Transformacao Social
O ladrão é visto por muitos como vítima social; e o cidadão é quem neste jogo desigual?
Até que ponto a explicação social justifica a absolvição moral?
Redes sociais também facilitam a mobilização social e pluralizam as vozes políticas.
Permitem a denúncia de abusos e a fiscalização pública de governos e corporações.
São apenas mais um terreno de disputa política — não determinam, sozinhas, o destino da democracia liberal.
O problema não reside apenas na tecnologia, mas na crise das instituições, na desigualdade social e no vazio de projetos políticos.
Percorrer a história familiar, social, cultural
do eu que sou, do nós que somos,
herdamos e carregamos.
E do valor que, no outro, tanto esperamos reconhecer
e que almejamos receber.
Estava observando um morador em situação de vulnerabilidade, e vi que, mesmo à margem social, ele tentava expressar uma felicidade.
O portal de sua alma — seus olhos — mostrava a tristeza e os vários estigmas que carrega por andar nas ruas.
Por ser observador do mundo e de mim mesmo, percebo que, para a ciência, ele é apenas um drogado, um louco, por estar à margem social e por falar sozinho.
Para mim, na visão que tenho — mais ligada aos meus conceitos cristãos e espíritas — esse cidadão pode ser uma alma perturbada por espíritos obsessores, ou uma alma de luz que está em sua última encarnação.
Não tirei uma conclusão definitiva, mas lembrei de um texto que li:
“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.”
Essa frase, muitas vezes atribuída a Nietzsche.
Senti inveja da sua liberdade das amarras sociais.
Título: Caneta, de Arquiteto.
Roupa social.
Sapato, e bota.
Rosto sério.
Material, de construção.
Ferramentas.
Livro.
Engenharia Civil.
Universidade. Mochila.
Transporte, para carregar o material.
Aprender, sobre construção. Vídeo.
Muito, trabalho duro.
Trabalho, de formiga.
Um dia, de cada vez.
Um grupo, de pessoas.
Vários tipos, de materiais.
Limpeza.
Matemática.
Empresa, de construção.
Cimento cinza.
Caminhão.
Mecânico, de caminhão.
Não foi a rede social que gerou o vazio intelectual; foi o vazio que ali encontrou seu palco ideal.
Responsabilidade afetiva
Entende-se que nesse novo formato social a emoção que é gerado no outro deixou de ser interessante , as rede sociais estão tão presentes na vida dos jovens que pouco interessa o que anda longe da câmera frontal.
Críticas sem fundamentação, a cultura do ódio e a adoração de influencers sem real conteúdo regem uma geração desinteressada e caótica pelo fato de ter pouca saúde mental e real vínculo com seu próprio próprios sentimentos. Super lotadas por pensamentos já prontos e com baixos níveis de consciência , esses jovens estão se tornando replicadores de ideias, perdendo assim seus poderes de interpretação social que deveriam ser baseados em princípios éticos e de certa forma generosos, porém acabam por serem adoradores do ego e de maus costumes enaltecendo atitudes fúteis e irrelevantes como danças de tiktok e desafios sem conteúdo intelectual e de baixo aprendizado a nível cognitivo.
Todas essas distrações fazem com que o foco seja perdido os dando poucos níveis de sociabilidade e de interação com os meios sociais que convivem, perdendo tempo com a objetificação do ser.
Para ser alguém é preciso “ser” obtendo seguidores , likes e ser um “influencer” porém os conteúdos estão cada vez mais rasos e em grande maioria sem embasamentos científicos, replicam-se ideias e atos por atração sem ter responsabilidade emocional e social por aquilo que está sendo replicado.
Essa objetificação está ligada a máxima “amam objetos e usam pessoas” evidenciando que você vale o que você tem ou pode fazer e não por quem você é (quando falamos de princípios , valores éticos e até mesmo morais).
“A preocupação com a administração da vida parece distanciar o ser humano da reflexão moral.”
Em uma vida onde precisamos estudar, trabalhar , pagar aluguel , criar os filhos , se exercitar e ter uma vida social pouco tempo sobra para que se olhe para dentro para reavaliar nossos valores morais e o peso de nossas emoções.
E tão tolo foi o homem, ao construir o social sem ter a sua moralidade, e tão simples foi o mundo, que de uma forma geral unificou os seres em seus devidos lugares, foi loucura minha busca pela paz, é necessário a luta para que se ache a minha procura. De um começo nada fez sentindo, desconhecido e desprovido de qualquer ajuda, eu cresci dentro do útero de minha bela jacaranda, cai seco e com gosto de sal, mas não fui lágrima, fui fruto de margem, mas sem bordas, o começo de tudo pode não fazer nenhum sentindo, te digo que nada faz sentido, absolutamente nada!
Nunca se permita a tratar os outros por diferença se baseando em classe social ou almejando algo. Os humildes sempre serão recompensados por sua conduta, pois a simplicidade anda sempre em conexão com a generosidade.
Nossa evolução individual é tão letárgica,
que a promiscuidade social, varre nossos argumentos e
nos corrompem coletivamente.
"Embora amiúde coercetividade social a qual ensejar ideia de abnegação,
Inobstante, somos livres a granjear ousadia jogando luz na percepção."
Se não houver uma mudança drástica e urgente em nosso comportamento social, ético e moral, em nosso trato para com o sistema ecológico, em algumas décadas, não só a sociedade humana, mas o próprio planeta Terra, entrará em colapso total.
A busca por aprovação social faz-nos perder a identidade e nossa essência, e quando chega a fase da aceitação, saiba que foi aprovada outra pessoa que não seja você, afinal de contas, você trocou a sua essência para acomodar o interesse de outras pessoas!
- Relacionados
- O ser Humano é um Animal Social
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Mensagens para cursilho que expressam a sua fé e transformação
- Desigualdade Social
- Frases sobre Educador Social
- Frases sobre desigualdade social que inspiram reflexões profundas
- Frases sobre Responsabilidade Social
