Textos sobre Tempo
O tempo, sábio mestre para aqueles que compreendem suas valiosas lições, é a essência da experiência singular que é a existência. Enquanto as horas são guardadas pelo tempo, a verdadeira experiência se desenrola no espaço temporal de nossas vidas. Nesse cenário, cada um de nós assume os papéis de autor, ator e espectador no drama coletivo da existência compartilhada em sociedade.
Você não pode obrigar a pessoas a te tratarem bem. Mas você pode decidir por quanto tempo elas irão lhe fazer mal,e você deixando eles te fazerem mal. Se você não sair disso,se tornará uma pessoa humilhada,ferida, destruída,se sentirá mal o tempo inteiro,saiba quem você é,pra quem lhe cerca,saiba o que você entrega ao outro,e diga não, se é isso que tem a me oferecer eu não aceito.Em todas relações, pessoais, profissionais,sociais,etc.
Aprendi na academia e não faz muito tempo que o modelo adotado no Brasil tem essência acusatória. Há quem investiga; há quem acusa; há quem defende; e há quem julga. Ao que parece tudo isso foi reforçado com advento da Lei 13.964, de 2019, que introduziu o artigo 3º-A do CPP. Mas ao que parece investigar causa néctar e furor, satisfaz a concupiscência; todo mundo quer investigar; assim, o modelo consuetudinário é corrompido em nome da exuberância do narcisismo fantasioso.
O tempo me amadurece causando danos e ganhos, independência de mim mesmo eu proclamo. Reviso todas as minhas escolhas, o que cada uma resultou, uso a expressão à procura de excelência no próximo ato, necessito que tu me afrontes, preciso de um motivo pra por pra fora a fúria, destravo tudo que impede o sentimento de se expressar. Botei minha cabeça pra pensar, não me resta outro escolha, se não forjar minha própria armadura.
Os que celebram o Natal, como sendo um tempo de magia, estão errados. Natal não é nenhuma magia. Deve ser a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Magia vem do misticismo. Jesus Cristo veio abolir todo o misticismo. Cristo é a verdade sem misticismo, sem magia. É a verdade absoluta. Não é mais uma religião no mundo, nem mais uma magia. Ele veio cheio de graça e de verdade.
Há tempo para início e tempo para o fim. Começos e recomeços. Estradas percorridas, pontos de partida, e pontos de chegada. Em um tempo que corre em muitas direções. Enquanto nós, os passageiros do tempo incerto, nos tornamos incógnita, mistérios para o próprio homem, mas nunca para Deus.
Em consequência disso, quem lê muito e quase o dia todo, mas nos intervalos passa o tempo sem pensar nada, perde gradativamente a capacidade de pensar por si mesmo – como alguém que, de tanto cavalgar, acabasse desaprendendo a andar. Mas é este o caso de muitos eruditos: leram até ficarem burros.
Tanto tempo, tantas lutar, tanto sentimento, tanto desejo, tantas dificuldades, tantas lutas, tanto tanto... Mas para não ser vivido, talvez o destino só queira brincar conosco, tantos anos desejando um sonho, que quando parece estar próximo de ser vivido, parece estar tudo certo e se encaixando, o acaso nos surpreende. Pessoas reais mas com sonhos e amores talvez impossíveis, talvez o destino só queira brincar realmente conosco, ao mesmo tempo que ele nos une, ele nos separa... Talvez seja realmente nossa culpa, das nossas escolhas, famoso "livre arbítrio". Ou talvez nessa vida seja só uma degustação do que podemos viver, talvez esse nosso amor não seja para ser vivido nessa vida!
O tempo cobra sua taxa diariamente. Tentamos resistir aos seus efeitos corrosivos. Os dias passam velozes, e diante da luta diária pela glória, muitas vezes esquecemos do cotidiano. Alguns observam passivamente sua passagem, enquanto outros lutam na correnteza em busca da glória dos antigos gregos, que almejavam não somente a glória, mas também a eternização
Construção, desconstrução, reconstrução. Partes de mim foram se modificando com o passar do tempo, outras partes eu nem reconhecia e outras haviam sido quebradas, espalhadas, como louça quebrada cujos cacos se espalham pelo chão. Havia partes de mim que eu procurei e não achei e coisas que eu jurava que eram tão importantes e se mostraram não ser tão importantes assim. Pessoas que eu não achei que me apoiariam nos momentos de crise foram aquelas que me seguraram para não cair. Depois de Samhain vem Yule. Para todo fim há um recomeço e a roda começa de novo a girar. O sul ressurge, fraco, mas anuncia a chegada de um novo tempo.
É quase como se a regra não escrita do nosso tempo fosse a de que para se destacar, é preciso subverter e menosprezar aquilo que é sagrado para milhões de pessoas. A ironia, claro, é que ser “progressista” agora parece significar pegar as crenças de uma das maiores religiões do mundo e transformá-las em um espetáculo de entretenimento barato. Nada como uma boa dose de sarcasmo e desrespeito para mostrar que a verdadeira coragem é desrespeitar tradições e crenças que já enfrentaram séculos de resistência e fé.
A vida passa como um rio em constante movimento. As águas do tempo fluem sem parar, levando com elas momentos, experiências e sentimentos. Cada instante é único, uma gota neste fluxo contínuo que não volta atrás . Por isso, é essencial valorizar cada segundo, apreciar as pequenas coisas e viver intensamente. A vida passa rápido, e a única certeza é que o presente é o nosso maior tesouro.
Estamos vivendo hoje o que já sonhamos há muito tempo e devemos ser gratos. Se você não é grato pelo que já tem, mesmo que conquiste mais sonhos, nunca estará satisfeito, pois estamos sempre em busca de novas coisas e, assim, nunca vivemos o agora. Ser grato é viver e reconhecer o que sonhamos outrora.
Os anos estão passando tão veloz que olho para o tempo e pergunto: você tá de sacanagem comigo, não tá? E continuo: não quer fazer um ano novo por dia não? Pois, faça. Faça logo um ano novo por hora; por minuto; por segundo. Como você consegue arrasar comigo tão rápido? Me mate devagar; eu quero vagar no tempo, os dias parecem ter 24 minutos quando diz ter 24 horas; sugiro que o dia tenha 24 semanas, ou melhor, 24 meses; ou, melhor ainda, 24 anos... ou, por favor, anseio pela eternidade de um dia, sim, dias eternos.
Essas férias foram um devaneio etéreo, um doce interlúdio onde o tempo parecia suspenso, como se, por breves instantes, eu habitasse outra vida, envolto nos laços de uma família que existia apenas no limiar dos sonhos. Cada dia era uma dança de luz e sombra, um sopro de eternidade que aquecia meu coração adormecido. Mas, assim como as pétalas de uma rosa que se desvanecem com o vento, o sonho dissipou-se, e o encanto desfez-se no horizonte. Retornei, então, à minha realidade, o refúgio solitário que escolhi, onde as muralhas da reclusão me protegem das labaredas do amor. Aqui, alheio às melodias do coração e desconectado da paixão, encontro meu abrigo nas profundezas silenciosas da introspecção.
Imaturos sem humildade criando expectativas e mostrando-se com arrogância, esqueceste que o tempo mesmo sem perguntar, nos dá as melhores respostas. Achando que podem ganhar tudo, o tempo e a vida fizeram seus papéis castigando e ensinando, mostrando que na vida, felizmente não dá para vencer todas.
Somos todos viajantes no espaço e no tempo. Nosso primeiro e último banho foi/será dado por outras pessoas, que também escolhem as nossas roupas. No fundo não temos nada e estamos todos nus, com o corpo coberto por roupas emprestadas. Pouco importa as nossas crenças, a certeza é que retornaremos ao pó, de onde viemos. Quem dera o nosso espírito sobreviva, liberto das impurezas que juntamos aqui.
Os dias seguem, mas algo ainda parece fora de lugar. Há lembranças que, por mais que o tempo passe, permanecem, como se esperassem por um reencontro. Pequenos detalhes, gestos, e palavras sussurradas no passado voltam à mente, trazendo uma sensação que não consigo ignorar. Em meio ao silêncio, percebo que nem tudo foi deixado para trás. Algumas histórias ainda têm páginas por escrever, e talvez, apenas talvez, certas presenças nunca se afastem realmente.
O tempo mesmo sem fazer perguntas nos dá as melhores respostas. Ele não muda as pessoas. Ele só mostra quem realmente elas são. Então muda. Cada vez mais velho, o que tiver em essência, irão se mostrar muito maís. As máscaras tem buracos para que as verdades possam escapar. Ninguém é tão inteligentes que seja capaz de sustentar uma mentira indefinidamente.
[...] era uma letargia singular, me fazia parar no tempo, na vida, travava as pernas, reduzia ate os batimentos do coração....quase o parava. - É engraçado como reagimos às questões da vida e também do coração. Você se solta na montanha russa mas não sente o frio na barriga, e sim, um medo singelo, que te trava e faz com que nada mais aconteça.
- Relacionados
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Sentido da Vida
- Textos de reflexão sobre o sentido da vida
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
