Textos sobre Tempo
Eu não vou procurar uma nova vida, não pretendo buscar um novo começo, não me preocupo em achar uma nova oportunidade, mudar já não está mais nos meus planos, planos nem existem mais na verdade...
Não busco novos amigos, não ligo pra velhos inimigos, não espero pelo amanhã e o hoje está prestes a terminar pra sempre...
Não quero trabalhar em uma melhora, não preciso esperar nada, porque sei que não vai chegar...
Não tenho que esperar mais um aniversário, não acho que devo pensar no que virá pela frente. porque nem acredito que venha...
Mas quero lembrar que ainda estou aqui, pensar no que tenho feito hoje, mudar o que vai ser feito até o fim do dia, perdoar os erros, curar as dores...Quero me lembrar do que vivi aqui, amar mais, esperar menos e apenas acreditar...
Que signifiquei alguma coisa nas vidas que toquei.
O tempo.
O tempo quando ido jamais voltará, o que fica são as lembranças que nos faz sentir esperanças. Seguranças são feitas para nos fazer ficar, mesmo sem amar podemos apreender a gostar.
Quando o tempo deseja passar não podemos mudar, falamos de amor, este sem dor, pede pro tempo não passar para que tenhamos a chance de amar.
Tempo senhor de todas as vida, não corra vá lento feito um suave vento. Tempo que não volta me causa revolta, tristeza e desalento.
Tempo que não fica me faz sentir irá, tempo que não vem, este me torna refém de não ter o tempo que lhe convém, talvez deveria ter dado tempo ao tempo.
Guimarães Sylvio.
Eu sabia!
Algo me dizia que eu já conhecia.
Que já havia sentido aquele cheiro.
Eu buscava a simetria,
Fiz relação com o macarrão,
Mas é óbvio que não.
Tão claro,
E eu não via!
"Se fosse uma serpente, me mordia"
Como diria minhã mãe.
- A moça tinha cheiro de poesia.
Caneta e papel nas mãos para escrever, é andar pela estrada do coração.
Lagrimam as linhas e oculta nas entrelinhas a angustia do tempo-espaço, o tempo é lento enquanto a caneta desliza pelo papel, escrevo com cuidado para não perder o espaço entre a poesia e o coração.
Inspiração rsrsrs
Sou do tempo em que se olhava mais nos olhos e
os gestos mais bonitos eram bem mais reais... Vivos !
Hoje parece que a aparência deu lugar ao amor !
As pessoas priorizam o externo e não alimentam
mais sua alma com o etéreo.
Tem horas penso:
Ando meio atrasada !
Será que estacionei no tempo?
Mas se assim for ...
Se o mundo lá fora só pensa no perene momento
Quero continuar mesmo sendo antiquada
e no meu mundo retrô de paz interior !
O que define as leis da vida é complexo, a busca pelo amanhã e a regressão ao passado, corroem o presente, esse conflito entre momentos torna-se um ciclo vicioso, aquilo que te fez rir, também pode te fazer chorar, o limite entre a tristeza e a felicidade é uma linha tênue, o que seria tudo afinal ?
a não ser uma série de coisas em sua mente, os extremos são coexistentes, a vida é um aprendizado para um algo maior.
É importante entender a passagem do tempo e o que isso pode provocar em nossa vida.
Como é impossivel deter a marcha do tempo, temos que saber amadurecer sem envelhecer,
não permitindo que nossa alma envelheça e nem envileça, vamos deixar o problema apenas
com o corpo...
Osculos e amplexos,
Marcial
ENTENDER E ACEITAR A PASSAGEM DO TEMPO E A VIDA
Marcial Salaverry
Entendendo ser algo inevitável, temos que saber encarar a passagem do tempo, e entender que podemos amadurecer sem envelhecer. É preciso sabermos encarar essa idéia, aceitando que efetivamente é impossível deter a marcha do tempo, vamos procurar com boas idéias, saber que podemos encará-la numa boa.
As idéias amadureceram mais um pouco, pois li um pensamento de L'Inconnu que se aplica à perfeição ao tema e que exige uma certa reflexão. Vejam se não estou certo:
"Pense em si mesmo como alguém que tem direito à felicidade".
Temos de convir que L'Inconnu teve uma sábia inspiração, pois é exatamente essa a sugestão que se pode passar para as pessoas que começam a se entregar ao peso dos anos, esquecendo-se de que enquanto estamos vivos, sempre temos algo a fazer, e não podemos nos entregar à idéia de que "estamos velhos e nada mais temos a fazer".
