabe o que é certo e o que é errado; se sabe que o caminho é esse, mas não se tem controle sobre os pensamentos se tornando difícil ter atitudes e de encontrar ânimo e forças para fazer o que se dever ser feito, reagir.
É como se os sentimento positivos reativos que os ajudassem a enfrentar estivessem bloqueados, e a maneira certa e correta de se fazer se encontrada perdida dentro dos arquivos mentais. Se é difícil para quem está fora entender a situação quanto mais complicado é para ele entender que estar a pensar dessa forma. De maneira nenhuma é fácil aceitar a maneira que muitas vezes eles pensam quanto mais eles deixarem que os outros os ajude, a única coisa que pedem é que deixando-os em paz. Deixá-los em paz significa para os depressivos não atrapalhar ninguém e deixar que a sua vida e a dos outros sigam e a deles fiquem como está, sempre como está.
Há diversas possibilidades de enfrentamentos no que se refere aos pensamentos depressivos, alguns serão mais incisivos, terão que fazer uso de medicamentos para amenizar e tranquilizar a mente; uns farão terapias acompanhados de medicamento; alguns deles só precisaram fazer alguma terapia ocupacional e mudar alguns hábitos. Das mais variadas maneiras de se vencer esse transtorno uma delas é aceitar a doença, isso leva o indivíduo a se abrir para as mais diversas possibilidades como: ler bons livros, ter conversas saudáveis, está em companhias produtivas, cultivar a fé, fazer meditação da diversas maneiras, praticar exercícios além busca de ajuda profissional.
As calamidades terrestres surgem como um chamado do além. São momentos muito mais de ressignificação do que de preocupação. Vivemos hoje, em dia, de forma e geral, no piloto automático, num emarenhado de conteúdos irrelevantes e num consumismo desenfreado. Momentos de isolamento social é um convite para o autoconhecimento. Levantando questões basilares sobre ressignificação ligadas a nossa existência, ao nosso propósito, e a gratidão pela vida concedida pelo Criador entre outras. Que saibamos fazer a nossa parte conscientemente, aceitando, entregando, orando, meditando e confiando.
E em meio ao caos surgirá um novo mundo! Um mundo novo surgirá!
Cicatrizes de um Legado
Ninguém vai entender...
Ninguém vai apoiar,
Ninguém vai se preocupar,
Ninguém pode te ajudar.
Você está sozinho.
Em meus sonhos caminhei por ruas estreitas e escuras.
Eu posso dizer que não foi fácil. . Eu posso
Foi páreo duro. Foi sacrifício
Foi sangue, foi suor, foi tempo,
Foram dias, foi dedicação, foi empenho,
Foram amigos, foram relacionamentos...Foi saúde.
Eu coloquei tudo em jogo.
Eu fiz de tudo para ser o melhor.
Eu busquei um caminho só meu.
Eu investi minha vida nisso.
E agora. A beira do precipício. . .
Aguardo o resultado
Com o rosto molhado
O julgamento final.
A vida....
A hora é agora
Eu vou lutar, eu vou conquistar
Vou dar o meu melhor....
Eu estou motivado. Eu estou preparado.
Coração ferido, corpo arrasado.
Eu estou sonhando acordado.
Eu quero resultado.
Eu quero os frutos. Eu tenho fé.
Eu tenho capacidade.
Chegou a minha hora. É a minha era.
É o meu reinado...
Eu estou pronto.
Para começar o meu legado
Crescente, talhado nos princípios de um ego inflado.
Provinda de ti a misericórdia dos mais fracos, a ordem dos derrotados...evoluímos em seu nome em comunhão com a grandiosidade narcisista, somos seres pensantes.
E então veio o silêncio
Eu pequei senhor
Eu nunca fui um bom filho,
Pequei em minhas palavras.
Pequei nas minhas estradas.
A minha cruz não carreguei.
Aos meu luxos me entreguei. . .
Engasguei com meu orgulho,
Apodreci com minha ganância.
Inclusive, sublime,
Tão forte foi meu egoísmo
Que eu tive sucesso absoluto,
Intocável. Minha arrogância me levou as alturas.
E então me abandonou. Lá, sozinho... Sem ninguém.
Até de ti me esqueci, até temor a ti perdi.
Ó senhor, perdoa-me
Por que eu não peço, eu não falo.
Enquanto nós falamos, não ouvimos. Somos surdos.
Eu sou ascensão em transição.
Cruzaria o silício, impecável e limpo.
Mas ninguém tem o meu testemunho.
Eu cresci. Eu vivi.
Eu me arrependo pra recomeçar
O coronavirus vai deixar um legado positivo: A amor e cuidado pelos idosos é vital para a sobrevivência deles.
Yuri
Só porque eu estou à toa
Escrevi este singelo versinho
Dedico à uma pessoa
Um perturbado homenzinho
Ele até é gente boa
Apesar de muito implicante
Diante de um vacilo não perdoar
E na zoação é brilhante
Até aqui nada o desqualifica
É bem humorado e bom amigo
Mas não devo omitir uma dica
Nem tudo nele é positivo
Há uma realidade cruel
Ele é um aquariano integral
Não chega à ser cascavel
Mas um chato monumental
Yuri, meu querido amiguinho
A sua sorte é que sou pisciana
Sincero é o meu carinho
Por isso minha paciência não te abandona
Mas preciso fazer-te um elogio
Tu tens um bom coração
Apesar do imenso desafio
De te aturar sem botão de configuração
Finalizo este verso, garoto
Ciente que te encontrei por destino
Mas da sua estrada seja sempre o piloto
Gratidão pelo nosso encontro matutino
Para: Pam Sampaio
Posso te fazer um pedido? Nunca mude o que você é. Seja do jeito que sempre foi, tendo um coração bondoso e sendo um ser humano impecável, que por onde passa arranca suspiros por ser dona de um talento e uma beleza das mais encantadoras já vistas. Não se permita cair por aqueles que desejam te ver no chão sem mais forças para levantar, cubra os seus ouvidos para todos que desconhecem a sua história e nunca vão acrescentar em absolutamente nada.
Seja sempre aquela que não liga para aparências ou bens materiais, mas aquela que sabe enxergar e admirar as coisas como elas realmente são. Faça tudo que tiver vontade e a hora que tiver vontade, deixe que julguem, que falem, que contrariem, o ódio nunca vai vencer o amor. Guarde as coisas boas dentro de você, preserve a sua essência, e ainda que o tempo sirva para mudar tudo dentro de nós você é prova viva que o que é verdadeiro nunca se altera.
A LIÇÃO DO VÍRUS
Era uma vez um povo que vivia no conforto da sua zona...
Até que apareceu um tal de vírus corona...
Esse vírus já chegou com os dois pés no peito de toda população...
Rasgou a Constituição...
E acabou com o nosso direito de ir e vir...
Mas, ele está muito enganado se pensa que vai acabar com o nosso direito de sorrir...
Vamos aproveitar para fazer o bem...
Ajudar alguém...
Vamos limpar a casa, guarda-roupa, gavetas e porão...
Separar tudo que não usamos e fazer uma generosa doação...
Vamos aproveitar esse momento...
Não adianta ficar só no lamento...
Vamos repensar nossas vidas...
Valorizar menos as coisas materiais e mais as pessoas queridas...
Vamos rever nossos conceitos...
Entender que agora somos todos iguais, ricos e pobres, negros e brancos, cidadãos e prefeitos...
Estamos no mesmo barco que encontra-se á deriva no mar...
E não adianta ninguém se apavorar...
Ninguém precisa ir até a proa e pular...
Vamos nos acalmar...
E aproveitar a reunião em família para contemplar o pôr-do-sol e apreciar o luar...
Todos os dias nasce uma flor,
Todos os dias um beija flor,
Todos os dias, se encontram se amam e se beijam.
"Para que correr tanto? Existe um lugar dentro de você, que só mesmo você pode alcançar. E é nesse espaço interior que se encontra seu jardim particular. Lá nenhuma dor pode te encontrar. Faça uma pausa no seu dia e viaje a esse mundo encantado."
Uma das melhores coisas para se ouvir, é "você mudou meu dia", pois não é um sentimento vindo da pessoa, é um sentimento seu se tornando soluções para a pessoa.
“O sermão há de ser duma só cor, há de ter um só objeto, um só assunto, uma só matéria. Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá la com o exemplo, há de ampliá la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar, há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disso há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é sermão, isto é pregar, e o que não é isto, é falar de mais alto. Não nego nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses devem nascer todos da mesma matéria, e continuar e acabar nela.”
(VIEIRA, Padre Antônio. Sermão da Sexagésima. In: Os sermões. São Paulo: Difel, 1968, v.VI)
Um novo dia, um certo dia...
Os caminhos retornam a sugir...
Qual deles seguir?
Em qual deles ei de lhe encontrar?
Ate onde posso ir?
Estou aqui. Novamente os nossos caminhos se cruzam.
Tenho medo, um dia te quiz, hoje ainda mais.
Dessa vez eu tentei, essa culpa nao levo, agora para onde devo seguir? Qual dos caminhos me leva ao teu coração?
Me fala onde vou te encontrar?
Talvez eu seja um louco depravado,Confuso demais para estar errado,Perguntas demais para estar certo,Areia fofa da praia a marca de batom no pescoço.Apreciando a beleza do amanhecer embaixo de um coqueiro,farol é a luz no fim do túnel,da madrugada calma e solitária,O Mar de pensamentos inundam meu Quarto.Lembro sempre de olhar o amanhecer.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
