Textos sobre Perdas

Cerca de 301 textos sobre Perdas

O sofrimento é uma um processo natural a algum tipo de perda na vida. Quanto mais inesperada for a perda, mais intensa será a dor e,nenhuma pessoa reage da mesma maneira.
O processo da crise,seja la qual for a causa,depente de varios fatores como: personalidade, experiência de vida,fé entre outros Não há um cronograma fixo do tempo igual para todos,é um particular de cada um. Alguns começarão a se sentir melhor em questão de semanas,outros meses, enquanto para outros pode levar anos até a total superação.
Existam muitos tipos diferentes de perdas como: Um relacionamento,saúde,um trabalho,estabilidade financeira, animal de estimação,um sonho amado,a saúde de alguém ,uma amizade,segurança após um trauma,a casa da família,enfim,perdas...
Embora a morte esteja associado a uma perda,sabemos que não,pois é Deus quem esta na direção de todos os acontecimentos e que existe um tempo para todas as coisas. É o ciclo natural da vida.O desencarne deve ser encarado como uma grande viagem,uma passagem para um novo recomeçar.com mais experiencia,com mais consciencia.
Precisamos entender,melhor a vida para que este lindo processo não seja um eterno sofrimento,entre remorços e lamentos. Preciamos aprender a amar em vida para que na hora da partida seja apenas uma breve despedida e em seguida,eventualmente,seguir em frente.
🦋☯️

Inserida por Fluxia

"Não nós nunca estamos preparados, não, aceitar não é fácil, sim é dolorido, negar é tolice. Se fazer de forte é ainda pior, o choro faz parte do processo, limpa a alma, descarrega a frustração, ameniza a dor dilacerante.
Cada um lida com a perda à sua maneira, constrói seu próprio ninho, produz seu próprio remédio com aquilo que lhe faz sentir melhor.
As palavras vindas de fora são sempre as mesmas, parecem repetitivas e banais mas refletem uma verdade absoluta diante do fato. O outro, aquele que se foi está muito melhor que todos nós aqui pois já não sofre mais.
Se sua missão aqui foi encerrada ficamos nós com a gratidão pela possibilidade da convivência e aprendizado. Ficamos nós com o amor e sim a saudade, essa é eterna, porém mutável. Saudade sufocante hoje, saudade amorosa amanhã."

Inserida por IasminBorges

Nossa, perdi tanta gente que jurava serem eternos em minha vida..
Perdi tanto tempo tentando ser útil, servindo e ajudando...
Perdi tantos sorrisos acreditando que eu era o culpado de tanta cara feia e dedo apontado.
Perdi muitas noites de sono tentando achar solução para o problema alheio e quase sempre esquecendo os meus.
Perdi muitos abraços quando deixava que as diferenças alheias se tornassem minhas, era tão pequeno!
Perdi momentos únicos sendo útil a quem nem lembrava da minha existência.
Perdi muitas coisas!
Ah, mais ganhei muito mais quando fui útil, servindo e ajudando sem querer lucros futuros, cresci como nunca!
Ganhei tantos outros sorrisos quando descobri que a sujeira era na verdade alheia e não minha, me valorizei!
Ganhei muitos dias de aprendizagem passando noites em claro tentando resolver problemas alheios, hoje estou preparado para resolver os meus!
Ganhei tantos abraços quando deixei a idiotice de defender quem era menor do que eu imaginava e hoje sei onde mora as verdades ocultadas pelo propósito de ser o que nunca foi, sou mais vivido!
Ganhei outros momentos únicos que não tinha tempo em vê-los por ser tão omisso a mim, enxergo mais e com meus olhos!
Ganhei tantas pessoas nessa minha caminhada, tantas pessoas de verdade, de bem comprovado, de saúde mental perfeita, sem traumas, sem julgamentos pré concebidos em uma mesa, sou feliz por ter essas pessoas em minha vida!
Ganhei amores e novos sabores...
Ganhei novos ares, cheiro de novo ...
Na verdade apenas ganhei nessa minha pequena vida!
Vida concorrida pela língua e imaginação alheia, o que não se sabe se inventa...e logo comenta...
Nunca fui novela, mais sou assistido e tenho ibope alto e uma minoria espera ver o meu fim, mas sinto em informar, estou no capítulo inicial e descobri que sou um série, ilimitada, cheia de novas histórias e de grande valor, apenas para mim e quem me aceita assim...
Sou feliz e cheio de paz...
Fim...

Inserida por Nkuame

Dia 11 de fevereiro de 2013. Há pouco mais de 9 meses eu entrava num avião com uma única certeza: a incerteza! Trocava uma “formatura-certa” e um “futuro-certo” por um intercâmbio para um lugar que eu nunca tinha ido, nunca tinha ouvido falar e nunca tinha pensado em estar.

Alguns chamaram de loucura, outros chamaram de coragem. Eu já nem tentava nomear. O que antes era sonho, já era quase fato no dia do embarque . O que seria, então? Meus pais chamavam de “investimento no meu futuro” (mas...não seria no presente?).Era muita justificativa para uma só opção: subverter a ordem das coisas na sociedade! (Como assim, você não vai se formar no “tempo certo”?).

Os pessimistas chamaram de “Ano Perdido”. A eles eu dedico o meu post.Eles estavam certos: eu, realmente, perdi muito esse ano!

Primeiro de tudo, eu perdi MAIS um ano normal na faculdade, imaginando como seria aquele mundo de que eu tanto ouvia falar, mas conhecia apenas uma insignificante parcela. Eu perdi de passar mais um ano pensando “E se...?.” Eu perdi um ano de desejar ser uma pessoa em intercâmbio. Eu perdi um ano de reclamações. Eu perdi um ano de atormentar os meus amigos e familiares com o meu mau humor e frustração. Eu perdi de passar um ano num lugar, achando que meu lugar era outro. Eu perdi uma formatura que me traria mais infelicidade que satisfação.

E tem mais!

Eu me perdi pela Europa, eu me perdi pelo mundo. Dei um pulinho na Ásia, só pra sentir o gostinho do – ainda mais – diferente. E querer voltar. Eu me perdi pelas ruas de todas as cidades que visitei, principalmente Barcelona!

Eu me perdi pelos meses, pelas semanas e pelas horas. E, só não me perdi mais, porque as estações do ano estavam sempre lá, dispostas a lembrar que os tempos estavam sempre dispostos a mudar, do mesmo modo que eu mudava.

Eu perdi ônibus, perdi trem, perdi avião. Sim, eu perdi! Eu também perdi o sentimento de perda. Esse - que eu já começara a abandonar quando decidi vir para a Croácia - continua se perdendo em cada viagem, em cada conversa, em cada pessoa, em cada história de vida que eu não conheceria se tivesse continuado abraçada ao comodismo.

Eu perdi o medo. E esse, esse foi o mais difícil de perder. Às vezes ele visita, tenta se agarrar de volta, mas não demora a ser expulso. Perdi o medo da estrada, perdi o medo da solidão, perdi o medo do futuro. Eu perdi o medo da vida, eu perdi o medo da sociedade. E esse foi o mais lindo dos medos perdidos. Não, eu não ouvi falar. Eu vi. Eu vi que nesse mundo tem – SIM!- gente capaz de fazer o bem pelo bem. E isso trouxe a esperança de volta. Ah, a esperança! Mas, peraí, essa entra nos ganhos. E esse texto é sobre perdas, certo? Melhor parar por aqui...

Ah, eu também perdi o apego material. Claro que, infelizmente, ainda não totalmente. Sim, ainda lentamente, ele se esvai. Ele se vai. Ao longo de todo o processo anterior ao intercâmbio e ao longo do próprio intercâmbio. Primeiro por uma questão de racionamento de dinheiro e, pouco a pouco, por uma questão de consciência. As coisas materiais acabaram por se tornar simplesmente...materiais. Apesar de matéria, elas carecem de substância!

É a tal da filosofia da banana, que minha grande amiga, companheira, aventureira desse ano de filosofias, viagens e aventuras, Jana Maurer, bem nomeou e descreveu aqui.E isso só entende e concorda quem já sentiu a sensação de ter a “vontade de conhecer” mais pesada que a “mochila nas costas”. É incrível como o “ter” se torna totalmente substituível pelo “conhecer”.

E, finalmente, alguns irão argumentar: mas, e os momentos com seus amigos e familiares que você, efetivamente, perdeu? Aqui, eu reconheço, eu perdi. Mas, com isso, eu (re)conheci o que e quem eu realmente sinto falta nos meus dias. Eu (re)conheci o que realmente é importante pra mim no Brasil e/ou em qualquer lugar do mundo: pessoas, afeto, laços, momentos, que se criam e renovam no tempo. Ops! Esses são, de novo, ganhos e não perdas.

E aí eu chego à última e mais importante da lista (não exaustiva) de perdas: eu perdi o lado negativo da vida. Perdi essa mania de ver tudo pela ótica da perda. Porque, no fim, toda perda tem seu ganho. Você só estava cego demais para enxergar.E aí, eu também perdi a cegueira. Cegueira de achar que eu era incapaz de narrar minha própria história.

Pois é. Eu perdi muito.

Inserida por ligiatosetto

Depois de um grande problema resta-nos duas opções: a primeira, recomeçar, a segunda se entregar e viver dos cacarecos, das sobras, remoendo feridas e sentindo pena de si.

Muitas vezes somos pegos por uma série de infortúnios que costumam vir em combos. Perdas financeiras, separações, doenças graves e a morte. São nessas horas que a fé se esconde de nós, dando lugar a revolta, ao desânimo e a depressão. Como reagir diante da tristeza que consome a alma. Como arrumar a bagunça e a ruina deixada pela destruição emocional?

Para se reerguer de um grande abalo, é preciso avaliar a própria vida e focar em um novo objetivo. Aproveitar a insônia durante esse período para desenvolver ideias novas, olhar o mundo sob outro ângulo. E trabalhar, trabalhar muito também.

A revolta, a raiva e até mesmo o ódio, devem ser canalizados para uma mudança de vida. Sentimentos ruins podem ser combustíveis potentes para reverter situações trágicas. Eles se prolongam por um tempo, mas direcionados para coisas positivas, como trabalhar e manter a mente ocupada, organizar sentimentos e deixar lembranças dolorosas de lado, é o primeiro passo para o processo de recuperação.

Sobreviventes de grandes tragédias e infortúnios, quando decidem recomeçar, na maioria das vezes realizam coisas que a maioria das pessoas não conseguiriam, viram exemplos de superação, grandes empresários, inventores, escritores e até mesmo líderes religiosos, pois se tornam exemplos de força e fé.

Com toda a experiência acumulada, a reconstrução acontece de forma segura. Após grandes perdas é comum o homem desenvolver a capacidade de tornar-se humano, mais forte e cauteloso. Procurar bases sólidas e solos mais férteis.

O mundo é cheio de infinitas possibilidades. Podemos encontrar novos amores, novas alegrias, novas motivações ou a morte. A força existencial e individual é que vai definir o futuro de cada um. A vida sempre nos apresentará um caminho, uma escolha. Somos donos do nosso destino.

Viver não é e nem nunca foi tarefa fácil, precisamos ser guerreiros nesse mundo. Somos seres complexos e cheios de sentimentos primitivos de apego a matéria e aos que nos cercam. Mas aos poucos, estamos despertando para a compreensão de que somos eternos, que não perdemos nossa vida nunca, apenas evoluímos para um estado melhor.

Inserida por simproducoes

" ... Uma grande mentira, nunca começa grande...,a questão é que tudo começa com uma pequena mentira, e para sustentar essa peguena mentira, você terá que contar outra mentira e outra e mais outra,..., até que uma hora irá virar aquela bola de neve, Uma Grande mentira, e quando você menos esperar, ela te arrastará a perdas..."
(Base sacadas: Erico Rocha )
(Acrescentada: Danilo ramiro)

Inserida por DaniloRamiro

O soldado e a sua guerra particular

O soldado voltou da guerra aos pedaços, ferido e doente...

Chegou em sua casa, mas nao era mais sua, a casa...

Sua familia o repudiou porque perdeu a guerra, perdeu a casa, perdeu tudo...

Mas o soldado tambem perdeu seus amigos, mortos nas batalhas ap seu lado e o seu coracao endureceu...

E enquanto seu coracao continuar batendo, a luta irá continuar...

Ariel 10/2/17 8:01h

Inserida por arieldsousa

É, a morte veio buscar
A pessoa que eu amo
Ela veio levar
O meu vazio no peito ela não quis tirar
Mas levou meu sorriso ao levar-te pra lá =/
O que vou fazer sem você para amar ?
Saudade no peito vai aqui ficar =(
Já estou com saudades de você para me abraçar =)
Agora em outros braços
Felicidade vou buscar.
Mas de ti vou sempre lembrar!
A morte nos separa aqui _____________
Mundo de concreto
Mas é correto
Estamos ligados nessa espiral de afetos


Insta: @li.fer.nanda

A caminhada da vida é árdua e quando encontramos uma decepção, de imediato surge a frente de nossos pés uma vala e um degrau. Isso mesmo uma vala!
A vala a gente joga todo o "lixo", sentimentos desperdiçados e com eles toda a falsidade. Com isso tapamos todo o seu vazio e a área se torna plana, tornando assim mais fácil o alcance do degrau.
Mesmo com o coração doendo, toda pele ardendo em febre e olhos marejados ainda da para se impulsionar, embora pequena ainda existe uma força.
Acredite tudo é parte de um plano superior !
Escolha subir.

Inserida por Bruesar

⁠Tantas coisas nós passamos, durante todo esse tempo! Muitas coisas ruins, mas muitas coisas boas também.
Pessoas que amávamos tanto que se foram e nós nem conseguimos demonstrar o quanto nós o amávamos, ficou um grito na garganta de eu te amo, sem poder sair.
De tudo que passamos, nós conseguimos mostrar para o nosso amigo "seu Léo" o quanto nós o amávamos, o quanto ele era querido por nós e ele sentiu isso naquela despedida.
Com tantas perdas, ainda não aprendemos a dizer eu te amo, estou com saudades ou uma forma de carinho para mostrar o quanto nos amamos, e vai passar o tempo e acredito que nunca vamos aprender a demonstrar isso.
O nosso tempo aqui só Deus sabe até quanto vai durar, aproveite o seu tempo demonstrando o quanto a sua família é importante pra vc, pois as lágrimas da saudade não vai trazer ninguém de volta, infelizmente! 🙏🏼😟

Inserida por IsaLopes2

⁠Como planejar o futuro
Se estamos no imprevisível?
Como viver o presente
Se tudo que o acompanha
Está abrupto, ausente

Ao se desprender do esperado
Você se depara com diversas possibilidades
Encontrando em si
Habilidades para exercer outras vontades

Nós seres humanos
Vivemos com a necessidade de nos prender
Na maioria das vezes, para isso,
Nos tornamos bons em ceder
Assim, tudo continuará sendo mantido

Sem perceber, o que passa ser vivido
Te conduz a um caminho completamente sem sentido
Até que por fim, nos encontramos perdidos
Passamos a existir como um forasteiro
Fazendo do próprio corpo, um sombrio cativeiro

É necessário realizar novas escolhas
Para ser possível sair dessa imensa bolha
As perdas, trarão os aprendizados
Polindo tudo aquilo que estava enraizado
Então, entenderá que ponderação
É sinônimo de libertação.

Inserida por Johnfazzioli

⁠Lá detrás daquela serra
passa boi, passa boiada
Voam pássaros cantando
E brinca a molecada

Era muita criançada
Tinha muita confusão
Mas com abraço se resolvia
O fraterno laço de irmão

O tempo foi passando
E o destino foi selado
Seguimos nossos caminhos
Juntos de cada lado

Há coisas que acontecem
E não sabemos o porquê
Alguns partiram cedo
E não soubemos o que fazer

A tristeza tomou conta
Partiu nossos corações
Deus, Ser Onipotente
nos fortaleceu em orações

No peito ficaram guardadas
As alegrias e as lembranças
Que estão vivas na memória
Sem perder a esperança.
O silêncio ancoradouro de mais amar


(SANA, Daia. Irmandade. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 114).

Inserida por vozesperdidasnotempo

⁠Pedras e Flores !!

Todos nós somos seres humanos errantes, frageís, e estamos aqui em constante processo evolutivo , mais há algo a mim questionavel, que me faz reflitir constantemente quando me deparo com algum fato ruim , pesado.
O que leva um ser humano a ser tão ruim , perverso, egoista, explorador ao outro,???
Eu fico sem compeender , fico aqui agora na esperança de que como eu , vocē possa tambem sentir esse fluir.
Algumas pessoas são pedras, peso, tristeza ,e nos obrigam muitas vezes a alterar os nossos sentimentos ..
Outras passam deixando flores, colorindo os nossos dias, são leves , tranquilas, serenas , trazem a paz e o amor, aromatizam o ambiente.
A bondade , a fé, o bem , faz com que mergulhemos em dimensões inimaginaveís além de nos causar bem estar e satisfação , galgamos degraus na escala da vida.
Já estas pessoas pesadas que me refiro , perderam a confiança em Deus e em si mesmo, carregam com eles a marca da destruição, porque é muito triste a consciência do mal.
Deixam odor por onde passam, contaminando tudo ao redor, mais se esquecem o quanto ja estão odorizados, impregnados no mal.
Estes vivem atormentados e sem luz , caminham na propría mancha , odor, e se afastam de Deus a cada segundo..
Simone Verçosa ..

Inserida por vercosa

⁠Ser Flamenguista

Ser Flamenguista é um sonho
É ter amor, coragem, é ser decisivo
É desconhecer os limites dos noventa minutos
Que às vezes nos leva a ser campeões ou ate mesmo perdedores
É amar o Flamengo mesmo nas derrotas
É como se o teu manto fosse uma segunda pele
Sabemos viver de vitorias assim como de derrotas
Pois um Flamenguista ama ainda mais oFlamengo em teus momentos pequenos

Nos longos apenas abrimos um sorriso
Ser Flamenguista é uma benção
Odiados por todos os demais
Um número pequeno diante de tua imensa nação.
Pois quem nasce rubro negro
Jamais muda este sonho
Ser Flamenguista é está em estádios lotados
É ir onde o Flamengo estiver
É ter motivos de sobra para sermos felizes
Muitas vezes desconhecemos o limite
Do nosso próprio corpo
Ser Flamenguista é uma imensa conquista
É ter as cores, mas ousadas do planeta
As mais sonhadas conquistas
Os maiores ídolos, os grandes craques
E os fabulosos gênios
Ser Flamenguista é um orgulho
É um complemento
É uma vida de glorias
É ser um vencedor
É ter sonhos, méritos, conquistas e prazeres
Ser Flamenguista é ser brasileiro

Inserida por WallaceBugin

⁠⁠Me perdi nas voltas do tempo
E entendi que o tempo não volta
O tempo só anda pra frente
Cada segundo vivido é presente
Cada segundo vivido é passado
Um dia, quem sabe ,lá na frente
Quando o futuro for presente
E Nós dois ficar frente a frente
A gente não vai ter tempo
Pra falar do tempo que a gente perdeu
Muito pelo contrário
Pois sei que cada fio de cabelo grisalho
É um presente que o tempo nos deu.

Inserida por emerson_soares

Mensagem para quem se sente só na busca dos sonhos:

É bom ter alguém ao seu lado te incentivando, alguém com quem você possa desabafar e contar. Mas, estar "só" também é uma liberdade para o autoconhecimento, para enxergar o quão valioso você é, bem como observar quem de fato quer estar ao seu lado e o quanto você está crescendo nessa jornada de autoamor e amadurecimento.
Sinta-se privilegiado, pois quanto ao lado afetivo, muitas vezes é melhor estar "só" do que com quem só atrapalha, não te dá apoio e apenas te fornece alegrias passageiras. Entenda que se a pessoa te deixou, não quis ou não soube te dar apoio nesse processo, da forma que for, então você teve um livramento.
Sinta-se em paz, pois se a amizade só te chama para festas, mesmo você falando que almeja crescer, se ela diminui a tua dedicação, se acaba se afastando e não valoriza te desejar um "bom dia" sequer ou você sente que os diálogos estão rasos, não tem mais assunto, então você também está diante de um livramento. Aceite que por mais que esse amigo tenha te trazido alegrias em algum momento da sua vida, o tempo dele na sua caminhada chegou ao fim.
Quem não quer estar com você na tristeza ou nas trincheiras da batalha da vida, não vale a pena se ter no presente e nem a longo prazo, dói, mas é a verdade. Por isso, se apegue a quem te ama, a Deus, aos seus pais, que mesmo reclamando ainda estão com você. Se não tem mais os pais vivos ou se eles não estão perto, pelo motivo que for, ore a Deus e desabafe aos pés dEle, tente focar no presente, tenha bons pensamentos, se incentive, não se compare e nem se sinta mal por estar triste em virtude da solidão.
A tristeza é um sentimento humano, algo normal da vida e como todo sentimento, ele passará. Entenda que mais do que "normal" o sentir a tristeza na busca dos sonhos é uma etapa de quem realmente sabe o que quer e não aceita o pouco. Comemore a sua dedicação e creia que Deus está contigo sempre e os planos dEle para ti são gigantescos. Por isso, se permita se sentir triste, respire, enchugue as lágrimas e então siga. Confie, mesmo que agora só enxergue a escuridão, ainda há a luz, continue a batalhar pelo que almeja e inunde-se de alegria pelo se estar vivo e em busca do que deseja para si. Você vai conseguir!

Fé na batalha!
@keylak.holanda

Inserida por KKHolanda

⁠Itinerante
Itinerante... percorro o mundo.
Mero vagamundo vagabundo...
Uma próxima jornada está prestes a acontecer...
Tudo o que vai ser simplesmente vai ser.
...
Perdas e danos você causou...
Gélida... glacial.
Insensível... indiferente.
Como se eu fosse invisível...
Diante de minha dor ficou impassível.
...
Amor perdido... confundido.
Unilateralmente sentido.
Tudo o que vai ser... vai ser distante.. errante
... de mim nunca mais nada você vai saber.
...
É inútil tentar escrever a própria vida palavra por palavra?
Terá o destino sempre a última palavra?

Inserida por RosangelaCalza

LIBERTE-SE

O perdão é um dom sublime que muitas vezes é desperdiçado com ressentimentos e mágoas. Muitas vezes, nos apegamos a esses sentimentos negativos, pensando que eles nos darão algum tipo de controle sobre a situação ou sobre a pessoa que nos feriu. No entanto, o que esses sentimentos realmente fazem é nos manter presos no passado e nos impedir de seguir em frente.
O perdão é uma escolha, e essa escolha pode ser difícil. Mas quando perdoamos, não estamos dizendo que o que aconteceu está certo, estamos simplesmente escolhendo soltar esses sentimentos negativos e seguir em frente. Não há mal que não cure, não há dor que não passe. Nada substitui um coração amargurado de raiva. O perdão não é sobre a outra pessoa, é sobre você e sua capacidade de se libertar da dor e seguir em frente.

Portanto, perdoe! Não deixe que ressentimentos e mágoas o controlem. Escolha acumular ganhos e não perdas. Lembre-se, a vida é curta e não devemos desperdiçar tempo com sentimentos negativos. Escolha seguir em frente e encontrar a paz interior.⁠

Inserida por wesleydiniz

⁠Viver!? Não gosto. Morrer, Para quê?

Só posso descansa quando o mundo mudar, e não quero morrer cansado.

Meu corpo para, para descansar, mas minha mente continua a trabalhar.

Já que o tempo não pode voltar, pelo menos que passe logo.

Dias solitários não me enfraquecem Apenas penso ainda mais em um caminho para encontra a paz.
Fernando Wberdan.
Coleção corrigida 23-03-22 pensamentos suicidas.

Inserida por WBERDAN

⁠A vida, algumas vezes, apresenta situações dolorosas, difíceis de lidar. Acontecimentos que nos esvaziam, tiram nosso brilho e a alegria de viver. Parece que entramos em um túnel cinza, nebuloso, sem vida e sem saída. É a vida acontecendo e não temos controle sobre ela, faz parte! O melhor que podemos fazer é aceitar a vida e extrair o melhor dos acontecimentos.

Mas é bom lembrar; dói, mas passa! Tudo passa... o sol vai voltar a brilhar e, aos poucos, a alegria e a vontade de viver voltam com mais força e ainda mais potentes. Virão novas dores, novos amores, outros trabalhos, novos amigos e mais acontecimentos. Tudo é vida!

Mary Scabora - Psicóloga Clínica

Inserida por MaryScabora