Textos sobre o ser Humano

Cerca de 3297 textos sobre o ser Humano

Ei não desista facilmente do que te faz feliz.
Não abra mão do que te acalma, do que te traz segurança, do que te dá paz... se tudo fosse fácil, se tudo fosse só acertos não seríamos humanos, não precisaríamos que nada, nem ninguém nos completasse.
Não desista facilmente do que, de quem te faz feliz... porque, o que fere de verdade é o orgulho, a falta de perdão, não o amor, o amor apenas nos salva!!!

Inserida por JuhVentura

PARTÍCULAS HUMANAS

Sua mente cria o seu universo íntimo e pessoal,
intocável, íntimo, único.
Em nossas vidas tudo é muito relativo,
somos seres individuais,
que em sua maioria pensam diferentes.
Aquilo que é bom pra mim
pode não ser bom pra você
e vice versa
são apenas diversidades de opiniões.

Pontos de vista diferem...
diferem do meu,
que diferem do dele,
que diferem do seu,

Contudo nossos universos se interagem,
se completam,
se encaixam,
se mesclam,
interdependência mútua.

Tudo se torna único,
somos partículas humanas
num todo invisível e indivisível
na evolução do mundo que fazemos parte.

Inserida por marcofellipe

Eu fico maravilhado quão grande és o amor de Deus por nós e o que ele é capaz de transformar em cada coração, mesmo que o amor tenha esfriado em muitos corações por aí.
Quando nós acreditamos em sentimentos, sentimos o mesmo em nossa volta o tempo todo. Acredito que essa sensação não tenha vindo só ao Ser humano, mas em muitos seres vivos que estão ao nosso redor, como cães, gatos, macacos, cavalos etc. Podemos perceber a alegria e o sentimento de cada um deles.
Jilmar Santos

Inserida por jilmarsantos

Ser humano

Ser humano é uma pessoa difícil
Sonhadores, criadores e destruidores
Sabem viver e morrer
Mesmo assim
É difícil uma definição
Pois o homem, podemos dizer
Traz dentro de si toda exclusividade
Eu atravessei o mundo entre pessoas
E descobri que nada são ou apenas um ser solitário entre todos
Que vegetam.... que constroem
Que choram....que lutam
Que tem sonhos.....que sabem sofrer
Que nada podem fazer
Mas ainda não perdem o sorriso
mesmo sabendo que irão um dia morrer

Inserida por louises

LIMITE HUMANO – DOM JAIME SPENGLER

Qual o limite humano? Qual o limite do suportável pelo ser humano? Estas são questões importantes para quem se sente atingido por situações e contradições de todo tipo: violência, dependência química e virtual, corrupção, terrorismo, exaltação da subjetividade, promoção do conforto a todo custo, descaso com o meio ambiente, negação de Deus.

O atual estilo de vida, a atual cultura estão ligados ao saber e ao poder. Por esta concepção, tudo é visto como objeto de conhecimento e manipulação. Assim, o saber é compreendido e assumido como meio para chegar ao poder! Predomina o slogan: "saber é poder"!

Neste contexto, possibilidades de entender a realidade por meio das dimensões sapiencial, simbólica, mitológica, teológica e espiritual são desqualificadas e até ridicularizadas. O que importa é a racionalidade que tudo pretende manipular e dominar.

No entanto, por mais potentes que sejam as forças que regem a racionalidade, surgem sinais que revelam a fragilidade de tais forças. A racionalidade certamente tem valor, mas não se pode esquecer seus limites e os limites que ela impõe.

Um ser humano não é alguém que está sobre as coisas e sobre os outros, mas é alguém que está com as coisas e com os demais. O meio ambiente e a natureza não pertencem ao ser humano, antes é ele que lhes pertence e deles participam.

A pessoa humana é um ser em relação: consigo mesmo, com os demais, com o meio ambiente e com Deus.

