Textos sobre o ser Humano
Não se muda a natureza das coisas
Dizer para um ser humano que ele não deve falar o que pensa, que não deve desenvolver sua autocrítica ou que ele não deve protestar contra o que lhe oprime, é o mesmo que esperar raciocínio lógico de um animal ou querer transformar a natureza das coisas, e esperar que uma pedra fale, ou que um burro cante, toque um instrumento, coisas desse tipo.
Portanto, lutar contra a natureza do homem é impedir que ele seja de fato um ser pensante e livre. Mas o que querem as ideologias, crenças e costumes? É justamente isso, enquadrar todos os homens em um molde ideal. E são tantas as formas de limitar o pensamento: Por meio de crenças, especialmente os sistemas universais, que têm como base a dicotomia entre bem e mal ─ assim, por força tentam impedir o pensamento livre, fora do padrão estabelecido, por lei ou código moral. Parece-me uma grande tolice insistir nisso, pois não se muda a natureza do homem, assim como não se muda a natureza das pedras, pedras são pedras e homens são homens.
Mesmo que ocorra algum evento coletivo, aparentemente bem- sucedido, e isso é comum, sobretudo nas religiões, onde parece que todos pensam igual, porém a realidade é bem diferente. Há uma minoria que resiste ao cabresto, e mesmo que seja de forma discreta emite suas próprias ideias e impressões de mundo.
Mas, com que objetivo escrevo isso? É especialmente para relatar o que tenho observado por anos. Com as vivências que tive, pude fazer um estudo pessoal sobre pessoas bem próximas de mim, além do fato de que analisando minha conduta neste contexto, posso afirmar que nunca nenhum sistema aos quais me expus foram bem-sucedidos em mudar meu modo de viver, de olhar e entender as coisas. Não abro e nem abrirei mão do que sou, sou livre para pensar, viver e dizer muito do que sei a respeito do homem. Como pensador ou não todos têm direito à fala. Penso que o respeito pelo outro envolve deixar que ele se expresse, que diga o que sente, não importa se concordamos ou não.
Eu precisei de muita coragem para ser quem sou.
Coragem para assumir que sou um ser humano incrível. Coragem para assumir minhas limitações, meus medos e principalmente, precisei de coragem para entender que eu precisava ser melhor e ainda preciso.
Precisei de força para assumir o papel principal dessa história, só minha, e hoje carrego cicatrizes que me fazem entender o quanto sou forte.
Nildinha Freitas
Lá no passado mora alguém
"O ser humano é uma coisa sem estatuto.
Despreza um amor de verdade pelas diferenças...
Depois, passa a sobreviver num amor de conveniência, onde até pode ser feliz;
em carinho, amizade, gratidão...!
Mas sua alma não esquece, que lá no passado mora alguém que arrebentou-lhe o coração."
☆Haredita Angel
O ser humano é tão traiçoeiro que não se sabe mais quem é quem... o bom parece ser o mau e o mau se disfarça de bom, e ainda corre-se muito o risco de você mesmo sendo bom, fazer o mal tentando se proteger.
Nós podemos nos enganar, mas Deus conhece todas as pessoas e todas as intenções...
Lembranças boas de ontem não tem mais valor hoje, sabe porque? porque as vezes o ser humano tem uma divindade que julga ser correta, porem egoísta e ecológica que cega a consequência e isola a razão, profundidade não significa compaixão, as vezes somente o valor pode declarar o caráter.
Não temo mais a Lua, porque mesmo ela já tendo iluminado meus melhores dias, hoje se põe sobre minhas trevas, mais amanhã, quando o Sol brilhar, vai também declarar um novo caminho para uma melhor jornada, Obrigado DEUS, por me lembrar que tenho um coração e que este mesmo coração não é nada sem tua presença....
A maior dor do ser humano é a saudade.
Um sentimento que detona você aos poucos por dentro
e não para até que seus pedaços , se transformem em
lagrimas.
Minha maior dor , e passar o dia com você
e ver você indo em bora depois , é como se levasse metade do
meu coração , nao so metade e sim ele inteiro.
Hoje vejo, que sem você fico sem motivos para viver
você e minha vida amor.
Parece que sinto você me tocando ainda , mesmo sem
estar aqui , e sim na sua casa.
Sua boca tocando a minha.. tudo isso me faz odiar essa
distancia entre nos.
So vou ser feliz , quando você estiver do meu lado, todos
os dias ver seus sorrisos , todo dia relar em você todo dia
minha boca tocar na sua.
Mais vamos ser fortes até esse grande dia chegar , e aturar esses
40Km de distancia entre nós.
Todo sábado ter que suportar você ir embora
acabar com minha alma aos poucos não o coração,
porque o coração você levou quando foi embora.
Sei que um dia, vou acordar e você vai estar ao meu lado me olhando.
Todo ser humano,possui sua perfeição,que é capaz de fazer o mundo melhor a cada dia,de dar exemplo de superação a cada passo andado,a cada dificuldade a ser enfrentada,a dizer não para a desistência e a superar o medo de não conseguir.
Não pensemos,”Quaisquer deles conseguiriam se tentassem” mas sim,” Quaisquer de nós,conseguiremos.”O potencial de cada ser humano é igualmente dividido,somos todos capazes de fazer as mesmas coisas,porém não tão bem feitas quando pensamos que não podemos.
Pensamos neles;eles podem,eles fazem melhor,são mais úteis,são capacitados,porém,o grande erro,é achar que a capacidade é nos dada, e não construída.Quando a aceitamos no nosso emocional,e quando a praticamos aprendemos que somos capazes de sermos capacitados,para qualquer coisa que quisermos.
Engraçado como o ser humano se lembra apenas dos erros!
Em um jogo de 100 perguntas, se eu acertar 99 perguntas e errar a última sempre ficarei conhecido como o cara que errou a centésima pergunta. Ninguém se lembrará de mim como o cara que acertou 99 perguntas. Assim é o dia a dia, somos lembrados e comentados pelos erros e nunca pelos acertos.
É uma pena que seja assim
O mundo é repleto de pessoas solitárias... o aconchego e a persistência que fazem o ser humano se tornar um ser sociável, levando assim embora a angústia, o medo, a insensatez e a ingenuidade, a timidez são como ondas batendo na pedra, umas mais fortes e outras mais fracas, são fases seletivas, de humor, de ódio... ou até mesmo da ausência do calor humano... E caso a solidão não se torne algo inexistente, viraremos um vegetal, que, simplesmente é dependente do sol para que se possa fazer fotossíntese. Se pelo menos fôssemos um pouco digno de nossas próprias palavras, ao menos poderíamos completar metade de nossas ações, porquanto, fazendo crer aos demais que nada é impossível, e tudo pode ser utilizado e usufruído, desde que haja suor em nossas testas, dias cansativos e temorosos... Somos diferentes. Devemos respeitar isso, assim como um legado de família representado por nós mesmos como sendo uma menção honrosa... Viva sabendo que desde que nascer terá compromissos. Compromissos que se expandem e se encurtam... e alguns que terminarão no exato momento que terá (- ou será - forçado à tomar uma decisão. O mundo é tão pequeno como até onde nossos olhos poderão enxergar.
Namastê.
Por que será que o coração humano tem tamanha perversidade de destruir a paz do mundo? Pela poesia da rosa de Hiroshima... Acalenta-me ou me faça esquecer...
Tanta tristeza, lágrimas e dor... Por quê? Não há beleza a ser comparada a rosa! A inocência sendo tirada de uma criança por quê?
A naturalidade do barulho sem alma... Uma pétala despedaçada ou um canto sem voz, por que Hiroshima?
Tantas vidas, tantos choros... Clamando pelo grito de piedade é o grito dos inocentes, violência não de uma rosa, mas do espinho dela...
O impulso é o que á de mais natural no ser humano, é o que você é realmente, o seu verdadeiro eu.
Por impulso cometi os maiores erros da minha vida, mais de nem um deles me arrependi, pois foi por impulso também que fiz coisas que já mais imaginei que faria, coisas que eu sempre quis fazer mais por algum motivo, talvez a razão ou a moral, me impediram de fazer.
No fundo do seu coração, qual a coisa mais importante?
As carências mais básicas do ser humano, sempre foram alimento e abrigo, mas quando vemos que existem coisas que não temos, a cobiça surge e nossos desejos aumentam. Mas a coisa mais importante é estar realizado e ter alguém para amar e cuidar.
É tão eficaz a desumanidade do ser humano.
Um prato jogado pelos janela
Com amor feito por ela,
Nos cacos que espalham pelo terreiro.
Todo o caos vira causo
Na casa se sente em cativeiro.
Infelicidade já não é segredo
Pelo contrário, é medo.
Medo do futuro e seus frutos imaturos
O fim de passado escuro, fato,
Em contato, segue o risco da escuridão mais profunda.
Cada vez mais me afunda a famosa "lagrima de todos".
O que mais dói no ser humano é saber que não pode voltar no tempo e o que ficou de errado não poderá mais ser consertado, dói saber que tudo na vida é passageiro, que o tempo a cada dia diminui e a pessoa não é mais a mesma no caminhar nas alegrias, nas festividades, nos prazeres, e as vezes até mesmo no seio familiar.
O que vai ficando é a saudade do que de bom passou, de tudo que conquistou mais as saudades são passageiras e assim tudo se perderá, tudo vai se transformando em poeira que o vento leva e não traz mais.
As vezes mesmo com inveja dos mais jovens o que resta é o sofrimento na saúde e às vezes uma torcida para os que ficam tenham melhores sorte na vida mesmo sabendo que o normal é a passarem pelo mesmo processo de vida e morte.
Ed. 😶
A convivência evidência a verdadeira excencia,se mostra as imperfeições do ser humano,e as qualidades que também nao são percebidas superficialmente.de forma resumida somos para os demais nada além de uma imagem criada e apresentada do que queremos mostrar.
Mas o todo só se conhece com a convivência e confiança do tempo.
O ser humano e um grande criador de absurdos e o cérebro da maioria deles é essa ferramenta. A bíblia não é confiável, são pensamentos do momento com variações e personalidades do indivíduo que ditou o esquema para manipular pensamentos
É por isso que eu sempre Digo: "O Homem em sua necessidade infantil de uma poderosa figura paterna fizeram a loucura de criar seus deuses para fazer disso uma forma de dominar outros próximo semelhantes e "se enriquecerem com a ignorância de todos
A Esperança que brota
E a semente lançada no coração
Pra ser humano tem que ser super humano tem que plantar amor no coração.
Em dias difíceis onde falta empatia
Falta o respeito e a gratidão.
Esquecemos dos nossos princípios
E ferimos nossos irmãos.
Não se busca paz nas armas
E nas guerras e afrontas diárias.
Somos somente uma semente
Que iremos renascer
Ser humano que não sabe servir
Não serve para viver.
Somos feitos da mesma matéria
Status, holofotes e posição social
Não nos define.
Somos somente feito da terra
Por isso Somos irmãos.
Vamos buscar a paz
E amar o seu irmão.
Pois tudo que plantamos nesta
Terra adubada colheremos nas nossas ações.
Deus, em sua infinita bondade, concede ao ser humano a liberdade de escolher entre o bem e o mal. Não impõe caminhos, mas orienta, alertando sobre as consequências de cada escolha.
O livre-arbítrio é um dom sagrado, e com ele vem a responsabilidade: toda escolha carrega em si os encargos que lhe são inerentes. A liberdade é um privilégio, mas também um peso que exige consciência.
Apenas um desabafo
No fim das contas, tudo o que o ser humano realmente possui é o nome que deixa e a honra que constrói.
O tempo, implacável, sempre revela a verdade.
É triste perceber como é mais fácil ser lembrado pelas palavras dos maldosos do que pela verdade em si.
Isso apenas reflete uma sociedade hipócrita e covarde, que prefere julgar a buscar a verdade.
Jamais pregaria a verdade e a bondade se não as vivesse em minha própria conduta.
E, curiosamente, são justamente aqueles que tornam o mundo um lugar pior que mais têm me ensinado.
Quando observamos a prudência como uma análise crítica do inconsciente humano e da relação estabelecida com o outro, percebemos uma íntima ligação dela como um elemento regulador que, de certa forma, regula a dor. A prudência pode ser considerada uma virtude prática.
A prudência, nesse sentido, apresenta uma faceta de introspecção, na qual o indivíduo, ao olhar para as profundezas de si mesmo, percebe como sua posição em relação ao problema é determinante para o estabelecimento da dor. Nesse sentido, sua análise começa quando ele se implica na sua dor, deixando de ser mero agente passivo e tornando-se protagonista na construção de uma nova realidade psíquica.
No caminho da prudência, o indivíduo busca novos conhecimentos que lhe trarão uma nova perspectiva de vida sob outro ângulo. Esse conhecimento sobre o que é humano lhe permitirá atuar de maneira mais eficaz consigo mesmo, retirando a ignorância que o impede de entender sua complexidade como um ser espiritual.
Dessa forma, ao trazer para o consciente o seu inconsciente, ele se torna capaz de mudar sua posição frente ao problema. E, ao fazer isso, encontra a função reguladora que ameniza a dor por meio da prudência. Ao agir assim, muda sua concepção sobre o outro, pois também mudou sua concepção de si mesmo. Nesse novo caminho, já não é refém de emoções provocadas por situações externas, mas consegue nutrir boas emoções internamente, mantendo-se em equilíbrio e resgatando a noção de humanidade.
Afinal de contas, o amor é prudente!
