Tiago de Melo Poesia
Os olhos sorriem. O coração chora. Mas quando o coração sorri, os olhos também sorriem, todos juntos, em íntima comunhão.
Verdadeiramente tem coisas na Vida que precisam ser reveladas para que possamos assimilar as mudanças antes não manipuláveis. A princípio recebe-se um baque, mas certamente com o tempo acostumamos com as novas posturas e nos adequamos para nos mantermos vigentes aos novos postos alcançados, ou forçados a nos enquadrar.
Antes de julgarmos as pessoas devemos, sempre, em primeiro lugar, pensar ou pelo menos imaginar qual situação ou quais situações as pessoas estão passando e vivendo no seu dia-a-dia. Julgarmos alguém pelas aparências de antemão sem saber o que realmente está acontecendo com ela é tão desumano e tão cruel quanto o preconceito e o racismo, por exemplo. Não é à toa que muitos namoros, casamentos, noivados e amizades se desfazem e que muitos pais e filhos (as) e mães e filhos (as) se desunem e deixam de ser falar anos e anos e muitas vezes até o fim da vida. Compreender e entender é, realmente, mais difícil de praticar que o julgamento? A meu ver a melhor resposta é esta: o juiz de cada um de nós chama-se consciência.
Quando hoje se considera erro amanhã, possivelmente, se transforma em aprendizado e em lição de vida.
Se o mundo se invertesse entre a aparência e a personalidade muita cara bonita ficaria "desfigurada"! ´
A verdade só é melhor dita e bem-vinda quando ela surge. Contá-la após um bom tempo de seu surgimento provoca o mesmo dano de uma mentira bem elaborada.
É nessas horas que eu paro, penso, olho pra alma que em mim habita, e me pergunto o que é que eu estou fazendo com a minha única vida...
Se se pensasse antes de falar ou agir os resultados de todas as ações humanas seriam satisfatórios para todos.
Enfim, o meu resultado final ao fim do dia é o conjuto do que fiz, desfiz e refiz durante todo o dia vivido.
O olhar só faz sentido quando quem nos olha nos significa algo e quando nós que somos enxergados [re]significamos a implicação desse olhar para aquele que nos vê.
O amor, ao contrário do que muito se pensa, nem sempre é açúcar ou mel. Quando ele lhe cega totalmente a rasteira que ele lhe dá é tão sutil e ao mesmo tempo tão dolorida que você precisa de dias e mais dias para descobrir o que causou sua queda.
Sou mais minhas décadas, a saber: 80 e 90. A última década, de 2000, e a atual (2010), honestamente a VERDADEIRA infância e adolescência desapareceram. O que vemos hoje são crianças - a maioria - (meninos e meninas) denominadas e feitas mini-adultos, verdadeiros fantoches da mídia, dos próprios pais e de quem as circunda. A inocência se perdeu e o que a substituiu foi uma banalidade, senão vulgaridade, dos valores e, pior, dos anseios infantis. Boa parte das crianças hoje são, em verdade, muito mecânicas e muito superficiais. Infelizmente...
A mente humana é a coisa mais impressionante do universo, enquanto computadores modernos trabalham com até 5 terabytes, nosso cérebro tem capacidade quase ilimitada passando os 100 terabytes. Infelizmente no mundo em que vivemos as pessoas não procuram usar esta maravilha da criação, e apenas vegetam sobre o solo sem usar seus cérebros.
As melhores feições do tempo são aquelas que, mesmo perante às adversidades inóspitas, continuam igualmente agradáveis com o seu passar.
Eu penso que: Se um dia você insistir em enxergar o ponto final de algo e, por fim, estiver quase enlouquecendo por ainda não ter achado, reflita e pense. Será que isso, em algum dia, realmente começou!? A moral é, não há fim para aquilo que nunca teve começo.
Todos os dias a natureza produz o que precisamos se todos pegassem o necessário sem desperdícios talvez não houvesse fome!
O problema de esquecer alguém, é que somos atormentados pelas recordações e as saudades abraçam-nos como se fizessem parte de nós. Cada lugar, dia, hora, objecto, tem um significado associado e vai fazer-nos recordar o tempo em que éramos felizes.
Se se desiste nas primeiras dificuldades que se acredita serem insuperáveis o merecimento do objetivo final jamais será alcançado.
a vida é efémera, passageira, traiçoeira, surpreendente, alegre, triste... Em um momento você está feliz e de repente... uma notícia, uma doença, uma morte, um acontecimento, um amigo, um familiar, uma dívida, uma perda.... A vida é um sopro que pode ser tudo em algum momento e nada em outro
A vida é assim... um dia triste...noutro alegria...um dia esperançoso...noutro sem sonhos...n'um dia sem coragem pra continuar...noutro muita determinação pra conquistar...num dia solidão...noutro alegria e companhias...a gente rir...a gente chora...a gente segue caminhando... amadurecendo... rejuvenecendo... envelhecendo...entre o rir o e chorar...entre o ser e o ter...entre o amar e odiar... a vida é uma antítese! E eu? Tenho pressa de viver...Eu vou vivendo antes que me acabe as antíteses da vida e lamente por não as ter vivido!
- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Poesia de Namorados Apaixonados
- Primavera: poemas e poesias que florescem no coração