Acredito que a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa é chegar naquele ponto em que acha que nada mais tem a fazer e entrega os pontos. Pode-se dizer que morreu em vida. E como é ruim quando isso acontece. Chegando a esse ponto, realmente começa a morrer para a vida, e assim sendo, sinceramente gostaria de pegar cada uma dessas pessoas apenas para tentar mostrar que todos, sem exceção temos algo a fazer por alguém. Ninguém está completamente inutilizado para a vida.
Temos que nos lembrar de que todos tem direito à felicidade, à vida, mas temos que saber buscá-la, uma vez que não se pode esperar que ela caia do céu.
E... como buscá-la? Argumentou uma amiga, acrescentando que estava viúva há já alguns anos, e que sentia muito a falta do marido, e não via mais razão de viver. Vamos relembrar este episódio, porque já teve uma outra sequência, e para tanto, vamos transcrever o diálogo que aconteceu há algum tempo:
"Após ouvi-la, deixei-a chocada quando perguntei por que então não se enterrava junto (tipo tratamento de choque). Sugeri depois, que começasse a viver, pois tinha direito à felicidade. Indiquei-lhe procurar os Centros de Convivência da Terceira Idade, que procurasse grupos de excursão, que procurasse, enfim, contato com pessoas vivas, e que enfim, ao invés de ficar em casa chorando a perda do companheiro querido, que procurasse sim, manter as recordações de todos os bons momentos vividos juntos, e que fosse tentar viver. Bem, para encurtar a história, hoje essa pessoa continua só, mas notei uma alegria de viver no brilho de seus olhos. Tem viajado constantemente. Nas reuniões do Cecon, conversa com amigas lá conhecidas, faz tricô, está aprendendo pintura em seda. Enfim, está vivendo. Está feliz. Esqueceu o marido? Claro que não. Sempre se lembra dos momentos felizes vividos juntos. Mas são lembranças boas, e não amargas. Não lamenta mais o fato dele não estar mais aqui, mas sim alegra-se por ter tido sua companhia por tantos anos."
Bem isso foi em novembro de 2008. Hoje, tive o prazer de encontrar essa amiga. Pareceu-me rejuvenescida. Está amando. Encontrou um outro coração solitário, e estão namorando. Ela tem 71 anos, e o feliz noivinho, tem 74. Estão felizes. Estão vivendo novamente. Fiquei feliz quando ela me disse que foi aquele diálogo que abriu seus olhos para a vida, e é fácil entender que, como ocorreu com ela, qualquer pessoa solitária pode encontrar um outro alguém que esteja igualmente solitário. Claro que não se pode esperar que surja uma grande paixão, um grande amor. Mas basta que surja alguém com quem possa dividir a solidão. Alguém com quem se possa caminhar de mãos dadas pela vida...
Verdade seja dita, tal encontro não é imprescindível, pois é perfeitamente possível administrar-se a solidão. Basta que se encontre uma ocupação. Algo com que preencher o tempo ocioso. Os fatos são os mesmos, o que muda é o enfoque. É a maneira de se encarar os fatos.
Se a idéia serviu para uma pessoa que estava completamente amargurada, poderá servir para qualquer pessoa. Basta que consiga acender uma pequena luzinha em sua vida. Basta que entenda seu direito à felicidade e saiba usá-lo.
E amigos, como é bom sentir-se VIVO, como é poder agradecer ao Amigão o fato de sentirmos a alegria de viver.
Para cada problema existe uma solução. Só temos que saber procurar. O importante é nunca entregar os pontos. E o ponto final da vida só surge quando ela efetivamente acaba, e nunca antes.
Bem crianças, vamos sempre procurar viver, e para isso, o melhor é fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...
A vida é uma linha que corre
"A vida, parceiro.
É uma linha que corre,
É o tempo que escorre,
Passa ligeiro.
Dê valor, se encontrar:
A fraternidade de um amigo,
A quem te da abrigo,
Alguém para amar.
Nunca se deixe desanimar.
Aceite sua grandeza,
Não tenha medo de errar.
Não desperdice as horas,
Nem sequer um segundo.
Construa lindas histórias!"
Não espere aquela ocasião especial para abrir o vinho,
Amanhã você pode não estar mais aqui,
Ou talvez esteja, só que sozinho.
Brinda comigo!
Se não tiver motivo a gente brinda só por ser amigo.
Faz sentido.
Seco, suave ou tinto. Mas vinho bom é dividido.
Prefiro uma adega vazia, do que um dia esquecido.
Brinde com um desconhecido,
Com a esposa, marido,
Primo, vizinho ou quem for.
Só não deixa o vinho ficar mais velho
Que seus dias especiais.
Cabe a você a escolha!
- Por favor, alguém saca rolha?
Deus tem o melhor pra nós.
O tempo todo o ser humano
tenta encontrar formas de não depender de Deus, dos milagres
de Deus, das bênçãos de Deus.
Nunca chegaremos a esse patamar,
a busca incessante pelo dinheiro e o poder nada mais é do que isso, afinal aqui na terra o dinheiro por tudo responde.
Se a gente aprender a confiar, vai saber o tempo certo, vai viver menos ansioso e mais esperançoso, os dias serão menos enfadonhos e a vida terá mais leveza.
Eu quero muito, mas quero com Deus e na hora de Deus, quero VIVER o presente, como um presente sem esquecer de construir um amanhã ainda melhor, sabendo que DEUS TEM O MELHOR PRA NÓS.
“ Na estante
o porta-retratos
uma fotografia
memórias eternizadas
lembranças de um lindo dia
coração batendo forte e a saudade
tempo onde morava a felicidade
e agora nesse momento vil
uma ferida na alma e um intenso vazio.
É caso de morte ?
Não, apenas mais um ciclo da vida
E a ferida na alma ?
Com o tempo cicatriza. “
Viviane Andrade
Lento é o tempo
Vivemos banhados por nuances e pinturas, que se desenham ao longo de nossas vida... Sentimos, em alguns momentos, tristezas, em outros, alegrias... Amores, desamores e, assim, será até que a última página de nossa vida termine de ser pintada, escrita e lacrada... Sabe quando as horas não passam, os dias não correm... Bem, correm sim, passam sim, nós é que não vemos o tempo passar... Ficamos tão absortos, nessa busca do tempo, esperando que ele nos traga algo novo, durante as nossas caminhadas pela vida, que até achamos que o tempo não passa... O tempo se desenha, à nossa frente e, às vezes, gostamos tanto do desenho, que o tempo faz, que corremos para guardar aquele desenho, antes que o tempo resolva apagar e não nos deixe ver a linda tela, que ele desenhou da nossa vida... O tempo é sábio, ele não deixará ficar telas ou papéis em branco, pintará a vida, seja ela vivida em um mar revolto ou numa calmaria de um céu azul e, com um arco-íris, a enfeitá-lo... O tempo desenhará, com suas cores variadas, a vida, com as cores da primavera, do verão, do outono, ou seja, também, do inverno... Mas, nesse vai e vem de cores, o tempo vai, lentamente, pintando as nossas caminhadas, colocando flores em nossos caminhos... Muitas vezes, o céu poderá escurecer, mas o tempo, esse senhor, que nos acompanha, lentamente, saberá colorir o céu... A natureza manda chuva, manda sol e nós, aqui, esperando, impotentes, tendo que segurar nosso choro, nossa vontade, nosso afã... A vida passa e aqui ficamos a postergar, aguardando respostas, que não dependem de nós e que só o tempo trará... Bela é a vida, temos é que saber vivê-la, banhada por nuances e pinturas, que o tempo desenha, não deixando, jamais, que a pintura se transforme em um borrão... O sol forte, muitas vezes, poderá castigar a pintura... Então, o céu, que estava pintado de azul, ficará borrado de nuvens cinzas, que parecem pesadas de toneladas de chuvas, que poderá desabar e estragar o colorido, que o tempo pintou... O tempo é sábio, quando não há cor, os ponteiros do relógio parecem ir e vir em milésimos de segundos, que duram uma eternidade...
Os pensamentos pesam toneladas e nos deixam cansados por não vermos as cores... Mas, chega o tempo trazendo, com ele, uma brisa, que não balança uma folha sequer e o céu, com suas nuvens pesadas, parecem querer desabar... O tempo, com seus passos lentos, com suas telas e os pinceis em punho, coloca o cavalete, abre as tintas, coloca a tela no cavalete e começa a colorir a nossa vida... Manda, para bem longe, o cinza, em que o céu se transformou e embala a nossa vida com nuances, que só ele, o tempo, sabe nos proporcionar... O mundo, lá fora, gira, roda, acontecem coisas, pequenas e grandiosas... Mas, quando a gente sente, pressente, que algo muito grande, muito forte está chegando, não sabemos se é porque queremos, muito, que ficamos achando que estamos tendo pressentimentos... Só queremos, muito, que o tempo passe, que as folhas do calendário virem e o tempo deixe de ser lento... Temos pressa, temos urgência, mas, sentimos que, realmente, o tempo está lento, nós é que não percebemos... Precisamos mergulhar os nossos olhos em sua beleza, que o tempo pintou, para esquecer, por alguns segundos, que só o tempo nos dirá o que não sabemos... Andamos, assim, querendo tudo para ontem, queremos mais, queremos muito...
Andamos, nesse mau humor, por quê? Nessa vontade de que o tempo ande rápido, mas também devagar... Vontade que respostas sejam dadas, medo de quais serão elas... Uma preguiça indizível, uma falta de vontade, pois, o tempo não passa para nós... E, ao mesmo tempo, uma sofreguidão, uma ânsia, uma vontade enorme de sentirmos o tempo passar... Gostaríamos, insuportavelmente queríamos, que, por uns dias, apenas, não sermos... Quem sabe, o tempo, que é lento, nos reservará, uma pintura em sua tela, guardada pelo acaso... Assim, teremos lindas pinturas, com pedaços de nós, que voltaram diferentes no tempo... Seremos banhados por nuances e pinturas, que, somente, o tempo saberá desenhar, enquanto estivermos caminhando, nas trilhas da vida... E, assim, será, até que a última página da nossa vida termine de ser desenhada, pintada e fechada pelo tempo...
Podemos até estar tristes, mas o tempo, ainda que seja lento, colorirá de alegrias, as nossas vidas
Marilina Baccarat de Almeida Leão no livro "É mais ou menos assim"
Hoje, um dia como outro qualquer.
As horas, minutos e segundos, espaço tempo a cada
olhar congelado, freeza o que eu mais espero. "Time",
voe com o vento, não atrapalhe o meu momento; Quero
estar em avivamento; Quero buscar o meu conhecimento.
O fluir de cada pensamento, descrito neste singelo tormento.
O que atrapalhava, agora não significa mais nada. O poder da escrita,
me liberta de qualquer intriga; Conflitos internos,
que dissipam-se com reflexões aleátorias eminentes de cada detalhe que se tornou poesia.
Passa o tempo,
e o passatempo
é passar o tempo poetando...
Faça bom tempo ou temporal...
E o passatempo da Justiça,
é deglutir deliciosas pizzas,
e levandowhisky de propina,
e quem agiu...mar, leva mais...
ASSIM PASSA O TEMPO
Marcial Salaverry
Assim passa o tempo,
como mero passatempo...
Sem nada contra o tempo,
e esperando por um contratempo,
vai ano velho,
vem ano novo,
segue tudo velho,
e nada de novo...
Os corruptos continuam...
Os aspones prosseguem...
O povo aplaude...
O Governo desgoverna...
O Legislativo não legisla...
O Codigo Penal segue inócuo...
E as novelas são o ópio...
O futebol continua imperando...
Os traficantes traficando,
e os bicheiros, bichando...
O povo? segue bingando...
Pelo menos os poetas,
apesar de não serem estetas,
esteticamente seguem poetando...
e sempre amando...
O AMOR PODE SOBREVIVER AO TEMPO
Marcial Salaverry
Para aqueles que se amam verdadeiramente, e que conseguem superar o tempo vivendo um amor completo, mantendo um relacionamento com base sólida, cimentada em muito amor e carinho, sempre preocupa a possibilidade de uma separação causada pela passagem do tempo, ou pela partida de um deles.
Como o remanescente sobreviverá ao trauma dessa separação inevitável, é algo que somente o fato em si poderá determinar.
É preciso muita força de vontade para não se entregar ao desespero. É preciso muita vontade de viver para superar esse trauma. Nem todos têm essa força. Nem todos conseguem superar essa dor, pois o tempo em que viveram o amor foi lindo demais, e jamais será considerado tempo perdido, mas sim um tempo que não será jamais esquecido, permanecendo vivo para sempre...
Para quem está de fora, é muito simples falar na vontade de Deus, e que o destino quis assim, mas quem irá apagar o tempo desse amor? E assim, sua cabeça dá um nó. Seu coração parece querer pular fora do peito. Sua alma chora noites seguidas.
Mas a vida continua, e é preciso começar a imaginar que quem partiu não gostaria de ver seu parceiro entregar-se à dor. É preciso pensar que o amor não morreu, e que em algum lugar poderá estar observando, e se entristecendo com sua incapacidade de reagir.
Há que ir até o fundo da alma, para retirar aquele restinho de vida que lá está, e faze-la aflorar.
Para vencer a dor da saudade, é preciso aprender a driblar a tristeza que sempre invade a alma, procurando recordar aqueles momentos de muita felicidade vividos juntos. As doces recordações sempre amenizam a tristeza da saudade, mudando uma saudade doída, para uma saudade doida, que inclusive poderá fazer sorrir ao invés de chorar.
Há que se entender que a morte pode nos levar o ente querido, mas jamais levará o amor que foi vivido. Este permanece latente em nosso interior, passe quanto tempo passar...
Algo que dá vontade de fazer é uma espécie de pacto, para que ambos possam embarcar juntos para a derradeira viagem. Infelizmente quase nunca isso é possível, e o remanescente deverá continuar vivendo, com a certeza de que esse é o desejo de quem partiu, pois o amor quando é verdadeiro, sobrevive ao tempo, sobrevive à morte. As boas recordações fazem-no viver dentro do coração, que pode parar se não soubermos vencer a dor que insidiosa se infiltra em nossa alma.
E nunca podemos nos esquecer de que sempre será tempo de viver, enquanto vida houver...
CRISTAL TRINCADO
Ocaso é punhal afiado dilacerando o coração apaixonado. Não há em ti ou em mim, traços de um romper. Foram os momentos, as circunstâncias de caminhos bifurcados e trincados em um tempo. Os dias ensolarados e as noites com luar, serão os reflexos de nosso passear de mãos dadas pela vida a sonhar. Trançamos uma linha paralela, para andarmos lado a lado e jamais separados. Fragmentados na fragilidade transformados em cacos estilhaçados no chão, que não servem para nada. Há fendas e brechas aparecendo as trincadas que na queda espatifou. Abeirar-se no ápice de todas as emoções afloradas, sem termos desabrochado nos jardins com aromas etéreos. Minguamos nas linhas paralelas e por mais que venhamos percorrer lado a lado, os olhos não mais enxergam a beleza que o outro refletia na retina dos olhos da paixão. Sumimos aos poucos com o nevoeiro de todos os desenganos, andaremos em outras linhas retas com as curvas de outros caminhos, não mais sendo aquela paralela que fazia de nossos dias a vida ser mais bela.
Porque não falo sobre o meu passado? Bom é simples, o nome já diz, "passado". Passou e não vai voltar, mesmo que presente nas lembranças ainda esteja ele não vai voltar. Não sou a mesma pessoa de dez anos atrás, ou dois anos, na verdade mesmo não sou a mesma pessoa que eu era ontem...
As pessoas passam tempo demais em seus passados, e acabam esquecendo de escrever o presente, no futuro tudo que elas terão serão lembranças de um passado que poderia ter sido diferente se elas não estivesse tão concentradas em seus passados...
Talvez quando perceberem isso já será tarde de mais, e o passado terá destruído todo seu futuro...
Tenho observado atitudes, como vivemos e as nossas diferenças. Interagimos diariamente com varias pessoas, somos diferentes, cada um possui algo de bom para usar ou maneiras para viver, por que perder nosso tempo tentando forçar os outros a serem parecidos com nós, vamos acabar fazendo com que eles sofram, e no final, não serão nem o que nós queríamos, nem o que eles queriam ser.
O tempo vai passando, ando espantado com o tempo, ainda não entendi porque tão rápido, tenho a impressão que era diferente nosso dia custava a passar, só sei que já reduziu meus sonhos, minhas fantasias, minhas esperanças. O tempo é a única coisa terrível que existe. O tempo que passa leva de arrasto, aparentemente aleatório, a nossa juventude e a dos outros. Não é amargo, é apenas real. O jeito é tentar ser feliz com amigos e família até nos momentos ruins, pois eles são fundamentais em nossas vidas.
"Eu estou tão cansada de construir e destruir ilusões. E de ser incrível por tão pouco tempo. E de entregar tanto sentimento de bandeja pra tanta gente rasa, que não sabe o que é amor, nem sabe o que é amar. Mas hoje eu perdoei todas essas pessoas. E hoje eu me perdoei. Hoje eu só fecho os olhos e lembro da nossa última conversa, você me pedindo sem graça para me reservar e não deixar ninguém ocupar o lugar do meu coração.
Tudo o que eu mais queria, por trás de tudo que eu faço, falo e escrevo, era de alguém que ocupasse o coração e todo o resto."
"Mesmo que não te escutem, mesmo que parece não fazer efeito.. continue a falar do amor de Deus, pois,quando a semente é germinada ainda está embaixo da terra e ninguem pode ve-la.. e ao tempo certo podemos ver o seu broto crescendo Nao desista !!! Deixe que Deus te use para transmitir paz aos aflitos. Deus te abençoe!! "
#FlaviaLeticia
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre a Passagem do Tempo
- Textos fofos para encantar com as mais belas palavras
- Não vai embora por favor
- Ficar
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas