Textos sobre Perdas

Cerca de 331 textos sobre Perdas

PERDAS E GANHOS
REFLEXÃO
A cada momento perdemos alguma coisa; e ganhamos outras. É a lei natural da compensação; que nos acompanha. Até não termos mais, nada para ganhar, ou perder.
Em muitos casos não sabemos nem o ‘quê’, perdemos ou ganhamos; muito menos quantificar o valor real (ais) de tal (ais) perda (as) ou ganho (os). Às vezes, nem é bom saber.
Nem sempre uma coisa compensa a outra; e continuamos a andar, achando ter lucros ou perdas naquilo que veio a nós ou, se foi de nós. Enganados ou não, alegres ou aborrecidos, a caminhada tem que seguir.
Há casos, que um ganho, compensa uma perda; e uma perda é melhor do que certos ganhos.
Em algum momento, iremos perder algo precioso para nós, em partes apenas; e a gente vai dizer: “Do saco, salvei o cordão”; em outros instantes, perderemos por completo o que não achávamos justo perdermos...
E dizemos: “Mais têm Deus para nos dar, do que o Diabo para levar.” Quando a situação econômica de uma pessoa não é boa, tudo faz falta para ela. Ainda mais se viver na rabeira da carência.
As perdas precisam ser trabalhadas; principalmente as maiores, pois elas mechem com os nossos sentimentos; com as nossas estruturas emocionais. Já fragilizadas pelas nossas necessidades básicas... Mas nada que não possa ser superado; com um pouco de boa vontade, fé e crença.
"É necessário perder para depois ganhar". E o ganho depois da perda é a água que amolece a dureza de um coração ressentido. Um ganho não quer dizer que seja necessariamente material: pode ser um diálogo, o bom senso, um abraço, um aperto de mão, um sorriso sincero... Uma compreensão.
Outrora, perdemos e ganhamos sem merecimento; achando ruim ou bom, era assim que havia de ser. Quando a inveja aflora achamos que somente nós merecemos ganhar. E ficamos aborrecidos com o nosso irmão ou até com Deus.
O bom é suar ou pagar o preço para conseguirmos nossos bens materiais e outros bens. Nem sempre o proprietário de um bem pagou um justo preço por ele; pois, a fraude tornou-se o caminho mais curto rumo à vantagem e a posse.
Para muitos de nós, nem sempre esse perde e ganha, que as circunstâncias oferecem-nos, há perfeito equilíbrio entre vantagens e desvantagens. Essa disparidade tem uma razão de ser, que desconhecemos.
Até que nos tornarmos mais humanos em nossas maneiras de pensar e agir. Sendo mais solidários ao próximo, e a nós mesmos, na nossa missão de perder e ganhar.
(26.03.18)

Deus

Quando voce questiona Deus:

O porque dos fatos...
O porque das perdas...
O porque das Lembranças...
O porque de você...

Quando você entende Deus:

O porque das historia...
O porque dos porques...
O porque dos momentos...
O porque das lembranças
O porque de nós dois...
O porque do olfato, do cheiro, dos cabelos e do seu sorriso...

O porque...

SALVOU-ME

Ontem nao te conhecia,
sofria perdas irrecuperaveis,
submersos em águas profundas,
n'águas do meu ser.
Você trouxe dos ceus os dias
que faltavam-me,
pois vivia-me esquecido.
As noites eram sombras eternas,
vivia-me esquecido.
Havia a invisibilidade
em meu olhar.

As coisas eram coisas,
sem identificações.
Perambulava nos becos
da mente. e o mundo
só tinha cavernas habitadas
pelos raios do lado escuros
da lua.
Vivia maltrapilho, oco,
com cheiro da morte
aderido em minha carne.

Sepultado, abandonado e entregue
Ate que trouxe-me teu halito
de anjo adocicando minha língua.
e tua luz me cobriu
e salvou-me,
enchendo as brisas do outono
de muitas existência.

A ignorância e a imaturidade fazem as pessoas ter grandes perdas por pequenas bobagens.

Há algum tempo eu tentava intervir ou entender, mas hoje só observo, pois entendi que valorizar o próximo é um aprendizado que é adquirido no tempo de cada um.

Infelizmente as pessoas não são eternas e um dia esse tempo perdido se converterá em arrependimento

Reconheço as perdas significativas em minha vida, que advêm desta condição de pessoa que não crê em Deus. Uma dessas perdas está na própria literatura. Deus é um nome bonito, encera poesia, enseja belas peças literárias em verso e prosa. Diria que tal nome foi uma das mais felizes invenções do ser humano, como a própria figura do criador supremo, que rege a psique da humanidade e torna possível gerir o mundo, apesar do ódio, da ignorância que depreda e das hecatombes que assolam.
É sempre belo introduzir Deus no que se escreve, decanta e canta. Parece haver um dispositivo nas emoções do homem, que absorve o vocábulo como se aspira um bom perfume. Esse nome desarma espíritos, convence, credibiliza e serve até mesmo para enganar pessoas desavisadas e de boa fé, porque nem tudo é perfeito e abutres são encontráveis em qualquer meio social.
Tenho inveja de quem dá graças a Deus por coisas grandes ou miúdas. Dos que dizem fique ou vá com Deus, Deus lhe pague, acompanhe, seja louvado... Chego a ficar triste, ao constatar que ao invés do clássico e doce Deus lhe abençoe, o Maximo que minha sinceridade permite responder ao “benção, pai”, é o esdrúxulo e lamentável... “çoe”.
Surpreendo-me tantas vezes admirando a beleza cênica dos que, por crerem, revoltam-se contra Deus, tecendo lamentações ricas em sinônimos rebuscados. Esbravejar contra Deus é de um aparato poético surpreendente na fala e na escrita. Quem o faz, por estar profunda e sinceramente magoado com Ele, desnovela um discurso dramático e de conteúdo que eu acharia, uma vez crendo, impossível não tocar o coração divino.
Deve ser muito bom crer em Deus. E deve ser grandioso, exatamente por isso, brigar com ele; bradar ofensas contra o Criador da vida e tudo quanto existe abaixo e acima do firmamento. Um desabafo desta natureza é capaz de resultar o alívio imediato e dar a certeza de que Deus é mesmo pai, por não fazer o mundo ruir nos ombros do filho rebelde, pois entende a fraqueza que o leva a blasfêmia.
Gostaria de me abrir aos motivos que os seguidores de todas as crenças acham para se agarrar ao mito consolador da existência do paraíso, da vida após a morte, a recompensa eterna por todos os percalços, dores e desenganos próprios da vida na terra. Queria encontrar as mesmas justificativas e consolos que o mundo encontra para não perder a ternura em razão dos males da humanidade. Para continuar acreditando na proteção divina e na velha máxima de que o sofrimento engrandece e purifica o ser humano, chegando a ser necessário para nos tornarmos pessoas melhores.
Sou um poeta a quem falta a poesia da fé em Deus. A pureza do medo do Diabo. A fábula da luta mística entre o bem e o mal. Há quem tente me convencer da realidade possível disso tudo, mas pessoas não têm esse poder na minha mente, no meu estado emotivo, na minha visão das coisas. Como não terão esse acesso a eventual cura milagrosa, uma nova abertura do mar vermelho, a reincidência das pragas do Egito nem qualquer outro desempenho do possível Deus, para quebrantar meu espírito.
Admiro e respeito as múltiplas vertentes da fé religiosa. É com carinho que sei do quanto rezam, oram e até fazem pajelanças pela cura de meu corpo e a salvação de minh’ alma, sem que eu precise estar presente. Meu ateísmo não é uma rebeldia, muito menos o vômito inconformado de um filho que desejasse a predileção.
Seja como for, eis uma prosa cheia da Deus. Ainda que nestes termos, mas de fato cheia. Uma bela desculpa de quem queria este ingrediente para compor algo mais doce... mais aveludado..mais poético.

Estamos num tempo onde as perdas são mais previsíveis... Mais comuns e notórias que as grandes descobertas...
Cuide do que tens hoje, tenha o devido cuidado em valorizar a pessoa que te faz feliz...
Porque se um dia você sentir falta daquilo que perdeu... Chore... Porque o mundo não te proporciona uma segunda chance...
A dor daquilo que tivemos e perdemos e a mais cruel que a vida nos torna visível...

ENTRE TODAS AS PERDAS

Entre todas as perdas que já sofri na minha vida..umas foram pequenas,outras muito grandes,algumas insuperáveis outras superáveis mais não esquecidas....Mais se fosse possível escolher uma destas perdas pra ter de volta...sem duvidas seria a primeira que perdi...A inocência da minha ALMA.

Perdas e ganhos...
Em meio a tantas perdas
que sofremos no decorrer
de nossas vidas,
não nos atentamos
em quanto ganhamos,
existe um certo equilíbrio
entre nossas perdas e ganhos,
o fato é que passamos tempo
demais lamentando as perdas...
E acabamos nos esquecendo
de agradecer os ganhos!

Trabalhar as perdas e frustrações é superar as dores da existência e usá-las para amadurecermos e não para nos destruirmos. É repensar nossas dificuldades. Ver por outro ângulo nossas decepções. É poder esculpir a personalidade, mesmo não sendo artesão. É ter coragem para vencer, mas humildade para viver.


É ter consciência de que a vida é uma grande escola, mas pouco ensina para quem não sabe ser um aluno... É ser um eterno aprendiz. Sem trabalhar perdas e frustrações, a vida alterna-se entre momentos felizes e períodos de profundo sofrimento.

Perdas
Mas ajuntai tesouros no céu...” - Mateus, 6:20

"Mesmo guardando prudência e moderação, serás convocado ao aprendizado do desapego.

Na condição de usufrutuário passageiro das bênçãos que te felicitam, não obterás certidão de posse sobre tais recursos.

Não existem perdas reais no universo, porque nada pertence a ninguém.

Quando a vida te convidar às necessárias renovações, ainda que sofras a dolorosa cirurgia do desprendimento, mantém-te no controle de ti mesmo.

Hoje é o filho que muda, amanhã um vínculo que parte, depois é um bem surrupiado, mais além um emprego que é retirado.

Não são perdas, são mudanças.

Guarda calma e equilíbrio para que entendas o “recado” de Deus a ti endereçado nas alterações que a existência te conclama.

As dores das perdas são preciosos receituários contra as ilusões que carregamos.

Ermance Dufaux
Mensagem psicografada pelo médium Wanderley Soares de Oliveira, em 17 de novembro 2007, na SED – Sociedade Espírita Ermance Dufaux, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Nossa vida é como um livro e cada ano é como um capítulo,são conquistas,desafios,perdas, decepções e alegrias.
Conviver estar ao lado de pessoas tão especiais como você, com diferenças de ideias, de experiências e de personalidades, me faz refletir o quanto somos importantes um para o outro, e como é rica a nossa história de vida com estes personagens e, assim,escrevemos mais um capítulo deste maravilhoso livro chamado vida,buscar sempre amar ao próximo,ter sempre o perdão e a sabedoriacomo base de vida,amar mais,abraçar,chorar,viver,viajar, rir de si mesmo,ganhar muito, muito dinheiro e gastar, porque lembre-se, no final deste livro, o ator principal não sobrevive,seremos lembrados pelo que somos e não pelo que temos.

O arrependimento entra exatamente no momento em que as experiências demonstram resultados de perdas e de danos, a si, e aos outros.

Então, o que fazer? Chorar o leite derramado? Não. Nada disso. Acredito que o primeiro passo rumo ao arrependimento, é o de reconhecer que houve um erro, equívoco ou aquilo que tenha ocorrido, restou num pequeno ou grande erro.

Se tivermos que chorar por causa da ocorrência de fatos causadores em nós de alguma perda, dano ou sofrimento, o melhor é chorar, depois, enxugar as lágrimas e prosseguir.

A pessoa ferida é a mais perigosa, porque se descobre
como sobreviver as dores e a todas as perdas que já sofreram na vida.
Aprende que nem tudo é eterno, e que a indiferença é a essência da desumanidade.
Aprende que por mais que você ama alguém, esse alguém talvez um dia irá te abandonar, que no entanto talvez as pessoas gostam do que você proporciona a elas e nem sempre irão te amar como você as amam.
Que por mais que você faça por elas nem sempre é o suficiente para que permaneçam ao seu lado.
Ela irá partir e você ficará abanonada pelo caminho da vida, te deixará e talvez nunca vão retornar para te ver novamente.
Que muitas vezes você esteve ao lado de uma pessoa em todas as derrotas que ela sofreu mas quando essa pessoa começa a colecionar vitórias simplesmente esquece
de quem chorou com ela, de quem sempre a apoiou, do ombro amigo, do sorriso sincero que lhe dediquei.
Das palavras que dirigi a ela, do carinho que nutri por ela,
do calor humano que dei, mas a vida é ingrata então o que me resta é continuar seguir em frente, mesmo com o coração ferido, agora sou mais perigosa e endurecida, desprovida de certos sentimentos, cautelosa e desconfiada me tornei implacável em relação ao meu semelhante.
Excluo todos os dias pedaços de sentimentos nobres, deleto pessoas de minha vida e não compartilho a minha real essência, tudo isso em defesa própria, porque assim consigo sobreviver a tantas desilusões, as dores que sofro, a indiferença de muitos, mas o que mas pertuba a minha mente e fere a mim mesma é descobrir que por mais que endurecida tento ser ainda existe partículas de amor em mim, poeira de bondade e gotículas de esperanças insistem em se renovar todos dias...
Eu não posso mudar minha real identidade, sou toda essa mistura de sentimentos, sou humana, sou pecadora, sou anjo, sou luz tentando ser trevas, apenas tentando sobreviver ao inferno terreno...
Alma indomável que sofre, mas que mesmo caindo muitas vezes consigo me levantar e sonhar em bater asas e voar em direção à felicidade."
Roseane Rodrigues

►Depende de Você

Tudo o que precisa é fazer
Aceitar as perdas e compensar o tempo perdido
Mas não esquecer
O passado sempre estará andando contigo
O tempo te obrigará a crescer e amadurecer
E não espere que a vida, para ti, esteja sorrindo
Aprenda que irá sofrer, se perguntando "por que?"
Mas isso é apenas o início
A vida te prepara para tudo que vai acontecer
E quando estiver sofrendo pela décima vez, notará isso
Irá se surpreender com a força que demonstrará ter
Quer ser feliz? Depende somente de você
Basta fazer ser real, e viverá de forma natural e proposital.

Não sente-se no chão deixando o tempo passar sem aproveitá-lo
Ele é impiedoso, mas também pode ser agradável
Ele é infinito, como o espaço
E não tente impedi-lo, ele é imparável
Por esse motivo que devemos tirar proveito
Faça de tudo que gosta um momento perfeito
Dê seu jeito, pois a felicidade não te achará
Se permanecer trancado, se continuar a se isolar
Não deixe o tempo passar, pois no futuro você olhará para trás
E verá como desperdiçou segundos valiosos
Isso lhe fará sentir somente remorso
Então se levante, se quiser saia sozinho
Diga "Eu posso", diga "Eu consigo"
Boa sorte, amigo.

Pés no chão, evita grandes tombos;
Um passo de cada vez, evita grandes perdas;
Molhar o pé, evita grandes frustrações;
Pé atrás, evita decepções;
Passo maior que a perna, causa arrependimentos;
Enfiar o pé na jaca, causa confusões;
Estar aos pés de alguém, causa desilusões;
Meter os pés pelas mãos, causa conflitos.


Saudades,
Baú do Passado
que possui duas Chaves
Uma é a da Tristeza
para as perdas não superadas
A outra é a da Gratidão
Para cada ocasião desfrutada
também guardada no coração,
Ele é sempre carregado,
mas deve ser sabiamente aberto,
o presente não deve ser atrapalhado,
é preciso seguir em frente.

A ideia de homens totalmente desconhecidos não me excita

Em vez de superar as perdas, tornei-me refém do passado, para mim a confiança é determinante na amizade e no amor, escolher amores no aplicativo não me firma em nenhum propósito, não consigo passar uma semana nisso.
Desenvolvo primeiro uma bela amizade, a gente sai para conversar com a certeza que a noite ainda é uma criança, disfarça o ódio por alguns assuntos, faz pose com a expectativa do que a gente se tornou.
Percebi que éramos diferentes, muito diferentes, ele mais terra, mais vítima da vida, menos saciado com a igualdade de todos. Já eu, forcei logo uma intimidade, coloquei a palhacinha da turma em funcionamento, ela está no meu subconsciente.
Quem é salvo, quer salvar era a filosofia dele, tinha virtudes do caráter, ética e equilíbrio. Ele não cumpriu minha expecta, reclamei, resmunguei e me senti incomodada. Pensei comigo: Eu mesma posso ser a fonte da minha felicidade.
Tudo isso faz com que eu me sinta adulta, refletir sobre alguém tão fora da minha órbita e por outro lado alguém interessante. Eu e ele não conseguíamos nos separar.
Quando a intimidade chega, a gente começa a usar apelidos ridículos, começa a respeitar os sagrados momentos, já avisa que não adora dançar, desfazendo aquela mentira para conquistar.
Era fascinante para mim, perceber que não estávamos jogando, que necessitávamos de cura do relacionamento anterior, que perdemos um amor que acreditávamos e que a entrega e as rememorações do seu tempo era singela e como parte da vida.
Ele tentou, mas parecia empolgado. Estava um apaixonado crônico, estragava minhas expectativas porque ia com muita sede ao pote. A imaturidade dele era tão grande que procurou consolo em cartomantes que disseram do nosso final feliz.
Ele jogava o cabelo para trás a cada três minutos, ele fazia atitudes repetitivas e eu o achava emocional demais. Eu era a fria da história. Não tenho aparência adorável, não sou leve, sou um tiquinho materialista e me enfiei num buraco que não acredito.

Inserida por Arcise

Ahh! ... Essa vida cheia de vielas,
pedras, perdas, espinhos, nós , feridas...

Quantas vezes já chorei a dor da partida
Quantas vezes quis fugir da saudade desmedida
Quantas vezes já fiquei sentada na poeira tão perdida ...

Sou um barco navegando
no tempo sem rumo
Sou uma semente brotando força
no passado sem sumo
Sou um pássaro renascendo a cada dia
no deserto do meu mundo
Sou uma fresta entreaberta a espera
de um amor eterno, livre e profundo...

Não!... Não espero alcançar nada lá na frente !...
Vou seguindo meu caminho
com coragem no instante do presente.
Porque, faz um bom tempo, que plantei em meu peito
um coração sóbrio , sensato e valente.

Não procuro mais entender
o que um dia me deixou inconsciente.
Apenas vivo com intensidade
cada fragmento do momento com a alma incandescente.

E choro
E canto
E sorrio
E danço
E amo ... Ahh!... Como eu amo !...

Nada sei do meu amanhã
Apenas respiro o sol presente a cada manhã .

Da terra sou partícula
Do fogo sou paixão
Do ar sou infinita
Da água sou imensidão

O tempo é meu nobre conselheiro
Deus é meu caminhar e aceso candeeiro
Da poesia viva sou meu próprio canteiro ...

Hoje apenas quero Respirar !...

Inserida por Paulamonteiro

*Perdas*

Só se perde o que já se teve um dia,
Lamúrias não vão mudar a história,
E a árdua luta para se redimir será valida?
Terá sucesso... suspense ...
Afinal o que define perdoável e imperdoável???
O tamanho da magoa que provocou,
Se fez correr rios de lágrimas as águas jamais irão secar,
A dor dilacerante não vai passar,
" Errar é humano, mas perdoar é divino"
Apenas frase de efeito,
Sem valor na vida real,
Desse conto não fica uma lição,
Apenas um rasgo no coração,
Hoje me vejo num abismo,
Sem teto nem chão,
Mas minha memória ninguém tira,
E o que fica é que por um breve momento um dia já foi minha e eu já fui seu,
E que a cada olhar no horizonte os caminhos vão ficando paralelos,
Os dias passam, o amor sucumbe ... perda irreparável ,
Onde nunca mais falarei um "Eu Te Amo" com sentimento sincero.


Ricardo

Inserida por RicardoOli

Lucros e perdas

Comande aqueles que são ricos na era atual a não fazê-lo. . . confie em riquezas incertas, mas no Deus vivo. - 1 Timóteo 6:17

Escritura de hoje : 1 Timóteo 6: 17-19

O editor Frank Doubleday tinha um livro único, encadernado em couro vermelho russo. Ele chamou o livro da lei e dos lucros . Diferentemente das partes da Bíblia que chamamos de Lei e Profetas, o livro de Doubleday era um relato de seus negócios e lucros financeiros. Segundo o autor George Doran, o livro vermelho continha as orações da manhã de Doubleday e as vésperas da noite. Em outras palavras, parecia que ele adorava dinheiro.

Jesus sabia com que facilidade todos nós somos tentados a nos tornar devotos de dinheiro e todas as coisas que ele pode comprar. Ele alertou: “Ninguém pode servir a dois senhores. . . . Você não pode servir a Deus e a Mamom [dinheiro] ”(Mt 6:24).

Somos idólatras se depositarmos nossa confiança no dinheiro como fonte última de nossa segurança e felicidade. Nosso Senhor também advertiu contra ser absorvido pelas coisas que gratificam nossos desejos carnais e ambições egocêntricas. Ele perguntou: “Qual é o lucro de um homem se ele ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma?” (16:26).

O dinheiro não pode nos trazer lucro verdadeiro e duradouro. Só pode ser encontrada confiando no Deus vivo (1 Tim. 6:17). Ao depositarmos nele a nossa esperança e vivermos em obediência à Sua Palavra, teremos lucro eterno (v.19).

Refletir e orar
Se eu ganhasse o mundo, mas não o Salvador,
meu ganho valeria a pena pela vida toda?
Vale a pena comparar todos os prazeres terrenos
por um momento com uma vida cheia de Cristo? —Olander

Ninguém é tão pobre quanto aqueles cuja única riqueza é dinheiro. Vernon Grounds

Inserida por 2019paodiario

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp