Textos sobre Vida Bob Marley
PESSOAS DE CARÁTER FAZEM A COISA CERTA
Profª Lourdes Duarte
Para falar sobre caráter tomo por base o pensamento de um autor desconhecido que me chamou a atenção, ele diz que,
”Não se julga um homem pelos trapos que o veste, e sim pelo seu caráter. Pessoas de caráter fazem a coisa certa não porque elas acham que isso irá mudar o mundo, mas porque elas se recusam a serem mudadas pelo mundo."
É muito fácil dizer, sou uma pessoa de caráter, difícil mesmo é ser um indivíduo de caráter firme, íntegro e permanecer assim, sem se deixar moldar ou corromper-se pela sociedade doentia, onde muitas vezes, dá a entender que trilhar por caminho obscuros oferece vantagens mais rápidas.
O nosso caráter é um presságio de nosso destino, que nos leva a um futuro feliz ou infeliz e quanto maior a integridade e a firmeza do caráter, que temos e mantemos, mais fácil e nobre este destino tem probabilidade de ser. A formação do nosso caráter é a soma do meio em que vivemos, da educação que recebemos e das pessoas que escolhemos para conviver.
“Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter. Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino. Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino."
Pessoas de caráter duvidoso, cometem tantos erros, vivem com hábitos tortos, e fazem isso rotineiramente a tal ponto, que acreditam que estão agindo corretamente e tentam convencer os outros .
Phillips Brooks diz que : O caráter pode se manifestar nos grandes momentos, mas ele é formado nos pequenos." Pense nisso!
Para refletirmos
Sobre palavras...
Eu tinha uma pessoa amiga, muito especial e próxima a mim que sempre me respondia quando eu lhe dizia frases de afeto: "Palavras são só palavras"!
Eu nunca quis aceitar isso como verdade, pois, afinal, palavras sempre foi a minha maneira mais eficaz de demonstrar o quanto eu admiro, adoro ou amo uma pessoa. Geralmente as minhas palavras sempre vinham com gestos de carinho e atenção e, por fim, um abraço apertado, pois essas também são as minhas outras linguagens de demonstração de amor.
Pois é, meu amigo, hoje talvez de uma forma cruel e rasteira eu possa dizer que aprendi a lição que você sempre buscou me ensinar.
Eu entendo que as coisas tenham pesos e percepções diferentes de acordo com cada pessoa. Cada um sente de uma forma, cada um recebe de uma forma, cada um interpreta de uma forma e cada um supera as coisas de sua própria maneira. E isso deve ser respeitado.
Cada um é responsável pelo que diz e cada um é responsável pela interpretação que faz, do que se ouve ou lê. Não é mesmo?
Pois bem, hoje eu leio tantas palavras bonitas, doces, amenas, carinhosas e o que eu mais gostaria de acreditar é que "palavras não são só palavras".
É preciso muito mais do que palavras bonitas para ressignificar um coração estraçalhado por uma grande decepção.
Sinto muito em dizer isso, mas você sempre teve razão!
SER MÃE
Em todas as épocas, cada geração vem poetizando sobre a maternidade, tentando defini-la, explicar o SER MÃE, esse mistério precioso que gera, multiplica e tudo faz para proteger a vida.
Mãe: ser revestido de graça, sublimidade e completude. Graça porque a maternidade é capacitação que vem de Deus, dom gratuito, através do qual Ele concede à mulher o poder de se tornar coautora na obra da criação. Sublimidade por ser um dom extraordinário, que transcende o humano. Completude por ser uma dádiva divina tão perfeita, concretizando todas as expectativas do Criador!
Tanto que Ele próprio, Deus, Pai e Autor de todo o universo, quis através de uma mãe se fazer Filho e, dentre todas as mulheres, ao escolher Maria, nela revelar Seu Espírito Santo, Sua própria face materna de amor e bondade, de ternura e perdão, de acolhimento e compaixão sem limites.
Ao contrário do que há muito se diz, ser mãe não é padecer no paraíso, é nele reinar, na superação diária, na dedicação exclusiva, no trabalho incansável e, com toda sabedoria, transformando família em lar.
Colo que aconchega, voz que afaga a cada conselho. Mais que saber sempre o que dizer, Mãe tem a arte de o silêncio escutar, de os olhos e o coração saber ler.
Na luta do dia-a-dia, não importa se há chuva ou estiagem, ela sabe transformar qualquer inverno ou deserto da vida em semente e flor, fecundando com seu amor toda aridez que ao coração vier machucar.
Guerreira incondicional,
rainha de poder incontestável,
teu manto: a coragem;
teu cetro: o amor;
teu escudo: a fé;
tua veste: a humildade;
tua coroa: o exemplo.
A ti, mãe, o trono: meu coração.
Assim como não concebia uma felicidade sobre-humana, também não conseguia conceber uma eternidade além da curva dos dias. A felicidade era humana e a eternidade quotidiana. Tudo resumia-se em saber humilhar-se, harmonizar o coração ao ritmo dos dias, em vez de obrigá-los a seguir a curva de nossa esperança.
Da mesma forma que é necessário, em arte, saber parar, pois chega sempre um momento em que uma escultura não deve ser mais tocada, e que, para isso, a vontade da inteligência serve melhor ao artista do que os mais amplos recursos da clarividência, assim também é necessário um mínimo de ininteligência para se conseguir uma existência feliz. E quem não a tiver, tem de conquistá-la.
Sabe estive pensando sobre relacionamentos, ou personalidade, num sei bem...
Me irrita conhecer uma pesssoa e ela passar a ser tudo aquilo que ela não é, nunca foi e nunca vai ser, isso tudo pra te conquistar, pra que hein?
Aí vem com aquele papinho de que já estava cansado de levar aquela vidinha, que já andava pensando mesmo em mudar há algum tempo, e resolve logo quando te conhece, estranho!
Claro que você percebe que não é bem assim, a nova vida tá sufocando a criatura que resolveu evoluir de uma hora pra outra, tudo tem seu tempo né gente, e pra alguns a hora nunca chega, o que é pior. Então o melhor a fazer é acabar com isso , e como num passe de mágica cai todas as máscaras, de um dia pro mesmo dia a pessoa volta rapinho a ser como era e como gostava lógico, evolução leva tempo como eu já disse e as vezes nem acontece.
E é nesse momento que me vem a pergunta, porque tentar enganar a si mesmo por alguém ? Que tipo de amor é esse que você tem que fingir ser outra pessoa pra poder estar ao lado de alguém?
Isso nunca vou entender mesmo, por isso eu prefiro ser sempre exatamente como eu sou, mostro logo todos meus defeitos, porque isso é amor, aceitar o pacote completo. Depois ninguém entende porque os relacionamentos duram pouco, acontece que a pessoa de verdade você conhece quando termina o relacionamento, sabe aquele finalzinho que você não suporta mais? Pois é, aposto que acabou porque você chegou a conclusão que não era bem essa pessoa por quem você se apaixonou né? A pior notícia é que essa é a verdadeira pessoa, até o fim ela apenas fingiu ser quem não era, e depois acham que podem se revelar que o amor suporta tudo, me poupe hein!!!
Mas também isso deve ser falta de opinião própria, deve ser muito difícil nem você saber quem é de verdade, seguir influências é muito fácil, quero ver assumir uma personalidade e estar disposto a julgamentos, isso é pra poucos mesmo.
Só queria saber onde estão as pessoas de verdade...
Estou aqui. Sinto as mesmas inseguranças que você, os mesmos medos, as mesmas dúvidas sobre um possível futuro, na maior parte incerto.
Independente do contratempo a elucidação sempre vem, às vezes com gosto amargo, mas vem. Que profissão escolher? Será que determinada pessoa emana o mesmo sentimento que eu? Será que está na hora de pegar minhas trouxas e sair de casa? Será que estou fazendo o que realmente gosto de fazer? Será que minha mãe, namorada, amiga, irmã, avó ou qualquer pessoa de convívio diário nunca irá mudar seu jeito às vezes intragável? Será que o certo seria largar tudo o que conquistei e ir viajar? Será que irei encontrar alguém para deleitar essa vida comigo? Será que esse sentimento de náufrago pós-faculdade passará? Será que está na hora de me separar? Ou será que devo tentar reaprender a gostar? Será que estou trilhando o caminho certo?
Você guarda no seu interior essas dúvidas e na maioria das vezes não tem com quem partilhar, até porque ninguém iria entender, e às vezes nem aceitar, o que você realmente está sentindo. Nesse momento o silêncio, a música e o céu são os seus melhores amigos, ecoando no único lugar que realmente lhe entende: seus sonhos.
E se porventura eu te disser que a maioria das pessoas que estão lendo esse texto agora estão na mesma situação que você? E se por um acaso elas também venham aqui para sorrir como você?
Estamos juntos e separados ao mesmo tempo, mas talvez eu esteja aqui reunindo várias consciências com problemas distintos, mas sentimentos iguais. Com sorrisos diferentes, mas vontades iguais. Com sonhos diferentes, mas ímpetos de mudanças iguais. O importante não é a situação, mas sim a perspectiva. Como diz uma das minhas citações favoritas do livro e peça “O leque de Lady de Windermere”: “Todos estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando para as estrelas”. Existem outras pessoas como você vivendo e sentindo exatamente as mesmas coisas que você, e provavelmente eu seja uma delas.
Não se sinta só nas novas veredas que a vida lhe apresentar, saiba que ela já foi trilhada por vários pares de sonhos iguais aos seus.
Reflexão sobre ressignificar
Todos temos dúvidas como reconfigurar, pois estamos sempre acostumados com nossas configurações. Ressignificar são mudanças. Mudanças são processos divinos que nos acontecem.
Ressignificação é preciso, mas não é “preciso”. Ressignificar é complexo, pois implicada em mexer nos mais profundos dos “arquivos” (ensinamentos) e redefinir o “o que” e “o como” somos. Ressignificar implica em entender que o “como” está funcionando e necessita de um “Upgrade” para continuar melhor e mais produtivo.
Ressignificar é adaptabilidade ante o que o mundo “atual” nos oferece. É entendimento, mesmo não “gostando”. Mesmo lendo o “manual” da reconfiguração podemos correr o risco de sofrer no processo de se Ressignificar.
Ressignificar é conferir o que tá certo e errado, mudar o que for preciso e continuar! Sim! Continuar… Ninguém está só. Boa noite bons amigos(as).
É preciso ressignificar a mente, comportamentos, alma e espírito para enfrentar algumas posições que a vida nos oferece. Ressignificar é um processo individual e que não necessita de ninguém para se iniciar. Às vezes, é aceitar o óbvio.
Nenhuma Ressignificação vem de forma indolor. Muitas acontecem em meio às dores (mudanças). Mudar dói.
Ressignificar é abrir os olhos da alma para as mudanças que se aparentam na vida. Ressignificar é entender que novo sempre chega e não pede licença!
Ressignificar e mudar o modo operante para as tomadas de decisões. É mudar o “jeito” de ser.
Ressignificar é mudar comportamentos e pensamentos. Ressignificar é aceitar o que a vida oferece! É crer que a vida pode oferecer possibilidades de renovar!
uma palavrinha sobre os fazedores de poemas rápidos e modernos
(Tradução: Jorge Wanderley)
é muito fácil parecer moderno
enquanto se é o maior idiota jamais nascido;
eu sei; eu joguei fora um material horrível
mas não tão horrível como o que leio nas revistas;
eu tenho uma honestidade interior nascida de putas e hospitais
que não me deixará fingir que sou
uma coisa que não sou —
o que seria um duplo fracasso: o fracasso de uma pessoa
na poesia
e o fracasso de uma pessoa
na vida.
e quando você falha na poesia
você erra a vida,
e quando você falha na vida
você nunca nasceu
não importa o nome que sua mãe lhe deu.
as arquibancadas estão cheias de mortos
aclamando um vencedor
esperando um número que os carregue de volta
para a vida,
mas não é tão fácil assim—
tal como no poema
se você está morto
você podia também ser enterrado
e jogar fora a máquina de escrever
e parar de se enganar com
poemas cavalos mulheres a vida:
você está entulhando a saída — portanto saia logo
e desista das
poucas preciosas
páginas.
Algo sobre mutilação.
Às vezes gostaria de não ter me mutilado tanto.
Todos os comprimidos, todos os copos com aqueles líquidos.. Forçados goela a baixo.
Me arrependo de cada segundo em que estive sentada em minha cama, faca na mão, na minha pele sob pressão.
Nada disso bastou, isso jamais me parou.
Diante de tanta comida e dor, agora diante da privada eu estou.
Não posso parar, esta é quem eu sou.. Sou feita de mágoa e dor.
Tenho uma mente suicida e um coração sofredor.
Inspiração e felicidade quase nunca andam juntos..
Como escrever sobre o amor? Nunca sequer conheci tal sentimento. Apenas dor e razão, estes sim estão permanentes em meu coração.
Sentimento é o pior veneno, a pior mutilação é se render a alguém em que não se pode confiar..
De todas as mutilações que fiz, te amar seria a mais banal, jamais me renderei a tal.
Desconstruído
Tirei as cortinas da janela,
que faziam sombra sobre a mesa
E guardei as fotografias numa caixa de madeira
Suas coisas deixei como estavam
pois já não tinha certeza
Estou levando tudo o que eu trouxe
mas deixo assim a casa vazia
Mas nada mais será como foi um dia
Nem sal, nem sol, nem som, nem eu
Nem noites de tristeza, nem de alegria
Nos lençóis que ficaram cobrindo a cômoda
uma parte embrulhada de incômodos
Coisas que com o tempo terão se perdido
Depois que for desconstruído
Não foi um terremoto, nem a fúria de um tufão
nem mesmo os acordes desafinados do meu violão
Tal que meu bem, faz mal, nem sim, nem não
assim coisas sem nenhum sentido
des cons tru í do
Tenho
Tenho uma necessidade absurda de escrever.
Sobre tudo o que sinto, sobre tudo o que me incomoda.
Ao principio os meus textos, muitas vezes não saiam dos rascunhos.
Talvez por medo ou talvez porque achar que não eram bons.
Para partilhar ou ler.
Depois o medo foi ganhando coragem.
Dou graças a Deus por ter-me dado asas.
A realidade é que os meus textos ou rascunhos...
Estão cheios de tudo que vai cá dentro.
As minhas mágoas.
Os medos
As vitórias
As derrotas
As mágoas
De que tenho sido protagonista.
Os meus textos e poemas.
São o meu cantinho.
O meu abrigo.
Sei que posso escrever.
O meu maior critico é o meu marido, é nele que eu confio.
Sinto-me segura no meu cantinho e no meu refúgio
Posso escrever o que quiser, não ofendo ninguém
Falo de mim, fico muito feliz que gostem do que escrevo "obrigado" !
Falar o que agora..
Sobre nada ou sobre nós, no caso, quase a mesma coisa, já que não tenho nada a dizer, nem de mim nem de você.
Eu e você não existe, pois não chegou a ser.
Ser é o que não foi, não é ou é o que é, o que sei é que nada é.
E falando em nada, nada é falar em você, pois você não é o que era e nada tenho a dizer, nunca acontece nada, nada há de acontecer, vou só parafraseando pra você entender.
E mesmo que eu tente muito, ainda que pague pra ver, nada nunca acontece ou pode até acontecer, mas na verdade não chega a ser.
Cansada de ver tudo partir, exausta de esperar pra ver, to morrendo por não fazer nada e nada de novo acontecer. Entendo que nada e ninguém é, na verdade tudo está, até quando não der em nada e nada voltar a ser.
Não é amargura ou rancor o que sinto, não é tristeza ou lamento, não é dor, não é vaidade, na verdade o nome do que sinto é nada.
Ele: para de se cobrar... Se permita ser feliz.
Ela: e o que você sabe sobre ser feliz? Nunca assumi o que faz.
Ele: talvez seja verdade... No entanto, eu nunca me arrependo do que não fiz.
Ela: não sou como você...
Ele: talvez esteja na hora de ser então.
Ela: eu vou te dizer uma coisa. Você foi parte de mim, uma parte gigantesca de mim. Não tem nem noção do quanto você foi importante. Eu superei tudo isso.
Ele: é tarde demais para se voltar no passado. Há tempos que não somos o que éramos um para o outro. Não sei como as coisas tomaram esse rumo.
Ela: nem eu. Talvez fosse pra ser assim. Ou nada daquilo foi verdade.
Ele: era algo muito além de amor. Éramos o conforto.
Ela: e era muito bom...
Ele: talvez fizemos errado em desistirmos um do outro.
Ela: não teria outra saída.
Ele: eu sempre pensei em você. E eu te perdi, não é?
Ela: nunca fomos um do outro. Talvez essa fosse a pior realidade.
Ele: estamos lamentando...
Ela: é melhor irmos embora. E nunca mais nos vermos. Deixar para trás todo o passado que nós tivemos juntos. Foi algo maravilhoso, e que eu nunca me esquecerei, mas acabou. Lembrar dele não vai fazer bem. Eu admito...sinto muita saudade de antes.
Ele: e se começarmos de novo?
Ela: é muito intenso pra acabar mais uma vez. Eu não sei o quanto eu suportaria.
Ele: eu sou apaixonado por você.
Ela: não diga isso.
Ele: não posso esconder, não posso mentir.
Ela: me deixe chorar.
Ele: não quero ficar sem você, por favor.
Ela: não me peça pra ficar. Eu te imploro. Deixe as coisas como estão. Vai ser melhor assim.
Ele: eu sempre vou te amar. Não to nem aí pra onde você estiver. Eu te quero comigo.
Ela: não é pra ser assim e você sabe. Não insista...não quero que isso acabe de novo como acabou. Não quero te ver distante de novo. Não quero perder o seu sorriso.
Ele: ta bom. Eu faço como você quiser.
Ela: me esqueça. Apague-me da sua vida.
Ele: não vou conseguir.
Ela: eu te amo e sempre vou te amar.
Ele: é...eu também.
Sobre cortar laços
Fez tanto tempo que os meus olhos não cruzavam com os teus que os meus pés passaram a te procurar, involuntariamente. Eu nunca quis te amar, na verdade, embora isto tenha ocorrido de uma forma tão assustadoramente espontânea que eu nem tive tempo de evitar. O pior aconteceu. Tudo vai ficar bem. Eu prometi e repeti mil vezes a mim mesma, embora eu ainda não tenha certeza disto. Estou desatando cada laço formado, mas estes nós são tão firmes e precisos que me dói ter de cortá-los. Estou seguindo. Hoje meus pés precisam encontrar novos caminhos e eu me recuso a me deixar ferir novamente.
Sobre ser superficial
Experimente demonstrar verdadeiramente a alguém todo o amor que você sente. É mágico. Não aquela coisa de tentar fazer com que as pessoas acreditem que você ama alguém. Não essa coisa superficial que a gente vê por aí. Sou das que ama poucos e que não consegue ver sentimento onde não tem. Pessoas têm essa ilusão, essa necessidade de mostrar pros outros que estão felizes. Tem gente que demora pra aceitar a verdade e vive mergulhado em mentiras, ilusões. Felicidade é quando a gente realmente enxerga quem se preocupa de verdade com a gente.
Quem diria que de uma simples conversa sobre idade sairia um sentimento tão profundo.
Eu estava procurando, mas foi você quem me achou, e por algum motivo que só você sabe, acreditou que poderia dar certo e me chamou pra conversar, e da nossa primeira conversa saiu um assunto tão bom, que não conseguimos mais ficar sem nos falar. Com oito dias você já tinha certeza do que queria e me pediu em namoro, eu não acreditava no que ouvia, você ainda não tinha me visto, mas depois eu aceitei, e todos os dias a minha alegria era ouvir sua voz me dando boa noite e me dizendo como foi o seu dia. Não era fácil manter um relacionamento onde a gente só se falava, e não tinha mais nenhum contato, só que isso foi bom pra me fazer ter certeza do que eu estava começando a sentir, e eu estou feliz, todos os dias era uma ansiedade só, uma vontade louca de estar com você, te beijar, te fazer carinhos e principalmente fazer amor com você. Quando nos vimos, meu coração acelerava, parecia que ia sair pela boca, eu não conseguia me aguentar de tanta felicidade. E hoje, neste primeiro mês, eu só tenho a dizer que você está me fazendo muito bem, e eu estou muito feliz. Espero poder ainda passar muitos momentos ao seu lado. Você se tornou muito importante pra mim! Obrigada por ter me encontrado. Te adoro!
Com o tempo eu aprendi que a opinião dos outros, como julgamentos e o que podem pensar sobre mim... não machucam mais.
Afinal o que me importa de verdade é estar em paz comigo mesma e com Deus.
Na hora do aperto é com Ele que posso contar.
Na hora da vitória é a Ele que devo a minha gratidão.
Viver sua própria vida já é uma batalha diária que requer determinação, fé e coragem.
Cada um viva a sua vida e cuide dos seus.
Enquanto não houver essa consciência é impossível ser feliz.
É impossível acontecer milagres na sua vida.
Deus opera na simplicidade, humildade, no coração que doa e sabe amar.
Ha dias que é interessante discutir sobre a magnitude do universo, da complexidade humana, de remotas e grandes descobertas...
Outras vezes queremos apenas falar de coisas superficiais e corriqueiras...
Algumas vezes queremos apenas ouvir, sorrir, concordar, discordar, ser reticente...
Outras vezes o que queremos é ficar calado, conversar consigo mesmo. Apenas ser...
Lindo é ver o Sol nascer e a Lua se esconder.
lindo é sentir o frescor da manhã sobre seus
cabelos. Lindo é ver as flores do campo
perfumando o dia. Mais lindo ainda é sentir
esta Paz que se aproxima. è bom acordar e
ver que tem um dia abençoado esperando
por você. È não preciso de mais nada para
ser Feliz, só depende de mim para ser Feliz.
SOBRE A LUZ E AS TREVAS
Luz e Trevas não são antíteses. Trevas são os substratos rejeitados da ação depuradora da Luz. Nem tudo o que é atuado pela Luz é liberto da ignorância. Se o fosse, não haveria reconhecimento do Tempo como antes e depois de algo e o mundo material não existiria pela ausência das dimensões. A Luz atrai o que é seu e expulsa o que não é seu; as Trevas atraem o que não é seu para forjar uma vida efêmera e projeta o que é seu como lixo.
As Trevas têm profundo desprezo por tudo que é trevoso. Todo ser humano tomado pela ação das Trevas tem profundo nojo por si mesmo, em particular, e por tudo o que não pode ser.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp