Textos sobre Tempo
A vida
A vida é como um passeio de barco, com início e fim, durante a viagem vc pode aproveitar a sensação de liberdade, a brisa do mar, o som das ondas e o pôr do sol, ou pode reclamar do calor do sol, dos mosquitos, do balanço do barco e do barulho do motor. Então, vai aproveitar a viagem ou vai se lamentar? pense sobre isso....
Ao se chocar com aquele olhar.
Não quero esquecer um só detalhe deste dia!
Nublado, ventado, frio;
Mas minha alma incandescia!
O mundo, no relógio a trafegar
Deixava de lado nós dois
Pra o tempo se acalmar
Não percebia ele depois
Que tudo (nos fez achar)
Mal sabe ele onde foi
Ao se chocar com aquele olhar.
Equanto o ano se renova, nós vamos ficando maduros com as lutas , vitorias , derrotas, falhas , decepções e alegrias
que o antigo nos proporcionou. Cabe á cada um de nós saber ter tirado proveito desse conjunto de acções para que este ano renovado tenha mais vitorias e mais alegrias. Amadurecer não e apenas envelhecer, é a nossa capacidade de superar as adversidades que a vida nos propõe dia após dia sabiamente.
É como um espelho.. estamos frente a frente e te vejo tão parecido.
tenho toda certeza que ninguém nesse mundo é capaz de ter essa sintonia perfeita comigo e ao mesmo tempo, nós somos dois iguais tentando não entrar em conflito..(e nunca conseguimos!)
ainda posso te contar o que mais gosto em você?
O Jogo da velha
Era manhã ensolarada , a placa dizendo que o prêmio era de milhões acumulado piscava, e, o aglomerado de pessoas se formava na fila.
Olhei e lá estava uma velha senhora, não tinha quase nada, apenas uma bengala, uma sacola gasta pelo tempo, um óculos colado com fita isolante e um papel amassado com alguns números escritos; na certeza oitenta primaveras já tinha presenciado e da vida dizia que sabia apenas que a primavera passava bem rápido, mas que logo ela voltava com novas flores.
Dizia que sempre acreditou que podia ganhar a qualquer momento na loteria, desde que jogasse sempre , então assim o fazia todos os dias. Pensava que ganhando seria uma boa sensação, acreditava que as pessoas a respeitariam mais e que poderia ajudar a quem quisesse. Fazia a " fezinha" incansavelmente, se sentia segura e com sorte, assim cria que podia ser contemplada com o prêmio mesmo que não fosse possível aproveitá-lo por inteiro em seu restante de vida, mas, talvez o prêmio nunca viesse, mesmo assim ela apostava. Vi em seus olhos cansados rugas e um brilho de uma vontade enorme de ganhar aquele jogo.
A esperança era a aposta e a loteria era a vida e o jogo da velha estava feito, mesmo mudando os números a cada jogo, ela nunca deixou de acreditar.
Como esquecer...
Como esquecer que dela eu herdei o tempo.
Como esquecer se é o meu choro
E são os seus olhos os que choram.
Como esquecer...
Como esquecer que dela aprendi o que sinto
Como esquecer se é seu riso
E é minha boca que ri.
Como esquecer...
Como esquecer que de sua essência levo pedaços aqui dentro.
Se eu disser que a esqueci, minto;
Como eu poderia arrancar seu coração
Se no meu peito está a bater.
Ele pensa que a vida ficou pra trás
Então finge que nem liga que tanto faz
Ou não, ou não, a vida é como um gás
Só um sopro, só um vento, nada mais
E o ar que já lhe passou pelos pulmões
De tão velho já quer ir descansar
Daqui pro futuro falta só um piscar
Que é pro tempo não mais nos enganar
Ele agora vê que o tempo é uma ilusão
E o passado são as linhas em suas mãos
Ou não, ou não, a vida é muito mais
Que os dias, que os deuses, que jornais
E o ar que já lhe passou pelos pulmões
De tão velho já quer ir descansar
Daqui pro futuro falta só um piscar
Que é pro tempo não mais nos enganar
Ou não, ou não, a vida é como um gás
Só um sopro, só um vento, nada mais
Sobre distância
Entre a terra e o céu existe uma linha fininha que os separam. Os pingos mais fortes de chuva, quando machucam a pele, são prova disso. É por isso que Deus consegue escolher bem as coisas... Nesse palheiro chamado Terra as cabeças de agulha são fáceis de se achar. Passar a linha entre elas, é fazer com que ora ela permaneça no céu e ora na terra. Essa ideia de escolha, de lado, de divisão é o que conduz a vida. Entre grandes e pequenos, entre verdades e mentiras, medos e certezas, sorte e azar vivemos... A distância que separa essas coisas também é muito tênue, é impossível andar sobre a linha o tempo todo. Belos pingos grossos de chuva caem, e a grandiosidade de sua força nos empurra pra um lado ou outro, mesmo que depois voltemos ao que nos convém. Se o céu pode tocar a terra quando olho pro horizonte, porque teria que passear sempre por um lado ou outro? Uma criança quando está aprendendo a andar tem preferência por lados. Em sobriedade nos aproximados daquilo que consideramos opostos, mas só permanecemos ali enquanto estamos dispostos
"Por que sempre achamos que haverá tempo, quando o tempo não nos pertence.
O tempo de reconciliar, o tempo de rever um amigo, o tempo de visitar o amigo enfermo, o tempo de reconstruir pontes quebradas...
Sempre deixamos para depois, mas ainda que haja tempo, os outros podem não estar mais lá..."
A madrugada escura, noite silenciosa. Apenas o breu.
Pensamentos dispersos sem eira nem beira, trazem à mente aquilo que sinto a falta de ver, de sentir, de cheirar.
Laços, traços e abraços em cacos, estilhaçados pelo tempo. Pela distância. Tempo e distância injustos... Tempo que já tem, tempo que não tenho, tempo que preciso.
Esse tempo sem você.
O Homem e o Tempo
Quero um dia ter o conhecimento,
Para ser sábio e com isso,
Saber sobre o homem e o tempo.
O tempo pode ser simplesmente o tempo,
Andando sempre a favor do tempo,
Sendo tempo simplesmente ao tempo
Outrora o tempo sempre será tempo.
O homem por sua vez sempre será homem,
Sendo homem para homem,
Homem para ser simplesmente homem,
Na sociedade que homem sempre será homem.
Mas para o homem e o tempo e tudo certo,
O tempo cria o homem,
O homem faz ciência do atemporal.
Homem só, nada mais que simples homem.
O tempo por si só, nada será além do tempo.
Mas o tempo e o homem,
Consciência exata do compasso da vida,
A exatidão de suas ações,
Tenuemente de sua áurea,
O homem para o tempo e empático,
O tempo tem no homem sua empatia.
Olha ali, o sol já vai embora sem dizer adeus
Mas sei que não demora pra voltar,
Faça o que tem que fazer, sem se arrepender
Mas me dê aquele seu sorriso que tanto me trás paz.
Se eu insistir agora você não vai crer, vai rir de mim,
Vai me deixar sozinho aqui.
Se você sorrir agora eu vou me encher de esperanças
E como uma criança resolver voltar, mas não vou voltar
Não faz sentido esperar que o tempo
Mude o que há tanto tempo sempre foi igual,
E tanto faz, deixe o dia amanhecer
Vamos conhecer o que o sol trouxe de novo pra nós.
Só pra nós!
E eu sei, se eu insistir agora você não vai crer, vai rir de mim,
E me deixar sozinho aqui.
E eu sei, se você sorrir agora eu vou me encher de esperanças,
E resolver voltar mas não vou voltar
Não faz sentido esperar que o tempo
Mude o que há tanto tempo sempre foi igual,
E tanto faz, deixe o dia amanhecer
Vamos conhecer o que o sol trouxe de novo pra nós.
Só pra nós!
Devaneios de Um Caipira
Ah de haver o tempo
Tempo necessário
Necessário para viver
Viver meu sonho
Sonho simples em ser
Ser o homem que me dou feito
Feito no barro
No rio, atrás da casa "humilde" de meus pais
Ah de haver o tempo
Tempo necessário
Necessário para viver
Aquela dor, suave e imensa de criança
O sonho, em novamente ser criança
Não qualquer criança. Mas, aquela criança, que ainda sou.
Com o tempo a gente vai aprendendo a relevar, tenta se preocupar menos, se ocupar mais com coisas que nos façam bem e tenta, por mais difícil que seja, não guardar mágoas.
Acho que Deus nos desafia desde cedo a aprender esse tipo de coisa que só depois de muitas pancadas a gente começa a compreender... O grande lance está aí... Quanto mais dor alguém fizer você sentir, mais você deve relevar e fazer o bem ao próximo... Difícil? Muito!
Imagina... A vontade de gritar mil palavrões e socar certas pessoas diante de tantas injustiças as vezes é quase incontrolável... Mas aí é a hora da tal sabedoria sempre em crescimento entrar em cena e você se deixar contaminar pela calma, pela paz.
Não é um monge tibetano que aqui vos fala, é um ser humano como qualquer outro que também vive para aprender, mas que já vive muito mais para amar e relevar do que para perder tempo remoendo o que dói... A cura da alma está aí: deixar certas dores no caminho, passar por cima de decepções e se obrigar a ser feliz apesar de todos os problemas. E se você for humano como eu, vai pensar?! Falar é mole!
Sim... Mas uma coisa eu já sei e posso afirmar e passar pra você: nos sabotamos o tempo todo e muitas vezes é mais fácil dar uma topada todos os dias na quina daquele móvel do que tirá-lo do lugar... Eu sei, ele é pesado, difícil colocá-lo em outro ambiente, e afinal, a dor de uma topadinha não vai matar ninguém, né?! Pois é! Se desfaça desse móvel gigante e incrível arrematado naquele leilão maravilhoso, mas não se acostume com a dorzinha de cada topada!!!!
Eu me perco nos seus olhos
Que brilham como uma noite de luar
O verde se acentua
E me faz flutuar
Lábios que se tocam
Mãos um pouco sem jeito
Corpos selados
No encaixe perfeito
Em baixo da árvore
Momento adequado
Depois de tanto tempo
Você ao meu lado
Palavras contidas
Para não exagerar
Porque não sabemos do amanhã
Só o tempo irá revelar
Jejum!
Pois é!
O jejum de carne
há muito tempo
alguns já o fazem.
O jejum deve ser feito,
daquilo que temos
em abundância
e que gostamos demais,
como um vício.
Será que iríamos renunciar ]
em nome de Jesus?
Será que renunciaríamos
algo que é quase
incontrolável resistir?
Há muito tempo,
que muitos jejuam a ceia do dia-a-dia.
Sem ter o que comer.
O jejum é uma penitência
que fazemos conosco,
para saber se somos fortes
suficientes para resistirmos
aos desejos do que temos
em nossa mesa farta.
E que por vezes esquecemos
daqueles que vivem
o eterno jejum.
Se renunciaríamos aquilo
que temos por saber que o
nosso irmão não o tem.
O jejum...
É mostrar nossa força na fé...
Na caridade...
E o amor ao próximo!
Texto baseado na frase de D. Paulo Evaristo Arns "Quem tiver dinheiro para comprar carne, em nome de Deus,eu libero para comê-la na Sexta Feira Santa!"
Não diminuam seu próprio valor,
comparando-se com outras pessoas.
Somos todos diferentes. Cada um
de nós é um ser especial. Não fi-
xem seus objetivos com base no que
os outros acham importante. Só vocês
estão em condições de escolher
o que é melhor para vocês próprios;
➤ Dêem valor e respeitem as coisas
mais queridas ao seus corações.
Apeguem-se a elas como a própria
vida. Sem elas a vida carece de sentido.
Não deixem que a vida escorra
entre os dedos por viverem no passado
ou no futuro. Se viverem um
dia de cada vez, viverão todos os dias
de suas vidas;
➤ Não desistam quando ainda são capazes
de um esforço a mais. Nada
termina até o momento em que se
deixa de tentar. Não temam admitir
que não são perfeitos;
Não temam enfrentar riscos. Correndo
riscos é que aprendemos a ser
valentes;
➤ Não excluam o amor de suas vidas
dizendo que não se pode encontralo.
A melhor forma de receber amor
é dá-lo. A forma mais rápida de fi-
car sem amor é apegar-se demasiado
a si próprio. A melhor forma de
manter o amor é dar-lhe asas;
➤ Não corram tanto pela vida a ponto
de esquecerem onde estiveram e para
onde vão;
➤ Não tenham medo de aprender. O
conhecimento é leve, um tesouro
que se carrega facilmente;
➤ Não usem imprudentemente o tempo
ou as palavras. Não se podem recuperar;
➤ A vida não é uma corrida, mas sim
uma viagem que deve ser desfrutada
a cada passo;
➤ Lembrem-se: ontem é história, amanhã
é mistério e hoje é uma dádiva.
Por isso se chama “presente”. Vivam
o presente com muita energia!.”
Respira, tudo que lhe trazem de bom
Inspira, aquilo que lhe é ruim
Tranquilize-se
Assista um bom filme, coma uma boa pipoca, desfrute de um bombom
A vida não se passa assim
Tão depressa, tão ausente, tão dormente, tão carente
E no tic tac do relógio
Aprecie cada minuto, como se fossem os últimos
O dia acaba, a hora chega e os minutos passam
E seu subconsciente se torna ausente
Você morre, e olha para trás
Mas ao imaginar o que lhe há de bom falta muita coisa
Paisagens, lugares, pessoas
Situações, vivencias e momentos
E no tic tac, respire e inspire
Vivendo cada minuto como se fossem os últimos
De uma poesia sem rimas e repetecos
Apenas no relógio contando e marcando o tempo
Vivendo na angustia de um personagem nada poético.
O que nos pertence é somente nossa alma, e se o inferno seja apenas a consciência pesada pela eternidade, por não perdoar ou não ter pedido perdão pelo mal que fizemos e deixado de fazer o bem na oportunidade da vida??
Assim o chamado céu seria à leveza no coração, de ter aproveitado cada momento ao lado de quem gostamos.
O Homem que Contava Estrelas
(...)"Perdeu o tempo.
O momento certo.
O amor eterno.
Conflitando medos com a vida própria.
Passos trôpegos.
Vagueia procurando.
Alma gêmea perdida.
A deixara para trás.
Ausente outrora.
Pisando espinhos no caminho.
Corpo triste.
Homem errante.
Contando estrelas
no silêncio
de minhas noites..."