Compreender o ser humano como imagem e semelhança de Deus impele a ver, pensar e compreendê-lo como filho de Deus e irmão de toda humana criatura. Neste sentido, a fé proporciona abertura para o grande Outro e, iluminando as relações com os outros e com a natureza, descortina a autêntica condição da racionalidade. Ela pode ser vista como profundamente humana, pois explicita o que há de mais humano no ser humano: reconhecer a capacidade de transcender-se, de sair de si, de ser mais, de superar limites; saber que pode tanto, mas não pode tudo!
Porque imagem e semelhança de Deus, o ser humano está continuamente criando, participa continuamente da obra da criação. Além disso, é convidado a jamais perder de vista a condição de filho de Deus e nela sempre crescer.

Neste contexto, qual é a missão do ser humano no mundo? Aquela de auxiliar na criação de um mundo mais humano, integrado e integrador; onde seja mais fácil amar e menos difícil a solidariedade, a fraternidade, a construção da paz e da justiça.

O cristão - sobretudo o intelectual cristão! - é convidado a viver a partir dos valores do Reino anunciado por Jesus Cristo. Mas não só! É também exortado a inspirar iniciativas que considerem a dignidade e o lugar de tudo o que existe na ordem do universo.

Infelizmente, o espírito dominante da época não favorece a integração humana do limite. De muitos modos o ser humano é induzido a desconsiderar os próprios limites e tudo o que o cerca. Tal situação tende a produzir desequilíbrios e enfermidades, como autonomias exacerbadas e/ou deprimidos de toda espécie.

A realidade humana é como um pântano que adere à pessoa e pode fazê-la afundar. Esta realidade dificulta ou torna muito trabalhosa a tarefa humana fundamental: alcançar o autoconhecimento e amar o que não se vê nem pode ser alcançado pela lente do microscópio, por ondas eletromagnéticas ou por imagens. Reconhecer e acolher o próprio limite propicia possibilidades de sua integração e superação.

Inserida por carlosmachado67

Humano

Ser uma pessoa humana,
que olha para o outro com olhar de compaixão,
de compreensão,
de saber que outro precisa de você,
mas que as vezes,
o outro vive apenas no mundo dele,
e não quer se misturar...
e ai?
Temos que respeitar,
afinal ser humano,
humano,
é entender,
é ajudar,
é estar ao lado de quem mais precisa,
é não ofender,
é buscar,
é ser solicito,
é ser amigo,
é ser fiel,
é ser verdadeiro,
é não julgar,
é olhar dentro do outro com amor,
é ter paciência e calma nos momentos mais difíceis,
ser humano,
não é para qualquer um,
mas ser um Animal é instinto de um qualquer
ser racional?
Caindo a pauta com interrogações,
e sem respostas a tais questionamentos,
única explicação,
falta de se ter amor,
ignorantes e estúpidos são os animais que pensam que são humanos,
que julgam, maltratam e gritam por aí como se fosse o certo,
longe de humano,
e muito perto de animal,
mas a terra esta repleta,
de pessoas que ainda não são humanas de verdade!!!
Devemos ser conscientes do que é ser humano.
Devemos ser mais humanos com diversas questões que estão presentes nas discussões diárias,
nas ruas, hospitais, escolas, e na própria família!
Ser Humano não é para qualquer pessoa!!!
Seja humano!

Inserida por KeniaMartinez

Iguais físico , diferente espirito

A gente canta;
A gente dança;
A gente pinta;
A gente brinca;

Agente ri;
A gente chora;
A gente ama;
A gente tem ideias novas;

As vezes somos orgulhosos;
As vezes somos gulosos;
Na comida;
Na vida;

As vezes queremos atenção;
As vezes queremos um abraço;
As vezes queremos gratidão;
As vezes queremos um amigão;

Nos momentos felizes;
Nos momentos tristes;

Nos momentos de razão;
Nos momentos de emoção;

Nos momentos de paixão;
Nos momentos de decisão;

Todos somos iguais;
Todos choramos;
Todos pensamos;

Sentimos dor;
Sentimos amor;

Todos temos qualidades diferentes;
As vezes maior;
As vezes menor;

Todos erramos;
Todos acertamos;

Todos somos iguais;
E ao mesmo tempo diferentes;
Todos somos imperfeitos;
Todos somos humanos.

Inserida por MaryPS

O sistema de avaliação por notas nos habitua a contentar com a média mínima para aprovação, a aceitar e permitir os nossos erros.
Mas a vida exige que sejamos perfeitos; um erro de trânsito, um prédio mal calculado, uma cirurgia mal conduzida levam inevitavelmente a tragédias.
Na vida não há o luxo de uma nota 6 de 10.

Inserida por felix-tuyama

Já falei e agora eu tenho a plena convicção:

O ser humano tem a mania de dizer que conhece alguém, mas será que realmente conhece? Por mais que convivemos com uma pessoa por 10 anos ou a vida toda, essa sempre fará algo que mais cedo ou mais tarde nos surpreende e essa surpresa nem sempre será positivamente. O ser humano é uma criatura que tem temperamentos que nem ele mesmo reconhece e é nessas horas que fazer algo que acaba surpreendendo o outro.

Jesnaira Leite.

Inserida por JesnairaLeite

Você já levou seus filhos ao boliche?

Se ainda não levou, não sabe o que está perdendo!
Quando os meus nasceram, ouvia dizer para aproveitar, pois seria o melhor tempo como pai enquanto fossem bebezinhos.
Uns amigos diziam que quando começassem a andar, seriam terríveis, iriam mexer em tudo, colocar os dedos em tomadas, comer pedras, esconder-se dentro de armários, e outros que tais.
Pois fizeram tudo isso e um pouco mais, mas foi algo maravilhoso.
Começaram a andar, então outros aconselhavam a “curti-los” enquanto ainda eram pequenos e aceitavam andar de mãos dadas com os pais, pois quando crescessem mais um pouco, “báu báu”, não iriam querer ter um babá por perto, iriam, sim, subir em armários, pendurar-se em varal, colocar as mão em liquidificadores, fazer teste elétrico com pilhas, fugir de casa, andar em trilhos de trem, entre outras ideias engenhosas.
Pois cresceram mais e fomos ao cinema, fomos às piscinas da vida, aqui e acolá, trabalhamos juntos algumas vezes, muitas outras dormiram em meu colo, na volta pra casa. Já jovenzinhos, mas ainda crianças, gostavam de ouvir, antes de dormir, minhas histórias e minhas estórias.
Apresentei a eles João Valjean, de Victor Hugo, e falei de sua incrível aventura, fugindo, por uma vida inteira do terrível Javert; falei do Cristo e dos apóstolos, e da importância deles para a Humanidade; falei do bandido que salvou uma aranha e, no purgatório, quase foi salvo por ela; falei da fé de Jó e da importância da oração, sobre José do Egito; contei-lhes estórias mil sobre o homem que calculava, sobre os Reis Magos, sobre as bruxas da Floresta Negra, sobre Davi e Golias; falei a eles sobre meu querido amigo Armando Raucci, e contei-lhes histórias e estórias de meu pai, das coisas que ele me contava...
Adormeciam e acordavam, a cada dia mais mocinhos e donos do próprio querer. Afinal o caminho deles seria único, e a escolha do caminho também seria única...
Então, ouvia de terceiros: “Aproveita agora, pois logo batem as asas e "adeus quimera", só terão tempo para as namoradas e para os "da idade deles", irão experimentar as “delícias” do mundo que existe além- muros.
Pois cresceram, tornaram-se homens feitos! A vida lhes está ensinando, na prática, o que só tive tempo para lhes ensinar na teoria, em meus contos, que procurei rechear com o meu mais puro afeto, com meu mais intenso amor. Uns, parte de minha experiência viva, outros parte de minha imaginação e da imaginação de outrem.
Penso que, pelo menos, eles têm uma indicação do caminho. Carregam, no embornal de viajantes universais, algumas plaquetas indicativas que, espero, lhes conduzirá ao porto seguro.
Ouço agora que, casados e voltados para o dia-a-dia, não terão paciência para conversas do passado, que o papo será outro, que o trabalho, as esposas, filhos e amigos lhes roubarão todo o tempo.
Faço ouvidos moucos e os convido para almoçar, jantar, ir ao cinema, ao shopping, ao aeroporto, e ao boliche.
Se você não levou seus filhos ao boliche, leve! Não deixe passar em branco esta parte tão importante na vida de uma mãe ou de um pai.
Entre uma "bola na canaleta" e um "strike", encontramos tempo para uma conversa, para falarmos um com o outro e um ao outro. Concordamos, discordamos, discutimos, reclamamos, e trocamos nossas alegrias e tristezas.
Como o espaço é pequeno, aprendemos a ficar próximos e dividir nossas limitações. Temos tempo para sermos humanos, para descobrir que, por melhor que estejamos, sempre uma "canaleta" nos espera e, por pior que sejamos, sempre haverá um "strike" para comemorarmos, nos mostrando que a humildade e a paciência nos torna, também, vitoriosos.
A alegria contagiante das pessoas trocando abraços, saltando, gritando, comemorando, expressando a amizade e o amor fraterno, nos empurra para isso.
Como ficarmos chateados? Todos que ali estão são exemplos vivos de erros e acertos, de "canaletas" e "strikes", são exemplos vivos de como é a vida, de como é a nossa vida! Aliás, nos mostra, na prática, que uma existência é feita muito mais de tentativas do que de acertos.
A maioria dos jogadores não consegue um “strike”, ou sequer fazer pontos, mas são felizes, são vitoriosos, voltam para seus lares realizados, gratos pela oportunidade de estarem ali, dividindo aquele momento. A vitória e a alegria são bens universais, pertencem a todos os Seres Humanos, sem exceção.
Nossos filhos sabem disso e constroem suas próprias histórias e estórias, como eu próprio construo as minhas.
Leve-os ao boliche! Todo dia é um bom dia.

Inserida por sidartamartins

Por que o ser humano tem o hábito de complicar o que poderia ser mais simples. Por que acreditamos que é mais fácil mudar o outro ao invés de aceitar tal como ele é. Cada ser é único, não existe o nosso clone, por mais parecidos que sejam, cada um pensa e age do seu jeito. Pense nisso.
Profª Lourdes Duarte

Inserida por lourdesduarte

Não deixe de aproveitar as oportunidades da vida, não tenha medo de mudanças, não atrase sua vida. As mudanças são transformações importantes para o nosso crescimento pessoal, são novas experiências para mudarmos enquanto seres humanos em constante transformação.
Aceite desafios, sem medo de viver!
Profª Lourdes Duarte

Inserida por lourdesduarte

Sou Velho Sim

Sou velho sim! Que me importa todos esses anos de vida, as rugas que transcendem em meu rosto.
Sim! Sou um velho, meus movimentos são mais lentos e compassados, não tenho mais aquele vigor da juventude,
Sou velho sim! Envelhecer não é ruim, quando se pode olhar o passado com dignidade e orgulhar-se do presente sem se importar com o futuro.
Sim! Sou velho e já passei por todas as etapas da vida, hoje mais calejado pelos percalços da vida e ela muito me bateu.
E as batidas, forjaram-me o espirito, calejaram-me a alma e a vida ao rebimbar seu martelo marcou o compasso do tempo, o meu tempo que ainda não findou.
O mundo foi minha escola e a vida quem me ensinou, me diplomou com louvor o ser humano que sou.
Com muitos defeitos sem duvida, mais o tempo me lapidou, me fez brigar com o destino, pra chegar a onde estou.
Não sou nada reconheço, mais tenho o meu valor, o valor de ser humano que por essa terra passou.
Sou velho sim! Mais cronologia não conta quando o espirito se remoça, bebendo da fonte do saber e da verdade.
É! O tempo marcou-me o rosto, curvou-me o corpo, mais nunca dobrou o meu espirito, cada vinco no rosto são marcas do que passou, tirou-me a rigidez da juventude e jamais a jovialidade do meu ser.
Sou velho sim! Sou aquela criança que correu pelo tempo e se cansou e hoje ainda ofegante caminha colhendo dos frutos que plantou.

Inserida por kduborges

Em qualquer situação, dirija-se ao amor. O amor enobrece a alma e afaga os corações. O amor é o que move o mundo e toda existência humana, embora em alguns momentos ou situações, erroneamente, seja descortinado por sentimentos adversos. Só o amor possui o correto entendimento de todas as coisas e fala, em silêncio, a linguagem de todos os idiomas. Só o amor constrói.
Profª Lourdes Duarte

Inserida por lourdesduarte

Diz o Sábio que na antiguidade, em um povoado distante, as pessoas haviam se tornado frias, egoístas e pouco solidárias.
Reclamavam da frieza uns dos outros, mas não se permitiam mudar. Uma criança muito sensível, ao ver o que se passava, dirigiu-se aos céus e clamou uma ação do Divino, pedindo que lhe mandasse um sinal a fim de mudar o pensamento das pessoas do povoado, e após sua reflexão, adormeceu.
No dia seguinte, fora acordado pela sua família, pedindo que levantasse logo, pois algo muito estranho acontecia... Sua mãe lhe disse que o Divino lançara sua fúria sobre o povo, e que algo gélido, branco e intenso cobria as pastagens e deixava as pessoas com tanto frio a ponto de quase congelarem.
Vendo suas lavouras e animais sendo cobertos pela neve, as pessoas não tiveram escolha senão ajudar umas as outras para que pudessem salvar o máximo de animais e alimentos que conseguissem, e assim o fizeram. Porém, a noite chegou, e com ela, a neve mais e mais forte, tornava a situação calamitosa.
Vendo toda a situação e o frio a castigar a todos, o menino então sugeriu que em vez de cada família ficar em sua morada, poderiam todos ficar juntos, assim, o calor humano os ajudaria a suportar o frio, o que foi aceito por todos.
E Como em uma grande corrente, todos, em círculo, feito um caracol, se aninharam, e juntos, conseguiam suportar o frio da noite.
Antes do amanhecer, o menino, com sentimento de culpa, explicou seu pedido ao Chefe do povoado, e pediu perdão por submeter seu povo a tal sofrimento. Porém, foi abraçado pelo Líder, que com os olhos cheios de água, pediu perdão ao menino por deixar que a comunidade se torna-se um mau exemplo para crianças como ele. Se abraçaram bem forte e adormeceram.
E tamanha foi a surpresa de todos ao ver que, no dia seguinte, o sol brilhara majestosamente e o céu parecia mais azul do que nunca... A tormenta teve fim.
Com pulos de alegria, cânticos e abraços, o povoado festejou o “perdão Divino”, e logo recomeçaram suas atividades rotineiras.
No dia seguinte, logo após o amanhecer, o menino pediu ao Líder do povoado que reunisse a todos, pois durante a noite tivera um sonho, onde o Divino lhe revelara um comunicado...
Foi então que o menino, relatando seu sonho, disse que a tempestade que ocorrera não seria a única, e que todos os anos ela se repetiria... Falou mais, disse que quando os primeiros flocos gelados caíssem do céu, que servissem de alerta e reflexão sobre a união, a bondade e a solidariedade.
Finalizou o menino dizendo que a este fenômeno, chamar-se-ia Inverno, e que seria uma época para não se pensar no frio, mas no calor humano que todos possuem e podem compartilhar.

Inserida por decofleck

O Papa pisou na bola comparando os insultos ao
profeta Maomé ou a qualquer figura de veneração
religiosa a um suposto insulto à sua mãe. Não
hesitaria, neste caso, em dar-lhe uma bofetada.
Sua declaração pode ter agradado aos islamitas
ofendidos, mas não deixa dúvida que falhou
grosseiramente contrariando o ensinamento de
de Jesus como se vê abaixo:
"Ouviste o que foi dito aos antigos: 'olho por
olho, dente por dente'. Pois eu vos digo: não
resistais ao perverso. A quem lhe bater na face
direita apresenta-lhe também a outra. Ao que
pleitear contigo para tirar-te a túnica, deixa-lhe
também o manto. Se alguém te força a caminhar
mil passos, caminha com ele dois mil..."
E o Papa mesmo reconhecendo que sua opinião
contraria a de Cristo, ainda diz que somos
humanos... Se aceitarmos esse posicionamento
do Papa, devemos crer que o ensinamento de Cristo
não foi endereçado aos homens e sim aos anjos.
E que seu ensinamento é impraticável.
Sou católico, mas acho que o Papa devia aprender
com o Mahatma Gandhi seu ensinamento sobre
a não-violência. E com sua declaração, ele mesmo
lança uma sombra sobre sua humildade. Quem é
humilde de fato, aceita qualquer ofensa, mesmo
sendo dirigida à nossa mãe.

Inserida por OswaldoWendell

Seja Humano

Os dias estão estranhos! As pessoas estão estranhas. E o tempo passando tão depressa, quando vemos lá se foi ele embora, lá se foram alguns amigos embora, lá se foi alguns filhos embora, Paes, Mães, genros, sogros e sogras primos e primas, animais de estimação e a lacuna que só ele o tempo maquia pras olheiras e rugas das lagrimas não nos transforme em algo que não somos.
Queremos primar à vida, falar de amor e alegrias – Nossos corações não aceita coisas rudes, ruins ou tristes. Queremos tal qual o senhor um cântico novo, uma alegria plena. Mas temos que nos ater ao contrario. Dizem que não se vive só de alegrias nem tão pouco de tristezas, é um misto, uma mixigenação dura, mas o tempo não para, a vida só cessa entre aspas aos que partiram e temos que continuar.
Tendo em vista tudo isso, somos que obrigados a entender e conviver com tatas queixas e dores de todos estes citados acima, e veja como é paradoxal a existência; só o tempo de vivencia é quem conforta.
Por isso esqueçam o mais que puderem as picuinhas, raivas, desavenças, intrigas e tudo que cause desassossego ao coração afinal somos apenas espíritos tendo uma experiência humana. A vida é muito mais que o simples dormir, acordar, comer e trabalhar. Ela é comunhão entre irmãos. E que a paz esteja sempre em nossas mentes; ou quem sabe em nossos corações.

Inserida por dalainilton

Super, seres, frágeis humanos; deuses impetuosos, sabedores e detentores de segredos sobrenaturais. Amedrontados, pequenos prisioneiros do mundo obscuro dentro de suas próprias almas.
Tão cheios de si, tão vazios do amor e da caridade. Gigantes de aço com pés de barro, músculos de ferro, com articulações de plástico.
Sobre um altar de ouro um coração de carne em uma abóbada de cristal. Somos super, seres, frágeis humanos...
apenas humanos.

Inserida por luisvicthorino

SER HUMANO MENINO

Na verdade, veio a surpresa.
Ou seria a felicidade?
Ternura, admiração, mistério.

Essência diferenciada. Empatia aguçada.
Paulatinamente revelada a cada composição.
Tem um toque de aconchego.
Quisera eu ser a musa de sua inspiração.

Então, o impacto.
Frustração.
Na dança entre almas, invade a realidade.
E surge a necessidade de castrar a conexão.

Sonhos, fantasias, imaginação.
Pensamentos desconexos entre a razão e emoção.
Sensações egocêntricas, entrelaçadas pela subjetividade.
De encontrar na humanidade alguém que enxergasse com o coração.

Acalenta uma sociedade rica em superficialidade.
Que tem fome de sensibilidade pela escassez do amor.
Falta mais de você no mundo.
Homem da linguagem universal.

Como o ser humano menino.


Patrícia Renata

Inserida por PatriciaRenata

Vez por outra, permito-me ser humano. Quando dói e quando posso gritar para o céu ouvir...
Queria que isso fosse verdade, mas não é!
Só quando percebo minha fraqueza é que vejo que sou humano e não posso fugir das falhas que isso acarreta, à medida em que choro ao me enxergar assim, sorrio por poder chorar, deixando minha cruz um pouco nas Tuas mãos.
Tudo parece tão pesado e o caminho tão tortuoso que passa-me pela mente abandonar esta arte que me ensinaste, mas, aonde eu iria? Fazer o quê? Não existe ninguém feito pra mim, só Tu.
Sou humano e tudo dói, mas em Ti, toda dor é feliz.

Inserida por rogmedeiros

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp